Kierkegaard

Kierkegaard Søren Kierkegaard

Resenhas - O Desespero Humano

mavi.pdf 18/05/2024

* angústia existencial
* mergulhando nas profundezas da psique humana, Kierkegaard explora as complexidades da existência e os dilemas da liberdade individual, nos convidando a refletir sobre a natureza do desespero, uma condição que ele descreve como uma doença do espírito. ele distingue entre o desespero inconsciente, onde a pessoa não reconhece o próprio sofrimento, e o desespero consciente, onde o indivíduo está ciente de sua angústia mas se sente impotente para solucioná-la. aqui, temos a ideia de que o desespero não é simplesmente uma emoção passageira, mas sim uma condição existencial que permeia todas as áreas de nossas vidas. temos o argumento de que o desespero surge quando estamos em conflito com nós mesmos, quando nos afastamos de nossa verdadeira essência ou quando nos entregamos a valores superficiais que não nos satisfazem verdadeiramente.

* o indivíduo é responsável por sua própria existência e, portanto, deve confrontar seus medos e incertezas de frente. em vez de fugir do desespero, Kierkegaard nos encoraja a abraçá-lo como uma oportunidade de crescimento e autoconhecimento.
* devemos questionar nossas próprias escolhas e buscar um sentido pessoal em meio às incertezas do mundo. é um convite para uma jornada interior, onde confrontamos nossos medos mais profundos e descobrimos a verdadeira fonte de nossa própria liberdade.

"Desespero é uma forma de autoengano, uma recusa em aceitar a própria liberdade."

"A verdadeira liberdade não é a ausência de escolha, mas sim a capacidade de escolher o que é autêntico e significativo para nós mesmos."

"A angústia é o véu que cobre a face do desespero, mas é também a luz que pode nos guiar para além dele."

"Em um mundo de incertezas, a única certeza é a nossa capacidade de escolher como respondemos às circunstâncias da vida."

"O eu é uma síntese de infinito e finito, de temporal e eterno, de liberdade e necessidade."

Romeu Felix 16/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Desespero Humano" é um dos primeiros textos filosóficos de Kierkegaard, onde o autor explora o conceito de desespero de forma original e profunda. Segundo o filósofo, o desespero é a doença mortal que ataca o ser humano quando este perde a relação consigo mesmo, ou seja, quando se aliena da sua própria essência e vive de forma inautêntica. O livro apresenta uma reflexão profunda sobre a condição humana e o caminho para a superação do desespero.

Fichamento:

Parte I - O Desespero é a Doença para a Morte

Kierkegaard apresenta o conceito de desespero como a doença mortal que acomete o ser humano quando este perde a relação consigo mesmo.
O autor diferencia o desespero da tristeza, da melancolia e da angústia, apresentando-o como uma forma de falta de autenticidade e de relação consigo mesmo.
Kierkegaard defende que o desespero pode ser tanto consciente quanto inconsciente, e que pode se manifestar de diferentes formas na vida do indivíduo.
Parte II - Formas e Graus do Desespero

O autor apresenta as diferentes formas e graus do desespero, que vão desde a falta de consciência sobre a própria condição até a completa perda de sentido e significado da vida.
Kierkegaard descreve como o desespero pode se manifestar em diferentes áreas da vida do indivíduo, como no amor, na religião, na estética e na ética.
O autor argumenta que o desespero pode ser tanto um obstáculo quanto um caminho para o desenvolvimento pessoal, dependendo da forma como é vivido e superado.
Parte III - Superar o Desespero

Kierkegaard apresenta o caminho para a superação do desespero, que passa necessariamente pela relação consigo mesmo e pelo desenvolvimento da autenticidade.
O autor argumenta que a superação do desespero exige uma mudança radical na forma como o indivíduo se relaciona consigo mesmo, com os outros e com o mundo.
Kierkegaard defende que a superação do desespero implica em um processo de autotransformação, em que o indivíduo se torna capaz de se relacionar de forma autêntica com a sua própria essência e com o mundo à sua volta.
Conclusão:
"O Desespero Humano" é um texto fundamental para quem busca compreender a filosofia de Kierkegaard e a sua visão da condição humana. O livro apresenta uma reflexão profunda e original sobre o desespero, abordando suas diferentes formas e graus, e apontando um caminho para a superação desse estado. Com uma linguagem acessível e clara, Kierkegaard nos convida a repensar a nossa relação com nós mesmos e com o mundo, e a buscar uma vida mais autêntica e significativa.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Wanderléia 04/02/2022

Sören Kierkegaard foi um teólogo dinamarquês do século XIX, cristão e, no entanto, crítico veemente do cristianismo, que teve seu reconhecimento pouco antes da metade do século XX. É reconhecido por alguns como o pai do existencialismo e como "o intérprete mais profundo da psicologia da vida religiosa desde Santo Agostinho".

A obra O desespero humano é dividia em duas partes: Doença mortal é o desespero, e Desespero e pecado. Na primeira parte, Kierkegaard apresenta diversos conceitos, entre eles o "eu" de cada indivíduo que consiste na alma, corpo e relação entre esses, de cada homem. Além disso, o autor refere que este "eu", comumente entra em desespero, entre eles o desespero da morte, que aqui não significa o medo de morrer, mas o medo de não morrer, pois não morrer implica em manter vivo o "eu", que muitas vezes foge de ser ele mesmo e que consiste em uma causa de desespero ("Todavia o homem deseja sempre libertar-se do seu eu, do eu que é, para se tornar um eu da sua própria invenção. Ser este "eu" que ele quer faria a sua delícia - se bem que em outro sentido o seu caso não seria menos desesperado - mas o constrangimento de ser este eu que não quer ser, é o seu suplício. Pois não pode libertar-se de si mesmo". Pág. 25). Além disso, Kierkegaard afirma que o "eu" do homem, por estar relacionado ao espírito, torna-se a parte infinita dele e característica única que o diferencia dos demais homens. Enfim, nessa perspectiva o autor progride no texto apresentando outras ideias, como "desespero virtual e real" e "personificação do desespero".

Continuação no Instagram: @interimliterario

Dan 22/02/2021

Difícil demais da conta imergir na filosofia de um existencialista de intelectualidade original;
gastei uma porção de energia a mais para manter a concentração.

A morte em si não é um termo, ela faz parte da vida e, vazia, é apenas um acontecimento - até pq, para o cristão, morrer em cristo é lucro, como assinala Paulo de Tarso - mas ela põe termos em outras agruras da existência, e o pecado é uma delas.

Muito pouco se vive em espírito aqui, mas por alguns minutos ou horas q nos permitamos fazer este exercício, um resquício de eternidade se manifesta principalmente naquela q pra mim é a maior semelhança com Deus e ao mesmo tempo a maior angústia: ter um EU ! Na bíblia Deus se intitula como o "EU SOU". O ser humano aqui na terra também o é. Mas o desespero desse EU - dentro de um invólucro pecador- ser eterno nos trás aflição na alma e a única alternativa é a fé.

Everton Vidal 08/02/2021

As três formas de Desespero segundo Kierkegaard:
1) O desespero de não querermos ser nós mesmos.
2) O desespero de querermos ser nós mesmos.
3) O desespero inconsciente de ter um eu.

Segundo o seu conceito, o Desespero é uma doença mortal cuja existência o homem ignora. Mas bem longe de dele se morrer, a sua tortura está na impossibilidade disso. É uma enfermidade do espírito que significa eternamente morrer, morrer sem, todavia, morrer, morrer a morte e vivê-la eternamente.

Esse desespero é universal. Se sente como inquietação e desarmonia, um receio a respeito do desconhecido que não se ousa conhecer.

O antídoto é a fé. A ideia de desespero do livro está relacionada com o conceito cristão de pecado. “Pecamos quando, frente a Deus ou à idéia de Deus, desesperados, não queremos, ou queremos ser nós mesmos”. Desse modo, pecado é o desespero levado à suprema potência. A fé seria uma forma de mergulhar em Deus por intermédio da própria transparência sendo nós mesmos e querendo sê-lo.Ele não concorda com a definição de pecado como um ato moral. “Pecado não é o desregramento do corpo, mas o consentimento dado pelo espírito a esse desregramento – e estar frente a Deus”. O contrário do pecado não é a virtude (como diria Sócrates), mas a fé. “Tudo que não provém de fé é pecado.”
Marisa 09/02/2021minha estante
Interessante! Lembrei da leitura de os cumes do desepero de Cioran. A ideia principal da obra é encarar o despero humano como uma sublimação do qual o ser humano pode ser "livre" ,ou seja, está além de dogmas e crenças. Não se pode negar o exagero, afinal de contas não somos nada sem Deus. Existe infinitas possibilidades de acreditar na existência de Deus e apenas uma de não acreditar. Adorei sua resenha nota 10.

Everton Vidal 09/02/2021minha estante
Obrigado Fanny! Foi bom você ter citado esse livro do Cioran. Vou colocar na lista para ler.

Marisa 09/02/2021minha estante
Imagina! Disponha ^^

romulorocha 22/09/2020

O desespero humano, de Søren Kierkegaard - Nota 9,0/10
Escrever uma resenha sobre qualquer obra de Kierkegaard não é uma tarefa fácil, talvez uma parte disso por seu conteúdo filosófico, mas também por sua originalidade, o que me faz pensar muitas vezes, ?será que foi isso que ele quis mesmo dizer??
O desespero humano foi publicado em 1845, e não é apenas um ensaio sobre o conceito de desespero, mas uma apresentação minuciosa sobre os meandros que envolvem a existência humana. O livro divide-se em duas partes, uma primeira sobre a relação do desespero e a consciência de si e a segunda sobre o desespero e o pecado. O
Uma reflexão interessante que o livro nos traz é sobre a importância da vivência do desespero para escolhas mais conscientes. Para o autor, o desespero é ignorância, é medo. Medo de se experimentar, de conhecer coisas desagradáveis em si, medo de se desafiar. Quando uma pessoa escolhe ?acolher? o desespero como parte de seus crescimento, abre caminho para uma vida mais confiante, consciente e saudável.
A leitura é densa e exige certa atenção do leitor. Recomendo a leitura para os que gostam de temas relacionados à filosofia, psicologia e espiritualidade.

Zkymicx 13/08/2020

Desespero, pecado e absurdo
O desespero humano vem de querer ser si mesmo ou de querer ser outro. A consciência cresce na medida em que cresce o desespero. Kierkegaard é um existencialista cristão. Pecado e consciência caminham juntos. O pecado é o paradoxo da cristandade, porque está contido na fé. Todo cristão é pecador porque assume uma posição, um voto, uma promessa. A ignorância não é medida para a definição de pecado. A fé é consciência e livre-arbítrio. A noção de pecado trabalhada Kierkegaard se assemelha ao conceito de absurdo proposto por Camus. A percepção do absurdo e do pecado, em nossas vidas, mostra aspectos positivos e ativos da presença, para trazer a tona a consciência de si.

anonimoBR 19/05/2020

É um livro que recomendo bastante para os amantes da psicologia e da filosofia, aborda de forma bastante minusiosa as facetas do sofrimento humano.
De certa maneira é uma obra cristã, já que o autor o era, tendo um teor bastante teológico que acaba em alguns momentos de sobrepondo em relação a temática principal: o sofrimento. Isto tornou a leitura menos interessante, para mim, em alguns momentos, mas pode agradar ao público que aprecia tal tipo de discussão.

Kaique.Nunes 12/02/2019

Nesse livro, Kierkegaard caracteriza o desespero como uma doença mortal, a doença da alma. Mortal não como entendemos, uma vez que não morremos dela, mas sim com ela, ou seja, se sofremos de uma doença grave e incurável podemos imaginar o fim do sofrimento por causa da doença. No desespero, estamos condenados até o fim de nossos dias, pois dele não morremos, restando, consequentemente, apenas suportá-lo.

O desespero, diz Kierkegaard, é o estado em que vive a grande maioria dos homens. Desespero é desejar estabelecer-se como um indivíduo único através dos próprios esforços e, igualmente, é o inverso: tentar com a melhor de suas habilidades para se misturar e se incluir na massa da sociedade. É não escolher ou não poder ser quem se é, e também preferir ser outro ao em vez se si mesmo.

Os seres humanos são inerentemente reflexivos e autoconscientes, porém, para se tornar um verdadeiro eu, não se deve apenas ser consciente de si mesmo, mas também estar consciente de estar ancorado na fonte do eu, o “poder que o criou”. Quando alguém nega esse eu ou o poder que cria e sustenta esse eu, entra em desespero. Não estar desesperado é ter reconciliado o finito com o infinito, necessidade e contingência. Existir na consciência do próprio eu e do poder do amor.

Em síntese, o “eu” é a relação “consigo” e com “aquele que estabeleceu toda relação”. Ignorar qualquer parte dessa equação, é desesperar-se. Pois, ser quem se é de verdade, é justamente o contrário de desespero.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

monique.gerke 06/09/2018

Kierkegaard é um filósofo cristão, precursor do chamado "existencialismo" O livro é divido em duas partes. Na primeira, Kierkegaard trata do desespero como uma doença, mostrando suas universidades e personificações. A segunda trata do desespero como pecado. Da definição socrática de pecado e o que ela difere do cristianismo, e outras conjecturas do pecado dentro do cristianismo.
Achei a primeira parte muito difícil de entender. Juro que fritei meu cérebro, e consegui extrair pouca coisa. A segunda parte foi um pouco mais fácil, mas ainda assim bem complexa. Pretendo ler outras obras dele.
Uma frase me marcou tanto que gostaria de marca-la no corpo, pois resume tudo: "crer é ser".

Cirelle Souza 08/01/2018

Edição Correta
2002

Tuzin 06/07/2014

Hipótese
Talvez mais interessante que a problematização existencial proposta- a "doença" gerada pela consciência de um ente infinito- seja o processo pelo qual ela é formada.Uma hipótese seria levar em conta a concepção matemática de infinito-em expressões como "tendendo ao infinito", no cálculo diferencial, integral, etc.Deus,ao contrário de expectativas, tenderia a uma totalidade, mas nunca a atingiria; representaria sempre uma pretensão ilusória, um simulacro de perfeição. O humano, deparando-se com tal contradição (e contrição, por que não?), buscaria a sua subjetividade como único caminho capaz da verdadeira transcendência.

Nanddrummer 29/10/2010

Soren Kierkegaard analisa a existência do homem do eu que "quer se tornar EU"; o conflito existencial que o homem já nasce posto pelo próprio Deus e que se complete somente por ele