O crime do cais do Valongo

O crime do cais do Valongo Eliana Alves Cruz

Resenhas - O crime do Cais do Valongo

clara! (taylor's version) 09/09/2023

Um giro necessário nas perspectivas históricas tradicionais, ver o período escravista brasileiro do ponto de vista de uma escrava que foca em suas memórias de África e que conta todos os seus relatos usando sua maior forma de proteção, a escrita, é algo inovador e eficiente para a compreensão da época. a investigação de um crime que realmente aconteceu, mas com elos entre mundos espirituais e reais.

Gabriela3043 13/09/2023

História e ficção
A autora fez um ótimo trabalho de pesquisa e tem uma escrita envolvente. Me prendeu muito do início ao fim e me deu muita curiosidade de aprofundar na história do Cais.
Sou de SP e agendei um visita guiada ao cais no fim do mês impulsionada pelo livro? Para mim é um livro que traz o melhor da leitura, aquela que você faz e quer experimentar um pouco das vivências e interpretações de mundo das personagens.
Muito bom!

Rosana.Montenegro 17/09/2023

O Crime do Vais do Valongo
Uma boa leitura. Achei que seria sobre um assassinato (meu assunto preferido), mas na verdade é sobre a condição dos negros no Brasil na época de D. João VI. Condição essa muito triste, diga-se de passagem. Uma mancha na nossa história.

Layla.Ribeiro 28/09/2023

Um corpo é encontrado em um beco. A vítima é um comerciante português em ascensão, malquisto por muita gente na cidade do Rio de Janeiro. Seu primo, um inspetor influente na corte, começa a investigar quem poderia ser o assassino. Os capítulos do livro são divididos em duas partes: a primeira narrada por um mestiço comerciante que era devedor do morto, que mostra ao leitor sua vida, como o comerciante era visto pela sociedade e parte da investigação do mistério; a segunda parte é narrada pela Muana ,mucama escravizada do falecido, que conta como ele era em casa na vida privada e a reconstituição da vida dela no continente africano, sua captura e chegada ao Brasil. Achei muito interessante que cada início de capítulo é introduzido com uma manchete de jornal real, o que nos aproxima mais da história. Além disso, a narrativa e a escrita da autora são muito boas, transportando-nos visualmente para a trajetória da Muana. Entretanto, o que me desapontou foi o mistério que leva o título ao livro, pois ele é deixado de lado e quando retomava era bem desinteressante também achei a conclusão muito apressada, para mim se tornou desnecessário ao livro, mas o romance histórico em si é muito bom.

MariAngela15 10/10/2023

Livro
??mas o condenado estava de caso com um sinhozinho branco, embora no caldeirão tivesse apenas uma cor.?

Julia.Martins 23/11/2023

Texto muito vibrante da escritora Eliana Cruz e que faz um resgate histórico do Brasil / Rio de Janeiro joanino no começo do século XIX. Embora fale de tema tão doloroso para a história do Brasil, a autora consegue deixar o texto leve. A obra é um romance histórico policial e traz inclusive algumas notícias de jornal da época referenciadas pela autora no final do livro. A história dá visibilidade a indivíduos historicamente apagados na história do Brasil, como os escravizados advindos da África. A história é contada sob dois pontos de vista: a de Muana, escravizada de Moçambique, que apesar de ter vindo forçosamente para o Brasil não perde sua ancestralidade, suas crenças e sua relação com a espiritualidade africana; e o do Nuno, brasileiro, pardo, filho de negra com um português branco, livre, descrito como cachaceiro, malandro e bastante divertido. Acompanhamos o assassinato do comerciante asqueroso, Bernardo Vianna que acontece no Valongo, região hoje reconhecida como sítio arqueológico no Rio de Janeiro, em que escravos eram negociados e enterrados no cemitério dos pretos novos e que começa a ser estudado e revitalizado no final da década de 1990. A história tem reviravoltas interessantes e acho que valem muito a leitura, porque consegue trazer além da subjetividade brutalizada e oprimida de pessoas escravizadas, dando agência e voz a essas pessoas. Gostei bastante. Recomendo.

Doug 04/12/2023

Obra de arte
Infelizmente é um livro curto. Queria muito mesmo q fosse, sei lá, uma trilogia!

Personagens cativantes, muitas referências históricas e um cenário pouco explorado pelos romances e ficções BRs.

O tema é pesadíssimo, pois trata de um passado brasileiro horrível.

Nina 11/12/2023

"Calei- me e desceu um peso no ar e sobre o peito quando me lembrei de meus irmãos: os de sangue e os de sina."

Uma história de ficção com um contexto real. Contexto esse importantíssimo e que precisa ser mais lido. Personagens fortes, principalmente as mulheres. Vale a leitura.

Lucy 19/12/2023

Este livro é simplesmente ótimo!! A linguagem é leve, escrita em um ritmo de relato pessoal, dividindo a visão entre duas personagens que conversam conosco contando, uma delas, o relato dos acontecimentos do crime do cais, e a outra sobre sua trajetória pessoal e suas dores.

pi 22/12/2023

Livro 44 de 2023
Mais uma incrível descoberta que o clube de leitura me proporcionou. Ler autores brasileiros desconhecidos para mim tem sido um grande privilégio. Sou muito grata pela oportunidade.

Jacqueline 29/12/2023

Uma ficção da realidade
Uma ficção histórica que é enriquecida com fontes históricas que não sei se são reais, mas enriquecem muito a narrativa. Gostei demais como a história foi construída, um crime que é também uma espécie de reparação histórica para aqueles personagens que são figuras que refletem a Diáspora Africana no Brasil.

Vitoria 12/01/2024

É possível sepultar para sempre passado tão tenebroso?
Sob o argumento de discorrer sobre o assassinato de um comerciante estabelecido no Cais do Valongo, Eliana nos fala do real crime: o desembarque de milhares de pessoas trazidas à força de terras africanas.

E a autora nos deixa uma missão: não esquecer dos horrores ali ocorridos, não deixar que o tempo sepulte a memória dos tantos que chegaram, e dos muitos que sequer desembarcaram.

taypyx 14/01/2024

Incrível
Li este livro por sugestão de uma das minhas melhores amigas e fiquei feliz por ser uma leitura que eu jamais iria escolher sozinha.
História incrível, bem escrita, com personagens encantadores. A descrição dos horrores da escravidão no Brasil me pegavam de surpresa às vezes, pois por mais que a gente estude sobre isso nas escolas, nunca saberemos realmente o horror que foi.
Adorei algumas reviravoltas que o livro deu, bem como o desfecho. Recomendo!