Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

laurinha 24/11/2023

Como todos os livros da Jane Austen, simplesmente me apaixonei. As irmãs Elinor e Marianne são encantadoras e se complementam em suas personalidades completamente diferentes. Elinor sendo a mais racional de ambas, sendo tão prática e racional, enquanto Marianne pensa tanto com o coração, se esquecendo muitas vezes da razão.

Thef 15/10/2023

Mais ou menos
Primeiro livro que eu leio da autora e acho que não foi a melhor escolha.
Demorei meses pra terminar, não me cativou em nada, a leitura foi muito arrastada e quando acabei só consegui falar ?graças a Deus?

vitoriapamplona 17/07/2023

Segundo melhor da Jane Austen
Depois de Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade é um excelente livro da Jane Austen! Nele há o protagonismo das duas irmãs, e conseguimos examinar o temperamento de ambas, na razão e na emoção. No entanto, o livro não ganhou 5 estrelas, pois não fui cativada por nenhum romance desenvolvido, parece que todo mundo era a segunda opção de alguém, já que o primeiro não deu certo. O personagem favorito daqui com certeza foi o coronel Brandon. 4,5??

Melissa 08/02/2023

Romance lento, mas muito gostoso de se ler
Achei lindo como faz esse paralelo entre a irmã sensível que segue o coração e a irmã que sempre usa a razão e não demostra muito os sentimentos. O desenrolar é lento devo admitir, mas é tão gostosinho de ler e sentir o que elas sentem, fiquei apaixonada como todos os eventos contribuem para o desenrolar da história e para o final, nunca é algo aleatório e sem importância. Muito bom mesmo.

lli 07/11/2022

Não foi o melhor começo com Jane Austen
Foi o primeiro livro que li de Jane Austen e não achei que foi a melhor escolha.

Para mim, a leitura foi arrastada, só alguns (pouquíssimos) capítulos me prenderam.

Espero que os próximos livros na pilha de Jane Austen sejam melhores

giovanna 02/09/2022

Razão & Sensibilidade - Jane Austen
A narração do livro é incrível, tem um ritmo bom e as protagonistas tem personalidades interessantes, com destaque pra Elinor. A relação entre as duas irmãs é complementar, se parecendo tanto ao mesmo tempo que são muito diferentes, de longe o ponto alto do livro.
Entretanto, nem a escrita de Jane Austen conseguiu me prender do jeito que eu queria. Foi difícil me apegar no começo porque não entendi bem para onde a história estava caminhando, tive a impressão que só começa mesmo do meio do livro pro final.
Sobre os casais principais: tinham tudo pra ser ótimos, mas acabam sendo apenas medianos, desenvolvendo apenas um em cada par (Elinor e Coronel Brandon).
Elinor e Edward poderiam ter mais tempo juntos, os sentimentos dele quase não ficam claros até as últimas páginas e tudo que nós sabemos sobre o que ele sente na maior parte do livro é por falas de terceiros que não são confiáveis.
Marianne e Coronel Brandon é disparada a pior parte do livro e até meio decepcionante porque a reflexão sobre segundas paixões é boa, mas os sentimentos dela sequer são desenvolvidos, eles interagem desde o começo e apenas nos últimos capítulos ela trata ele com o mínimo de afeto e, mesmo nesse ponto, não parece ser nada além de amizade e gratidão.

Enfim, é um livro muito bem escrito, com bons diálogos e boas personalidades, mas que se perde na história, levando muito tempo pra se introduzir e desenvolvendo mal seus principais núcleos.

Gislene.Batalha 30/08/2022

Razão é sensibilidade
Jane Austen mais uma vez nos leva a uma história encantadora com personagens que amamos, odiamos e outros guardamos no coração.
Amores prometidos, separados, dinheiro, ganhos e perdas.
Elinor e Marianne são irmãs e se amam muito.
As duas podem estar comprometidas para casarem. Mas nem sempre é o que parece. Traições, mentiras, doenças fazem parte deste romance onde as mulheres são fortes e diferentes da época em que viviam.
Um lindo clássico!

Isya Ferreira 23/05/2022

Não gostei muito.
Esse e o primeiro livro de Jane Austen que odiei ler em cada página. E olhar que amo romance de época. Gostei das irmãs, mas elas não me prendeu tanto como Elizabeth Bennet e Anne Elliot. Não e atoa que eu demorei para ler, pois realmente não estava interessada em ler. Mas por amor a Jane Austen não vou dar nota bixa, pois amo os romances dela.

Stef 03/04/2022

Prometeu tudo, entregou nada
Nos 70% do livro afirmei que preferia esse do que Orgulho e Preconceito, mas o final decepcionou demais. Jane Austen entenda: para de desenvolver o que nao existe! Elinor seria perfeita com o Brandon, tinha química, conexão, personalidades que se completavam, e ele vem e me casa com a Marianne! Ah, mas me poupe! Odiei demais o final.

Rafa 01/04/2022

O livro em si é legal, mas a forma da escrita é ruim. Não cativa, não prende, fiz até uma confusão com os personagens.

Foi a segunda vez que peguei para ler, e quase desisti de novo, mas fui persistente, e consegui terminar..

V.v. 01/02/2022

Surpreendente!
Esse livro me surpreendeu muito, eu esperava mais romance, que sim está presente, porém não é o foco. Encontrei aqui uma narrativa sobre as vivências e pontos de vistas divergentes das personagens principais.
As duas irmã Dashwood, apesar de passarem por situações parecidas, reagem de forma completamente diferente, enquanto a mais velha, Elinor é mais pé no chão e racional, Marianne é muito emotiva e se deixa levar muito por seus sentimentos, o que em alguns momentos me incomodou kkkk
Elinor além de lidar com suas próprias emoções e se preocupar com os outros ao seu redor, auxiliar a mãe a organizar as economias da família, tem que ajudar a irmã mais nova a passar por suas... vamos dizer "crises ", que nossa beiram o fim do mundo, o que na verdade é até compreensível dada a idade da personagem, o modo como é um pouco mimada, a importância de um casamento naquela época etc. É interessante como com o passar do livro ela amadurece.

Enfim a escrita da autora é muito boa, é o segundo livro que leio dela, e sinceramente tô apaixonada, é incrível, realmente uma mulher a frente do seu tempo, com toda certeza vou ler outros livros dela.

Mirian.Silva 20/11/2021

Romance de época que mostra como as mulheres era tratadas durante esse período. Tanto Elinor quanto Mariane suas jovens que abordam diferentes perfis. Uma age mais pela emoção a outra age de acordo com a razão. Ambas nos conquista com as suas histórias.
Porém , a narrativa faz o leitor se cansar um pouco, pois descreve muitos detalhes, o fica exaustivo. Fora isso, um bom romance inglês ??

1 | 2 | 3 | 4