Bem-vindos ao paraíso

Bem-vindos ao paraíso Nicole Dennis-Benn

Resenhas - Bem-Vindos ao Paraíso

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Julmarsi 04/06/2022

"é uma paulada, mas é uma linda paulada"
Vou deixar Isabela Boscov descrever esse livro pra vocês:
"Que experiência ao mesmo tempo, avassaladora, cativante e... viajante"

"É uma pessoa que não encontra paz, não encontra pouso e nem sossego."

Danielle 10/09/2022

" Lembrem qui ces sao descartáveis. Um descuido e ces tao fora."

Esse livro é desesperador, dilacerador. A escrita da autora deixa a desejar mas pode crescer nos próximos e eu terei total curiosidade pois esse ainda é seu livro de estreia. A. construção narrativa por vezes me deixou confusa e perdida. Em algumas passagens me lembrou um pouco quarto de despejo (situações bem parecidas).
O livro escancara a forma clara como o capitalismo joga as pessoas na miséria e na humilhação, o passado colonizador e racista, como uma trabalhadora é explorada ate os ossos para ganhar nem o mínimo para viver. O racismo do livro é tao doído e triste, você ve as garotas se odiando e apenas ?. Quanto mais eu acompanhava o dia a dia da prota no hotel com o nepotismo, racismo e privilégio escancarado mais eu ficava desesperada e incomodada. Poderia ser facilmente um livro de qualquer pais da América Latina. É tão triste sabe, nem imagino como é (sobre)viver nessas condições.
Agora sobre a história as personagens são meio chatinhas mas você entende porquê, a história de vida, as circunstâncias, o abandono sendo repetido a cada garota da família mas cada uma a sua maneira, a fome a miséria e o desespero para sair dali. Tem que ter muita paciência com a mãe das meninas, essa parte doi porque parece que ela não tem um arrependimento. Agora a Thati é uma adolescente com problemas de adolescente e achei a construção dela a melhor das três. Gosto das nuances das personagens, nem boas nem más, tomando atitudes completamente duvidosas por motivos mais duvidosos ainda. A minha personagem favorita não apareceu tanto (a amante/namorada da principal) também foi super bem construída. Apesar de ter várias passagens importantes sobre sexualidade eu nao acho que seja o ponto principal da história e sim a prostituição/turismo sexual. Eu super recomendo a leitura, mas com resalvas para pessoas sensiveis aos assuntos supracitados.

De Olivato - @olivatobooks 11/10/2020

Bem-vindos ao paraíso
Eu li esse livro com o #Queerverso – a cada dois meses escolhemos livros LGBTQ+ para ler e debater – e o livro nos conta a história de uma família que vive na Jamaica.

Margot é a irmã mais velha que trabalha em um hotel luxuoso para tentar dar um futuro melhor para sua irmã, Thandi. Thandi é a caçula da família que tem nas suas costas a expectativa da família toda. Delores é a mãe das duas e tenta ter renda através da venda de artesanatos para turistas.

Margot faz tudo o que pode para tentar fazer com que a irmã não tenha uma vida como a dela, além de trabalhar no hotel, ela também se prostitui para os turistas, odiando cada momento e não estando realmente ali e sim com a Verdene que é a mulher que ocupa boa parte dos seus pensamentos e do seu coração.

O livro se passa em 1994 e temos a notícia de que duas mulheres já foram queimadas por estarem dormindo juntas. Ser LGBTQ+ é algo condenável.

Margot e sua mãe, Delores não se gostam e nós, leitores, não sabemos o porquê disso no início da leitura e esse é um dos questionamentos que temos. Thandi usa produtos na pele para tentar clareá-la, pois acredita que não é bonita por ser negra. Verdene é maltratada pela cidade inteira e perseguida dentro de sua própria casa por cidadãos de bem que deixam animais mortos e palavras escritas com sangue nas paredes.

“Bem-vindos ao paraíso” nos apresenta uma vida que não é um paraíso para ninguém além dos turistas. Trata sobre vários temas importantes como racismo, LGBTQfobia, turismo sexual e como as pessoas dessa família foram obrigadas a crescer para não serem devoradas pelo mundo. É uma leitura bem pesada, o livro vai te levando para lugares que você não acredita que algo bom possa acontecer. Todas as personagens são bem reais com defeitos e qualidades e a história é como um retrato da vida dessa família que segue mesmo após o final.

É um livro que eu recomendo, mas pode contar com gatilhos.

No Skoob, eu dei 4 estrelas.

site: https://www.instagram.com/p/CFZ-KTbD_UG/

Jacque 17/06/2020

Um livro intenso e único
Bem vindos ao paraíso é um leitura muito bem vinda! Rs
Com uma leitura fluída e uma serie de acontecimentos que prendem a atenção, o livro é capaz de transportar a gente para uma Jamaica de 1994 que esta imersa em uma cultura na qual o julgamento faz parte do cotidiano. A autora consegue transparecer todas as inseguranças e dilemas de uma família com três mulheres fortes, sendo elas Dolores de 45 anos, Margot de 30 e Thandi de 15. Cada uma delas esta passando por momentos de descobrimento, de entender como se encaixam na realidade que habitam. Até onde cada uma está disposta a ir por aquilo que acreditam.
É um livro com uma serie de questionamento e trás reflexões sobre muitos assuntos, dentre eles o racismo, o turismo sexual e a homossexualidade.
O enredo no início nos enche com material suficiente para ser desenvolvido ao logo do livro, no entanto, a autora na ansia de abordar diversos temas, acaba por não desenvolvê-los em sua plenitude, deixando assim varias lacunas abertas e a deriva.
Dito isso, é um livro que vale muito a leitura, com assuntos extremamente atuais que trazem reflexões cruas e importantes!

Michele.GaviAo 22/01/2021

Achei bem interessante o enredo em que a historia se desenrola, gostei de saber sobre a cultura da Jamaica, mas em alguns momentos achei a leitura um pouco lenta.

Elisa 07/01/2021

Livro bom
É um livro bem bom, com temas super relevantes. Em uma palavra, o descreveria como um livro chocante.
Minha crítica está na demora, o livro não se desenrola, assim vai cansando e até chega a desanimar
Mas, de resto, super indico. E estou super afim de ver um filme sobre. Tenho certeza que seria candidato a Oscar!!!

Giuliana 04/02/2021

Assuntos importantes
Achei os assuntos abordados na história de muita relevância para refletirmos. Porém não gostei da forma como a história foi narrada. As personagens tb teriam mais para serem explorados. Terminei o livro achando que a trama ficou no vácuo.

leobalarin 12/01/2024

BEM-VINDOS AO PARAÍSO
Uma história pesada, que deixa bem evidente as feridas de uma sociedade com racismo, violência e exploração sexual, homofobia e as complexas relações familiares. ?
O livro me prendeu desde o começo, um grande destaque para a forma com que a autora vai conduzindo a história, os detalhes e a forma com que tudo é contato te leva para viver diante desses personagens. ?
Margot trabalha em um hotel de luxo na Jamaica que é a porta de entrada para muitos turistas que chegam ao país. Ela quer dar uma vida boa a sua irmã mais nova, Thandi, onde ela paga uma escola particular para que ela tenha outras oportunidades na vida, e isso deixa Thandi sobrecarregada, como se o futuro da família dependesse dos estudos e do futuro dela. Já a mãe das personagens, Delores, vende artesanato para os turistas e tomou certas decisões na criação das filhas que sem dúvidas impactou a forma com que elas vivem hoje.
No decorrer na história vamos entendendo o que Margot precisa fazer para de fato conseguir o dinheiro para dar essa vida a sua família, além dela se mostrar apaixonada por uma mulher, Verdene, que é chamada de bruxa pela população, por puro preconceito. ?
Os personagens são humanos e reais e faz muita vezes você se questionar se estivesse vivendo naquela situação as decisões seriam as mesmas. ?
Aviso sobre alguns gatilhos relacionados a abusos sexuais e temas fortes de racismos. ?
Recomendo demais e sem dúvidas uma das grandes leituras da vida.

allcalina 07/06/2020

A melhor descoberta de 2020. Um livro ficcional mas que te leva a compreender uma problemática real, o turismo sexual.

maria @mariandonoslivros 12/05/2020

Busca-se o paraíso.
Sempre que pensava na Jamaica, automaticamente me vinha a imagem de Bob Marley com a música "Redemption Song" ao fundo. Hoje, penso em Bem-vindos ao paraíso e na história triste, trágica e muito crível que a autora nos trouxe. Aqui temos três personagens principais: duas irmãs e uma mãe. Cada uma mostra seu ponto de vista em meio a suas vidas no "boom" dos anos 90, com o aumento dos resorts e outras construções de entretenimento para os turistas e da pobreza dos moradores locais, que vivem das atividades locais, como artesanato e pesca.

Dolores, a matriarca da família, revende seus produtos na feira para turistas, sempre pensando na educação de sua filha mais nova, Thandi. Ela se presta a inúmeras humilhações e um passado de muita violência e falta de amor que deixa marcas na forma com que trata sua família. Margot, a irmã mais velha, é a personagem mais desenvolvida do livro. Ela trabalha em um dos principais hotéis da cidade, e infelizmente, desde jovem, foi posta no mundo da prostituição, sendo uma forma de ganhar dinheiro extra para contribuir com a educação da irmã mais nova, a quem ama muito. Thandi foi a personagem que mais me identifiquei. Ela fica no meio do fogo cruzado entre sua mãe e irmã e, ao mesmo tempo, também tem seus sonhos e ambições que são postos a prova quando precisa fazer seus testes para a universidade.

Não é uma leitura fácil, e aborda assuntos muito delicados como lesbofobia, turismo sexual, racismo estrutural, a relação entre opressor e oprimido, entre outros, que nos fazem pensar sobre como nossas vivências podem influenciar na nossa percepção moral e ética e de que forma o ser humano é capaz de agir quando sente a necessidade de sobreviver em meio a um ambiente pobre, preconceituoso e extremamente abusivo.

Esta obra vai mudar e/ou acrescentar em seus questionamentos sobre identidade, afeto e muitos outros assuntos que rondam nossas vidas. Foi uma leitura transformadora, daquelas que você guarda com você sempre, mesmo que seja uma experiência dolorosa.

Beijos de luz, Maria ノ゚ο゚)ノミ★゜*。・+☆
Aline Godoi 12/05/2020minha estante
essa capa é perfeita

Mila F. @delivroemlivro_ 13/02/2020

Visceral, angustiante, reflexivo
Bem-vindos ao Paraíso é um livro muito forte e aborda temas controversos na Jamaica de tal forma que, o leitor, consegue SENTIR tudo o que Nicole escreve. Temas como: relação familiar, sexualidade, identidade, racismo, o poder do dinheiro, a ânsia de prosperar, o comercio sexual, o turismo, entre outros.

O romance se passa na Jamaica, isso em si já me chamou bastante atenção, pois não tinha lido nenhum livro ambientado na Jamaica. Aqui iremos acompanhar a história de uma família composta basicamente por mulheres, fortes e bastante reais. Não são mulheres perfeitas, porque ninguém é.

Acompanhar Margot, Delores (sua mãe) e Thandi (sua irmã) é uma verdadeira jornada em que vemos a opressão, a miséria e as intempéries da vida de forma nua e crua. É impossível não sentir um aperto profundo no peito e uma revolta com o carma dessas mulheres.

Ao passo que Bem-vindos ao Paraíso traz a história dessas mulheres tão fortes e que parecem destemidas, percebemos o quanto elas são psicologicamente problemáticas e frágeis ao mesmo tempo, todas preocupadas com os problemas familiares, com seus problemas pessoais e com a ânsia de prosperarem a todo custo.

O enredo consegue nos surpreender com situações inesperadas, tristes, obscenas e é impossível não se refletir muito sobre as circunstâncias miseráveis que muitas pessoas vivem para conquistarem seu ganha pão, submetendo-se a vender seu próprio corpo ou agirem como cafetão.

Um contraste enorme quando observado o "outro lado" da Jamaica: o do turismo, o do luxo e do poder. O quanto o desenvolvimento turístico da Jamaica proporciona uma série de efeitos colaterais para a população nativa que vai perdendo seu espaço, sua dignidade, seu orgulho.

Bem-vindos ao Paraíso também nos coloca diante de dicotomias sobre o certo e o errado, sobre as crenças hipócritas, o julgamento ferino, a cultura e as leis da Jamaica que são capazes de nos chocar em diversos momentos.

Confesso que, no começo de Bem-vindos ao Paraíso me vi odiando as personagens, detestando seus comportamentos, o relacionamento entre Margot e sua mãe Delores, as cobranças da família com Thandi, o tratamento que Margot dispensava a Verdene, e a ânsia dessas mulheres em quererem ter mais e mais dinheiro para tentar mudar o futuro, para serem reconhecidas, quando elas mesmas menosprezavam sua própria cor, seu próprio orgulho, seus sonhos.

Depois, com o avançar do enredo, percebi que todas eram vítimas da sociedade que viviam, então tive pena delas e do destino tão cruel que elas compartilhavam. Além disso, eram vítimas do meio, de sua criação e do desejo de fugirem do padrão do "destino preestabelecido", mas impossibilitadas de quebrarem as correntes.

Realmente Bem-vindos ao Paraíso foi uma leitura extremamente marcante, mas devo admitir que não é um livro fácil de ler, a narrativa é um pouco lenta e os diálogos estranham um pouco, porque são transliterados (como conversas reais, sem estarem em norma culta) do patuá, uma versão do idioma falado pela população mais carente da Jamaica.

Contudo, é um livro potente, visceral e que dá voz a uma realidade pouco conhecida/refletida. Sem dúvida, amei a experiência de leitura e todas as reflexões e discussões que Bem-vindos ao Paraíso propôs, para completar gostei de saber um pouco mais sobe a Jamaica, inclusive pesquisei sobre várias coisas e descobri que lá a homossexualidade ainda é crime, dá para acreditar nisso?

site: www.delivroemlivro.com.br

Luciana 28/01/2023

É um livro que começa devagar, se você tiver boa vontade de continuar e passar da metade ele se torna interessante devido aos diversos assuntos que aborda e a complexidade humana que ele expõe. Senti raiva de todo mundo, menos da Verdene, preciso dizer isso kkk

Klara 13/01/2021

Ele te surpreende do começo até o fim
Esse livro mexeu comigo de um jeito q eu não imaginava. Passei a leitura toda querendo saber oq aconteceria na próxima página e não fazendo a menor ideia de como ele poderia acabar.
Ele trata alguns assuntos q podem ser gatilhos para algumas pessoas, mas se vc não é tão sensível a eles, vale super a pena a leitura.

akasaori 09/08/2022

Definitivamente não esperava a história que encontrei nesse livro. É o tipo de realidade que a gente pode acabar esquecendo que existe por ser tão "distante" da nossa vivência, falando por mim, uma mulher branca. O arco da Thandi foi o que mais me surpreendeu do início ao fim, amei acompanhar essa família.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6