O crime do cais do Valongo Eliana Alves Cruz

Resenhas - O crime do Cais do Valongo

Marieleh 07/09/2022

Uma viagem
Uma leitura que me me Lev à viajar, por muitas vezes sentir, porque não parecer tão atual?
Me vejo em cenários, tradição e religioaidades.

Lívia 09/08/2022

O crime do cais do Valongo
"A verdade tem o dom de enlouquecer. Talvez por isso tantos vivam na mentira."

"Dar a luz é algo sagrado, significa que o elo com os antepassados não foi quebrado."

Jansen 29/07/2022

Muito bom. Um pouco de esoterismo e muito romance e intriga. Não conhecia a escritora que me impressionou muito. Concisa, precisa e inteligível. Um bom romance, diferente dos que tenho lido pois trata com profundidade e crueza os problemas dos anos negros da história: a escravidão. Ocorre parte na África, creio que terra originária da família da autora, proveniente de Moçambique, ainda colônia portuguesa. Neste período vivi em Angola e tenho uma empatia muito grande com o sofrimento dos africanos. Estou lendo simultaneamente Escravidão volume I, de Laurentino Gomes, o que me aproxima ainda mais do Cais do Valongo.
Considero uma obra importante, principalmente para brasileiros, que têm sofrido por séculos o estigma da escravidão, uma mácula que nos contamina por mais que sejamos contra e abominemos tal prática. Isto não é um privilegio nosso e envergonha também grande parte da Europa, EUA e África, e, podemos dizer, todo o mundo. É uma sombra negra, literalmente, que assola a nossa história desde sempre.
Mas o livro da Eliana traz também mistério, esoterismo, intrigas e muita coisa nas suas econômicas páginas. É minha primeira leitura da escritora mas espero encontrá-la em outras obras.
Jansen 29/07/2022minha estante
Desculpem, na minha resenha coloquei que a escritora era de Moçambique, mas ela é brasileira. Por isso peço perdão. Já corrigi a Resenha.

Rafa569 11/09/2022minha estante
Leia Água de Barrela, em que ela conta a história dos ancestrais escravizados e trazidos à Bahia. O livro conta até mesmo com a árvore genealógica, muito difícil de se construir quando nossos antepassados são negros. É um livro riquíssimo

Jansen 15/09/2022minha estante
Vou atrás. Morei cinco anos em Angola, na década de setenta e sinto um carinho muito especial por este povo tão importante na humanidade e tão esquecido e, pior, maltratado. Obrigado pela indicação.

Tati 13/07/2022

O crime do cais do Valongo
Num primeiro momento, pensamos se tratar só de um romance policial? no entanto, ao passar das páginas, o leitor compreende que o assinado do senhor Bernardo e só um plano de fundo que a autora utiliza para falar de um Brasil escravocrata e cruel.

Dri 18/06/2022

Leve e forte na mesma medida!
O livro aborda de forma muito fluída e leve temas muito relevantes, pesados e intragáveis. As reviravoltas que o livro dá e o seu desfecho são muito empolgantes, além de trazer detalhes que são muitas vezes escondidos acerca da época da escravidão no Brasil.

Larissa.Guimaraes 19/05/2022

O verdadeiro crime
A literatura negro-brasileira segue sendo considerada minoritária em meio às obras priorizadas e que recebem destaque, Eliana nos proporciona um verdadeiro tesouro literário e histórico em uma obra tão importante.
O verdadeiro crime do Cais do Valongo é apresentado pela primeira vez até mesmo para cariocas, que convivendo diariamente com o espaço, desconhecem sua história. O planejamento do texto é surpreendente, partindo de pesquisas antropológicas junto ao descobrimento do sítio arqueológico durante as obras do Porto Maravilha, a autora utilizou objetos encontrados e a base histórica para o desenvolvimento desse livro incrível. Uma leitura rápida mas recheada de detalhes que paralisam e motivam a pesquisa e estudo sobre a produção e sobre o espaço em si. Além dos objetos, todos os anúncios de jornal apresentados na obra são reais e fizeram parte da Gazeta, assim como os sintomas das doenças e situação dos escravizados, Eliana merece ainda mais reconhecimento e essa obra, assim como suas outras produções, deveria receber mais leitores e pesquisadores dedicados ao seu trabalho.

Cris 12/05/2022

Mais sobre a história do Rio e dia escravizados
O Crime do Cais do Valongo trás muitas informações sobre a história de povos escravizados, principalmente de Moçambique, da vida (que vida?) deles na travessia nos navios (?tumbeiros?) e quando chegavam ao Rio, e também muito da história do Brasil no período de D João VI no Rio.
Gostei muito da escrita objetiva da Eliana.
Muitas vezes senti vontade de montar um mapa com as informações pra comparar com a cidade agora, para tentar encontrar os locais descritos.
Preciso urgente fazer uma caminhada pelo Valongo?

Alan 08/05/2022

LEITURA QUE ENTRETÉM E QUE ENSINA!
Uma aula de contexto histórico, articulada a uma narrativa ficcional que propõe, de forma excepcional, a exposição dos horrores vividos pelos escravizados do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, sendo o brutal assassinato que movimenta a trama apenas um elemento que deixa ambíguo à interpretação do leitor a qual crime a autora busca se referir, fundando sua conclusão nas reflexões orquestradas através dos relatos da fictícia moçambicana escravizada Muana.

Através de dois núcleos paralelos, onde num a investigação em torno do assassinato do comerciante Bernardo Lourenço Viana movimenta a trama sob o olhar do mestiço Nuno, enquanto noutro os relatos de fuga, resistência, travessia e escravidão de Moana dão vísceras à estória, o livro denuncia a violência, a desumanização e o genocídio cultural dos povos escravizados em nosso território. E que até hoje exasperam, lá do outro mundo, através de vozes como a de Eliana Alves Cruz, a extenuação da matriz afro-brasileira de nossas formas de pensar a realidade que integramos.

Tangendo aos aspectos de desenvolvimento, Eliana articula a história/estória através de uma escrita única, criando um sublime amálgama entre fatos fictícios e verídicos. Forjando um documento histórico movimentado por uma trama ficcional cuja linha que a separa da realidade é tênue. Entra então no meu acervo de leituras obrigatórias para quando consultado 'O Crime do Cais do Valongo'. Livro essencial!

Janaina Edwiges 07/05/2022

"Escravo era compra, compra vale dinheiro e o que se compra com dinheiro é propriedade"
Segundo informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Cais do Valongo foi o maior complexo de comércio escravagista das Américas. O Brasil foi o país que mais recebeu cativos trazidos da África e o Rio de Janeiro foi seu principal porto a partir de fins de século XVIII, sendo a região do Valongo o local de entrada e o centro do comércio escravagista na cidade naquela época. O cais foi construído em 1811, no local que desde 1774 recebia com exclusividade os africanos escravizados que entravam no Brasil através do porto do Rio de Janeiro. Nesse ambiente funcionava o mercado de escravos, que incluía os depósitos e armazéns de escravos, o Cemitério dos Pretos Novos, que recebia os corpos daqueles que não resistiam às duras condições da travessia atlântica, e o Lazareto da Gamboa, destinado à quarentena dos escravos doentes recém-chegados.

É neste cenário tão vergonhoso da nossa história que Eliana Alves Cruz situa sua envolvente narrativa: quem foi o responsável pela morte do desprezível comerciante branco Bernardo Lourenço Viana? Mas o grande mérito do livro está em imergir o leitor na estrutura do comércio escravagista, propiciando o contato com as tradições religiosas africanas, a percepção da crueldade dos tumbeiros (navios negreiros) e o entendimento das condições de vida e trabalho dos escravizados. A cada página, somos expostos às dores e sentimentos daqueles que foram arrancados de suas terras e trazidos à força para este lado do Atlântico, se tornando propriedades e sendo expostos a todo tido de violência e humilhação.
Pedro 08/05/2022minha estante
Excelente resenha!
?????

Cris 09/05/2022minha estante
Estou lendo o livro Tem um livro aqui que você vai gostar de ler do Antônio Fagundes. E ele menciona esse que você leu. ?

Janaina Edwiges 09/05/2022minha estante
Não conhecia este livro, Cris! Parece bem interessante, vou procurar saber mais sobre ele.

Janaina Edwiges 09/05/2022minha estante
Obrigada, Pedro!

caiozitosz 01/05/2022

Incrível!
Por meio de uma narração fluida feita pelo ponto de vista de dois personagens diferentes, Eliana Alves consegue, em 200 páginas, nos entregar uma história muito bem construída e amarrada. Acompanhamos a vida da escravizada Muana e do homem livre Nuno, que vivenciam o assassinato do Senhor Bernardo. Em uma cidade onde todos têm motivos, quem o matou?

Em alguns momentos com aspectos místicos e fantasiosos, acompanhamos o desenrolar deste caso em que Nuno ajuda a desvendar. A história aborda constantemente a situação dos escravizados, como o tráfico negreiro impactativa em suas vidas e como eles ansiavam sair dessa situação.

Para mim, o livro teve uma conclusão ótima e um desfecho que me satisfez. No percorrer da história eu tive suspeita em outros personagens, então o/a assassino/a me surpreendeu bastante, já que eu não estava esperando.

junenate 29/04/2022

A riqueza de detalhes das religiões africanas me encantou, mas não senti que o suspense me cativou muito...Quando comecei a ficar mais curiosa já me foi entregue as respostas do mistério : ( Mas ainda sim, é um livro incrível, a leitura flui muito facilmente.

Tarsila 11/04/2022

Forte
Que livro forte, intenso, pesado a se ler. Mas ao mesmo tempo que história profunda!
Lendo para escola, mas a veracidade da história... Nossa!

Queds 02/04/2022

A escrita é fluída, aborda tás importantes tendo como enredo um romance histórico-policial, contextualizando o histórico Cais do Valongo, que foi o local de entrada de 500 mil a um milhão de escravizados de 1811 a 1831. Sendo alçado em 2017 pela UNESCO como patrimônio da humanidade e sua história ainda é desconhecida por muitos.

Enquanto acompanhamos o desenrolar dos mistérios que envolvem a elucidação do assassinato inicial somos enviados a um caminho onde conhecemos a cultura, as crenças Africanas e o verdadeiro crime trançado nesta história .

Super recomendo a leitura, um livro valioso e que agrega muito a nossa formação .

Saulors 26/03/2022

Um documento histórico extremamente necessário. A autora narra fatos arrasadores de nossa história, como a vinda de milhares homens, mulheres e crianças para o Rio de janeiro, a fim de serem escravizados em nossas terras. Uma história que não pode ser esquecida de forma alguma. E como pano de fundo, temos um thriller policial sobre o assassinato de um nefasto senhor de escravos. Um livro brilhante.

Ana 23/03/2022

ao finalizar O crime do Cais do Valongo meu veredito é: leiam! para mim que gosto de romance policial, ficção histórica e, principalmente, novas perspectivas literárias sobre escravidão, foi uma escolha ideal. eu já conhecia a escrita da Eliana Alves Cruz e esperava uma leitura fluida, inclusive, confesso que o livro dela "Nada digo de te que em ti não veja" continua sendo meu preferido, pois me apaguei mais às personagens e fiquei muito envolvida com a história, e talvez isso tenha me feito criar expectativas exageradas para "o crime", que é um ótimo livro, porém com alguns pontos que não são totalmente do meu agrado. mas nada disso diminuiu meu prazer no segundo contato com essa escritora fantástica e já estou encaixando Água de Barrela para as próximas semanas.
Iva Ulisses 23/03/2022minha estante
Listado!