Field Notes on Love

Field Notes on Love Jennifer E. Smith

Resenhas - Field Notes on Love

Vanessa.Issa 25/03/2019

Morri de fofura com esse livro! Com certeza só poderia ter sido escrito pela Jen!

A princípio, a história de "Field Notes on Love" pode parecer meio maluca. Pra não perder as passagens e reservas de viagem que estavam no nome de sua ex-namorada, Hugo procura alguém que tenha o mesmo nome para acompanhá-lo. Não tinha segundas intenções com isso, tanto que chegou até a cogitar levar uma senhora de 84 anos. Mas, devido a um problema de saúde, ela não pode ir. Então, ele acaba escolhendo a Mae, uma adolescente americana apaixonada por fazer filmes. Eles nunca tinham se falado antes até esse momento.

Na vida real, seria quase impossível imaginar que alguém toparia viajar com um homem desconhecido só porque ele está em busca de alguém com o seu nome. Mas, no livro, de alguma forma a autora consegue fazer com que tudo faça sentido.

Para se conhecerem melhor, Hugo e Mae conversam bastante sobre suas famílias e sonhos.

Hugo é sêxtuplo. Embora tenha um ótimo relacionamento com os irmãos, ele sente falta de viver uma experiência como um indivíduo único, já que tudo em sua vida sempre esteve de alguma forma relacionado aos seis. Ele nem pode escolher em qual faculdade pretende estudar, pois sabe que precisa aceitar uma bolsa que beneficiará os seis irmãos, lhes proporcionando estudo em troca de visibilidade para a instituição de ensino por acolher essa família conhecida na cidade.

Já Mae é apaixonada por filmes e sabe que é boa nisso, mas ainda não conseguiu fazer nenhum que realmente mostrasse sua alma. Ela sente que parte disso é porque sua vida ainda é muito básica, não há nada muito profundo para relatar. Sua avó lhe conta histórias incríveis do passado, sobre seus primeiros amores e aventuras da juventude, e Mae sente que também precisa ir atrás de momentos assim em sua vida. Isso certamente a incentivou a aceitar a proposta de Hugo e embarcar nessa viagem.

Além dos personagens principais, temos também diálogos ótimos com outros passageiros do trem, que me emocionaram e me fizeram rir muito.

É um livro bem previsível, mas gostosinho de ler. Devorei em 2 dias e não queria ter acabado!

Laris 12/04/2019

Até onde você iria para ser dono do próprio destino?
Sempre adorei histórias que acontecem de maneiras improváveis. Quando vi a sinopse, não achei que esse livro me comoveria tanto. Fiquei tipo: ?Uau, romantizaram a falsidade ideológica?, mas mesmo assim, o livro parecia promissor e fico feliz de ter decidido lê-lo: Field Notes On Love foi perfeito do começo ao fim!

Logo no início do livro, Hugo recebe uma passagem de trem que cruza os Estados Unidos como uma espécie de prêmio de consolação após sua namorada, Margaret Campbell, terminar com ele. O plano era eles viajarem pelo país juntos até São Francisco, onde ela começaria a faculdade, e ele retornaria para Inglaterra, mas agora ele está sozinho e tem um problema: as passagens e documentos de hospedagem estão todos sob o nome de sua ex, e não podem ser trocados ou reembolsados e, mesmo de coração partido, ele decide procurar por uma substituta para viajar com ele.

É aí que entra outra Margaret Campbell (Mae), que vive em Nova York e está cogitando viver uma aventura, e com certeza o anúncio de Hugo procurando por uma companheira de viagem com o nome dela acaba parecendo a chance que ela queria.

Quando eles se conhecem pessoalmente, a atração é imediata (claro, né). Hugo vive em uma família grande e nunca sentiu que realmente tinha identidade, a viagem é seu bilhete de liberdade em busca de quem ele realmente quer ser. Já Mae é uma aspirante a diretora de filme, e precisa descobrir como fazer seus trabalhos transmitirem sentimento. No pouco tempo que passam juntos, Mae e Hugo acabam se envolvendo mais e mais, porém a cada dia de viagem, o destino se aproxima com a promessa separar seus caminhos, e eles terão que decidir como encarar a realidade da parada final e do iminente adeus.

Eu adorei Mae e Hugo, além de serem um casal extremamente fofo, eles conseguiram me fazer sentir tudo o que eles sentiam, as dúvidas, os medos, as esperanças e sonhos, mesmo se conhecendo a pouco tempo e ter uma pitada de insta-love, Smith me fez acreditar na relação deles que se construiu super bem apesar do livro não ter nem 300 páginas, realmente amei muito esses dois, e não apenas eles, mas os persongens secundários também, principalmente os irmãos do Hugo (ele faz parte de um grupo de 6, sim, eles são sêxtuplos e eu amei todos eles, inclusive adoraria que tivesse um livro para cada!)

Outra coisa que eu gostei muito é que é um livro bem diverso, Hugo é negro e Mae tem dois pais. O livro teve varias partes engraçadas, mas também momentos tristes de verdade, além de muitas reflexões sobre o amor e o que ele realmente significa, principalmente para Hugo e Mae, e eu vi um desenvolvimento muito bom de ambos ao decorrer do livro. O final me deixou super satisfeita, mas mesmo assim querendo mais. Uma das leituras favoritas do ano!

Lena 08/07/2020

I ? Trains
Esse livro é uma das coisas mais gostosas e fofas que eu li na minha vida. Há algo na escrita da autora que faz com que eu saia com um quentinho no coração de todas as suas leituras. Há todo um paralelo nessa historia que é maravilhoso. Uma leitura rapidinha com potencial de te deixar apaixonado por viagens de trens.

Barbara 26/04/2021

que livro mais fofo sabe, e mesmo tão leve fala sobre várias coisas, com diversidade nos personagens e o final é de chorar, amei Hugo e Mae, amei o plot da viagem no trem, sinceramente tudooooo

mariasbookdrama 12/05/2021

"What do you love most about the world??
Ida smiles. ?I love that every generation thinks they?ve invented it. They think they?re the first ones to fall in love and get their hearts broken, to feel loss and passion and pain. And in a way, they are. We?ve been there before, of course. But for young people, that doesn?t matter. Everything is new. Which I love, because it means everything is always beginning again. It?s hopeful, I think. At least to me

Tamy 18/05/2021

Gostei muito do livro, fala muito sobre amor, amadurecimento, se descobrir, se encontrar. Amei os personagens, os sentimentos, o desenvolvimento.

Susannah.Fincannon 14/06/2021

?That?s the thing. You almost never know when you?re saying goodbye to someone forever.?

Dica: um livro ótimo pra ser lido em inglês, especialmente se você for iniciante na língua. Palavras fáceis, diálogos simples.

Primeiro de tudo, a história é completamente irreal e, se em circunstâncias normais e não no conforto de um livro de romance, macabra. Você não deve nunca, nunca mesmo, se enfiar num trem junto de um estranho que você conheceu na Internet! Surpreendentemente, duma forma que só essa autora consegue, no livro a história faz sentido e flui com leveza.
Os personagens são okay. Fofos e engraçados. A autora aborda representatividade, tanto negra quando LGBT, duma forma muito delicada, muito natural e humana. Gostei.

Pontos negativos: os protagonistas demoram muito pra se conhecer, quase 30% do livro. O enredo causa no leitor um sentimento de tédio, não me causou nenhuma vez entusiasmo. É monótono. E o final... Chato. Não consigo engolir um "eu te amo" vindo de pessoas que se conhecem há uma semana. Mas estou empolgada pra assistir a adaptação cinematográfica desse livro e vou, com certeza, continuar lendo outros livros dessa autora.

gigi 25/06/2021

Apaixonei
Esse romance começa com o término do relacionamento de Hugo e Margaret Campbell. Eles são adolescentes prestes a entrar para faculdade e tinham planejado uma viagem de trem juntos para aproveitarem a última semana de férias. Mas com o término, a ex namorada de Hugo decide desistir da viagem e o aconselha a ir sozinho, ou com um dos 5 irmãos gêmeos dele (sim, são sêxtuplos). Hugo segue o conselho de sua ex, porém todo o pacote de viagem está no nome dela e a agência de viagens informa que não pode transferir o pacote para outro nome nem reembolsar o garoto.
Assim, Hugo e alguns de seus irmãos fazem um post na internet explicando a situação e procurando por alguma outra Margaret Campbell que esteja disposta a fazer uma viagem de trem com um completo estranho. Para surpresa dos irmãos, muitas Margarets Campbell se oferecem para acompanha-lo na viagem, e ele escolhe uma delas.
A partir daí, Hugo e Mae (a Margaret Campbell escolhida) partem juntos nessa aventura. Durante uma semana eles viajam por vários lugares e conhecem muitas pessoas novas. Os dois compartilham suas dores e preocupações com o futuro e pouco a pouco vão se aproximando, passando de simples estranhos para algo muito maior.
Eu simplesmente amei os personagens. Tanto a família de Mae quanto a de Hugo são incríveis. A relação da Mae com a avó e a de Hugo com os irmãos é LINDA LINDA LINDA. A escrita é super gostosa também, uma leitura bem rápida divertida e que vai deixar qualquer um com o coração derretido!

Carlinha 25/06/2021

Ótima premissa, péssimo desenvolvimento
Tinha grandes expectativas para o livro, afinal, com sêxtuplos, nomes iguais, viagens de trem e um romance para deixar o coração quentinho, não tinha como ser ruim, certo?! No entanto, foi mais do mesmo e, apesar de existirem muitos clichês cativantes, esse não foi um caso. Tudo aconteceu muito rápido e de forma extremamente previsível, mais uma vez: não de um jeito bom.
Além disso, não foi uma leitura fluída, reconheço que pode ter sido por eu não ser tão avançada na língua inglesa, mas esse foi só um dos pontos os quais me fizeram dar essa nota. Enfim, espero que, se derem uma oportunidade para a história, tenham uma visão diferente da minha... Boa leitura! ?

Hey there Delilah 22/07/2021

Field notes on love
Extremamente fofinho, muito gostoso de ler. Sou suspeita para falar, porque um dos meus filmes favoritos também focam em uma viagem de trem por um curto período de tempo, então adorei o livro.

literatina 29/07/2021

Confesso que só peguei esse livro para ler depois de saber da adaptação com meus atores favoritos. Mas olha, me surpreendi do melhor jeito possível.

O desenvolvimento, realmente, deixa a desejar em muitas partes como casal. Contudo, no individual os protagonistas foram tão bem desenvolvidos que talvez o seu foco pro romance no início mude completamente para eles e pra história do filme que Mae está fazendo no trem onde viajam.

Me emocionei muito dentro dessas páginas em várias partes, mas também me diverti e levei lições ditas ali pro coração.

Não é um livro que pode-se entrar com tanta expectativa, vá com calma e paciência e de coração aberto, e aí talvez ele te surpreenda mil vezes mais. É muito gostosinho de se envolver na história e com os personagens, não só os protagonistas, mas os que também vão aparecendo ao decorrer da narrativa.

Sarah.Camilli 12/10/2021

Merece um espaço no meu coração
Só não dei 5 estrelas por causa do final que foi muito vago, eu pessoalmente prefiro algo mais planejado e determinado. Mas fora isso, me apaixonar por Hugo e Mae foi uma delícia. Ambos os personagens são bem diferentes do que costumo ver, Hugo é um gêmeo de 6 e Mae é filha de dois pais e ama fazer e ver filmes. Amei a relação dela com a avó e as histórias que as pessoas do trem contaram e como a viagem foi uma descoberta pra eles, foi um livro muito gostoso de ler.

babs 24/10/2021

comigo foi assim: a história foi sendo desenvolvida aos poucos, eu fui ficando cada vez mais imersa naquela realidade e quando vi, já não conseguia mais parar de ler! quando comprei esse livro, o que me chamou atenção na sinopse foi o fato de ter um trem envolvido, e um dos meus filmes preferidos é before sunrise, então eu tava crente que de ia gostar e no final das contas gostei mesmo, foi uma leitura super fluida, esse livrinho ganhou meu coração, fiquei rendida demais pela mae e pelo hugo e pelas histórias deles? achei eles super cativantes, a historia ainda aborda assuntos mais sérios de uma forma leve? é uma leitura muito gostosa, serve pra tirar da ressaca e eu recomendo muito pra todo mundo, só esperava um pouco mais de desenvolvimento no final! fiquei sabendo que vai ter adaptação, espero que seja muito boa também!

Ana 27/10/2021

Foi difícil de prosseguir, mas eu consegui!
Não sei muito bem como começar a falar do livro.
Primeiramente eu precisei voltar pro início dele depois de ouvir 50% do audiobook. Eu simplesmente não entendi nada!
Ok
Voltando do começo e prestando atenção aos mínimos detalhes, pude entender a estória.

O que teremos aqui?

Um mocinho em busca de identidade, 6 irmãos gêmeos, o futuro já determinado e um término meio estranho.

Uma mocinha com uma vovó maravilhosa, pais gays, um bloqueio emocional, uma bolsa de estudos e um filme em andamento.

Eu achei o livro ok, sabe?
Porém ele é o mais genérico possível.

Tantas coisas poderiam ter sido melhor apresentadas..
Fico chateada, pois gosto da autora e estava muito animada com esse livro ?.

É bom pra passar o tempo.
Mas é só isso mesmo.

É isso..

isa 15/11/2021

fofo mas visual
adorei a história mas igual a "olá, adeus e tudo mais", vai ficar melhor quando sair o filme. a leitura enjoa, porque tem paisagens, cenas e detalhes descritos demais desnecessariamente. ainda tem o fato da escrita ser em inglês o que não ajuda muito