Field Notes on Love

Field Notes on Love Jennifer E. Smith

Resenhas - Field Notes on Love

Susannah.Fincannon 14/06/2021

?That?s the thing. You almost never know when you?re saying goodbye to someone forever.?

Dica: um livro ótimo pra ser lido em inglês, especialmente se você for iniciante na língua. Palavras fáceis, diálogos simples.

Primeiro de tudo, a história é completamente irreal e, se em circunstâncias normais e não no conforto de um livro de romance, macabra. Você não deve nunca, nunca mesmo, se enfiar num trem junto de um estranho que você conheceu na Internet! Surpreendentemente, duma forma que só essa autora consegue, no livro a história faz sentido e flui com leveza.
Os personagens são okay. Fofos e engraçados. A autora aborda representatividade, tanto negra quando LGBT, duma forma muito delicada, muito natural e humana. Gostei.

Pontos negativos: os protagonistas demoram muito pra se conhecer, quase 30% do livro. O enredo causa no leitor um sentimento de tédio, não me causou nenhuma vez entusiasmo. É monótono. E o final... Chato. Não consigo engolir um "eu te amo" vindo de pessoas que se conhecem há uma semana. Mas estou empolgada pra assistir a adaptação cinematográfica desse livro e vou, com certeza, continuar lendo outros livros dessa autora.

Tamy 18/05/2021

Gostei muito do livro, fala muito sobre amor, amadurecimento, se descobrir, se encontrar. Amei os personagens, os sentimentos, o desenvolvimento.

mariasbookdrama 12/05/2021

"What do you love most about the world??
Ida smiles. ?I love that every generation thinks they?ve invented it. They think they?re the first ones to fall in love and get their hearts broken, to feel loss and passion and pain. And in a way, they are. We?ve been there before, of course. But for young people, that doesn?t matter. Everything is new. Which I love, because it means everything is always beginning again. It?s hopeful, I think. At least to me

Barbara 26/04/2021

que livro mais fofo sabe, e mesmo tão leve fala sobre várias coisas, com diversidade nos personagens e o final é de chorar, amei Hugo e Mae, amei o plot da viagem no trem, sinceramente tudooooo

Lena 08/07/2020

I ? Trains
Esse livro é uma das coisas mais gostosas e fofas que eu li na minha vida. Há algo na escrita da autora que faz com que eu saia com um quentinho no coração de todas as suas leituras. Há todo um paralelo nessa historia que é maravilhoso. Uma leitura rapidinha com potencial de te deixar apaixonado por viagens de trens.

Laris 12/04/2019

Até onde você iria para ser dono do próprio destino?
Sempre adorei histórias que acontecem de maneiras improváveis. Quando vi a sinopse, não achei que esse livro me comoveria tanto. Fiquei tipo: ?Uau, romantizaram a falsidade ideológica?, mas mesmo assim, o livro parecia promissor e fico feliz de ter decidido lê-lo: Field Notes On Love foi perfeito do começo ao fim!

Logo no início do livro, Hugo recebe uma passagem de trem que cruza os Estados Unidos como uma espécie de prêmio de consolação após sua namorada, Margaret Campbell, terminar com ele. O plano era eles viajarem pelo país juntos até São Francisco, onde ela começaria a faculdade, e ele retornaria para Inglaterra, mas agora ele está sozinho e tem um problema: as passagens e documentos de hospedagem estão todos sob o nome de sua ex, e não podem ser trocados ou reembolsados e, mesmo de coração partido, ele decide procurar por uma substituta para viajar com ele.

É aí que entra outra Margaret Campbell (Mae), que vive em Nova York e está cogitando viver uma aventura, e com certeza o anúncio de Hugo procurando por uma companheira de viagem com o nome dela acaba parecendo a chance que ela queria.

Quando eles se conhecem pessoalmente, a atração é imediata (claro, né). Hugo vive em uma família grande e nunca sentiu que realmente tinha identidade, a viagem é seu bilhete de liberdade em busca de quem ele realmente quer ser. Já Mae é uma aspirante a diretora de filme, e precisa descobrir como fazer seus trabalhos transmitirem sentimento. No pouco tempo que passam juntos, Mae e Hugo acabam se envolvendo mais e mais, porém a cada dia de viagem, o destino se aproxima com a promessa separar seus caminhos, e eles terão que decidir como encarar a realidade da parada final e do iminente adeus.

Eu adorei Mae e Hugo, além de serem um casal extremamente fofo, eles conseguiram me fazer sentir tudo o que eles sentiam, as dúvidas, os medos, as esperanças e sonhos, mesmo se conhecendo a pouco tempo e ter uma pitada de insta-love, Smith me fez acreditar na relação deles que se construiu super bem apesar do livro não ter nem 300 páginas, realmente amei muito esses dois, e não apenas eles, mas os persongens secundários também, principalmente os irmãos do Hugo (ele faz parte de um grupo de 6, sim, eles são sêxtuplos e eu amei todos eles, inclusive adoraria que tivesse um livro para cada!)

Outra coisa que eu gostei muito é que é um livro bem diverso, Hugo é negro e Mae tem dois pais. O livro teve varias partes engraçadas, mas também momentos tristes de verdade, além de muitas reflexões sobre o amor e o que ele realmente significa, principalmente para Hugo e Mae, e eu vi um desenvolvimento muito bom de ambos ao decorrer do livro. O final me deixou super satisfeita, mas mesmo assim querendo mais. Uma das leituras favoritas do ano!

Vanessa.Issa 25/03/2019

Morri de fofura com esse livro! Com certeza só poderia ter sido escrito pela Jen!

A princípio, a história de "Field Notes on Love" pode parecer meio maluca. Pra não perder as passagens e reservas de viagem que estavam no nome de sua ex-namorada, Hugo procura alguém que tenha o mesmo nome para acompanhá-lo. Não tinha segundas intenções com isso, tanto que chegou até a cogitar levar uma senhora de 84 anos. Mas, devido a um problema de saúde, ela não pode ir. Então, ele acaba escolhendo a Mae, uma adolescente americana apaixonada por fazer filmes. Eles nunca tinham se falado antes até esse momento.

Na vida real, seria quase impossível imaginar que alguém toparia viajar com um homem desconhecido só porque ele está em busca de alguém com o seu nome. Mas, no livro, de alguma forma a autora consegue fazer com que tudo faça sentido.

Para se conhecerem melhor, Hugo e Mae conversam bastante sobre suas famílias e sonhos.

Hugo é sêxtuplo. Embora tenha um ótimo relacionamento com os irmãos, ele sente falta de viver uma experiência como um indivíduo único, já que tudo em sua vida sempre esteve de alguma forma relacionado aos seis. Ele nem pode escolher em qual faculdade pretende estudar, pois sabe que precisa aceitar uma bolsa que beneficiará os seis irmãos, lhes proporcionando estudo em troca de visibilidade para a instituição de ensino por acolher essa família conhecida na cidade.

Já Mae é apaixonada por filmes e sabe que é boa nisso, mas ainda não conseguiu fazer nenhum que realmente mostrasse sua alma. Ela sente que parte disso é porque sua vida ainda é muito básica, não há nada muito profundo para relatar. Sua avó lhe conta histórias incríveis do passado, sobre seus primeiros amores e aventuras da juventude, e Mae sente que também precisa ir atrás de momentos assim em sua vida. Isso certamente a incentivou a aceitar a proposta de Hugo e embarcar nessa viagem.

Além dos personagens principais, temos também diálogos ótimos com outros passageiros do trem, que me emocionaram e me fizeram rir muito.

É um livro bem previsível, mas gostosinho de ler. Devorei em 2 dias e não queria ter acabado!