Uma certa história de amor

Uma certa história de amor Milena Agus

Resenhas - Uma certa história de amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mika.Chan 21/03/2024

Boa história mas não entendi o objetivo
O livro é narrado por uma neta contando a história de vida da avó.
Sinceramente eu não sei se entendi o objetivo dessa narração. A história da avó é legal, são relatos cotidianos, de loucuras, lucidez, sonhos não concretizados, luta pessoal e familiar. Pelo título eu esperava algo consolidado, mas não entendi nada do final, poderia ser só uma narração mesmo, eu sei lá...não é ruim,mas não é um livro que vou ler de novo

Mariana 06/03/2024

"Então, se Deus não queria que ela conhecesse o amor, que a matasse, de um jeito ou de outro"

Achei o livro muito mais interessante e envolvente do que eu imaginava que seria. A história da vida amorosa da avó é muito interessante e parte o coração ver que o amor que ela buscou a vida toda e alegou nunca ter encontrado era exatamente o do marido. Pensando em romance de formação, seria ainda mais interessante se o livro fosse mais longo e aprofundasse ainda mais nas relações entre os personagens. Entre os defeitos, vale mencionar justamente a falta de profundidade da história (dá a impressão que a Autora achou que tava fazendo várias críticas/reflexões super relevantes, mas na prática, ficava tudo muito superficial) e a má construção da linha temporal (no geral, não sou contra livros que não seguem a cronologia, mas nesse caso só ficou confuso mesmo)

Thais.Carvalho 14/12/2023

Uma história de amor de uma mulher que sempre procurou por amor na vida. A história é contada pelo olhar carinhoso de uma neta, que compreendeu a avó e a amou muito.

Cyntia Bender 01/12/2023

Fui enganada e tá tudo bem.
Livro super curtinho e com um final que me deixou de boca aberta, me sentindo totalmente enganada! E me diverti demais pensando nisso! Basicamente a narradora conta um pouco de como sua família foi formada, la nos primórdios dos anos 50 na Italia, pela perspectiva das mulheres. O elo entre elas é a avó paterna, mas a partir dela vamos conhecendo a arvore que gerou a trama dessa família. Eu adorei essa leitura, super recomendo!

livros.dalua 20/09/2023

Ainda digerindo essa história
Esse romance foi uma grata surpresa. É de uma autora italiana, talvez por isso seja tão diferente do que estou acostumada a consumir, fugindo daquele eixo Brasil-EUA e do padrão em que se estabeleceu a literatura contemporânea. A escrita também é diferenciada e muito boa.

O livro tem como narradora a neta da protagonista, que além de contar a história da avó, perpassa pela história de outras pessoas. A protagonista é uma mulher considerada louca e imoral na sociedade em que vive. Sua história é muito interessante e o final é absurdo, quebra toda a expectativa do leitor.

Além disso, tem um toque histórico, pois retrata fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial na Europa, tendo como cenário a linda Sardenha, uma ilha da Itália.

Tudo isso em menos de 150 páginas, o que mostra a força da escrita dessa autora, podendo ser lido facilmente em uma sentada, porque o livro é pequeno com letras grandes e diagramação confortável.

Recomendo muito a leitura, principalmente às mulheres um pouco loucas que consideram o amor a coisa mais importante do mundo.

Fabiana 28/08/2023

Não me cativou
Tive dificuldade em entender a história no começo. Achei um pouco confuso a troca de personagens na narração. Não consegui me conectar com a história, nem com os personagens. Achei arrastado e sem novidade. Não foi feito pra mim.

Lisi 14/06/2023

Sinceramente um absurdo comparar esse livro e esses personagens a Elena Ferrante. Nada minimamente parecido ou com a mesma intensidade e profundidade. Você passa o livro todo esperando que algo realmente impactante aconteça, pois é isso que a sinopse promete, e nada.

A única coisa realmente boa foi a revelação final, nas duas últimas páginas. Mas mesmo assim nada suficiente pra compensar a leitura.

Pam 14/06/2023

Uma certa hist de amor, mas também de força, erros e acertos
O que parece ouro de tolo, é na verdade uma das maiores preciosidades já escritas, e infelizmente muito subjugado, pelo que vi.

Acho que além de julgar o livro pelo título, muitas pessoas focam muito no romance narrado na história, mas apesar de falar sim sobre querer amar e ser amada(o), não acho que devamos nos apegar apenas a isso, há muito mais a ser observado.

A história é narrada pelo ponto de vista da neta, que conta principalmente a história da avó paterna, uma mulher que apesar de ser descrita como belíssima, era taxada como louca, e isso apenas por falar abertamente sobre amor e por expressar em seu amor, o desejo de liberdade e o desejo de viver.

Ao decorrer do livro essa neta vai nos contando diversos acontecimentos na vida da avó, acontecimentos que essa lhe confidenciou; momentos em que acreditou ser louca, momentos em que se sentiu infeliz e o momento em que pela primeira vez se sentiu viva e que poderia ser ela mesma, sem medo algum.

De pano de fundo, ela também narra um pouco sobre a história da avó materna que era uma mulher rígida e sobre a sua própria mãe e relacionamento de pais e filho que seus avós e seu pai tinham.

Toda essa narrativa é feita forma de uma conversa, é como se alguém chegasse, sentasse ao nosso lado e nos contasse a história de sua família, explicando como aquilo moldou o tipo de pessoa que você se tornou.

O livro nos mostra por diversas vezes momentos em que os personagens desejam algo que já tem, mas que por pura falta de atenção não percebem e quando percebem já é tarde; o quanto a dúvida pode ser tão drástica quanto o erro e que as vezes só precisamos falar uma palavra, dizer o que sentimos para que percebamos o quão simples era a resolução de tal problema.

Além de falar sobre amor, sobre errar e sobre tentar acertar, esse livro também fala sobre sonhar e acreditar em você, mesmo quando todos, ou quase todos, dizem que você é louca, é sobre viver cada momento intensamente e ser você independente de qualquer coisa, e que a coisa mais importante pode ser mais simples do que você imagina.

Obs: o final veio pra fechar com chave de ouro, impactadissima!!!!

romulorocha 04/06/2023

Uma certa história de amor, de Milena Agus - 9/10

Editora: @editoraleyabrasil
Gênero: Romance
País: Itália
144 págs.

Milena Agus é uma escritora e professora italiana. Ela já teve livros adaptados para filmes, como "Um Instante de Amor" e já foi premiada com o Premio Campiello a la Selección Especial del Jurado.

"Vamos beijar nossos sorrisos?" (trecho do livro que achei muito fofinho).

Uma certa história de amor conta de história de Lia, uma mulher genovesa que vive um grande amor proibido nos tempos pós segunda guerra. Narrado pela neta de Lia, que cresceu ouvindo de sua avó os detalhes desta aventura, somos envolvidos pelos devaneios e desejos de uma mulher que, devido um crise muito forte de rins é levada à Sardenha para um tratamento com águas termais. Neste lugar, Lia conhece seu grande amor, um veterano da guerra que ali também está para se tratar. Todos os dias eles se encontram, conversam e nutrem um amor, até que Lia precisa retornar e eles nunca mais se vêem. Lia então manda-lhe cartas na esperança de um dia encontrá-lo, mas morre sem obter respostas. Sua neta então decide dar prosseguimento ao sonho de sua avó, reencontrar o veterano, e o que se seguirá desta empreitada é algo que precisamos ler para descobrir.

Embora o enredo deste livro seja um pouco clichê, eu gostei muito da escrita da autora, pois ainda com essa limitação de roteiro previsível, segui a leitura. O livro faz muitos cortes temporais, vai e volta no tempo sem muita precisão, no meu ponto de vista. Não gostei muito também das trocas bruscas de linguagem, ora bem romantizadas ora obscenas, sendo que a narradora continuava a mesma, isso me deixou meio confuso. No mais, para os que gostam deste gênero de romance romântico, o livro é uma ótima opção.

#resenhasdoromulo #literaturaitaliana #milenaagus #umacertahistoriadeamor

Bruna1820 20/05/2023

Romance leve
?Em todas as famílias alguém deve ficar com a confusão, porque a vida é assim mesmo, um equilíbrio entre dois contrários, de outra forma o mundo torna-se rígido e para.? Concordo. Apesar de ter sido uma leitura confusa, no fim trouxe uma boa reflexão.

Catharina61 24/03/2023

Maravilhoso
Milena conseguiu que um livro com 143 páginas fosse o exemplo de como se fazer uma história profunda, envolvente, com um ótimo contexto histórico e ainda contar a história das personagens de forma clara.
É uma história forte com várias vertentes de cada personagem, mostrando por que agem de determinada forma, e a personagem principal tão profunda e com uma vontade de viver em um mundo onde ela poderia escrever suas poesias ardentes e viver seu grande amor, uma personagem louca, suicida e que só tinha um desejo.

Tamiles 20/02/2023

O que dizer dessa leitura? No início parecia legal, romântica e até um pouco engraçada, depois o ritmo ficou um pouco lento, e o final acabou me decepcionando um pouco. Ainda assim, recomendo o livro, parece realmente que estamos ouvindo uma avó contar a história da sua juventude e valeu a pena a leitura.

@babi.teixeira 07/12/2022

Acreditei que seria uma leitura rápida e fluída, mas demorei uma eternidade para terminar. Nem a escrita e nem os personagens me cativaram, achei uma história mal trabalhada.

Marcia 30/10/2022

Leitura fluida
Leitura rápida e envolvente gostosa de ler, flui com facilidade devido ser uma leitura fácil e interessante.

RAQUEL1445 04/09/2022

Médio
Eu gostei da história, mas a sequencia dos eventos achei meio confusa, a história é emocionate, mas não é o tipo de história que eu goste, então não me cativou muito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6