Variações Enigma

Variações Enigma André Aciman

Resenhas - VARIAÇÕES ENIGMA

Mariana113 15/08/2021

Vontade de ir para Itália....
O sentimento de estar com alguém ansiando outro pessoa é tão comum. Tornou o Paul mais real para mim.
Confesso que não esperava esse final. Até fiquei impactada.

Albieri 15/07/2021

20° Livro do Ano
??
Variações Enigma - André Aciman

Confesso que empurrei com a barriga, esse livro, comparado ao livro Me Chame Pelo Seu Nome do mesmo autor, que me cativou com sua narrativa e seus personagens.

Esse livro tem uma boa escrita. Porém peca no enredo. O personagem sem personalidade que não sabe o que quer.
Perdido em seu universo sexual e em suas paixões.

#VariaçõesEnigma #AndreAciman #Livro #book #amoler #leitura #livrodecabeceira #minhaestante #biblioteca #editoraintrinseca
Gomes 04/03/2022minha estante
Eu peguei ranço dele porque cada parte era um amor diferente, sinceramente. Na verdade, Amor Estelar foi o mais cansativo para mim, peguei um ranço retado deles dois.

Thiago 04/07/2021

sentimentos de alguém passageiro
Ao ler esta nova "coletânea de novelas" com o revés de um romance (o mesmo personagem a cada parte do livro fala sobre uma nova experiência amorosa), me coloquei a pensar em até aonde eu estenderia a complexidade poética de Aciman como fator contundente de meu aproveitamento da(s) história(s) de Variações Enigma. Mas a realidade é que assim como Aciman consegue ser um escritor excepcional (visto seu trabalho em Me Chame Pelo Seu Nome), ele também sabe pecar sem remorsos.
Variações Enigma traz um personagem morno com relações frágeis e insignificantes, e, como que para acompanhar a diminutez dessa obra comparada ao seu magnum opus, André Aciman torna sua escrita tão carregada de significados, insossa, e em muitos momentos, extremamente maçante.
Uma decepção, principalmente para mim que exigia tanto deste autor, fui com muita sede ao pote.

Arthur.Afonso 30/06/2021

Gostei
Um livro com um início muito bom. Mas senti que foi perdendo o tesao ao longo da narrativa, e no final eu só achei "ok". Ótima construção de personagens femininas.

Adrian.Neumann 17/05/2021

Variações Enigma
Pra mim, um dos piores livros do André.
O primeiro arco tem quase a mesma premissa de "Me Chame Pelo Seu Nome" exceto pelo fato da discrepância de idade ser muito maior e mais problemática.
O paul é o típico personagem que eu olho e penso "esse cara precisa de um psicólogo"

Mas não tem como deixar de ressaltar que a escrita do André é impecável que faz o leitor adentrar no livro e sentir absolutamente tudo que está descrito.

Helena Solo 12/04/2021

O verdadeiro enigma é saber se o livro é bom mesmo
Sinceramente não é meu favorito do autor e o começou, além de problemático, não é interessante. O protagonista não tem nada a agregar na sua vida, ele não aprende nem supera. Demorei bastante pra ler, mas continuo amando o jeito que o autor traz a sensibilidade em suas palavras.
Gostei do livro? Não sei
Indicaria? Não
Enfim o enigma

marianamanzano 02/04/2021

magnífico magnífico magnífico
o que dizer sobre os livros do Aciman se não que são extraordinários? a sensibilidade da escrita... ahh, não dá! ficaria o dia todo falando sobre com o admiro.

as palavras que definem esse livro com certeza são: obsessão, arrependimento e remorso.

gosto de pensar que os livros do Aciman são tão sujos e reais que você sente vergonha de si mesmo em algumas partes e em outras se sente grato por alguém conseguir descrever seus próprios desejos.

embora não tenha achado perfeito como CMBYN - acho difícil algo ser comparado com tal - me trouxe descobrimentos que eu nem sabia que seriam possíveis.

- "Aquele foi meu primeiro encontro com o tempo." foi minha reflexão favorita. quando foi seu primeiro encontro com o tempo?

dH. 01/04/2021

Eu amei?!
A sensação que ficou foi confusão.
Acredito que era o que André queria passar mesmo.

Todas as passagens eram confusas e com muitas informações: da infância até a velhice, vimos o Paully narrando de forma que era conveniente para ele e para a sua obsessão no momento.

Vi um colega aqui citando que Paul era mais obsessivo que apaixonado e acabei concordando. Por isso sinto que ele nunca amou ou quem sabe amou de verdade e eu que não sei sobre o amor.

Talvez tenha a ver com minha sexualidade, mas as passagens que mais me chamaram atenção eram as que ele estava com homens: infância/adolescência, jovem adulto e meia idade (isso considerando que eu consegui entender a narrativa não cronológica dele).

O último capítulo podia ser maior, mas foi efêmero como a relação que ele construiu e veio pra nós dar a informação que não esperamos na última frase.

Estou chocado!

Nabea 23/03/2021

O livro é muito bom e prende muito o leitor . O estilo da escrita é bem parecido com Me Chame Pelo seu Nome, pois o livro se passa em 1 pessoa (o Paul), onde deixa evidente nos 5 capítulos o que o Paul está sentindo, porém, diferente de Me Chame Pelo seu Nome, Variações Enigma é um livro menos jovial, já q os acontecimentos q se passam no livro são mais cotidianos e tendo mais partes +18. Mas mesmo assim, Variações Enigma trás toda a dúvida em relação a sentimentos, mudanças, amor, sexualidade, relação de passado, presente e futuro...
Indico a todo mundo ler, mas lembrando q vc tem que entender de algumas coisas por causa das cenas +18.

m o n a 22/03/2021

sinceramente, não foi um livro que me prendeu muito. Eu já havia lido ?Me Chame Pelo Seu Nome? e ?Me Encontre? e me apeguei bastante a estes livros. A escrita é incrível, te leva realmente a estória, contudo, é um livro cansativo de se ler. Me decepcionei bastante com alguns personagens, acho que o único que gostei foram a Maud e o Manfred e confesso que fiquei assustada pela obsessão de alguns personagens em alguns capítulos. Tirando tudo isso, recomendo para todos.

Elizeu 08/03/2021

Porque eu gostei?
Porque eu gostei?

Como sempre os livros do autor André Aciman são todos envolventes e cheios de desejos.

O autor retrata nesse livro o arrependimento, o desejo e remorso por deixar de viver um romance na vida,
É uma leitura prazerosa e fácil entendimento. Se gosta de romance e desejo irá gostar desse livro.

Anny 02/03/2021

O livro vai muito além dos casos românticos do Paolo ou Paul, apesar de que em alguma parte serem um pouco problemáticas o livro é muito profundo e incrível.O André sempre me surpreendi e esse livro é apenas mais um exemplo disso.
A leitura me prendeu de uma forma incrível que com certeza é uma obra que leria diversas vezes sem pensar duas vezes
-Anny

Lubs 15/02/2021

Variações enigma
Mais uma vez, André Aciman nos traz um livro com uma escrita excepcional. A linguagem, as metáforas e as reflexões que o livro traz são sensacionais.
Já o livro em si... A história parece que fica na mesma coisa, da uma preguiça do Paul porque não sabe o que ele quer, e algumas partes, 2 para ser mais específicas, são problemáticas.
Eu terminei o livro porque a escrita me prendeu, mas não me apeguei a nenhum personagem. É bom, mas não leria de novo.