Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Laviny 19/04/2020

O livro é emocionante, cativante, gostoso de ler e desperta a curiosidade do leitor.
Gostei muito dos personagens e consegui sentir realmente oque ambos estavam passando/sentindo mas eu esperava mais do final do livro, achei que pecou muito em deixar aberto a situação de Akin e Yejide e não ter dado um final que eles mereciam.

Mari 20/04/2020

Um livro chocante
Chocante pela diferença cultural, chocante pela quantidade de tristeza e sofrimento que uma pessoa pode suportar, chocante pela escrita magnífica.

Caroline.Mestanza 24/04/2020

Um livro forte que fala sobre relações humanas, maternidade
Valeu demais ler Fique Comigo! Um livro cheio de sentimentos, relacionamentos, maternidade, cultura. Achei o livro triste do início ao fim, mas com um final cheio de esperança!!

Alessa.Macena 29/04/2020

Maravilhoso
Recebi esse livro da TAG Inéditos a algum tempo e nunca dei bola, se eu soubesse que iria me prender de tal maneira teria lido antes.
Se você pensa que é um romance com final feliz está enganado, é um drama muito bem elaborado quer nos mostra uma cultura totalmente diferente (em relação ao Brasil), uma cultura familiar abusiva onde Yejide quer e precisa ter um filho para provar o seu valor para a sogra entre outras coisas.
Foi maravilhoso, só queria um final com mais detalhes.

Nicolas 04/05/2020

Lindo, dolorido e sensível. Leiam.
??As razões pelas quais fazemos as coisas que fazemos nem sempre serão lembradas. Às vezes, acho que temos filhos porque queremos deixar alguém que possa explicar ao mundo quem éramos depois que morremos. [...] Contei muitas histórias a Olamide, na esperança de que, um dia, ela também contasse ao mundo a minha.??

Mylla 04/05/2020

Livro muito interessante e tocante sobre a posição da mulher na família nigeriana. Vale muito a pena.

yomaeli 05/05/2020

"nenhum deus é como uma mãe"
Fique Comigo acompanha a vida de Yejide, que também divide as páginas com seu marido, Akin. Vemos como o casamento deles é construído, como dificuldades surgem e como a conexão entre eles vai se estruturando. O livro fala muito sobre a busca de Yejide pela maternidade, exigida por todos (sogra, sociedade, tradição, etc), que acaba se tornando uma estrada cheia de dores e incontáveis perdas. É impossível não sofrer junto com ela, por todas situações as quais é submetida e por todas as feridas que vão se abrindo em sua existência. Achei que o livro foi certeiro na forma que ilustrou o processo de luto de Yejide, sua sensação de exclusão na infância e adolescência; e os sentimentos de culpa e falta.

Além disso, a obra traz uma riqueza de detalhes sobre a cultura nigeriana, então é preciso ler sem o juízo de valor que temos a partir da nossa cultura. Fique Comigo nos leva para mitos, crenças e exigências que, mesmo distantes das nossas concepções, se aproximam de nós, fazendo com que a gente sinta, se compadeça e compreenda.

Apesar de um livro relativamente curto, a leitura talvez precise ser feita em doses homeopáticas, por conta de suas passagens intensas.

Terminei o livro em lágrimas, pois depois de tantas tragédias, vislumbrar um possível recomeço feliz encheu meu ser de uma alegria imensa.

Raquel 09/05/2020

Fique comigo...
Ler um livro é uma viagem muito prazerosa e ler esse livro foi uma viagem um tanto dolorosa. Acompanhar a história da Yejide foi ao mesmo tempo triste e revoltante em certos momentos. Mas, o final, o final é lindo demais, traz um alívio pra quem torceu pela personagem.

TaynA130 09/05/2020

Espiral de problemas
No começo é difícil não julgar determinadas situações, mas temos que levar em conta que é outra cultura. Depois que superamos essa barreira da cultura a gente passa a se encontrar em um espiral de problemas que parecem não ter solução. Estamos lendo a protagonista Yejide cada vez pior consigo mesma, por ja ter sofrido tanto na infância e ter passado por coisas que quebraram ela por dentro.
Claramente uma história que não aconteceria se todos os personagens fizessem terapia.

Jader 10/05/2020

Interessante conhecermos a cultura de outros países e refletirmos com o ser humano necessita constantemente de evolução, e uma cultura não deve transpor a dignidade humana.

Juliana @julianaaf 13/05/2020

"Rotimi, fique comigo."
A narrativa acontece em torno do casamento entre Yejide e Akin, e também sobre as tentativas de ter filhos e todas as suas consequências para alcançar esse sonho.

Um livro muito bem escrito, lindo, lindo. Uma história forte e única, assim como o coração de uma mãe.

Além disso, podemos imergir um pouco na cultura nigeriana e apreciá-la, também temos como pano de fundo a política do país na época.
Uma leitura carregada de sentimentos e com um final acalentador.

Patrícia 13/05/2020

Livro incrível. Varei a madrugada lendo. Uma história envolvente, crítica. Nos faz pensar.

Sebastian S 15/05/2020

Surpresa agradável.
Este foi o livro escolhido em uma reunião do grupo de leitura que participo. Estava com receio de ler, uma vez que o gênero não me agrada tanto, mas ainda bem que dei uma chance. A autora tem uma escrita muito boa de acompanhar, com a capacidade de te prender e instigar com muita facilidade. Sua capacidade de amarrar a história, correlacionando linhas temporais e personagens também é excelente. Talvez o final pudesse ter recebido um pouco mais de atenção e desenvolvimento, mas nada que estrague a jornada. Recomendo!