Francisco

Francisco Guilherme Samora

Resenhas - Francisco

Marina 24/04/2024

Antes de conhecer sua história, eu tinha uma grande admiração! Agora depois de ler essa admiração se multiplicou!

Milena1067 20/02/2024

Francisco ??
Simplismente fascinada pela vida de Francisco.

- Vivia em meio a riqueza, aspirando ser famoso e querido por todos;
- Desistiu da riqueza e foi se doar aos pobres e as minorias;
- Enfrentou todo tipo de humilhação e foi julgado pela própria família;
- Aos poucos consquistou a admiração e seguidores;
- Operou milagres;
- Deu voz e vez as mulheres;
- Amizade com os animais e respeito pelo natureza;
- Criou o primeiro presépio;
- Viajou o mundo todo pregando, inclusive pra guerra;
- Morreu agradecendo pela amiga morte.
Para quem gosta de conhecer a história dos Santos, não vai se arrepender!

Senhor Melancólico 29/12/2023

São Francisco de Assis, "o santo porreta"
O título é paráfrase de Rita Lee, que escreveu o prefácio deste belíssimo livro. Meu pai já contava algumas histórias de Francisco, de quem é devoto, e eu já tinha lido algumas coisas sobre ele, carrego até o tau franciscano comigo, mas ainda não conhecia os pormenores de sua vida. Dou avaliação máxima menos como crítico e mais como uma pessoa que foi tocada pela história de Francisco. Posso dizer que é um livro simples, talvez feito para conhecer um pouco mais a trajetória do santo, certamente não é a sua melhor biografia, mas impulsiona o leitor a querer buscar mais os ensinamentos de Francisco, que tanto têm a nos dizer nos dias atuais, marcados pelo materialismo, por guerras e individualismos. Sem falar que este é oficialmente o primeiro livro a me fazer chorar, e no meio da livraria, onde eu comecei a ler! Francisco impressionou seus contemporâneos com seu modo de viver, desapegado de qualquer bem em busca de um bem maior, uma causa maior, e continua a impressionar até hoje com suas exortações em prol dos mais necessitados (e também dos animais!). Por fim, deixo uma citação de São Francisco de Assis, presente no livro:
"Onde há caridade e sabedoria, não há medo nem ignorância."

Julia 11/11/2023

Amo!
Livro leve, leitura fluida e muito interessante. Eu amo ler sobre a vida de São Francisco de Assis.

AlineFDutra 18/09/2023

Importante na minha trajetória pessoal pelo luto
Cheguei a este livro através de outra leitura, enquanto lia ?Viver com Fé? da Cissa Guimarães, que li como parte do meu processo de entendimento e naturalização do luto pelo falecimento da minha mãe. Desde sempre fomos devotas de São Francisco, por sua relação de proteção com os animais, e nesse processo após a passagem dela, me aproximar da história de Francisco fez que me aproximasse da minha mãe também, buscando compreender algumas dores que só conhecem aqueles que vislumbram a própria mortalidade lúcidos, e obrigados a conscientemente aguardar o desfecho da vida.
O livro de fato é uma leitura fácil, de linguagem simples e relata a história de Francisco sem a romantização religiosa, mas ainda com muita espiritualidade.

Yara 21/07/2023

Francisco
Mais uma homenagem que uma biografia em si. É um dos santos que mais me cativa, um grande professor de simplicidade e amor aos animais.

Nathiellen 31/03/2023

Santo e não buda!
Sinceramente prefácio mais desnecessário que eu já li na minha vida, fiquei até receosa de ler esse livro, só que fui e li tudo me encantei com São Francisco viveu para Deus e assim para os pobres, restaurou a verdadeira igreja.
Estou curiosa para saber mais sobre esse Santo, o livro é bem pequeno, é um resumo da história dele. O livro contém algumas imagens e são muito bonitas.
São Francisco, rogai por nós!

Diego980 06/12/2022

Legal
Muito legal e interessante o livro, achei meio simples e vago, mas não é ruim. A introdução escrita simplesmente por Rita Lee é fantástica!

Bruna 16/09/2022

A vida de Francisco
Achei bem interessante. Cobre diversas etapas da vida de Francisco. Como ele vivia como um pequeno príncipe cheio de luxo e influência, e aos poucos ia se incomodando com o contraste da sua vida e o que via lá fora.
E como um mero mortal, a transição não foi de uma hora pra outra, ele foi percebendo aos poucos. Mudando uma atitude aqui e ali, até que em um momento chegou a hora dele literalmente despir toda sua vida anterior e seguir uma nova dali pra frente.
E nada foi fácil e tranquilo. Imagina você receber pedrada e xingamentos por revelar suas crenças? E ele ficava firme…quantos de nós ficariam também? Eu não…rs
Realmente existem pessoas que só por andar sobre a Terra, vivendo pelo que acreditam, provocam reflexões e inspirações que reverberam por centenas de anos.
Imagina quando um dia, 5% da população mundial for assim? Seguir seu coração? O tanto de vidas que não tocariam e transformariam só por dar o exemplo…

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Danielly 08/05/2022

São Francisco de Assis sempre me chamou atenção pela sua associação com os animais, sempre foi um santo que me cativou. E ler sobre a história desse homem, conhecer mais sobre esse santo só reforçou minha fé nele.

Beta Oliveira 27/10/2021

Um homem que viveu apenas 44 anos fez tanto que estamos em pleno ano 2021 discutindo o que ele conclamou lá atrás: respeitar todas as criaturas e a natureza é vital, como parte do amor pelo próximo e por Deus. Respeitar os animais é respeitar a criação divina. Ele disse no século 13 e parece que foi ontem!

O texto completo sobre o livro de Guilherme Samora está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://www.literaturademulherzinha.com.br/2021/10/cap-1801-francisco-guilherme-samora.html

Raquel.Correa 20/08/2021

História de vida fascinante!
O livro trás a história de São Francisco de Assis, uma história, eu diria, chocante, repleta de passagens difíceis de acreditar que aconteceram, não por duvidar da veracidade da história de Francisco, mas por não imaginar que um ser humano fez tudo que ele fez em vida e até mesmo depois da morte. Sendo declarado como louco e mais tarde como um Santo. O livro não tem a intenção de ser religioso, o autor que escreveu essa biografia quis trazer São Francisco como um exemplo a ser seguido até mesmo por não católicos, portanto o autor não tinha intenção de propagar o catolicismo. Recomendo uma leitura da vida do Santo na perspectiva de um autor católico, para que possamos ler conselhos católicos para o caminho de uma vida a santidade e seguir os passos de Francisco.

jsilveira 27/07/2021

São Francisco rogai por nós.
Só não foi nota máxima por causa do prefácio inútil e lamentável.

Mas a vida de São Francisco é uma inspiração para todos os tempos e pessoas.

Link para compra:

Gisela.Lobo 31/05/2021

Quer conhecer Mais sobre Giovanni di Pietro Bernardone?
Giovanni di Pietro Bernardone é nosso São Francisco aquele que nasceu Rico, jogou seu dinheiro pela janela, defendeu os animais l, ficou nu em público e virou santo.
Guilherme Samira trás uma biografia sucinta, com capítulos pequenos e de fácil leitura sobre Francisco.
Eu já tinha um amor por São Francisco mais agora, o amor aumentou e a vontade de ser mais humilde tbm.
Um livro cheio de emoções, chorei em alguns capítulos, e como sempre digo se eu chorar lendo um livro já entra nos meus favoritos.

Maiara 16/12/2020

"TRÊS DE OUTUBRO DE 1226. As aves enchiam os telhados da igrejinha da Porciúncula, nos arredores de Assis, na época um pequeno vilarejo na região da Úmbria, na Itália. De repente, os pássaros começaram a cantar sem parar, com alguns deles até mesmo chegando a chacoalhar as asas para o alto. O fato trouxe a certeza entre os irmãos: Francisco havia morrido."