Travessuras da Menina Má

Travessuras da Menina Má Mario Vargas Llosa

Resenhas - Travessuras da Menina Má

romulorocha 22/04/2021

Travessuras de uma menina má, de Mário Vargas Llosa - 10/10
Mario Vargas Llosa é um escritor Peruano mundialmente conhecido por suas obras repletas de sensibilidade e realismo. Em 2010, ganhou o prêmio Nobel de literatura e se tornou o segundo peruano a obter este êxito. Antes dele, somente Pablo Neruda havia recebido o prêmio.

Em Travessuras de uma menina má, Ricardo é um jovem peruano de classe média e de poucas ambições, mas deveras persistente em seus sonhos, apenas dois: viver em Paris e casar-se com Lily. Esta, por sua vez, é uma garota de família humilde, mas emancipada em suas aspirações. Quando se encontram pela primeira vez, os dois são apenas adolescentes. Ricardo apaixona-se de súbito por Lily, e ela, tentando esconder sua origem para obter o prestígio dos amigos da escola, finge ser uma ?chilenita?. Sua farsa não demora muito e então, pela primeira vez, seus caminhos se desencontram. Ao longo dos anos, Ricardo e Lily irão se encontrar e se perder em diferentes momentos, cenários e perspectivas. O que se irá tecendo entre os dois é um tricot cheio curvas e cores, e com um final comovente, arrebatador e tocante, digno de uma obra de arte.

Sem dúvida, uma das melhores leituras do ano. É muito sensível e ao mesmo tempo realista a forma como Llosa descreve os personagens da trama, especialmente Lily. Seu espírito livre, emancipado e aventureiro nos fazem vibrar com ela em muitos momentos, ao invés de torcer por Ricardito, rs. Talvez aqui Llosa quisesse trazer ao leitor uma reflexão sobre masculinidade e a fragilidade dos homens, com suas ?breguices?, frases prontas e falta de perspectivas. Por outro lado, com Lily, Llosa mostra de forma brilhante a narrativa de que nenhuma mulher pertence a um homem e merece viver todos os sonhos que cabem em si.

#resenhasdoromulo
#travessurasdeumameninama
#romanceperuano

Disotelo 21/04/2021

Ricardito é Um Amante Cafona, Mas o Livro É Ótimo
Lembro que em 2007 eu, um jovenzinho, fui ver O Amor Nos Tempos de Cólera e fiquei com os olhos marejados, o filme nem era tão bom, mas a ideia do afeto que transcende o tempo é muito significativa pra mim.
Soube que este livro tinha uma proposta semelhante e fiquei muito animado pre lê-lo.
Gostei muita da escrita do Llosa, é fluída, sem frescura, enredo bem construído... Meu problema com esse romance foi o Ricardito, as manifestações afetivas dele são muito cafonas, nem parecem tão convincentes, talvez fosse o objetivo do Llosa, construir um herói romântico desprovido de uma boa lábia, não chega a ser um demérito pro livro, mas atrapalhou o meu envolvimento, mesmo assim eu gostei, é um ótimo livro.
Maria 21/04/2021minha estante
Confesso que me apaixonei pelo Ricardito quando li o livro. Quantos são capazes de tamanha ternura? Pode ser cafona, mas é tão bonito. Eu até comparei o Florentino ao Ricardito numa resenha que fiz mas, embora tenha me encantado com o segundo, não gostei do primeiro :P E, sim, a escrita do Llosa é um deleite :)

Maria 21/04/2021minha estante
Na verdade, vários personagens masculinos do Llosa lembram o Ricardito. Em vários dos livros dele são as mulheres quem ditam as regras. Você encontrará algo semelhante inclusive na primeira obra do autor, A cidade e os cachorros. Boas leituras!

Disotelo 22/04/2021minha estante
Acho que eu comentei nessa sua resenha, se bem me lembro. Eu achei bonito, mas a beleza, pra mim, estava nas atitudes dele, na persistência, na benevolência, pra nós que vivemos num mundo de amor líquido, é muito tocante ver um protagonista assim. Mas as declarações dele pra ela não me agradaram. Pretendo ler mais coisa do Llosa no futuro.

hspaiva_ 20/04/2021

Um favorito da vida
Terminei esse livro com uma sensação estranha, um mix de ternura com raiva. Essa grande história de amor entre o coisinha-à-toa e a chilenita, na qual ela o maltrata mas ele nunca a deixa de amá-la, mostra como realmente é o amor, ele passa por cima de tudo, te faz parecer trouxa, te faz agir de maneiras inimagináveis, te deixa à beira do suicídio, mas sempre te desperta uma sensação inexplicável de paixão, de loucura e de devoção. Esse livro mostra que amar não é o sentimento idealizado que todos pensam que é, o amor é humano e, como nós, é sofrível e sofrido, o mais puro exemplo da antítese da vida.

Somado a isso tudo, o livro consegue nos mostrar a realidade socioeconômica da América do Sul e da Europa, as suas gritantes diferenças, inseridas na vida de uma pessoa qualquer, um intérprete peruano de classe média baixa que morava em Paris. Mostra a realidade dos movimentos sociais que afloraram ao longo do século XX, o comunismo em seu dinamismo e sua sede por revoluções e mudanças sociais, o movimento hippie em seus ideais de amor livre, uso de drogas, desprendimento da realidade e dos costumes conservadores cristãos-burgueses.

Por fim, não tem como não ressaltar a escrita do autor, uma escrita simples, mas envolvente e profunda e que em muitos momentos me fez refletir sobre vários assuntos, além de estar cheia de referências a filmes, livros e peças teatrais.

Leonardo 17/04/2021

Ricardo é um adolescente que se apaixona por uma garota de seu bairro, Miraflores no Peru, chamada Lily mas por causa de uma situação ela desaparece.

A história começa nos anos 60 e durante as próximas décadas a garota reaparece e some da vida dele de maneiras inusitadas sempre deixando uma marca em Ricardo.
Não dei mais estrelas porque, apesar de ser, uma história de amor incrível achei algumas situações meio irreais, talvez seja porque nunca amei alguém de tal maneira.

Recomendo a leitura, a escrita do autor é muito boa te prende do início ao fim.

leonardo.valeiro 16/04/2021

Leitura maravilhosa!
A riqueza de detalhes na forma usada pelo autor faz com que leitor se sinta envolvido com os personagens e nos envolve a cada palavra lida! Fenomenal!

Pequena Cyn 15/04/2021

É um livro incrível! A história é maravilhosa, os personagens são muito bem desenvolvidos e a leitura me prendeu do início ao fim. Até mesmo as história e personagens secundários nos envolvem!
Não esperei muito do livro após julgá-lo pelo nome e a sinopse também gerou interpretações diferentes do que realmente foi apresentado. Recebi algo muito melhor e superior ao que esperava!
Quero ler mais livros do Mario Llosa.

Leonardo.Fernandes 12/04/2021

Não julgue um livro pela capa/ título
Foi isso que fiz quando me emprestaram este e fui obrigado a ler. E que surpresa boa foi essa leitura

Esperava uma historinha besta clichê dessas açucaradas e o que tive foi uma história sincera, insólita, de um relacionamento estranho numa época em que muitas pessoas gostaria de ter vivido (anos 50, 60, 70 e 80)

Livro bom como entretenimento e para quebrar qualquer ideia preconcebida quando se olha apenas o que está na capa

Jamon 11/04/2021

Gostei do livro, o título tem um nome que pode afastar as pessoas, mas a história é interessante e envolvente

Bela 09/04/2021

Amei
?Será que ela chegou a me amar um pouco naqueles dois anos? Nunca disse isso, naturalmente, porque seria uma demonstração de fraqueza que ela jamais se perdoaria, nem me perdoaria. Mas creio que chegou a se acostumar à minha devoção, a sentir-se adulada pelo amor que eu despejava sobre ela com fartura, mais do que se atrevia a confessar a si mesma. (...) e também que lhe dissesse com todas as formas possíveis e imagináveis que a amava. ?Que breguices vai me dizer hoje??, era como me cumprimentava muitas vezes?.

Travessuras da menina má foi o meu primeiro contato com o autor Mário Vargas Llosa, mas, certamente, não será o último. O romance conta a história de Ricardito e Lily - a menina má - dois jovens peruanos que se conheceram na adolescência e que se encontram e desencontram diversas vezes, em diferentes partes do mundo. A história de amor faz variadas referências a acontecimentos históricos, como Paris revolucionária dos anos 60, a cultura hippie e o amor livre dos anos 70 em Londres, e até mesmo a máfia dos yakuzas em Tóquio.

Eu me apaixonei por esse livro, pelos personagens e pela escrita desse renomado autor. Travessuras da menina má despertou diversos sentimentos em mim. Ricardito foi um personagem que me tocou, por sua bondade e, sobretudo, por cultivar um amor tão profundo e intenso, que me perguntei se, de fato, existe um amor assim. Ricardito amava a menina má em todas as circunstâncias e momentos, foi um amor intenso, que não se esmoreceu com o decurso do tempo e nem com as travessuras da menina. Em relação a esta, a dúvida sobre a veracidade dos seus sentimentos e das suas falas perpassa a cabeça do leitor por toda a obra. Nunca se sabe se a ?peruanita? estava realmente envolvida ou se ela precisava de Ricardito para satisfazer o seu ego, e porque ele trazia a segurança que ela precisava. Ela era instável, imprecisa, desonesta, ambiciosa e era capaz de fazer qualquer travessura para alcançar seus objetivos de ser uma mulher rica e poderosa. Só não podemos negar que a menina má é extremamente corajosa e decidida. E foram esses adjetivos, mesclados ao seu atrevimento e ousadia que conquistaram intensamente o coração de Ricardito. Os dois protagonizam uma história de amor que sai do tradicional, dos padrões do que é esperado, e traz uma dicotomia interessante entre a razão e a emoção, entre a dor e o prazer, entre o acaso e o destino. Llosa escreveu essa obra na com toques autobiográficos , e conquistou a todos com a história de amor entre ?coisinha à toa? e a menina má.
Amanda.Curty 09/04/2021minha estante
Não conhecia e fiquei super curiosa para iniciar essa leitura ??

Tainá Reis 08/04/2021

Amei amar e odiar a menina má e Ricardito. Mas fiquei ainda mais encantada com a precisão do fundo histórico da obra e os detalhes sobre as várias cidades citadas.
Alê | @alexandrejjr 08/04/2021minha estante
Nos sentimos em Lima e em Paris ao lado de Ricardito, né, Tainá? Um dos meus favoritos.

Lara.Sessak 27/03/2021

Um livro que te prende, mas que não te deixa decidir se você ama ou morre de raiva dos personagens! Achei muito bem escrito, não é difícil mesmo sendo um livro super premiado

18/03/2021

Apaixonada nessa coisinha à toa!
Eu não sei nem explicar o motivo pelo qual eu amei esse livro! Me encantei com Lhosa de uma forma surpreendente. Eu só quero ler tudo, sobre qualquer coisa, que ele tenha escrito. É isso. O nosso santo bateu. Sobre o livro em si: romance da vida real, com toxidade, incertezas, abandonos e recomeços. Ricarditooooo e Chilenita, já estou com saudade.
Marina 19/03/2021minha estante
Esse livro é muito bom, né, Fê?! Foi meu presente na quarentena, aquela literatura que acrescenta na vida.

20/03/2021minha estante
Demais, Marina! To doida pra ler outro de Lhosa.

Marina 25/03/2021minha estante
Procura ?Travessuras da MINHA menina má?, do Otavio Bravo, ele é promotor de justiça aqui no Brasil e fez uma trilogia baseada nesse livro do Vargas Llosa.

28/03/2021minha estante
Que massa!!!!

tatialice 16/03/2021

Um cara banana e uma menina má, apenas.
Eu não me recordo 100% do livro. Li por indicação na época.. e foi só uma decepção mesmo. Uma história boba de um cara banana e apaixonado que é feito de gato e sapato. Não vi nada, nada demais na história, sinceramente...

Caroline 02/03/2021

Essa história me trouxe sentimentos ambíguos, mas, ao mesmo tempo, me cativou ao demonstrar como o amor pode se transformar ao longo da vida e as várias facetas que pode assumir. A menina má é realmente má, e o Ricardito, de fato, é um bom menino.

"Pelo menos, confesse que lhe dei um bom material para escrever um romance. Não foi, bom menino?"
Victor Dantas 02/03/2021minha estante
Quero muito conhecer a obra desse autor! :)

Caroline 02/03/2021minha estante
Foi meu primeiro contato com o autor, Victor, e nunca vou me esquecer dessa história. Intensa do começo ao fim!

Gui Mendes 01/03/2021

Gênio
Mais um belo livro de Mario Vargas Llosa, gostei muito dele depois de A Festa do Bode e esse me surpreendeu ainda mais.
Novamente sua mistura entre literatura e temas políticos regionais fazem com que esse livro seja nunca fique chato!