Minha história

Minha história Michelle Obama

Resenhas - Minha História

Daniela 06/04/2020

Confesso que demorei muito pra ler esse livro. A leitura é bem extensa, densa em detalhes.
Isso porque percebo que tem muito sentimento nas palavras deste Livro.
Não é só retratado a história ou a biografia dela mas se os sentimentos dela em todas as ocasiões da vida.
Uma mulher forte, de princípios de opiniões e sentimentos

Bárbara 06/07/2020

A história de uma mulher inspiradora que usou o poder da sua voz para dar a voz àqueles que não tem e que, no seu lugar de poder, agiu para melhorar a vida das pessoas. Em seus relatos ela traz exemplos de sororidade, empatia e resiliência ao fazer escolhas no dia a dia e expressar opiniões. Realmente me serviu de exemplo, me inspirando em muitos aspectos, uma leitura muito afetiva que me deixou feliz e me fez ser melhor.

Ana - @edicaodebolso 08/06/2020

Minha História || Michelle Obama
" Espero que minha história te ajude a ver a força da sua história, e de você ser dona(o) dela."
Acho que todos deveriam ler sua história, e não porque ela foi a primeira-dama da maior potência econômica mundial, isso talvez tenha dado a visibilidade, mas sua história em si, suas origens, suas raízes, seus princípios, seus ensinamentos, sua força, sua garra e a busca por um mundo mais igualitário; essas são as razões pelas quais indico a leitura.
As partes de sua vida presidencial são curiosas e informativas, mas ao que se refere ao crescimento de Michelle, a sua formação são fatos emocionantes, descrevo com esta palavra, pois foi assim que me senti por vários momentos no decorrer da leitura, sua história me despertou lágrimas e um sentimento motivador, de ser melhor e fazer melhor no âmbito social, de buscar fazer a diferença.
São palavras de despertar e encorajar, são relatos de dificuldades, mas também de superação.
Com todo esse caos e os desprezíveis acontecimentos recentes esse relato não poderia ser mais atual, essa leitura não poderia ter momento mais propício.
Para finalizar gostaria de indicar também o documentário sobre a turnê de lançamento do livro que está disponível na netflix.

Mari.Vasconcelos 22/03/2024

Não sei o que eu pensei ou como eu era quando comprei esse livro... mas por quê? Pra quê?
Enfim, demorei cerca de 84 anos para finalizar
O título também poderia facilmente ser Minha história *com Barck*
Midi.Gomes 25/03/2024minha estante
Kkkkk

Dani Mansano 20/06/2021

Único
Esse livro me surpreendeu demais. Começa que vemos uma mulher que viveu tanto construindo sua escrita enquanto acompanhamos o livro. É incrível acompanhar o crescimento da escrita da Michelle - alguns capítulos são mais fluidos, outros mais parados, outros maiores, o que mostra esse processo que um escritor passa. Isso, por si só, já torna o livro único. Sua narrativa é fluida: ela fala o que da na cabeça - claro, com muita maestria e cuidado. Mas você vê o fluxo de pensamentos acontecendo enquanto le, o que te faz sentir que você está apenas batendo um papo com ela.

Além disso, a Michelle te abraça, te convida para uma leitura única. Ela te mergulha na história dela, mas sem sentir que estamos invadindo sua privacidade. Ela fez uma leitura e reflexões únicas sobre suas vivências - vivências essas que temos em comum, mas que não paramos para analisar. Ela reflete sobre aspectos simples, mas cheios de sentimentos.

Ela traz questões sociais de forma intensa, te ensinando e te tirando de sua zona de conforto. Ela te transmite os desconfortos sentidos pelos agentes envolvidos em sua narrativa e te sacode e te acorde para uma realidade diferente

Você termina a leitura sentido que é um grande amigo dela, pelo conforto que sente ao ler a história dela. Sem contar as inúmeras façanhas que foi permitido compartilhar com a gente de como é a rotina da família quando se está em um dos cargos mais poderosos do mundo

A Michelle é você, é eu. E é uma mulher que conquistou tudo, que abraçou diversas causas e que nos mostra que, com conhecimento e estudo, você pode alçar o voo que desejar

Apenas gratidão por essa leitura

Lorraine 19/06/2020

Inspirador e tocante
Apesar do começo lento, o livro cresce muito a partir da metade. As experiências descritas pela Michelle são inspiradoras, tocantes e, muitas delas, emocionantes.

Maurício 04/07/2020

Ressaca literária em 3...2...1
Engraçado como as coisas são... iniciei a minha resenha descrevendo alguns atributos sobre a ex-primeira dama dos Estados Unidos, que cá entre nós são muitos, e me deparei com a palavra "EMPODERADA." Para mim, definiu de forma muito sucinta e real a representação da Michelle Obama em sua trajetória durante o seu período antes, durante e depois dos seus anos residindo na Casa Branca. Mas aparentemente, tal adjetivo não foi muito bem interpretado pelo meu celular - que marcou a palavra empoderadA, no feminino, como se tivesse um erro gramatical, sugerindo que trocasse para empoderadO. E isso por conta própria já ratifica como é fundamental essa leitura.

Por meio de uma narrativa precisamente detalhada e verossímil - e por alguns momentos densa - Michelle explica minuciosamente quem é. De onde veio. Quais são os seus valores. A importância da família na criação dos filhos, em especial quando as adversidades não favorecem. A série de preconceitos-estruturais enraizados em torno da raça negra que tem um poder de impacto tão grande que se torna incapacitante e tira e continua tirando vidas. Mas principalmente, como a educação é libertadora.

Libertadora no sentido de ser o palanque para milhares de oportunidades. Libertadora por clarear a diversidade que nos cerca e que muitas vezes, permanece na sombra da ignorância. Libertadora pois exemplifica a importância do processo, onde os objetivos e melhorias que almejamos concretizar em nossa vida pessoal, profissional e até mesmo em nossa comunidade, requerem tempo. Libertadora para desestabilizar esteriótipos pré determinados que enrijecem e normalizam falas, comportamentos e pessoas, no mínimo inadequadas e pertubadoras. Uma
pena um legado tão lindo e de tanto esforço ser continuado por... bom, nem vou entrar nesse mérito, deixo essa reflexão para os futuros leitores de uma história cativante e tão cheia de significado.
Bela 04/07/2020minha estante
Meu sonho ser 1/10 dessa mulher

Yas 25/04/2020

Incrível!
Nunca fui de me interessar muito por biografias, mas então conheci as meninas do DLX, que proporem essa leitura.

O livro é muito necessário, Michelle é uma mulher incrível e muita inspiradora. Como ela consegue ser tão sensata em diversas situações da vida?

A forma como ela lidou com a política e toda sua repulsa, como foi a chegada de ambos a Casa Branca e a formação da família deles. Eu chorei em diversas partes e me senti muito próxima da Michelle. Livro incrível, necessário e emocionante!

Camila Roque 29/07/2020

Um livro que nos acalenta e dá a certeza de que um dia melhor vai nascer para o Brasil
Hoje amanheci com o som dos tiros no Complexo do Lins, no Rio de Janeiro. O helicóptero que sobrevoa toda a área, baixo, não me deixa dormir. Não que minha consciência fosse me deixar voltar tranquilamente para o meu sono: eu estou perfeitamente segura em um prédio de classe média, tenho privilégios estando na família que me abriga durante a quarentena. Porém, talvez algum jovem (que provavelmente é negro) tenha perdido a vida durante esse tiroteio. Algum jovem invisível, que talvez se torne manchete de jornal, ou que talvez se torne somente mais um número. Talvez ele não seja jovem: talvez seja mais um ajudante de pedreiro de 40-50 tantos anos, como era o Amarildo. Ou talvez seja criança, como a menina Ágatha. Em comum: todos perderam a vida e tiveram seus sonhos interrompidos, todos das classes menos favorecidas, todos vulneráveis e, repito, invisíveis.

Longe daqui, na minha amada Minas Gerais, os casos e mortes por coronavírus continuam a crescer. No Brasil, ao todo, já são quase 90 mil mortos. E eu sinto medo pela minha família, formada por empregada doméstica, porteiro, faxineira, funcionária de supermercado. Em comum: nenhum deles foi atingido pelo “novo normal”, a “nova realidade de home office”. Em verdade, quem é pobre provavelmente vê matérias sobre isso e se pergunta por que somos nós os mandados a morrer, os que devem se sacrificar e correr riscos todos os dias somente para garantir o conforto mesquinho de poucos, enquanto alguns dos nossos trabalhos poderiam ser muito bem dispensados em meio a uma pandemia. Para quê ter uma faxineira todos os dias em um prédio sem ninguém dentro? Para quê exigir que a emprega vá trabalhar, quando os patrões estão em casa e poderiam muito bem limpar e cuidar da criança? Preferem arriscar a vida da empregada e da família dela. E ela não tem escolha: precisa daquele dinheiro, precisa sobreviver de alguma forma, precisa sair de casa. Ela também é invisível.

Enquanto isso, o governo federal deveria garantir alguma união e estabilidade nesse momento de crise. Deveria liderar todos os estados do país, ser exemplo de retidão e comprometimento com as diversas causas que nos afligem. Não é isso o que vemos: temos um presidente infantil, que se deixa levar por mil e uma rixas. Uma bloguerinha, alguém que quer atenção a todo custo, que tem uma incrível capacidade de se fazer de vítima e esquecer que, enquanto isso, brasileiros invisíveis sofrem e morrem vítimas de violência, de ódio, de descaso, de machismo e de racismo.

Isso é uma resenha de livro. Por que falar tudo isso? Porque é impossível não pensar em política e no nosso momento atual quando lemos a história de Michelle Obama.

Ela era uma invisível: negra, pobre, moradora de uma região vulnerável de Chicago. No entanto, estudou e se tornou uma das melhores em sua escola e, por fim, se formou em Princeton e Harvard, lugares que disseram não ser para ela. Tinha uma promissora carreira de advogada. Se casou com um homem incrível, inteligente e sensível. Se tornou primeira-dama americana e, mais do que isso, primeira mulher negra a residir na Casa Branca. Ela é uma exceção que confirma a regra e reconhece isso.

Reconhece que teve o privilégio de ter uma família que a apoiava e amava. Reconhece que muitos jovens negros não alcançam o mesmo status dela porque são levados durante toda a vida a desacreditar em si mesmos. Reconhece que pouco tem de mérito no fracasso desses jovens negros: para chegarmos a qualquer lugar, precisamos ser o dobro de duas vezes melhores que outros mais favorecidos.

No entanto, ela venceu e procurou ajudar outros a vencerem também. Lutou pelas causas em que acreditava ao tentar criar um sistema de seleção de estagiários na prestigiada instituição onde trabalhava, que fosse mais inclusivo. Lutou ao abandonar a carreira de advogada por outra no terceiro setor e, depois, na prefeitura. Lutou ao se tornar primeira-dama e defender o combate ao racismo, o acesso a bolsas e financiamentos em grandes universidades americanas e o direito à saúde e ao atendimento dos desfavorecidos. Lutou pelo direito de mulheres ao estudo. Lutou por muitas outras causas que só me fazem admirá-la.

“Minha História” é, por tanto, um livro que nos dá esperança. Que nos acalenta ao nos fazer acreditar que estamos certos em defender ideais e valores como a igualdade racial e de gênero, equidade, fraternidade.

Por fim, termino com as palavras de Michelle. Espero que encontrem esperanças também ao transpor o que ela escreve sobre o atual momento dos EUA para a nossa realidade aqui no Brasil, quando ambos temos líderes que retrocedem e dão mostras de sua incapacidade para diálogo em discursos carregados de ódio:

“(...) Tornar-se exige paciência e rigor em igual medida. Tornar-se é nunca desistir da ideia de que é necessário avançar.

“(...) tenho lido notícias que reviram meu estômago. À noite, fico acordada na cama, furiosa com o que anda acontecendo. É angustiante ver como o comportamento e a agenda política do atual presidente têm levado muitos americanos a duvidarem de si mesmos e a duvidarem e temerem uns aos outros. É penoso ver programas compassivos, montados com tanto cuidado, sofrerem retrocessos, enquanto se perdem alguns dos nossos aliados mais próximos e os setores vulneráveis da sociedade ficam expostos e são desumanizados. Às vezes me pergunto a que ponto vamos chegar.

“No entanto, não permito a desesperança. Nos momentos de maior aflição, respiro fundo e relembro a dignidade e a decência de tantas pessoas que encontrei ao longo da vida, os inúmeros obstáculos que já foram vencidos. Espero que outros façam o mesmo. Todos nós temos um papel na democracia. Precisamos nos lembrar do poder de cada voto. Continuo conectada a uma força que é maior e mais poderosa do que qualquer eleição, qualquer dirigente ou qualquer noticiário: o otimismo” (OBAMA, 2018, p.431).
Adriana.Santos 13/08/2020minha estante
Menina!!! Vc escreve mto bem!!!

Camila Roque 21/08/2020minha estante
Muito obrigada :)

Junior Santos 17/10/2021

Expetacular
Um livro incrível, dinâmico, de fácil leitura Michelle escreve muito bem alias, tem momentos que na narrativa você tem a sensação de pertencimento a história, sério isso é incrivel, fora os ensinamentos de vida que da para retirar dessa encantadora história, recomendo demais essa biografia, principalmente para aqueles que estão iniciando a leitura de biografias.

Allison Feitosa 02/04/2021

Melhor leitura de 2021 até agora (02/04)
A história de Michelle é linda, sua escrita muito poética e você consegue perceber a evolução e tudo o que levou, não só Michelle, mas toda a sua família à ascensão!

Mari 29/01/2021

Incrível!!
Que história rica, rica em aprendizados, lições de vida e, principalmente, inspiração! Michelle nos mostra como todo processo até a linha de chegada é importante e nos faz ser únicos. Em alguns momentos a narrativa fica um pouco lenta e repetitiva, mas nada que tire a grandeza do livro. Simplesmente amei!! ??

LETeratura 24/09/2020

Uma história inspiradora
Fiquei muito surpresa com o livro, esperava conhecer a história da mulher Michelle Obama, nao apenas da primeira dama, e encontrei isso escrito de forma tão bem feita que nem parece ser o primeiro livro escrito por ela.
Conhecemos a Michelle desde criança até sua passagem pela universidade e seu papel na campanha presidencial e como ela atuou como primeira dama em prol de uma alimentação saudável para crianças, para inserir militares que deixavam a guerra no mercado novamente e sobretudo a mostrar para crianças negras e marginalizadas que elas podem chegar a algum lugar se investirem sua energia no local certo.
Super indico a leitura, a história da Michelle Obama é inspiradora e nos faz questionar como estamos usando nosso tempo, se estamos vivendo fazendo algo que realmente nos motiva ou apenas sobrevivendo.

... 05/10/2021

Necessário e incrível!
Esse livro sem sombra de dúvidas merece ser lido, quantas vezes for. Michelle nos relata todas as fases da sua vida, desde a infância em South Side com seus pais até o momento que deixa a Casa Branca com Barack e suas filhas. E todos os obstáculos, alegrias e incertezas que tiveram em todo esse tempo.
Se antes já admirava essa mulher e sua vida, agora admiro mil vezes mais. Assim como também admiro ainda mais seu marido, o casamento dos dois, a maneira como criaram as filhas e como governaram seu país durante os dois mandatos. Michelle e Barack são seres humanos ímpares, e esse livro mostra toda a decência e dignidade dos dois.
Merece muito mais que 5 estrelas!
Flávia Menezes 05/10/2021minha estante
Um dos meus preferidos ?

Nina Thais 17/06/2020

Leitura importante
Esse livro é uma lição de otimismo pra nós brasileiros que estamos vivendo tudo isso com o atual governo, dá até um quentinho no coração! Além de ser uma história linda de uma mulher incrível, com desafios comuns (alguns nem tanto kkkkk), que mostra que todas nós somos capazes de fazer o que a gente quiser!