A Gaia Ciência

Resenhas - A Gaia Ciência

1 | 2 | 3 | 4

Rodrigo 06/02/2017

Que saber
Este é um conhecimento profundo que constrói o mundo dos espíritos livres.

Victória 05/10/2012

Um livro deveras completo onde Nietzsche faz aforismos sobre os mais diversos temas. Aconselho para aqueles que admiram as obras do autor, pois é basicamente um resumo de suas opiniões sobre temas que naquela época eram (e alguns prevalecem sendo) considerados "tabus".

Jonas.Duarte 08/06/2015

Tradução direto do Alemão
Bom livro pelos motivos que a Sinopse já diz, e a tradução também é muito boa, essa coleção (Biblioteca Clássica) é excelente, recomendo este livro e outros da coleção.
PS. Ainda sim, saudade da coleção "Os pensadores", tinham muitos autores e inclusive alguns menos conhecidos.

Ricardo1z 20/05/2016

Conhecimentos gerais 12
Escrito durante uma viagem de Nietzsche a Roma, que recomendaram a ele por causa do clima ameno da cidade que ajudaria na sua saúde, a viajem a Roma também marcou seu encontro com Lou Salomé a mulher que deixaria a marca mais profunda em sua alma. Ainda embriagado de sentimentos leves e esperanças esse livro aborda algo de poesia, religião, filosofia, reflexões sobre a vida no geral.

SergioRicardo 14/03/2016

O remédio da fraqueza
O ser humano convive com resquícios de sua parte animal, porém, nessa vida em sociedade, não se tem espaço para expressar tais instintos - ou melhor, historicamente se criou uma negação a esses instintos - fazendo com que se necessite de um código de conduta para os seres humanos. Ai entra a moral, este ídolo, espelho de conduta e comportamento, que nos diz para reprimir nossos instintos (pelo menos a maior parte delas), e claro, em muitos casos embutida com uma premiação de além-mundo para quem suportar a dor e a depressão de negar a si próprio. E assim está pronta a jaula do ser humano, sem nem sequer necessitar de grades para o trancafiamento. O ser humano trancafiou a si próprio, negando ao real por valores imaginários, funcionando como um remédio, claro, para a fraqueza e a necessidade de fuga frente aos desafios da vida. Bem, pessoalmente, eu prefiro enfrentar meus desafios de vida do que buscar um mundo fantástico para fugir deles, mas parece que isso é demais para alguns, o que se pode fazer? Enfim, cada um lida com seus problemas da forma que quiser, isso na verdade é só uma questão de escolha.

Maitê 20/10/2014

Eu não recomendaria esse livro para pessoas que não estão familiares com o estilo do autor. O livro me fez refletir sobre muitas coisas mas ao mesmo tempo não concordo com outra inúmeras opiniões do autor.

lhrv 19/07/2023

Ciência, a Gaia?
Nietzsche te coloca em uma luta contra o conceito de razão e os valores morais e te mostra que tudo pode ser certo e errado. Excelente!

nenos 25/06/2023

What’s the value of books if it doesn’t travel beyond written words?
Doesn’t seem fair to Nietzsche if every serious reader doesn’t point out how his “ahead of time” ideas trembled in society. This kind of read are not for those who feel like they know everything, but for people who try to understand things deeper than they’ve been led to believe about things over the course of their life. It takes a lot of courage to take a closer look within the entirety of who you are, to recognize the universe is not at all bounded by our moral aesthetic values.
On the contrary to Nietzsche’s misinterpreted ideas, gathered out of context throughout time such as stoicism and nihilism to live by, you later on come to grips with his philosophy’s per aspera principles weighing concepts in the search of truth. He presents the harsh preludes of science covered up by passioned witches, alchemists, astrologists, promises of those so called mad and impossible to conceive at that point in spacetime that later on became crucial to achieve highest branches in the knowledge scope.
In a crooked world which is easier to deal with bad consciousness than bad reputation, ask yourself if a hundred years lifespan is enough to be well versed, think about the impenetrable mystery which lies in the root of every action, the crave for intimacy, flawed communication between consciousness and the collective delirium to unburden the spirit from excess using ingenious tools such as rhythms, music, art, substances.
Nietzsche says to redeem from a “purpose” world and the so called divine becomes putrefaction like the rest of us is. Recognize the limited configuration of us maybe adjusted to oppose every form of true knowledge but, the first step being, to board millenia in our thoughts and perceive life is just a variety from what is dead and not the opposite from death.
Enjoy our silliness from time to time.
My highlights: https://drive.google.com/file/d/1hdjqIGSO4CbNhiW86GBaNf7foZdXPM0v/view?usp=sharing

GH 30/01/2017

Liberi

Considerado o último trabalho da fase positiva de Niet, A Gaia Ciência nos trás o filósofo que é conhecido por sua acidez incontrolável, de um pensamento inconformado com os dogmas criados ao longo da história, um tanto quanto mais calmo, pode-se classificar assim. Também podemos observar ele como um ser humano um tanto quanto paradoxal em seus pensamentos e ideais, como qualquer outro humano, inclusive nós. Há vários momentos em suas páginas que ele se mostra um conservador ao extremo, chegando a alegar que ''o novo, em todas as circunstâncias, é o mal, pois é aquilo que deseja conquistar...''. É no mínimo curioso ler uma afirmação dessas, sabendo de toda sua história e todos os seus questionamentos e posicionamentos perante religião, por exemplo, ou sobre qualquer dogma cujo ele sempre se opôs. Aqui também se encontra a primeira abordagem do ''eterno retorno'', que a meu ver é disparado o melhor tema abordado do livro e também já abre presságio de alguns temas abordados futuramente.
Nietzsche sem dúvidas é um dos filósofos mais importantes da humanidade e sua imagem infelizmente é tratada de maneira errônea, pois o colocam juntos aos pessimistas, rótulo inverdadeiro e demonstra ignorância perante os rotuladores. Nietzsche não é pessimista e mais, sua filosofia é um convite a vida!

O poema introdutório ao livro já nos abastece a ponto de inicia-lo e não abandona-lo e não só isso, para degusta-lo de maneira eficaz, sem pressa. Demorei alguns meses para finalizar e absorver o máximo que eu podia, sem dúvidas nenhuma não absorvi tudo, mas o que assimilei me foi e é de grande utilidade.

''Vivo em minha própria casa
Jamais imitei algo de alguém
E sempre ri de todos os mestres
Que nunca se riram de si também

(Inscrição sobre minha porta)''

E deixo aqui o que em minha opinião é um dos melhores se não o melhor aforismo do livro, a abordagem do eterno retorno:

''E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez, e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?'' (Pág. 179, aforismo 341)

osaif 28/01/2023

recomendo
assim teum uns trechos meio zuados, citando judeus, mulheres, mas achoq traz uma boa reflexão e vale a leitura. As vezes chega a ser meio maçante mas vale a pena sim.

1 | 2 | 3 | 4