Aru Shah e o fim dos tempos

Aru Shah e o fim dos tempos Roshani Chokshi

Resenhas - Aru Shah e o Fim dos Tempos

Mandymma 25/01/2022

Estava procurando por um livro gostoso e fácil de ler e quando estou assim geralmente gravito para os infanto-juvenis. Sendo apaixonada por histórias como as de Percy Jackson imaginei que essa história fosse encaixar perfeitamente na minha zona de conforto.
Gostei da história mas acho que a autora pecou em alguns pontos.
Por mais que a autora consiga explorar temas interessantes e que me deixaram feliz, como, por exemplo, as heroínas serem todas meninas e isso não ser esperado pelo os outros personagens ou os problemas enfrentados por uma garota de raízes indianas em uma escola americana, ainda sim senti falta de certa profundidade na história.
Somos constantemente bombardeados com informações de inúmeros deuses, monstros, lugares, coisas novas de modo que o objetivo geral da trama acaba ficando confuso. O ritmo de leitura demora um pouco para engatar.
Além disso, faltou um pouco do equilíbrio entre os momentos mais sérios e os momentos cômicos. Se há piadinhas a todo momento e o a autora sempre tenta deixar o clima leve nunca sentimos a urgência de que as meninas estão em real perigo. Não é só porque o livro é infanto-juvenil que não pode possuir momentos de tensão mais palpável. Parafraseando aqui as palavras de Don Bluth, diretor de filmes de animações infantis: Pode-se mostrar qualquer coisa para crianças desde que tenha um final feliz.

No geral gostei muito de Aru como protagonista e seu desenvolvimento com o passar deste primeiro livro foi bem claro. Estou ansiosa para ver como ela seguirá nos próximos volumes da série!

Nathi 06/01/2022

?????
Este livro é muito bom, gostei muito de ler. As personagens são incríveis principalmente a Aru e Mini. No início não estava entendendo muito mas mesmo assim continuei lendo, aos poucos fui entendendo melhor a história, os personagens..

É muito bom que ao longo da história a gente consegue ver a evolução dos personagens, cada obstáculo novo que tenham que passar.

Leonardo Rasseli 05/12/2021

Confesso que terminei o livro sem entender quase nada da mitologia indiana em si. O livro é ótimo, a história é muito boa, fiquei perdido no começo mas depois o conto se desenvolve bem. Aru e Mini são ótimas personagens e tem muito a entregar nos próximos livros ainda.
Indico a leitura, vale muito a pena.

Rudá 23/10/2021

É bem bom. Aru é uma garota como qualquer outra a unica diferença é que ela é uma pandava (pra quem não conhece é tipo um semideus) filha de indra. Tudo acontece quando Aru acende uma lampada antiga que de lá de dentro sai Sono o demonio que queria parar o tempo e acordar o deus da destruição. Então Aru terá que encontrar ajuda para destruir esse poderoso deus. Recomendo muito! O unico motivo de eu colocar 4 estrelas e meia é que algumas poucas frases não fazem sentido, mas fora isso o livro é muito bom, mal posso esperar pra comprar o segundo.

vitoria209 15/09/2021

divertido e envolvente
Adorei esse livro! Demorei um pouquinho para entrar no ritmo, mas da página 100 em diante não conseguia parar de ler. A narrativa é muito envolvente e cheia de acontecimentos, o que sempre faz a gente ficar jurando que vai ler só mais um capítulo quando sabe que serão uns dez. Mesmo com tantas cenas, todas tinham uma função e se conectavam, e a abordagem da mitologia foi impecável. Tudo foi explicado sem ficar maçante e para atiçar a curiosidade do leitor. E as personagens são incríveis! Sério, a Aru é maravilhosa. A Mini também. A amizade das duas é muito fofa! Outro ponto positivo do livro é o bom humor: ele tem um tom muito leve, então a leitura é super divertida. Já estou animada para ler o próximo!

SueSouza 23/08/2021

Muito Bom
Olá Pockets!
Hoje venho falar sobre um livro que estava ansiosa para ler, pois é apadrinhado pelo Rick Riordan, pois amo seus livros, e simplesmente me diverti com a leitura, pois é infanto-juvenil, com ação, mitologia e pré-adolescentes se descobrindo.

Na história vamos conhecer Aru Shah, que mora com a mãe em um parte do museu em que a mãe administra. Ela é cheia de imaginação e estudando em uma escola onde seus colegas sempre vão para lugares chiques nas férias, e para não ficar atrás sempre inventa viagens imaginárias e faz isso mais uma vez no seu recesso escolar. Porém, seus três colegas querem pega-la na mentira e aparece de surpresa no museu.

Aru sem saída e querendo não ficar por baixo, acaba fazendo algo que não deveria, ela acaba acendendo a lâmpada de Bharata (onde Sono está preso, um demônio ancestral cujo objetivo é despertar o deus da destruição), e é quando a aventura de Aru começa. Ela vai descobrir que os mitos que conhece e as histórias de sua mãe são verdadeiras e que ela tem um grande papel nessa jornada.

Aru agora terá que correr contra o tempo para salvar o mundo e salvar sua mãe de ficar congelada para sempre, ela terá a ajuda de um pombo crítico e rabugento, e de sua irmã de alma pândava Mini. Aru com seu pijama de Homem-Aranha e Mini com seus toques e inteligência terão apenas 9 dias até a lua nova e parar Sono, na verdade menos, pois no outro mundo (mágico, o tempo passa diferente). Veremos alguns deuses Indianos e suas histórias.

Essa é uma história gostosinha de ler e mesmo parecendo muitos páginas dar para ler em um dia, pois os capítulos são fluidos e os acontecimentos da história bem desenvolvido. O que mais gostei além de trazer a mitologia Indiana, é que nessa nova encanação temos heroínas, em vez de sempre trazer os heróis de sempre. Embora seja incomodo ler como as meninas não são levadas a sério por ser mulher e muito novas. Vemos como elas estão em processo de amadurecimento e aprendizado, isso é algo natural nessa fase.

Estou encantada com essa história e ansiosa para ler os próximos livros. Super recomendo.

Thuany 19/08/2021

Heróis não, heroínas!
Aru Shah é uma menina que quer muito fazer parte de um grupo, de uma família, de algo. Sua imaginação é muito fértil, assim como seus desejos e com isso vive se metendo em encrencas por mentir. Em uma dessas ela coloca o mundo todo em perigo. Porém, apesar de algo tão grave, Aru viverá aventuras que a farão se sentir conectada às pessoas e consigo como nunca.

Em meio as aventuras somos apresentados aos elementos da mitologia hindu, de forma leve e, por vezes, divertida. Para quem já leu alguma das histórias escrita pelo tio Rick já conhece o estilo.

O livro é vem atual, traz muitas referências, como Harry Potter e Friends, que me marcaram bastante pois sou muito fã. Outras como Frozen e até mesmo a outras mitologias.

A narrativa é em terceira pessoa, acompanhando o ponto de vista de Aru. Seus pensamentos são engraçados em muitos momentos, suas comparações e descrições são muito particulares, o que ajuda muito a caracterizar a personagem.

Mini, a segunda protagonista (digamos assim), também é muito carismática, aquela clássica nerd que se interessa por coisas que ninguém mais quer saber e leva tudo ao pé da letra. O contraste entre as duas é bem agradável de acompanhar.

Boo, o guia das meninas nessa jornada é divertido, sarcástico e meio sem paciência, apesar de super fofo.

As descrições de alguma cena me fazem sorrir de forma divertida, pois realmente consigo visualizar a ideia e perceber o tom cômico desejado.

A história não fica se arrastando e enrolando em trechos desnecessários, tudo se desenvolve de uma forma calma, mas determinada. Todas as pontas bem amarradas e muitas perguntas para os próximos livros, mas sem deixar aquela raiva no coração.

Gostei muito do livro. Acho que deu pra perceber né!? Rs

urbickrobin 16/08/2021

O livro foi meio cansativo no começo, tanto que quase abandonei, mas dps de um tempinho começou a ficar realmente interessante a ponto de eu realmente estar interessado no que iria acontecer. Por isso dei 3 estrelas, se não fosse pela lerdeza do começo até por ser primeiro livro, teria dado 5 estrelas fácil

Sky 04/08/2021

Um bom começo
O livro é bem leve e fácil de ler, possui personagens que você simpatiza rápido, a construção do mundo é entendível, a reviravolta é um pouquinho confusa, tem tiradas geniais e um bom começo pra quem desconhece a mitologia hindu

Jucy 28/07/2021

Lembra os primeiros livros de Percy Jackson
Acho que por isso tem relação com o Tio Rick. O livro é fácil de ler, mas por eu não ter nenhum conhecido sobre a cultura indiana, as coisas são meio confusas de asimilar.
Mas com o decorrer da série isso vai passar.

Letícia 19/07/2021

QUE PERFEIÇÃOOOO
MDS EU AMEIIII
Eu gostei desse livro desse a primeira página e sabia q ia ser bom! N teve nem uma parte do livro q entediante e parada, eu n conseguia mais para de ler ele!
Eu AMEIIII a escrita da autora e até me identifiquei com alguns personagens! Eu ri mto lendo esse livro!
Eu tô MTO curiosa pra ver oq vai acontecer!!

Maria 24/06/2021

5/5?
O livro mais perfeito do mundo. Como disse Kirkus (da Starred Review) "mescla perfeitamente mitologia hindu, cultura tradicional e feminismo, num diálogo cheio de vida" essa frase resume o livro e é tudo q tenho a falar sobre essa obra prima.

Gabi 16/06/2021

PREFEITO DEMAIS
A história é totalmente fascinante e muito boa de ler. As meninas são totalmente perfeitas e é bom ver o modo como elas evoluem no decorrer da história. Todo mundo que gosta de percy Jackson deveria ler essa saga.

Vorona_Dostoyevsky 16/02/2021

É maravilhoso demais! Principalmente se quer aprender mitologia de um jeito divertido. Aru e Mini não decepcionam em nenhum momento, a leitura é fluida e divertida, te deixando com um gosto de quero mais ao finalizá-lo.