A Odisséia de Penélope

A Odisséia de Penélope Margaret Atwood

Resenhas - A Odisséia de Penélope

Ehkew 19/04/2023

Achei essa releitura muito interessante. Uma leitura muito curiosa e expansiva que mistura situações do tempo da obra Odisseia com os dias atuais juntamente com a facilidade da Margaret de criticar, fazer o leitor pensar e trazer voz para personagens femininas um tanto esquecidas.

Jéssica 12/04/2023

Fan fic de alto nível
A história de Odisseu deve ser uma das mais contadas e recontadas da literatura mundial. Mas e quanto à sua esposa, que só é lembrada pela Mortalha que fazia de dia e desfazia à noite e por ter esperado por 20 anos o retorno do marido?
É ela que assume o protagonismo agora e conta a Odisseia de seu ponto de vista.
Só achei meio desnecessário o hate com a Helena de Troia, a rixa com a sogra e o estranhamento com a Euricléia. Parece que ela disputava o espaço com essas mulheres, apesar de ter em alta conta suas escravas.

Bianca 24/03/2023

Consegui apreciar e me envolver ainda mais por ter lido ?Circe?, de Madeline Miller, há pouquíssimo tempo.
Uma brilhante (para se dizer o mínimo) releitura da história (ou mito) de Penélope.

zaczito 27/02/2023

?o mundo continua tão perigoso e cruel quanto na minha época, com a diferença de que o sofrimento w a dor acontecem em escala muito maior. a natureza humana continua espalhafatosa como sempre?

é uma obra muito bem construída que transmite uma mensagem dolorosa, utiliza-se do mito para narrar a realidade sofrida e repleta de lástimas das mulheres da grécia antiga, pontua tanto a dor de penélope, nobre e bem nascida, quanto a de suas escravas, desprezadas desde sempre. em meio ao mito e à crítica à uma sociedade de milênios atrás vemos ser tecida uma crítica à atualidade, onde mulheres continuam desprezadas e maltratadas, onde a humanidade continua repleta de hábitos devassos.
a narrativa flui e desde as primeiras palavras dilacera o coração do leitor, tendo como ápice da agonia e do desconforto, ao meu ver, as cenas onde as próprias escravas narram sua sina, em especial onde se encena um julgamento e as vemos clamar desesperadamente por justiça e mesmo assim tendo sua súplica declinada.

Jéssica.amc 05/02/2023

Puro acaso
E foi assim que encontrei mais um livro da Atwood, a história da Penélope, mulher de Odisseu, que fica 30 anos aguardando o seu retorno, cuidando do seu reino, do seu filho, da sua honra, e em troca recebe ingratidão direcionada as suas mais jovens e bonitas servas.

Muito interessante conhecer um outro ponto de vista, valeu a pena.

Tatiana221 20/01/2023

Um conto da versão de Penélope sobre a a espera por Odisseu em mais de 20 anos, a versão contada fora do patriarcado.

Mari Pereira 16/01/2023

Divertido e irônico, A odisseia de Penélope foi daqueles livros que li em uma sentada.
Penélope se torna a personagem principal da narrativa, mostrando sua versão da história e como foi sua experiência de ser esposa de Odisseu.

Percebemos que Penélope praticamente não viveu em matrimônio, tendo em vista que Odisseu nada mais fez que sair flanando e curtindo a vida por aí.

Achei muito interessante a forma como Penélope foi astuciosa e criou mecanismos próprios para tornar sua vida possível neste contexto.
Além disso, sempre gosto muito da forma como Atwood pesquisa e embasa bem seus livros, sempre trazendo informações interessante mesmo em suas ficções mais imaginativas.

Por fim, ressalto que, sem este livro, provavelmente eu nunca teria conhecido um pouco sobre a história das criadas que foram abusadas e sumariamente executadas na corte.

Que elas sigam assombrando os Odisseus desse mundo!

annikav.a 06/01/2023

Penelopéia
Margaret Atwood sabe construir a tensão. Apesar do livro ser curto e de a personagem estar comentando tudo em retrospecto, diretamente dos Campos de Asfódelos, ele não é dispensável. O contraponto à narrativa oficial da Odisséia pelo ponto de vista da Penélope é interessante, mas ainda mais interessante e poderoso quando o coro das doze escravizadas é entrelaçado à narrativa, adicionando, além da perspectiva do gênero, a de classe.
Para além disso, os personagens não são muito desenvolvidos, pela própria natureza curta do livro. Isso não é exatamente uma falha, mas alguns personagens ficam extremamente unidimensionais e destoam do resto do livro, como é o caso da Helena. Ela é tão estereotipada que parece que saiu direto da novela, o que é contraditório analisando a própria premissa feminista do livro.
Não estudei as fontes dadas no livro pra julgar o quão "verídico" ele é. Em termos de forma, ele lembra uma tragédia, o que me faz pensar que seria legal vê-lo interpretado.
Tenho meus problemas com a Atwood, mas eles não cabem aqui, enfim....

stutz 20/12/2022

As doze escravas. As treze vozes caladas.
No geral, gostei muito do livro e do fato de a história dar voz às vítimas, não aos "heróis", já que não é isso que acontece na maioria das vezes. As cenas das narrativas das doze criadas foram os destaques deste livro na minha opinião, realmente fortes, dolorosas e profundas.
A razão pela qual tirei uma estrela é que esperava um pouco mais de construção de Penelope como personagem.
Fora isso, A Odisseia de Penélope é perfeito. Se você gosta de mitologia grega, com certeza deveria ler este livro.

?Não precisam pensar em nós como moças de verdade, de carne e osso, a sofrer dores reais, verdadeiras injustiças. Talvez seja muito incômodo. Descartem as partes sórdidas. Considerem que somos puros símbolos.?

Aninha 18/10/2022

Leitura De Escola
Indicado pela minha professora de português, não gostei muito mas não é uma leitura chata que você fica entediado. Uma relação de amor e ódio com a Penélope, tinha hora que eu super defendia ela, adorava como ela tratava as escravas, a rivalidade dela com sua prima Helena, mas tinha hora que ela me irritava, não se impor para cuidar do filho, não dispensar Odisseu depois de anos fora e muitas outras coisas?

maria18416 16/10/2022

frustrante
É um livro incrível, e ao mesmo tempo não é absolutamente nada do que eu esperava, e sinceramente não sei como descrever ele, pra mim frustrante é a palavra perfeita

Lia 09/10/2022

Achei esse livro morno. Não me despertou curiosidade, não me despertou emoções fortes. Fui com uma boa expectativa por conta da autora, mas não gostei muito.

Um ponto forte dele foi a ideia da autora em dar voz a Penelope e as escravas mortas, mas a narração em si, achei pouco envolvente.