Variações Enigma

Variações Enigma André Aciman

Resenhas - VARIAÇÕES ENIGMA

João 25/01/2021

Depois de me chame pelo seu nome e me encontre
Caraca!! Esse livro fez eu me sentir em êxtase algumas vezes. Eu não entendo porque a nota dele é tão baixa aqui, talvez por isso eu tenha gostado tanto. Porque comecei sem expectativa nenhuma, e ele me surpreendeu positivamente. André Aciman continua com sua escrita sensível e real, consegue descrever a paixão de uma forma única. Amei demais.

Dany 24/01/2021

As Variações de Paolo
Quero começar dizendo que eu adorei a ideia deste livro,diferente de outros livros de romance que falam de um único grande amor,esse foca em várias paixões na vida do protagonista.Ele é dividido em cinco capítulos,cada capítulo narra um caso amoroso na vida de Paolo (ou Paul) , o que pode causar uma certa estranheza no início pois quando você começa a se apegar aos personagens a história muda.O que mais gostei nessas histórias é que nunca sabia como elas iam terminar e sempre tinha uma pequena surpresinha no final, como um pequeno plot twist o que achei genial!
A escrita do André Aciman é extremamente apaixonante e sensual, foi uma leitura que me envolveu me fez refletir e questionar sobre as diferentes vidas que vivemos ou queremos viver e como o ser humano é inconstante.
Confesso que o final me deixou (WHAT???)
Recomendo a leitura, principalmente para quem assim como eu, Ama a escrita do Autor e não se importa com finais abertos.

Você já bebeu do vinho da Vida?

Aline221 04/01/2021

Mais ou menos
O livro começa bem, só que no decorrer achei maçante.. entendi a proposta da história de mostrar o interior de uma pessoa cheia de questões pra refletir , situações amorosas pra enfrentar, o turbilhão de sentimentos.. porém o protagonista é chato , e ele não amadurece, parece o mesmo desde os 12 anos, com a primeira paixão. Esperava mais, depois de ter adorado Me chame pelo seu nome.

Joyce Pontinhos 26/10/2020

De certa forma mostra a vida do Paul através dos amores que ele teve. Eu adoro a escrita do André Aciman, é tão poética.
O livro é bom, mas, se vai ler, tente não ficar comparando com "me chame pelo seu nome" porque são histórias completamente diferentes, a única semelhança marcante é que Paul é tão inseguro e hesitante quanto Elio.

jamine 25/10/2020

A história retrata diversos romances do personagem, e tende a não concluí-los da maneira em que estamos acostumados a ver na literatura. Eu amei isso. São relacionamentos intensos, confusos, sem que o personagem tenha um "grande amor", mas sim múltiplos, que passam mas ao mesmo tempo permanecem. Não sei explicar. Acredito que seja decepcionante para uma pessoa de espírito romântico, pois foge do padrão dos romances literários, e acredito que seja justamente por isso que gostei da obra.

jamine 25/10/2020minha estante
Acho que discordo de você no ponto principal da sua resenha. O fato de o personagem ter tido paixões intensas mas nenhum "o amor" quebra com a norma literária, e até aproxima um tanto da realidade, onde pessoas as vezes nunca encontram o "amor da sua vida", um conceito ao qual sou cética. É frustrante as quebras repentinas, justo quando nos apegamos a determinado romance, mas creio que foi até proposital.

Yuri364 11/10/2020

Complexo
E mais uma vez o autor consegue transmitir toda a intensidade do personagem através da sua escrita excepcional. Eu sou fã! A primeira parte da história foi a minha favorita, uma pena ter me decepcionado um pouco com a conclusão. Mas ainda assim é um dos meus favoritos!

Praxedes 03/09/2020

INCOMPLETO
Não sei ao certo especificar o que eu senti ao ler este livro, foi uma mistura de alegria e decepção. Nunca fiquei tão decepcionado com o final de um livro como eu fiquei com lendo esta obra. A escrita do Andre Aciman é impecável, sua forma de descrever a paixão e transformar qualquer coisa em poesia é linda, porém eu esperava mais.
As primeiras 100 páginas te prende, porém, depois da parte "Manfred" o livro fica totalmente sem nexo, foi o que me chateou, o autor nos deu finais sem conclusões. Para quem leu "Me chame pelo seu nome" e achou o Elio obcecado pelo Oliver, imagino se fizerem esta leitura, vão pirar com o Paolo.
Talvez minha decepção maior foi ler este livro achando que ia ser um pouco parecido com "Me chame pelo seu nome", foi um erro, tem algumas referências, porém não tem fluxo. O livro traz as paixões do Paolo, porém não nos completa, pois nunca sabemos o fim. Do nada você está lendo os sentimentos do Paolo em ralação a uma pessoa, do nada o capítulo acaba e não sabemos mais o quê ocorre. Isso me fez sentir vazio e querer saber mais, mas nunca achar esse "mais", não sei se isso teve algum objetivo, mas não foi do meu agrado.
É isso, história fofa, com escrita boa, porém sem conclusão.

site: https://www.instagram.com/let.tura

matheus 18/08/2020

Ai ai, André...
Mais um livro muito bom desse autor que amo, e o final me pegou de surpresa. O homem não se contenta com nada.

Nico 03/07/2020

Parabens!! nota 0 ?
É simplesmente frustrante ler a vida inteira do Paolo e perceber que ele não muda em absolutamente em NADA nas atitudes dele. Não é nem sobre ser um livro que retrata relações líquidas, mas sim o personagem principal ter a mesma mentalidade de quando ele tinha 12 anos pro resto da vida. As historias são tão parecidas e as atitudes dele são tão iguais que na ultima história eu ja tava lendo com os olhos virados e gritando de raiva com ele se jogando em mais um relacionamento de cabeça e não falando aquilo que realmente sente. Pior foi realmente o final, com as ultimas linhas mostrando que realmente ele nunca irá mudar e quando voce pensa que o Paolo progrediu um pouco com lições na sua vida, ele tava na mesma. Leitura extremamente maçante.

felipe.felix 03/07/2020

O pior do Andre
Livro sem graça e mediano confesso que foi difícil ler até o final, não recomendo.

Victor 03/07/2020

Arrependimentos é a nossa matéria prima
Em Variações Enigma, somos levados em uma viagem na mente e no coração de Paul, através das paixões que ele viveu em sua vida, da adolescência até a meia-idade. O livro parece ser uma leitura irmã de Me Chame Pelo Seu Nome. Em um, temos a demonstração de como um amor de verão marca e molda uma pessoa. No outro, vemos como diversos relacionamentos se sobrepõem e distinguem as diversas fases da vida de uma pessoa, de modo que o protagonista nada mais é que fruto desses diversos amores. Mais uma vez, a prosa de Aciman é perfeita. O cadenciamento dos pensamentos de Paul, que são o bruto do livro, nos faz entrar na mente dele e acreditar que ele é real. Isso torna o livro mais impactante, pois as decepções, remorsos, arrependimentos e paixões não consumadas nos parecem totalmente reais e é como se estivessem acontecendo conosco. Aciman nos faz amar uma pessoa diferente a cada capítulo, para nos introduzir outra paixão no seguinte. É dolorido, é cruel, mas é a vida. Os amores passados não são menos importantes que o atual ou os que virão, mas cada um foi infinito e eterno, no seu modo e à sua época.