Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Carlos.Junior 15/05/2023

8,5/10
??Fique comigo?? de Ayòbámi Adébáyò é um livro sincero, demonstrativo e educativo sobre as questões políticas da Nigeria, machismo atrelado a cultura e os ritos sociais, misoginia e competição feminina. Em 240 páginas somos apresentados a um casal ??perfeito?? composto por Yejide e Akin que tem um único problema: A pressão da família de Akin, este primogênito da sua, a ter um filho, preferencialmente, do sexo masculino. Ao desenrolar da história vamos entrando na cabeça fragmentada e composta de vários tabus e contradições humanas em cada personagem. O livro não apresenta ??bonzinhos e vilões?? e sim seres humanos, este sendo sua principal qualidade. Não há tempo para a romantização generalizada, seja do corpo feminino, da Nigeria e sua situação política ou até mesmo do casal afrocentrado e acadêmico quando você está passando por uma situação de humilhação social devido a ter nascido no sexo errado: O sexo Feminino. A autora se perde ao final do livro, porém, toda a história apresentada ainda vale a pena a leitura, terminei em 2 dias de leitura voraz, sentia falta de um drama com pitadas de reviravoltas mexicanas e escandalosas.

Maria Letícia 13/05/2023

Rotimi
A leitura de ?Fique comigo? foi rápida e fluída.

A história se passa na Nigéria, numa época de várias contendas políticas. Imaginei que o enredo seria centrado na poligamia de Akin.
Fiquei muito surpresa quando este deixou de ser o tema central e a profundidade da história foi muito maior e mais complexa do que o esperado no início.

Sem spoilers, o livro fala sobre a constante responsabilização que a sociedade impõe ao sexo feminino diante de todas desventuras.

Ainda, fala como cobranças familiares interferem diretamente na história dos indivíduos, muitas vezes negativamente.

Termino a leitura apenas triste pelos personagens principais. Me compadeço pela história individual e luta de cada um.

Se tivesse tido mais comunicação desde o início, muito do ocorrido teria sido evitado!

No mais, recomendo a leitura!

emyyrss 11/05/2023

"Além disso, o que seria do amor sem a verdade exagerada até o limite, sem as versões melhoradas de nós mesmos que apresentamos como se fossem as únicas que existem?"

Fique Comigo é um livro extremamente sensível, profundo e que nos faz mergulhar em diversas emoções. O romance se passa na Nigéria, em um contexto político conturbado, e nos traz aspectos culturais de lá que influenciam diretamente nas relações. Assuntos como maternidade, machismo e depressão são abordados em meio a história do casal. Comecei a ler sem muitas expectativas, já que não sabia muito sobre a história, e a cada página fui surpreendida com o desenrolar dos eventos. A sensibilidade da escrita fez com que, em determinados momentos, fosse impossível chorar, recomendo muito!!!

Robtavares 08/05/2023

Magnífico
Não tenho nem palavras pra descrever esse livro... belíssimo, profundo, verdadeiro. Um tiquinho exagerado, mas muito verdadeiro. Lindo!

Livia.marrache 05/05/2023

Que livro lindo! Ver a cultura, as construções e os embates. O final, *chef kiss*, juro! Eterna constelação

Ingrid 03/05/2023

Lindo
Li para o meu clube do livro, acho que esse ano não li livro mais comovente e emocionante do que esse livro, lindo demais e com uma história muito sensível de ler, com muitas reviravoltas também.

Ana 01/05/2023

O que eu preciso inventar pra te fazer ficar comigo?
Sem dúvidas, um dos meus livros preferidos de toda a vida.

Fique Comigo é dilacerante.

Você ri e chora. Se emociona e se sufoca.

Quem diria que arrumar soluções para esconder suas próprias mentiras, seria mais catastrófico do que assumir a verdade em busca de algo melhor?

Fique comigo, fique com minhas mentiras, fique com meus medos e fique com o que eu quero que fique, não com o que realmente deveríamos ficar.

Paola 23/04/2023

Impossível não se emocionar com uma história tão profunda. Dentre os muitos temas abordados, me senti envolta nas diversas dores e sensações com cada acontecimento. É uma narrativa bem construída, envolvente e extremamente dilaceradora. Saio dessa leitura anestesiada e com muitas reflexões.

Sara :) 18/04/2023

Que livro perfeito
Que livro bom. Profundo, bem escrito, bem construído. Nossa, tudo de bom!!! Fiquei impactada em diversos momentos dessa história. Ainda estou chocada. Pesado, mas muito, muito bom mesmo. Me trouxe tantos questionamentos, que nem sei o que pensar?

Solð 16/04/2023

Traições
Esse livro no início não me chamou atenção,pq não achei q seria algo tão impactante de se ler. Mas a cada novo capítulo e a cada novo acontecimento eu ia ficando curiosa pra saber onde iria acabar toda aquela história doida e achei um ótimo encerramento para a goste. Claro q fico triste por certas coisas do livro mas em um geral, é bom.

Julianna 15/04/2023

Incrível
Apenas leiam esse livro, aborda não apenas um romance como questões históricas e reflexões sobre a vida como tudo todo

Nathália Có 15/04/2023

Um romance que te prende, tem reviravoltas, te faz se conectar com os sentimentos dos personagens. Muito bom! Inclusive um ótimo desfecho da história
Adeilma.Machado 15/04/2023minha estante
Uma narrativa que nos joga pra dentro dela e de nós mesmos.