O crime do cais do Valongo

O crime do cais do Valongo Eliana Alves Cruz

Resenhas - O crime do Cais do Valongo

João Pedro 20/03/2022

As cores do cais
Leitura que fiz para o ciclo de fevereiro do Clube Lendo Escritores Negros Brasileiros, “O crime do cais do Valongo”, de Eliana Alves Cruz, me transportou para o Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX, em uma experiência imersiva que há muito eu não vivenciava (de plano, eu me recordei de “Kindred”, de Octavia Butler, que teve esse mesmo efeito em mim). Já nas primeiras páginas eu me peguei completamente rendido à história, à escrita de Eliana Alves Cruz e às personagens, sobretudo as duas que narram o romance - Muana Lomuè, uma escrava de origem moçambicana, e Nuno Alcântara Moutinho, um mestiço ou mazombo, filho de portugueses nascido na colônia.

O cais do Valongo é um local que, assim como quase toda a história negra, sofreu apagamento histórico, inclusive desde a sua própria origem: o Valongo era uma região mais afastada na cidade do Rio de Janeiro, tendo sido ali escolhido para fugir da vista da elite branca a barbaridade da chegada dos tumbeiros. O cais foi um dos maiores portos escravagistas de toda a história humana, onde desembarcaram e foram comercializadas milhares de pessoas negras vindas da África, tendo sido posteriormente transformado no cais da Imperatriz, para a recepção da princesa Teresa Cristina, que viria a se casar com Dom Pedro II, e somente redescoberto em 2011, quando da realização de obras de revitalização do porto.

Apesar de ser panfletado como um romance de viés policial, o crime – no caso, o assassinato do comerciante Bernardo Lourenço Viana – fica em segundo plano. São as histórias das protagonistas e personagens pretas que, entrelaçadas ao evento criminoso, dão o tom da obra. A autora, a partir de notas reais extraídas da Gazeta do Rio de Janeiro na época, recria uma história ficcional que reverencia cultura e ancestralidade negras, levando ao centro do cais a cor preta que nunca deveria ter saído do foco.

@ALeituradeHoje 13/03/2022

Perfeito!
Que livro!!!! Que história!!!
Estou apaixonada. Todo livro que fala de escravizados me deixa angustiada. Esse não foi diferente, mas foi, também, uma angústia diferente...
Só leiam!
O livro é espetacular!

@salvejorgelucas 26/02/2022

A verdade tem o dom de enlouquecer.
O crime do cais do Valongo é mais que romance, é um documento histórico. Cada capítulo, cada página te transporta para um Brasil que muitos fazem questão de esquecer (mas infelizmente ele existiu e existe).

Dani 17/02/2022

Primeira leitura de Eliana Alvez Cruz que faço. E que livro incrível.
Eliana conseguiu nos trazer grande informação histórica, dar protagonismo pra diversos personagens negros sem que eles fosse apenas escravos e além disso criar com todos esses elementos um livro de crime e mistério, posso dizer?
É estranho e atual até que a morte de um branco seja o mote central no meio de tantas mortes de negros?

Iara.Borges 07/02/2022

O livro começa um pouquinho arrastado, mas depois dá vontade de devorar. É um banho de uma história esquecida e nunca contada. Muito emotivo e edificante. Muito bom.

alex santos 05/02/2022

O RACISMO NOSSO DE CADA DIA
A história aterrorizante e vergonhosa história do Cais do Valongo, do Cemitério dos Pretos Novos e outros pontos do RJ, ambientados em um excelente romance por Eliana Cruz. Ajuda a saber como a escravidão e o racismo dão as cartas no Brasil do século XXI.

Felipe.Camargo 21/01/2022

Mais um bom livro de literatura brasileira...
O livro de Eliana Alves Cruz não é apenas um livro sobre o mistério em torno de um crime, mas sim uma bela fonte de referência histórica e antropológica.

A história gira em torno do assassinato de Bernardo, um aspirante a nobreza em um Rio de Janeiro, que tem como pano de fundo, a chegada da família real.

Mas o ponto forte da história são os relatos de Muaná Loumé, uma moçambicana escravizada que narra sua triste vida, desde o seu nascimento até sua chegada ao Brasil

Achei a leitura um pouco confusa em alguns pontos, mas mesmo assim, o livro vale a pena.

Elizabeth Cabanez 17/01/2022

Será que o assassinato de um cruel comerciante é de fato o Crime DO Cais do Valongo?

A pesar de já termos a resposta dentro de nós, vale a leitura.

Muitas histórias já foram escritas sobre homens e mulheres que foram sequestrados em suas terras, sofreram todo o calvário dos tumbeiros, trazendo seus corpos sofridos, culturas e crenças que hoje são parte do arcabouço da nossa sociedade.

O Crime do Cais do valongo poderia ser só mais um desses relatos, mas é a materialização dos nossos fantasmas, dos crimes cometidos contra nossos antepassados.

Brisa 16/01/2022minha estante
Um adendo pra Nuno que muitas vezes é o alívio cômico da trama e MEU DEUS que trabalho de pesquisa perfeito da autora.

Tina Lilian Azevedo 29/11/2021

Verdades
O que mais gostei na leitura foram as informações históricas e a visão do Rio colônia a partir das pessoas escravizadas. A vida delas nessa parte da cidade, onde já caminhei muitas vezes e sempre me encanta e me lembra a dor dos que ali viveram. Deu sentido à vários aspectos históricos invizibilizados. Essa leitura é uma oportunidade de conhecer a real história de formação do país. Traz à luz o verdadeiro crime do cais do Valongo e desmistifica a hipocrisia oficial.
A estória me lembrou muito Um Defeito de Cor, livro que também aborda a história de pessoas escravizadas desde sua saída da África até seu regresso ao país de seus sonhos, e também aborda, com riqueza de detalhes, o que constitui as religiões de matriz africanas.
Achei algumas partes incongruentes, mas aprendi muito e, com certeza na minha próxima caminhada por aquela região vou levar comigo essa estória

Olga 29/11/2021

Imperdível!
Tem q ser lido! Nos conta (muito bem contado) um pouco da história de um canto do Rio que foi declarado patrimônio histórico recentemente, o cais do Valongo, e algumas de suas personagens. Um crime, q como muitos, envolve vários outros! Ô história bem contada! Dou 5 estrelas pq não posso dar 10!

Debora 09/11/2021

A autora tem coisas importantes a contar
Eliane tem importantes histórias a contar sobre os africanos escravizados e trazidos a força para o Brasil.
Sua pesquisa histórica é minuciosa e trazida até nós em um romance que prende do início ao fim.
Muito boa a leitura

AnaB. 08/11/2021

Mais um livro de indicação, e mais um livro maravilhoso.
O livro conta a história de investigação criminal do assassinato de um senhor comerciante muito importante na região. A narrativa é dividida entre dois personagens, um no passado e outro no presente. A Muana traz sua história de vida e Nuno traz a investigação.
A autora buscou publicações verídicas de uns periódicos nos anos de 1809 a 1821, entre eles a Gazeta do Rio de Janeiro, o que ajuda a dar o tom da época e trazer o plano de fundo histórico.
A leitura é bem boa, o ritmo da história é envolvente (que mexe com a mente kkkk) então você consegue ler rapidinho.