Além da superfície

Além da superfície Duda Razzera

Resenhas - Além da superfície

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Kaline11 17/01/2022

Me identifiquei com a Alice, acho a ansiedade um assunto muito importante de ser abordado desde que seja feito com responsabilidade, e a autora soube fazer isso muito bem!

Com amor, Livro 09/05/2021

Favoritado
Amei os temas abordados e muitas vezes me vi na protagonista. Consegui entender todos seus medos, suas crises. Favoritei porque me tocou profundamente, mas acho que o final da história foi muito corrido e senti que faltou alguns detalhes no decorrer também, mas vale a pena a leitura!

Dê Literatura 14/03/2021

Leitura rápida
Além da Superfície é um livro que você termina bem rápido. A escrita da autora é muito fluida, talvez pela falta de muitos detalhes. A quantidade de diálogos também contribui, gosto de livro com muito falatório :D

Eu particularmente me identifiquei em muitas coisas com a protagonista, o fato dela ser ansiosa, estar desempregada após terminar a faculdade...

Fiz algumas marcações durante a leitura porque a Duda baixou de filosofa às vezes e me deixou bem reflitona. Foi uma leitura legal.

Cris Moraes 30/09/2021

Tema importante.
#leituracoletivasetembroclc
#leiturafinalizadaclc
🌹 🌻 🌹 🌻
Considerações.
Neste livro, a protagonista é a jovem Alice, que chega aos 23 anos de idade com sete quilos a mais do que desejaria, traída e chutada pelo seu namorado, desempregada e (ainda) morando com os pais, sendo cobrada como modelo de perfeição por muita gente. Alice sofre de Transtorno de Ansiedade Generalizada e tem de encarar uma vida adulta com uma nova condição psicológica que, simplesmente, revira todo o seu mundo de ponta cabeça e a faz se sentir exposta, envergonhada e humilhada a cada crise de pânico que enfrenta. Ela terá de ir em frente e bem fundo em seus sentimentos e em suas emoções, para se conhecer, se aceitar e conseguir simplesmente viver e ser feliz!
A história de Alice e sua rotina com o Transtorno de Ansiedade Generalizada me deixou inquieta em diversos momentos. Também sou uma pessoa ansiosa, bastante propensa a crises de pânico e, muitas vezes, carrego no corpo e na alma um peso que não me pertence. Em diversos momentos a narrativa me incomodou bastante porque eu me identifiquei demais com a Alice e com as várias situações de gatilho que ela enfrenta e que são comuns às pessoas que sofrem com ansiedade e com pânico.
Porém, a autora constrói uma narrativa simples, com fatos bem cotidianos, possíveis de fazerem parte da rotina de qualquer pessoa, sem romantizar demais e nem dramatizar de menos as cenas e os relacionamentos, o que faz o texto ter uma leitura ágil e agradável. Alice é uma jovem mulher encarando o mundo adulto: suas novidades, suas responsabilidades, suas liberdades, suas dores, suas decepções, seus traumas. Sendo a protagonista-narradora, isso nos aproxima bastante do que ela verdadeiramente sente e de como ela enxerga esse novo mundo através dos olhos da ansiedade. E como são angustiantes as cenas em que ela se sente inadequada; ou que ela está incomodando; ou que todos a consideram louca, indo do sentimento de pena (por a considerarem uma coitadinha) à perda total de paciência (quando todos pensam que ela tem pânico só porque ela quer). Nesse ponto, a autora também conseguiu deixar nítido como faz total diferença a adesão completa a um tratamento quanto a presença de amigos verdadeiros e de uma família que busca compreender o que realmente acontece com uma pessoa que sofre de ansiedade.
É uma boa história! Vale como um bom entretenimento. Recomendo muito.
🌟 🌟 🌟 🌟

Mariana_ 30/06/2021

SIMPLESMENTE PERFEITO
Não consigo mensurar o tanto que gostei desse livro! Me identifiquei TANTO com a protagonista! Favoritado!!!!!

Assyar 11/02/2021

Muito bom!
"Esse é um romance sobre como a vida pode nos quebrar, mas também pode nos fazer crescer ao reunir nossos pedaços de novo." - Francine Porfirio

Foi simplesmente perfeito ler esse livro e conhecer essa história, que não só foca nos problemas da Alice, mas como também consegue mostrar uma pequena parte da vida de cada personagem, fazendo-nos perceber que nada é perfeito e que tudo bem ser assim. Que a vida pode ter muitos obstáculos, mas que podemos superar e dar a volta por cima. O livro aborda vários assuntos importantes como Ansiedade, problemas familiares, homossexualidade, relacionamento abusivos, tudo de uma forma que faz com que consigarmos fazer várias reflexões sobre os temas. Foi muito bom ver o amadurecimento dos personagens durante a história! Aprendendo com cada erro. A narrativa é fluída e envolvente, amei muito a escrita da Duda. Super indico essa história!

Nanda 13/09/2020

A história é boa, porém a escrita não é das melhores. No começo eu estava toda empolgada, mas não foi assim a partir dos 40%. O livro me prendeu por causa dos personagens e de alguns acontecimentos. Mas como a escrita é meio lenta e parada, eu não me senti muito conectada, apesar de ser um livro que fala sobre ansiedade!

Stephanie - Estante da Ste 11/03/2020

Alem da Superfície
Alice é uma jovem recém formada que está em busca de um emprego bacana
????????????????
Alice vê sua vida desmoronar de uma vez quando Gustavo termina o namoro de 3 anos deles, sem chão, Alice se vê completamente arrasada, sem compreender o término do namoro e porque as coisas não estavam dando certo pra ela
????????????????
O que ela ainda não tinha percebido é que esse rompimento foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, já que estava em um relacionamento abusivo e não se dava conta, o que provavelmente contribuiu também para que desenvolve -se transtorno de ansiedade, depressão e síndrome do pânico
????????????????
Essa história é muito necessária, provavelmente você conhece alguém que passa ou já passou por alguma dessas situações e teve ou tem algumas dessas doenças
????????????????
Eu não me identifiquei muito com a protagonista em vários momentos, mas gostei bastante de como ela lutou pra superar e seguir em frente
????????????????
Outra coisa que gostei foi de como a autora abordou tudo isso e também das reviravoltas que a história deu

Dreh 31/01/2020

#jornalistaresenhas
O que eu mais gostei nesse livro foi ter descoberto mais sobre ansiedade, esse mal que está cada vez mais recente em nossa sociedade. Parece algo simples, mas quando vemos Alice em suas crises, percebemos que não é algo tão fácil assim de controlar.

Alice não está nada bem. Ela levou um fora do namorado, está enfrentando aumento de peso e ainda por cima está desempregada. Mas nada se compara quando ela descobre ter Transtorno de Ansiedade Generalizada. Ao longo do livro, acompanhamos suas crises de pânico e vemos que não é fácil ter autocontrole. Em meio a isso, ela tem dois melhores amigos maravilhosos e vai reencontrar dois caras, Lucas e Marcelo, com quem ela havia estudado no colégio. Alguns segredos vão pipocando durante a leitura e vamos entendendo o porquê do título do livro.

site: https://www.instagram.com/p/B7J01FjDSkH/

Melo 15/07/2018

Resenha @companhia_literaria
Todos nós temos medos, nos frustamos alguma ou várias vezes na vida, temos nossas inseguranças e incertezas. Não somos perfeitos! E é muito difícil reconhecer tudo isso quando olhamos além da superfície.
É isso que a nossa protagonista Alice representa, ela sofre de transtorno de ansiedade generalizada, mas muito mais que isso, possui suas inseguranças, suas incertezas, seus medos. E é muito mais do que deixa transparecer!
Acompanhar a evolução da Alice no seu trabalho na sua família, e nos seus amigos foi sem dúvidas muito lindo e especial.
Ver a sua autoaceitaçao no decorrer da leitura foi o ponto alto do livro com toda certeza. Alice traçou um caminho de superação, no amor e na vida, com pessoas que a amam e que a apoiam e que cresceram juntos no decorrer! E mesmo que os momentos difíceis persistam vi que eles são passageiros e os momentos bons se sobressaem sendo sempre os mais duradouros!!!

Amanda.Riselli 31/05/2019

Resenha de Além da Superfície em parceria com a autora Duda Razzera :)
Supostamente era para eu ser adulta, porém ainda me vejo como uma menina.

Alice é uma garota de 23 anos de idade, recém formada em Administração. Porém, ela não tem a menor ideia do que fazer da vida ao se ver desempregada, ainda morando com a mãe, com alguns quilinhos a mais e novamente solteira, já que o seu namoro de três anos acabou de terminar! Com a situação fora de controle, logo o Transtorno de Ansiedade Generalizada se manifesta e Alice terá que buscar ajuda através da terapia, no apoio dos amigos, no novo emprego e affair e até na sua família desestruturada, mas principalmente, dentro de si mesma, enfrentados seus medos e se abrindo para o diálogo, pois só assim, ela conseguirá seguir em frente e alcançar a felicidade.

Deixar o outro acessar o que de mais íntimo carregamos é, também, deixá-lo ver nossas fraquezas. É deixá-lo perceber que, sob um sorriso, escondemos segredos difíceis de expressar ou pensamentos difíceis de controlar.

Além da Superfície é um livro que eu desejei ler desde o lançamento por trazer à tona um tema tão sério e necessário: a ansiedade. Quem hoje em dia não sofre desse mal? Eu, com certeza, sofro e por isso senti uma empatia imediata com a Alice. E sendo a narrativa feita pela própria, sua história é contada de uma forma leve, fluida e divertida, apesar da delicadeza dos assuntos abordados. Eu torci bastante para que ela vencesse suas crises, se livrando de suas muitas camadas de proteção e permitindo o conforto de vários abraços {principalmente do Marcelo - um fofo!}, para que a sensação de desamparo, solidão e remorso deixassem de vez o seu coração, dando lugar a autoaceitação e a um novo amor! É incrível como a @dudarazzeraauthor nos apresenta reflexões tão profundas e que tocam a alma, através de um romance singelo, com personagens reais e dilemas muito parecidos com os nossos. E os aprendizados que vou levar para vida ao concluir essa leitura: É preciso aceitar a si mesmo e aceitar as condições as quais você foi exposto, pois só assim conseguirá mudar as coisas ao seu redor. E o principal: nunca desista dos seus sonhos, por mais incompreendido que você possa ser!
Geovana.Lavezzo 04/04/2021minha estante
Estou lendo e estou amando? linda essa sua resenha??

Amanda.Riselli 04/04/2021minha estante
Obrigada! ? Eu amei tanto esse livro, Geo! Me identifiquei com protagonista porque também tenho ansiedade. Feliz de saber que você está amando também! ??

Carolina Rodrigues Aguiar 06/04/2021

Gostei sim e indico!
Preciso dizer que essa é a segunda vez que leio esse livro!! E gente, senti a mesma emoção que a primeira vez que li!! Autora Duda, você é demais!
Conheçam a história de Alice que possui transtorno de ansiedade generalizada, se você ainda não sabe o que é, a nossa querida autora explica com facilidade assim como Alice tem que lidar no cotidiano. Aqui você vai ver o que é dar a volta por cima, aprendam com a Alice! ?
Ah, tem uma ações também!! Hahaha tipo filme mesmo.

Fabi | @ps.leitura 23/07/2018

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Quantas vezes não transparecemos tudo que desejamos para as pessoas que estão em nossa volta? Muitas vezes deixamos que elas vejam apenas a nossa “casca”, apenas o que somos por fora. São raros os momentos que deixamos as pessoas olharem além da nossa superfície, não é mesmo? Mas por que evitamos esses acontecimentos? Por medo de mostrarmos quem somos ou simplesmente por medo de nos ferirmos? São muitas questões que assombram a mente de Alice.

Alice têm 23 anos e acreditava que após terminar a graduação, sua vida entraria nos trilhos como ela sempre imaginou, mas nem tudo é como planejamos, não é mesmo? Ela não esperava que fosse terminar a faculdade com quilos a mais do que desejado, morando com seus pais, desempregada, sem namorado e nunca imaginou que Transtorno de Ansiedade Generalizada fosse fazer parte da sua vida.

Os planos dela desabaram! Porém, tudo que deixou ainda pior foi o término de seu namoro de longo anos. Todos a sua voltam desejam a mesma coisa: que ela esqueça seu namorado e siga em frente com sua vida. O que ninguém enxerga é que ela está passando por esses momentos de ansiedade e que fica cada vez mais difícil lidar com esse transtorno. Como fazer com que sua vida volte a ser como era antes, como ela sempre sonhou?

Um certo dia, vendo sua vida desmoronando cada vez mais, Alice decide que é hora de encarar a vida adulta e começar uma busca por emprego. Aliás, o que além de um bom emprego ocuparia todo o seu tempo? E é nessa busca que ela reencontra Marcelo, um antigo colega da escola e que oferece uma vaga para ela em sua área. É como sempre dizem: acaso ou destino? Pelo menos um passo da vida de Alice foi dado!

Após iniciar o seu emprego que a vida de Alice começa a mudar. Sim, ela continua com o Transtorno de Ansiedade, porém está sabendo lidar melhor com ele, mesmo que em alguns momentos isso tome conta dela. O único problema é que Alice não consegue mostrar para todos quem ela é de verdade; ela não deixa que as pessoas vejam além da superfície. E é nesse momento, junto com a ajuda de pessoas importantes em sua vida, ela irá aos poucos se mostrando para o mundo e se aceitando!

💭

Devo começar dizendo que “além da superfície” foi um livro diferente do que já li. Além da personagem sofrer um transtorno de ansiedade, a mesma possui problemas de autoestima e aceitação. É completamente difícil lidar com os acontecimentos da vida, principalmente quando os mesmos não saem como sempre sonhamos ou planejamos. Porém, quando aceitamos que a vida é uma caixinha de surpresa e podemos aprender e crescer com ela, tudo fica melhor de conviver.

Certos momentos me identifiquei com a personagem criada pela Duda Razzera, principalmente em questão de falar sobre sentimentos e tudo que se passa dentro da minha cabeça. Eu não consigo me abrir com facilidade com as pessoas e é muito difícil deixar que as mesmas vejam além da minha superfície, entendem? Então após ler algumas resenhas dos parceiros da autora, percebi que não sou a única que me identifiquei com a personagem. Cada um se identificou de alguma forma e acredito que, se esse era o objetivo da autora, ela fez um excelente trabalho com essa proximidade entre nós, leitores, e a Alice. É realmente incrível quando isso acontece!

Mas Alice não é a única personagem com grande destaque nesse livro. Temos também o Marcelo que é alguém que também precisava deixar que as outras pessoas o vissem além da superfície. Confesso que queria um livro apenas dele para entender muitos momentos de sua vida e até mesmo “entrar em sua mente”, sabe? Os outros personagens secundários da história também possuem uma grande importância na mesma e deixa a narrativa ainda mais instigante! Para ser sincera, gostaria de que todos os personagens apresentados neste enredo possuíssem um livro ou até mesmo um spin-off. Realmente são encantadores e acredito que há muito para se contar deles.

Um romance jovem adulto, com uma narrativa bem fluída, acontecimentos bem descritos, uma escrita envolvente, capítulos curtos e uma chance enorme de você também se identificar com a personagem. Uma soma de coisas maravilhosas para você dar uma chance para este livro. Que tal envolver-se com este enredo e sentir todos os receios e ansiedades da Alice?

site: http://www.psamoleitura.com/2018/07/resenha-alem-da-superficie.html

Marcia livros.e.musicas 18/07/2018

Além da superfície
Depois de passar por muitos problemas, Alice desenvolve a síndrome do pânico. Ela não quer ser considerada louca e tenta esconder a doença até das pessoas próximas. Morre de vergonha dos ataques de pânico. .
Por isso tem relacionamentos superficiais onde as pessoas só enxerguem o que ela quer mostrar de si mesma.
Aos poucos descobre que todos tem problemas e como ela tentam mascara-los. Cada um se protege como pode.
Para amadurecermos e sermos felizes é preciso estar ciente que cometer erros é normal. Ninguém é perfeito. É através deles que aprendemos. Para viver plenamente é necessário não termos vergonha de quem somos, mostrando-nos além da superfície.
. . "O pânico traz o meu pior... Quero apenas deitar na minha cama e remover toda a negatividade, pois é isso que faço de melhor. Reclamo, sou dramática, tenho pena de mim mesma. Mas nunca, em hipótese alguma, consigo resolver meus problemas e impedir o reinício desse ciclo de autoflagelação."
"Não me sinto feliz nem triste. É o ansiolítico fazendo efeito, tenho certeza. Sinto-me adormecida, entorpecida ou qualquer coisa do gênero. É o que mais quero é sentir alguma coisa que não seja medo, dor, vergonha ou culpa".
"...tenho dificuldade em me relacionar com as pessoas, deixá-las se aproximar e me permitir a incerteza de confiar."
"Não quero permitir aos outros pensarem que sou menos porque , às vezes, não consigo controlar minhas emoções. "

1 | 2 | 3 | 4 | 5