Francisco

Francisco Guilherme Samora

Resenhas - Francisco

Evandro 01/02/2019

O livro é sucinto, bem objetivo. A quantidade de páginas é menor do que informa, pois há muitas páginas em branco. A leitura é rápida. Percebo que o autor não é católico, mas ele é um admirador de São Francisco, conseguindo transmitir a vida de amor de um cristão como Francisco. Gostei e recomendo para os devotos de São Francisco.

Ana Quintela 15/02/2020

Biografia bem sucinta de um dos caras que admiro. Seu amor pelos animais é lindo!

Beta Oliveira 27/10/2021

Um homem que viveu apenas 44 anos fez tanto que estamos em pleno ano 2021 discutindo o que ele conclamou lá atrás: respeitar todas as criaturas e a natureza é vital, como parte do amor pelo próximo e por Deus. Respeitar os animais é respeitar a criação divina. Ele disse no século 13 e parece que foi ontem!

O texto completo sobre o livro de Guilherme Samora está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://www.literaturademulherzinha.com.br/2021/10/cap-1801-francisco-guilherme-samora.html

Diego980 06/12/2022

Legal
Muito legal e interessante o livro, achei meio simples e vago, mas não é ruim. A introdução escrita simplesmente por Rita Lee é fantástica!

09/12/2018

Francisco, um exemplo
"Francisco", escrito por Guilherme Samora conta a trajetória do santo considerado louco em sua época por ter abandonado o luxo para viver a pobreza. Em capítulos curtos, o autor relata a vida de Francisco ainda como Giovanni di Pietro Bernardone, nome verdadeiro do santo, que buscou ajudar os pobres e levar os ensinamentos de Jesus.

Filho de uma família rica de Assis, na Itália, Giovanni di Pietro Bernadone cresceu cercado por tudo do bom e do melhor. Admirado em sua época pela forma de se vestir e pelo gosto por festas, ele era tão mortal quanto qualquer um. Logo ficou conhecido como Francesco (Francisco), nome que está relacionado a França, lugar onde seu pai Pietro di Bernadone enriqueceu.

Francisco era conhecido por ser um menino de bom coração e alegre. Seu primeiro contato com os pobres foi quando um deles entrou na loja de seu pai e pediu uma esmola em nome de Deus, imediatamente Francisco recusou, mas logo se sentiu arrependido e prometeu nunca mais recusar um pedido em nome de Deus. Já tocado pelo divino, Francisco ficou atento aos sinais de Deus através de seus sonhos e foi a partir daí que ele decidiu largar tudo e seguir os desafios de viver o cristianismo.

"Aqueles que injustamente nos causam problemas, nos xingam, nos desonram, causam dores, tormentos, martírios e mortes são nossos amigos, pois graças a eles teremos a vida eterna".

Ele ficou nu diante das autoridades, mudou seu modo de viver, do luxo ele foi direto para a pobreza. Sem roupas caras, somente vestido com uma túnica humilde, descalço e com uma corda presa na cintura, essa era a imagem de Francisco. Aos poucos, alguns homens se juntaram a ele e a partir daí foi criada e firmada a Ordem Franciscana com objetivo de ajudar os pobres e levar a palavra de Deus.

"Não desejem roupas caras neste século a fim de poderem receber no Reino dos Céus as vestes da imortalidade e da glória".

Ao longo dos anos Francisco conheceu pessoas especiais que o apoiaram na sua obra a favor da alegria e do amor, uma delas foi Santa Clara, padroeira da comunicação, a qual escolheu ficar ao lado de Francisco para viver a mesma vida de oração e pobreza. Ao lado dela e de outras mulheres, Francisco ficou conhecido por manter a amizade e o respeito por elas. Mulheres que hoje lutam por direitos iguais, no passado, tiveram o apoio do santo que acreditava que elas eram o reflexo da força inabalável da Virgem Maria.

Outro contato importante, foi entre Francisco e os animais. Ele que conversava com os bichos e tinha a atenção e o respeito deles, via Deus em cada criatura. Além disso, ele ficou também conhecido por conseguir amansar o lobo mais temido da cidade. Por isso, ele se tornou o santo padroeiro dos animais e em suas imagens ele sempre tem ao lado um lobo ou um cordeiro.

"Temos um só coração, e as mesmas mazelas que nos levavam a maltratar um animal logo se manifestarão ao nosso relacionamento com as outras pessoas. Todo ato de crueldade contra qualquer criatura é contrário à dignidade humana".

Francisco foi o homem que beijou a ferida dos leprosos, ficou nu diante das autoridades, negou o dinheiro, pregou a humildade, criou um Ordem a qual levava amor e alegria, não se preocupou com a amanhã, respeitou as mulheres, falou sobre a importância de viver a alegria de Deus, cuidou dos animais, levou ao mundo a palavra de Jesus, fez milagres e usou apenas o amor como sua arma para se tornar um exemplo de profundo respeito pela humanidade.

"São verdadeiramente pacíficos os que, no meio de tudo quando padecem neste mundo, se conservam em paz interior e exterior".

Durante a leitura é possível conhecer a fundo as polêmicas envolvidas ao nome santo, seu impacto e lições de sabedoria, as histórias de amizade com os animais. Além disso o livro contém textos da autoria de Francisco e fotos de locais importantes para a jornada do santo. Tudo isso escrito de uma forma leve por Guilherme Samora. O autor consegue facilmente prender a atenção e estimular a curiosidade para conhecer a fundo história de São Francisco de Assis.

"Onde há caridade e sabedoria, não há medo nem ignorância".

"Bem-aventurado quem não diz na ausência do próximo coisa alguma que não possa dizer na sua presença sem lhe faltar a caridade".

"Onde há paciência e humildade, não há ira nem perturbação".

site: https://www.jufaria.com/2018/09/resenha-francisco.html

Yara 21/07/2023

Francisco
Mais uma homenagem que uma biografia em si. É um dos santos que mais me cativa, um grande professor de simplicidade e amor aos animais.

Julia 11/11/2023

Amo!
Livro leve, leitura fluida e muito interessante. Eu amo ler sobre a vida de São Francisco de Assis.

Senhor Melancólico 29/12/2023

São Francisco de Assis, "o santo porreta"
O título é paráfrase de Rita Lee, que escreveu o prefácio deste belíssimo livro. Meu pai já contava algumas histórias de Francisco, de quem é devoto, e eu já tinha lido algumas coisas sobre ele, carrego até o tau franciscano comigo, mas ainda não conhecia os pormenores de sua vida. Dou avaliação máxima menos como crítico e mais como uma pessoa que foi tocada pela história de Francisco. Posso dizer que é um livro simples, talvez feito para conhecer um pouco mais a trajetória do santo, certamente não é a sua melhor biografia, mas impulsiona o leitor a querer buscar mais os ensinamentos de Francisco, que tanto têm a nos dizer nos dias atuais, marcados pelo materialismo, por guerras e individualismos. Sem falar que este é oficialmente o primeiro livro a me fazer chorar, e no meio da livraria, onde eu comecei a ler! Francisco impressionou seus contemporâneos com seu modo de viver, desapegado de qualquer bem em busca de um bem maior, uma causa maior, e continua a impressionar até hoje com suas exortações em prol dos mais necessitados (e também dos animais!). Por fim, deixo uma citação de São Francisco de Assis, presente no livro:
"Onde há caridade e sabedoria, não há medo nem ignorância."

Milena1067 20/02/2024

Francisco ??
Simplismente fascinada pela vida de Francisco.

- Vivia em meio a riqueza, aspirando ser famoso e querido por todos;
- Desistiu da riqueza e foi se doar aos pobres e as minorias;
- Enfrentou todo tipo de humilhação e foi julgado pela própria família;
- Aos poucos consquistou a admiração e seguidores;
- Operou milagres;
- Deu voz e vez as mulheres;
- Amizade com os animais e respeito pelo natureza;
- Criou o primeiro presépio;
- Viajou o mundo todo pregando, inclusive pra guerra;
- Morreu agradecendo pela amiga morte.
Para quem gosta de conhecer a história dos Santos, não vai se arrepender!

Diane 12/07/2018

Admirável São Francisco
A história de São Francisco sempre me cativou desde que passei a ler ou ver filmes sobre o pobrezinho de Assis. O diferencial deste livro é que apesar de ser bem curtinho, de leitura fácil e rápida, tem uma grandeza de detalhes, e informações preciosaa sobre o santo mais popular de todos os tempos. Adorei cada página!