Você Tem a Vida Inteira

Você Tem a Vida Inteira Lucas Rocha

Resenhas - Você Tem a Vida Inteira

Victor 12/07/2023

Um livro muito importante e bem fundamentado. Informação é tudo quando se fala de HIV - e de outras questões. Quem não se informa, vive cego pelo medo!

A escrita é primorosa e rápida. O livro acerta em ser uma boa opção de entretenimento mas também com uma forte função social. Educação e conscientização! Gostei, principalmente, de como a temática da redução de danos quanto a drogas foi responsável e madura, uma visão que deveria se difundir na sociedade.

Apesar de tudo, em alguns momentos não consegui me apegar aos personagens. Alguns pontos fizeram eles soarem americanizados, e outras cenas não tiveram apelo para mim - como um personagem recitar trechos de um livro gringo. Nada que apague o brilho da história, e considerando o ano de publicação, entendo as decisões de escrita quanto ao posicionamento do livro no mercado, mas queria me conectar mais com os personagens e sentir que eu poderia encontrar com eles aqui, no Rio de Janeiro.

Jana 12/07/2023

Livro lindo
Um livro que trata de assuntos muito importantes de uma maneira muito leve. ensina muito sobre medos e preconceitos, fez muitas vezes eu refletir sobre a situação e como seria se estivesse passando por isso.
achei que a temática seria totalmente diferente quando comecei a ler, mas amei muito.

Júpiter 12/07/2023

A impressão que eu tive foi que esse livro teve só umas 100 páginas, pelo lado bom e ruim também. A leitura é super fluída e leve, a pesar de abordar um tema bem sério, e que te prende bem. A única crítica que eu tenho é que eu achei que dava pra ter desenvolvido mais nos conflitos principais, que só foram aparecer depois da metade do livro. Mas pelo fato de ter várias histórias secundária acaba que isso não atrapalha tanto. Eu também não consegui me apegar tanto aos personagens, acho que foi porque a narração sempre ia trocando e não dava tempo de focar só em um. Mas no geral gostei bastante, recomendo.

Matheus.Augusto 12/07/2023

Precisava disso
QUE LIVRO BOM, escrito com tanta responsabilidade, com tanta beleza, me emocionei nesse livro mais vezes do que me emocionei com todos os outros que já li.
É tudo tão gostoso de ler

Max 11/07/2023

Não estou sozinho. Está tudo bem.
Foi um mix de surpresas e emoções. Nos primeiros 20% do livro eu não fiquei muito apegada, mas depois disso não consegui mais largar. É de extrema importância o que o autor fez com esse livro, principalmente para as pessoas leigas quando se trata de HIV. Logo no começo já é bastante informativo sobre como é diagnosticado e feito o inicio do tratamento.

É muito bom ter três perspectivas muito diferentes umas das outras, que mostra como cada um lida com o HIV e que no final das contas eles não são pessoas perfeitas, todos eles possuem seus próprios preconceitos (alguns internalizados) e isso cria espaço para o crescimento dos personagens não só de forma individual, mas também neles como um trio de amigos.

Henrique é claramente o mais experiente dos principais por já estar lidando com o HIV há três anos, mas isso não significa que ele está isento de ter seus problemas relacionados ao vírus. Durante o livro, Henrique mostra como ser soropositivo afeta não só seus relacionamentos com outras pessoas, mas também suas ações. Este ruivo muito querido também serve como um guru, quase como guiando o Ian durante todo esse processo difícil.

Já Victor é a personificação da ignorância, o que não faz dele necessariamente uma má pessoa. Victor se relaciona com Henrique e quando descobre que o parceiro tem HIV o mundo dele meio que dá uma guinada, mesmo que não tenha nada a ver com ele. Victor ser uma pessoa cheia de preconceitos faz com que ele seja um personagem mais fácil de se identificar, por mais que dê vontade as vezes de o chacoalhar pra ver se ele cria senso, também dá pra entender o ponto de vista dele.

E por fim, Ian que acabou sendo meu xodó. Ele e Victor se conhecem quando os dois vão fazer o teste, mas Ian não dá tanta sorte quanto Victor. Ver o Ian passar por toda a fase de negação até o início do tratamento foi ao mesmo tempo doído e bom. É na perspectiva do Ian que a gente recebe mais informação, especialmente sobre os efeitos colaterais da medicação, uma das partes que lembro bastante foi sobre como ele reclamou de sentir que o peso do mundo esmagava ele e como a gravidade o irritava, mas alguns maus vem pro bem.

As relações dos personagens também são bem evidentes, todos eles tem uma pessoa de apoio: Henrique tem Eric, melhor amigo que mora com ele (já que a família não o apoia pela sua sexualidade). Victor tem seu próprio pai, uma relação muito saudável e invejável. Ian tem o melhor amigo Gabriel, capaz de fazer uma viagem de carro só pra ver como ele está depois de não responder as mensagens.

É uma leitura que vale muito a pena. Três personagens que possuem seus próprios problemas, mas que no final de tudo sempre estarão lá para ajudar um ao outro.

Vini Dias 10/07/2023

Um livro necessário para todo mundo
Um livro necessário para todos. Trata com delicadeza e leveza o HIV, contendo também muita representatividade, com três protagonistas muito carismáticos e humanizados, cada um em um diferente grau de contato com o HIV: uma pessoa que acabou de descobrir que é soropositiva, uma pessoa que há anos lida com o HIV e uma pessoa soronegativa que gosta de uma soropositiva.

livroslidos3 10/07/2023

Leitura obrigatória
?Mas coisas ruins acontecem a pessoas boas. Não existe um sistema de compensação. As coisas simplesmente são como são.?

Com uma narrativa extremamente sensível, o autor nos apresenta Ian, Victor e Henrique, jovens que têm suas vidas interligadas pelo HIV.
Amei a forma como foi retratado o momento em que os personagens passam pelo exame/resultado no Brasil, exaltando o SUS. Esse livro é uma verdadeira aula não só sobre empatia mas sobre o nosso sistema de saúde.
O ponto de vista é intercalado entre esses 3 personagens que por mais que tenham esse denominador em comum nas suas vidas estão passando por momentos diferentes, e acabam se ajudando de maneira surpreendente.
Conhecemos personagens reais, com medos, traumas e passando por situações que não ficam somente nas páginas de ficção, o autor não romantiza a situação como se o HIV não fosse o tabu que infelizmente ainda é.
Eu com certeza vou panfletar esse livro como LEITURA OBRIGATÓRIA a partir de hoje.

Gabriel 07/07/2023

Leia um romance e estude ao mesmo tempo!
Navegue por essa história com uma excelente aula sobre o vírus HIV e relacionamento com pessoas soropositivas. Enquanto a ciência evolui, é importante você também evoluir. Sem dúvidas, o autor sensibiliza o assunto e transmite através dos personagens todo o sentimento conflituoso que o diagnóstico do vírus pode trazer. Mas como diz o título, você ainda tem uma vida inteira pela frente.

Como o livro é curtinho, senti que algumas situações aconteceram de forma rápida ou passageiras, para que a história conseguisse prosseguir, e nos deixando com um gostinho de quero mais. Acredito que isso também seja um ponto chave, pois sentirei saudades dos personagens, e possivelmente posso vir a reler no futuro. Leiam!!

Ana Paula 06/07/2023

Muito bom!
Livro muito bom! Gostoso de ler, mesmo tendo uma temática tão séria. Seus personagens são reais e cativantes. Super indico.

Rebeca 06/07/2023

Necessário!
Eu não sabia que precisava ler esse livro até ler ele.
O livro aborda o HIV de forma responsável, e com informações sobre o tema.
Nos mostrou que é possível ter uma vida após o diagnóstico, a importância de não desistir do tratamento.

Luis Lima 03/07/2023

Você tem a vida inteira
Nossa, esse livro é tão necessário! Peguei pra sair da ressaca e porque ele estava de graça na loja do Kindle, e foi maravilhoso. Ele desmente diversos preconceitos que temos em relação ao HIV de forma leve (mesmo sendo um assunto sensível) e com personagens cativantes.

Apenas não gostei muito da forma como foi finalizado, senti que foi um pouco corrido, mas nada que estrague totalmente o livro.

"O medo de sofrer preconceito é gigantesco, e o preconceito se intensifica por falta de informação"

CecAlia.olivc 02/07/2023

Você tem a vida inteira.
Um livro marcante, com aquele gostinho de nacional e um sentimento de "coisas horríveis podem acontecer com vc, mas vc ainda vai acordar amanhã com uma nova oportunidade pela frente"
Ajuda a desmistificar o estigma sobre pessoas com HIV de uma forma leve sensível e divertida
Tem algumas quebras de ritmo mas foi uma leitura super rápida e interessante
Divertido, informativo e valoriza muito nosso Sistema Único de Saúde #vivaosus

maria15487 01/07/2023

Esse livro é tão necessário, derruba tantas barreiras e preconceitos acerca do HIV de uma forma tão boa, com personagens cativantes e interessantes.
adorei a referência de Cazuza, amei amei!

Thabata.aa 01/07/2023

Necessário!!
? "Todos nós fazemos merdas diariamente, Ian, e não tem essa de se sentir culpado ou de se achar merecedor das coisas ruins que acontecem no caminho. Não quero dizer que você não deva chorar ou se preocupar com o seu diagnóstico, mas tente encará- lo como uma fatalidade e não como uma punição. Você é a melhor pessoa que conheço, cara, e tenho certeza que não merece isso. Mas coisas ruins acontecem a pessoas boas. Não existe um sistema de compensação. As coisas simplesmente são como são."

? ?É melhor sofrer por aquilo que foi feito do que pelo que não se fez.?

"Talvez a gente se decepcione porque espera que os outros nos digam o que a gente quer ouvir, mas cada um tem o direito de dizer o que pensa, por mais cruel que seja.Talvez a gente se decepcione porque espera que os outros nos digam o que a gente quer ouvir, mas cada um tem o direito de dizer o que pensa, por mais cruel que seja."