A Odisseia de Penélope

A Odisseia de Penélope Margaret Atwood

Resenhas - A Odisséia de Penélope

Marcia 26/02/2021

Vozes femininas
Nesse livro, a própria Penélope nos conta como foi sua espera por Ulisses, durante os 20 anos em que ele esteve fora, lutando na guerra de Troia por 10 anos e depois, mais 10 de seu retorno.
Além dela, outras mulheres também tem vozes, que são as doze escravas mais próximas à Penélope.
A partir desses relatos, percebemos como as mulheres eram vistas e tratadas naquele período e suas ressonâncias nos dias atuais.
Texto de fácil leitura e baseado em versos da própria Odisseia.
Recomendo a leitura.

Marcos de Mello 21/02/2021

Penélope sempre foi a esposa leal, boba e submissa?
Aqui temos a versão da Odisseia contada por Penélope.
Gostei bastante por se tratar da mitologia grega com tons contemporâneos. Senti pela autora não ter se aprofundado ainda mais nessa versão.
Gostei demais.

Manu 12/02/2021

Uma visão feminista de A Odisséia.
Conhecia a história de A Odisséia só por auto e adorei conhecê-la pelo viés de uma personagem feminina sem voz ....
Ainda bem que a Atwood fez questão de desenvolver a versão da Penélope, mesmo que através de uma mentalidade fictícia e modernizada da personagem original. Procurando, através disso, explicar questões que a obra original do Homero deixou em aberto, a autora foi bastante revolucionária em fazer isso de uma forma mais conectada com nossa mentalidade atual e feminista.
Em suma, essa versão me fez entrar em um paradoxo de ter ranço e interesse pela história original.

CInt_lo 28/01/2021

A perspicácia da Margaret em escrever surpreende.
O modo como deu foco as escravas da história através dos Coros espalhadas entre os capítulos da visão de Penélope.
Além disso fez um trabalho incrível nas pesquisas para o livro, pois relacionou muito bem a mitologia como referência nas falas/ diálogos do livro.
Um ótimo livro, mas ainda não vence a trilogia do Madd Adão

Carla 20/01/2021

Leitura rápida, uma boa reflexão sobre como se conta uma história
Penélope a boa esposa, Helena a mulher libertina, as 12 escravas o pertence de alguém.

Maria 01/01/2021

Divertido
Sempre gostei de ver outras perspectivas de personagens ou histórias que conheço bem. Vídeos como ? A versão Brandy da história ? fazem bastante o meu tipo. E talvez seja por conta disso que gostei do livro. Foi uma leitura bem rápida, que se descobriu bem envolvente para um livro tão curto. Gosto da sagacidade dessa Penélope e a maneira como ela não tenta se pagar de inteligente o tempo todo. As escravas me assombraram durante o livro, perturbador real kkk. Alguns aspectos ficaram meio forçados mas em geral o livro vale muito a pena.

Grace Borges 11/12/2020

Livro inteligente e confuso
Livro inteligente e confuso. A linguagem que Atwood usa para dar voz a Penélope é quase atual. Como se tivesse acontecido esse infortúnio épico no dia de ontem. Se vc vai ler achando que vai ler um "poema de Homero", fico feliz em te dizer que não vai ser nada disso. Penélope está morta, vagando pelos Campos Elíseos (céu grego, por assim dizer) e está narrando sua "odisseia" mais de 3 mil anos depois. Está contando a sua versão dos fatos, e tirando o véu de acontecimentos, digamos, mais fantásticos e "regidos pelos deuses"

"Odisseu residia numa ilha encantada, como hóspede de uma deusa, diziam alguns; ela transformara seus marinheiros em porcos (...), e os dois deliravam ao fazer amor todas as noites; que nada, diziam outros, era só um puteiro chic e ele tomava dinheiro da cafetina"
Isso, pra mim, é o melhor do livro, o desvelamento da mitologia por parte de Penélope, que agora não é mais a Rainha chorosa, viúva sem nunca ter sido, que está narrando. Penélope tem sua versão dos fatos e diz todo tempo que "acredita nas histórias de Odisseu, pq é melhor do que não ter nada pra contar, porém ela tem a sua voz e a sua versão contada por ela, sendo essa "a verdade".
Outra parte importante dessa narrativa fica por conta do Coro das 12 escravas assassinadas por Odisseu. Quem são essa escravas, "doces criaturas", e o que elas teriam feito para merecer morrer? Leia e descubra vc mesma. Acredito que vai ficar cheia de caraminholas na cabeça por horas, como eu estou agora, no momento em que escrevo essa "resenha".

Kari 08/12/2020

O babado é forte.
Leitura rápida e com vocabulário bem atual (às vezes até de mais), Margaret Atwood conta a história de Odisseu pela versão de Penélope, uma mulher que teve mão forte e inteligência de sobra para resistir aos 20 anos longe do seu amado, manter o palácio, um filho e saber conviver com as investidas de muitos homens que apenas queriam as suas riquezas. Surpreendentemente encantador, mostra que a vida não foi nada fácil pra Dona Penélope.
Nota 0-5: 4 (achei o uso de algumas palavras muito comum para a narração)
@leyendo_a_los_que_leen

Paulo Silas 12/11/2020

Um recorte da Odisseia de Homero relida por uma personagem notória que teve sua voz relegada a um relato que não o seu próprio. Penélope, a esposa leal e paciente que esperou pelo retorno do marido por duas longas décadas, ganha voz de fato nessa atrativa obra de Margaret Atwood. Sendo uma espécie de releitura de um clássico no qual se tem uma versão nova de Penélope, "A Odisseia de Penélope" faz uma pequena imersão na natureza dos mitos recontada de um modo próprio aos olhos do feminino.

Narrada em primeira pessoa - pela própria Penélope -, contando com capítulos intercalados de coros declamados, a obra traz a história da vida de Penélope - desde o seu nascimento até a sua pós-vida (o 'quando' o livro é escrito). Num diálogo direto com o leitor, como se a personagem estivesse confidenciando num relato escrito, numa espécie de diário, a sua forma de ver as coisas, todas as aflições, medos, esperanças e alegrias da aqui protagonista são contados amiúde - mesmo sendo um livro curto. Sua relação conturbada com o pai (que tentou matá-la quando na mais tenra idade), seu casamento arranjado com Odisseu, sua mudança para Ítaca, seu relacionamento com as escravas, o período difícil que passou quando da longa e penosa viagem de Odisseu para a guerra de Troia, sua relação com a prima Helena, enfim, tudo aquilo que constituiu o seu viver na terra é contada pela sua perspectiva, tendo assim o leitor uma nova ou mais ampla visão da história que constitui o mito.

Margaret Atwood constrói aqui uma rica história a partir de uma que já se tem. Muitos conhecem a história de Odisseu, mas poucos conhecem a de Penélope para além daquele pouco que se diz sobre ela. O grande acerto da autora é recontar de forma sagaz a história pela perspectiva de quem teve pouca voz, situando a protagonista no reino dos mortos com a oportunidade de fazer suas críticas contra a prima Helena, explicar melhor como foi o período que aguardou pelo retorno do marido, trazer seus reclamos contra Odisseu e chorar por suas criadas mortas. Uma história que agrada o leitor e que merece ser lida por qualquer pessoa que se encanta com a mitologia grega. Um excelente livro!

ThalitaSantos. 03/09/2020

A narrativa do livro é feita do ponto de vista de Penélope sobre as aventuras de Odisseu por Troia e seu regresso a Itaca, no qual conta dos seus sentimentos enquanto o esperava. A autora faz os leitores terem uma outra visão da Odisseia,na qual Penélope, descrita na obra de Homero como uma personagem fiel,que aguardou durante 20 anos o retorno do marido, tecendo todos os dias e desfazendo de noite uma mortalha para seu sogro.Também nos mostra uma nova visão da famosa Helena de Tróia, dessa vez pelos olhos de sua prima. É uma leitura bem curtinha,mas muito detalhada.

Nota: 4?

#margaretatwood

Camila Pugliesi 06/08/2020

Esperava um pouco mais
Com um título como “A ODISSEIA de Penélope”, eu torcia por um pouco mais de justiça. Não que eu esperasse sua própria cota de aventuras loucas e, logicamente, por uma pura questão de verossimilhança, não haviam muitas coisas que ela pudesse realmente fazer ou que estivessem sob seu controle. Mas eu esperava uma resposta mais extensa para “Quem é Penélope? Além de uma esposa fiel, muito inteligente e que chora muito?”, mas esse se mostra um resumo bem preciso no fim. Penélope que me desculpe, mas a Odisseia de Helena, que talvez tenha sido meio babaca e provocado um rastro de sangue considerável mas foi sua própria pessoa, talvez valesse mais a pena. O coro das escravas é incrível, no entanto.

luke - among the living. 04/07/2020

UMA OUTRA VERSÃO DA VERDADE.
...

Ler esse livro é ser uma reinvenção do mito de Odisseu e Penélope, ao menos em teoria.

Achei bem chata a roupagem "século XXI" e fantasmas etc etc.

Não fosse isso eu o avaliaria bem melhor.

Apesar disso a escrita é bem interessante, a cara da Margareth Atwood. Ela tem um talento quando se comunica em 1a pessoa.

No geral curti.

Giulia Ficarelli 24/06/2020

Leitura para um domingo a tarde
Curto e dinâmico, a visão de Penélope (esposa de Odisseu), dos acontecimentos narrados em ?Odisseia ?.

Achei uma leitura fácil e bem rápido, ótima para um final de semana!

allcalina 18/06/2020

Leitura interessante. Apresentação do ponto de vista de Penélope sobre as aventuras de Odisseu por Troia e seu regresso a Itaca, no qual conta dos seus sentimentos enquanto o esperava. As partes de coro das 12 escravas são muito boas!