O crime do cais do Valongo

O crime do cais do Valongo Eliana Alves Cruz

Resenhas - O crime do Cais do Valongo

Carol2638 26/03/2024

Uma belíssima obra de arte histórica
Não faltará pouco para que esse livro vire obrigatório nos vestibulares do Brasil. Toda a narrativa riquíssima de detalhes do Brasil Colônia, os pontos de vistas dos excluídos, dos que nunca tiveram a chance de contar suas histórias, estão aqui neste livro. Um romance policial com um contexto histórico que te prende até o fim para saber quem matou Bernardo Viana, um homem cercado de inimigos de todos os lados por ser uma pessoa péssima. Ao mesmo tempo, você quer entender o que aconteceu com a escrava Muana, como ela foi parar no Rio de Janeiro. Toda a ancestralidade é bem forte neste livro.
Como todo livro sobre a história do nosso Brasil, haverão relatos de violência e estupros. Então, caso não tenha se ligado, esse é um ponto sensível. Não há riqueza de detalhes sexuais, mas você entende através das falas dos personagens.
Ademais, recomendo fortemente esse livro para quem quer entender sobre o principal e maior porto de entrada de cativos : o Cais do Valongo, considerado hoje patrimônio da humanidade pela Unesco e toda a movimentação que ocorria ao redor dele. Que nunca possamos esquecer para
que não possamos repetir todas as atrocidades que nossos ancestrais foram acometidos.

Bruna3311 25/03/2024

Ainda nem tive tempo para digerir e poder contar em palavras o quão esse livro é impactante com sua narrativa. Uma leitura muito fluída e instigante que faz você nunca mais querer parar de ler. Sensacional!!!

Isabelly699 21/03/2024

Leitura necessária sobre escravidão no Brasil
Nunca tinha lido algo tão sensível e ao mesmo tempo descritivo sobre a escravidão no Brasil. A autora traz fatos super importantes misturados a um enredo com investigação e romance. Algo super genuíno. Vida longa à autora e às pesquisas que ela faz para seus escritos!

A.Henrique 09/03/2024

"ninguém é o que parece" (p. 155)
Mais uma vez fui arrebatado pela escrita da Eliana! Com "Solitária" ela me arrancou lágrimas com uma narrativa contemporânea. "Nada digo de ti..." e esse, "O crime do cais do Valongo" são romances históricos que também tratam de temas muito importantes. Entretanto, nesses dois últimos, vemos uma outra faceta da escrita da autora que puxa para algo mais cômico - sem ser forçado, sem desrespeitar a grandeza e a relevância dos temas abordados.

"O crime..." traz dois narradores: Nuno de Alcântara Moutinho e Muana Lomuè, temos alternância desses dois em todos os capítulos. Acompanhamos o desenrolar da investigação do assassinato cometido próximo ao cais do Valongo ao mesmo tempo que Muana reconstrói seu passado desde África, contando da sua infância aos pés do monte Namuli até sua chegada ao Brasil, chegando pelas areias do mesmo local antes da construção do cais. Não digo mais nada do enredo, apenas repito o que sempre digo (e com certeza sempre direi) ao terminar mais uma leitura dessa autora: leiam Eliana Alves Cruz!

Agora, só me falta ler "Água de Barrela" e aguardar ansiosamente por mais romances dela.

Tatiane140 05/03/2024

Escrita muito bem desenvolvida
A história desse livro é incrivelmente bem contada, li como leitura obrigatória da faculdade e vou levar para a vida.

Andreesa 04/03/2024

O livro é muito bom, li por conta da faculdade.. traz muito sobre a escravidão, o que o narrador principal passou, uma história bonita e triste a ponto de fazer esquecer um pouco do crime até finalmente saber como tudo aconteceu ?

Denise.Mineiro 04/03/2024

Romance histórico-policial que se passa no Rio de Janeiro mais precisamente no Cais do Valongo ( o local foi porta de entrada de 500 mil a um milhão de escravizados de 1811 a 1831 e em 2017 foi eleito como patrimônio da humanidade pela UNESCO). A história acontece no início do século 19 e além de nos contar histórias cruéis relacionada a questões escravagista também nos ajuda a desvendar o assassinato de Bernardo Vianna, seu corpo amanhece em um beco, envolto em uma manta e com pequenas partes cortadas. A história é narrada por Muana (jovem letrada, escravizada pela vítima e suspeita do homicídio) e Nuno (um mestiço boêmio, amante dos livros e das artes, investiga a morte do comerciante). Gostei bastante!!!

Nota 4,0

sabren 17/02/2024

Livro 2/5 pra disciplina de literatura brasileira iv. uma leitura extremamente fluída, esse romance policial mistura a ficção com fatos históricos reais e isso foi feito com mt maestria.

Natália Carolina 14/02/2024

Os crimes
O romance é narrado por duas vozes - Nuno e Muana - que se intercalam, os narradores nos apresentam diversos acontecimentos que giram de um torno de um crime cometido contra um dono de escravos.
O livro tem uma pegada de investigação policial mesclada com romance histórico além de também apresentar recortes reais de jornais que datam entre 1809 à 1835.
A narrativa é riquíssima e prende o leitor do início ao fim.

Recomendo muito!!!

GIZ 06/02/2024

Livro com muitas camadas, muitas histórias, que traz a escravidão brasileira através das vivências e pensamentos das personagens.
Tenho me surpreendido muito com essa autora e estou apaixonada por sua escrita.

Camila1856 19/01/2024

Simplesmente incrível
Nossa eu não esperava absolutamente nada do que eu senti lendo esse livro.
Meu Deus
Eu senti tantas coisas que vou ficar de ressaca por uns dias.

taypyx 14/01/2024

Incrível
Li este livro por sugestão de uma das minhas melhores amigas e fiquei feliz por ser uma leitura que eu jamais iria escolher sozinha.
História incrível, bem escrita, com personagens encantadores. A descrição dos horrores da escravidão no Brasil me pegavam de surpresa às vezes, pois por mais que a gente estude sobre isso nas escolas, nunca saberemos realmente o horror que foi.
Adorei algumas reviravoltas que o livro deu, bem como o desfecho. Recomendo!

Vitoria 12/01/2024

É possível sepultar para sempre passado tão tenebroso?
Sob o argumento de discorrer sobre o assassinato de um comerciante estabelecido no Cais do Valongo, Eliana nos fala do real crime: o desembarque de milhares de pessoas trazidas à força de terras africanas.

E a autora nos deixa uma missão: não esquecer dos horrores ali ocorridos, não deixar que o tempo sepulte a memória dos tantos que chegaram, e dos muitos que sequer desembarcaram.

Jacqueline 29/12/2023

Uma ficção da realidade
Uma ficção histórica que é enriquecida com fontes históricas que não sei se são reais, mas enriquecem muito a narrativa. Gostei demais como a história foi construída, um crime que é também uma espécie de reparação histórica para aqueles personagens que são figuras que refletem a Diáspora Africana no Brasil.