A Odisseia de Penélope

A Odisseia de Penélope Margaret Atwood

Resenhas - A Odisséia de Penélope

Jackie 24/04/2024

Uma leitura que flui naturalmente por ser um tema interessante.
Eu esperava um pouco mais do livro, esperava uma história com mais aventuras e empoderamento feminino.

Léo 14/04/2024

Chamamos você uuu
Muito espertas para assustar
Muito espertas para assustar
Para assustar

As escravas ganham penas e voam como corujas."
#

Li esse livro após Circe, e foi muito interessante.
Acompanhar todos os pensamentos póstumos de Penélope, sobre sua vida e onde vivia, é diferente.

A personagem narra toda sua vida após a saída de Odisseu e tudo que teve de suportar; todas suas qualidades, artimanhas, façanhas e muito mais são expressas ao leitor.
Em algumas horas, a leitura parece massante (achei isso quando a autora fazia questão de criar um paralelo com a época do livro e a nossa atual época), mas é muito bom.
Um livro rápido, suave e facil de ler e entender.

Novamente, para os amantes de cultura grega, é um prato cheio.

Sara 09/04/2024

Timing errado
Li esse livro depois de cerca de dez anos que li a Odisseia de Homero e posso dizer que a experiência não foi como eu imagino que deveria ser.

A história em si é boa mas é rodeada pela "Odisseia" e, se você não lembra completamente da história, assim como eu, algumas coisas vão perder o sentido e vão te fazer ficar a deriva.

O ideal seria ler a odisseia e depois passar para essa leitura.

Janaina.Aggens 31/03/2024

Bom livro
Livro curtinho, gostoso de ler. Deu vontade de conhecer mais sobre as histórias que são tratadas. Leva a gente a pensar como seriam as histórias que conhecemos hoje se fossem contadas pelo ponto de vista das mulheres.

Léo 29/03/2024

Ótima leitura
Visão diferente e com toques atuais sobre um grande clássico. Analisado do ponto de vista feminino. Vale a leitura

George Luiz 09/03/2024

Uma releitura de um clássico. A autora investe na obra o que Penélope viveria se tivesse a sua voz colocada no palco. O livro é uma releitura da "Odisseia", de Homero, quando Odisseu foi para a guerra e deixou sua rainha sozinha por 20 anos. Um livro de pura reflexão sobre o que a rainha fez por todos aqueles anos.

Corvina0606 27/02/2024

Eu esperava um livro muito mais teórico (não acadêmico, mas mais sério). A autora recontou toda a Odisseia, só que pela lente da Penélope. Então quem leu A Odisseia, já sabia de tudo aquilo, nada foi novidade. E se a autora queria dar outra imagem para a personagem, para mim, ficou parecendo que a Penélope entrou num poço e esperou mesmo 20 anos pelo Odisseu sem fazer mais nada.
Como eu disse, esperava algo mais teórico, a autora até comenta algumas fontes que ela usou e tal. Mas não vi nada disso, só um capítulo de três páginas falando dessa possibilidade do culto à uma deusa e a Penélope ser a Suprema Sacerdotisa, mas foram só três páginas.
Não é um livro teórico-feminista, é só uma recontagem pelos olhos da Penélope.
Não posso desdenhar 100% do livro, com certeza. Marquei muitos trechos fortes e críticos. Comentários ácidos sobre a sociedade da época e da situação feminina, comentários da própria Penélope, que conta sua história dos Campos dos Afósdelos.
Os capítulos mais interessantes foram os das 12 escravas mortas por Odisseu, esses foram bem legais, até alguns contados em verso.

Dai Solyom 18/02/2024

Escrava do tempo
Eu nunca li a ODISSEIA, porém após esta apresentação da incrível Margaret Atwood me surgiu uma curiosidade.

Nessa obra nós vemos os mesmos fatos, porém apresentados pela perspectiva de Penélope.

Moralidade, certo e errado. O que define lealdade?

Claramente ainda temos que evoluir como sociedade, pois um homem que se relaciona com diversas mulheres é considerado um garanhão, já a mulher que tem a mesma atitude é vista como 🤬 #$%!& .

nini 12/02/2024

Um livro rapidinho que atissou demais minha curiosidade pela escrita da autora, então me aguardem lendo o conto da aia a qualquer instante.

Bela 30/01/2024

É interessante zinho. Leitura fácil, você mas não se perde na história mas eu recomendaria para alguém que está muito interessado no assunto ou que gosta muito de ler e não sabe o que ler agora e não quer nada complicado. Não me envolvi com a história, não sei se realmente foi a história ou o meu momento de vida. De toda forma, não é um livro que eu vou buscar novamente em outro momento. Já tá bom ?

eumaravilhosa.x 25/01/2024

A solidão dói
Em "A odisseia de Penélope" nós contemplamos uma releitura de uma das jornadas mais famosas da  literatura: a de Odisseu na guerra de Tróia. Muitos de vocês devem conhecer a jornada do herói em A odisseia, mas o que veremos aqui é a perspectiva de tudo que Penélope enfrentou na ausência de Odisseu.

Poucos livros me causam revolta, e este faz parte dessa pequena porcentagem. É inacreditável o fato de quê Penélope casou-se aos 15 anos de idade, e em tão pouco tempo precisou administrar um Reino sozinha.

Na época, é visto que as mulheres eram APENAS para entreter o homem, servi-lo, saciar e satisfazer suas vontades em ter filhos. Uma mulher no poder? Jamais alcançaria os feitos de um homem. A mulher deveria ser submissa em todos os aspectos de sua existência.

Penélope mostra-nos força e a inteligência de uma mulher que conseguiu por mais de 10 anos cuidar do seu reino e triplicar tudo o que foi deixado, além de construir estratégias para se livrar de pretendentes importunos.

E pensar que Odisseu que ganha toda a glória, mas por traz desse homem existiu uma mulher perspicaz e intrigante em Ítaca que construiu o seu legado, mesmo que homens e mulheres tentaram destruir a sua reputação a todo custo, mas Penélope se manteve firme até o fim.

Deise 13/01/2024

Éh! Mais ou menos!
Sempre quis ler um livro de Margaret Atwood, tenho alguns na estante para leitura, como ?O conto de Aia?. Porém, suponho ter começado pelo errado. Confesso que esse não foi um livro que me prendeu. Não sei se pela forma de narrativa, ou até mesmo pela história, que pareceu um pouco forçada.
Esse livro narra a história de Penélope, a fiel esposa de Odisseu. A narrativa é póstuma, através do olhar da personagem principal. Não digo que seja chato, ele possui uma crítica dolorosa sobre questão social envolvendo os nascidos escravos e os privilegiados, uma segregação por casta, e também uma sociedade machista. No entanto, na minha experiência de leitura, a narrativa por vezes se tornou um pouco enfadonha?

Felipe | @fe.ituras 30/12/2023

Após ler "O Conto da Aia," desenvolvi uma paixão pela escrita de Margaret Atwood. Contudo, em "Os Testamentos," a experiência não foi a mesma, e agora também, após concluir minha terceira leitura dela.

Em "A Odisseia de Penélope" (que considero um título desfavorável), a autora apresenta sua perspectiva sobre a vida dessa personagem grega, destacando seu ponto de vista feminista, especialmente em relação ao papel de Penélope e à história das 12 escravas que a acompanhavam.

A visão de Atwood é clara, embora em alguns momentos a escrita seja enfadonha e arrastada, ela apresenta uma imagem de Penélope como uma mulher amargurada e competitiva. O ponto alto reside na narrativa das 12 escravas e seus coros.

Em resumo, é uma leitura rápida que vale a pena explorar, embora não alcance o ápice da habilidade de escrita dessa autora que tanto aprecio.