Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò




Resenhas - Fique Comigo


1101 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


NatAlia1813 05/01/2024

Arrebatador
Um romance essencialmente triste; a cada página um acontecimento muito por consequência de uma sociedade machista e vaidosa ao ponto de colocar em cheque uma genuína história de amor. Apesar de tudo, a resiliência sempre nos ensina a seguir em frente. Um livro arrebatador!
comentários(0)comente



olivia.tomazela 04/01/2024

Que livro! A temática é pesada, mas a escrita deixa esta leitura um primor. Este livro machucou. Apesar da capa e título parecerem ser um romance fofo, não se engane. Trata-se de uma história de dor de uma mulher em uma família nigeriana que enfrenta machismo e conservadorismo em meio a um cenário político nada agradável nos anos 80.
comentários(0)comente



Gigi 01/01/2024

Fique comigo
Finalista do Baileys Women?s Prize for Fiction, este romance de estreia inesquecível ambientado na Nigéria dá voz a marido e esposa enquanto eles contam a história de seu casamento ? e as forças que ameaçam destruí-lo. 
comentários(0)comente



Campa0 31/12/2023

Que livro maravilhoso!
Um dos meus favoritos desse ano...a história é um belo drama sobre pressão da mulher com a maternidade, casamento e tradições. Tem grande carga dramática, e narra a história do casamento da yejide e akin, que se conheceram na faculdade. O sonho de ser mãe de Yejide se mostra muito além da maternidade em si. Tem um baita plot twist. Achei de tirar o fôlego, leitura prende e entrega muitooo!
comentários(0)comente



Vanessa2056 30/12/2023

Fique comigo é um livro que me tocou profundamente, pela forma como retrata a dor, o amor, a fé e o luto de um casal que enfrenta a dificuldade de ter filhos. Yejide e Akin são casados há quatro anos, mas não conseguem engravidar. Em uma sociedade poligâmica, eles prometeram ser monogâmicos, mas a pressão da família e da cultura os leva a aceitar uma segunda esposa para Akin. Yejide, então, se desespera para ter um filho, recorrendo a rituais, tratamentos e até mesmo à ilusão.

A narrativa é alternada entre os pontos de vista de Yejide e Akin, revelando os segredos, as mentiras, as traições e os sacrifícios que eles fazem em nome do desejo de serem pais. A autora não poupa o leitor de cenas angustiantes, como as perdas gestacionais, as complicações médicas, as violências domésticas e as consequências psicológicas que afetam os personagens. Ao mesmo tempo, ela mostra a força e a resiliência de Yejide, que luta para manter sua dignidade, sua identidade e seu amor próprio.

O livro também traz o contexto histórico e político da Nigéria dos anos 1980 e 1990, marcado pela instabilidade, pela ditadura militar e pela violência. A autora faz um paralelo entre a história do país e a história do casal, mostrando como ambos sofrem com as crises, as rupturas e as transformações. Além disso, ela explora aspectos culturais, como a religião, a tradição, a família e a sociedade, que influenciam as escolhas e os comportamentos dos personagens.

Fique comigo é um livro que me fez chorar, refletir e admirar a escrita de Ayòbámi Adébáyò, que é precisa, poética e emocional. Ela cria personagens complexos, humanos e verossímeis, que nos fazem sentir suas dores, seus medos, suas esperanças e seus amores. É uma história sobre a maternidade, o casamento, a fidelidade, a infidelidade, o perdão e a redenção.

Eu recomendo fortemente a leitura, pois é uma obra-prima da literatura contemporânea.
comentários(0)comente



Debora.Oliveira 30/12/2023

Esse livro me DILACEROU! 5??
Uma dos melhores livros que li na vida! Daqueles livros que você termina e fica pensando: como é possível que isso ainda aconteça?

Plot atrás de plot! Me surpreendeu demais!

Nesse livro você vai encontrar:

- Questões políticas e sociais da Nigéria nos anos de 1980
- O papel da mulher durante esse período e todas as pressões sofridas
- Um vislumbre da poligamia que é comum no país

Se você gosta de conhecer outras culturas, não deixe de ler esse livro!

Foi meu primeiro contato sobre a realidade da Nigéria e seus costumes e me surpreendi! O livro que me trouxe diversos aprendizados, além de ser muito emocionante!
comentários(0)comente



Mah Mac Dowell 29/12/2023

Que livro fofo! Fala de família, maternidade, luto, amor, perdão? achei muito fofo mesmo. A narrativa é incrível, vc simplesmente mergulha na história. Gostei muito mesmo S2
comentários(0)comente



Beatriz 28/12/2023

Que livro potente! Acho que foi um dos poucos livros de literatura africana que já li e com certeza tenho que ler mais. A autora descreve a cultura nigeriana de uma forma fascinante e, mesmo com suas grandes diferenças, mostra como o patriarcado impacta todas as mulheres. É incrível como o livro não te leva para os lugares mais óbvios e a cada plot twist você percebe que essa é uma leitura especial. Você se sente na pele da protagonista e torce muito pela felicidade dela, como se fosse alguém que você conhece. Demais!
comentários(0)comente



Kelita.Angelo 27/12/2023

Pesado
Livro pesado.
A sinopse mostra a ponta de iceberg que é esse livro então digo para se preparar para vários momentos inesperados e difíceis de serem digeridos.
A protagonista começa com esperança e bom ânimo e vai decaindo com os acontecimentos da vida.
Poucos páginas, mas suficientes para emocionar.
comentários(0)comente



Dani Teodoro 22/12/2023

No início, a história não me prendeu muito. Eu comecei a me sentir fissurada pela leitura do meio para o final, momento em que são revelados os reais motivos da morte de um personagem importante e o motivo de a protagonista não conseguir engravidar. Ao final do livro, me emocionei bastante com o desfecho dos personagens.
comentários(0)comente



gabriely222 20/12/2023

Rotimi
Quão viciante é a escrita desse livro, uma história delicada, simples sem ser simples. Mostra uma dor verdadeira e traz a realidade de um desconhecido que te instiga a querer conhecer mais e mais. É cultura, é cotidiano, é força, é cru. Esse tipo de leitura que está me interessando, então se me perguntarem qual o meu tipo de livro no momento, não hesitaria em citar esse.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Caroline1321 18/12/2023

Esperava muito mais
Amei saber mais sobre costumes e tradições da Nigéria, nunca tinha lido nada sobre. Gostei muito da escrita da autora também.

A história tinha muito potencial porém não consegui nem me emocionar porque achei todos os acontecimentos muito previsíveis e óbvios, principalmente pelas informações dadas no capítulo 1.
comentários(0)comente



Liliane225 14/12/2023

Sensivel, pesado e muito parecido com Carla Madeira
Se você leu Tudo é Rio da Carla Madeira e amou, vai gostar muuuuuito desse livro que também é muito sensível, muito pesado mostrando nu e cru os sentimentos, as contradições e erros e acertos de se viver. Você vai achar errado, certo e etc cada personagem, vai odiar o jeito que eles não resolvem os problemas e perceber que no seu dia a dia muitas coisas poderiam ser resolvidas se você falasse com quem você ama de forma completamente livre, mas a gente não consegue as vezes e é isso que esses livros mais captam da nossa essencia, eu amo e me sinto sempre muito tocada!
comentários(0)comente



Pêpe 12/12/2023

Muito bom
Yejide é casada com Akim, se conheceram na faculdade se apaixonaram e logo se casaram.Contrariando os costumes na Nigéria, onde Akim pudesse ter várias esposas, ele nunca quis.
Yejide sonha em ser mãe e teme que se não engravidar, a família de Akim vá pressiona-lo para que arrume outra esposa, para que possa dar continuidade a sua família.
Yejide passa por vários problemas pessoais, e mesmo procurando vários médicos, curandeiros tomando vários tipo de chá, ela não consegue ficar grávida.
Um belo dia, a família de Akim, aparece com uma jovem, que será sua segunda esposa.Yejide fica furiosa e muito enciumada e tem certeza que a única maneira, de salvar seu casamento é engravidando.
Yejide finalmente, consegue o que tanto queria, o tão sonhado bebê, mas a um custo muito alto, que ela jamais ia imaginar.
O livro nos trás, muitas reflexões, sobre a mulher, sobre a sociedade Nigeriana, sobre a maternidade a qualquer custo.
É bem surpreendente e a escrita da autora é muito boa.
Eu adorei e recomendo
comentários(0)comente



1101 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR