A Arte Da Sabedoria

1 | 2 | 3 | 4

Diego 20/01/2022

Mais ou menos
Eu esperava bem mais.
Embora a edição que eu li tenha uma capa diferente desta que encontrei aqui no Skoob, parece ser a mesma: é a edição de 2018 da Faro Editorial. Traduzida por Luís Roberto Antonik. É indicada como 1ª edição.
Achei a tradução muito voltada para os aspectos negociais, o enfoque voltado para a prática profissional.
Sequer sei bem como classificar este livro: eu pensava que seria mais filosófico e acho que se enquadra melhor como auto-ajuda/negócios?
Ainda assim, não é um livro que se largue no meio ou se acabe pensando: não aprendi nada aqui.
Há conteúdo, há o que aproveitar da leitura.
glandula 08/06/2022minha estante
Tenho exatamente a mesma opinião.
Foi bem inusitado o foco em práticas e relações profissionais, não há nada indicando que é sobre isso, você só descobre quando lê.
Mas fiquei com com essa sensação de "pô meio nada a vê mas quero ir até o fim". Realmente, há o que se aproveitar.

Thiagolmb 19/01/2023minha estante
Eu também. Tem mais lições voltadas pra área profissional, mas mesmo assim pode ser aplicada na vida pessoal. Realmente tem coisas que se pode aproveitar. Também tenho uma edição diferente, e em algumas páginas se repete lições de outros capítulos. Não sei se isso acontece em outras edições.

Marcos774 04/07/2023

O livro que inspirou Robert Greene
Esse livro inspirou Robert Greene a escrever 48 leis do poder,um livro que estava querendo muito ler ,Sobre esse livro apesar de só ter 126 páginas a leitura não e tão fluindo assim ,muito arrastando eu achei ,mais vale a pena cada tema abordado,as vezes parecia que eu estava conversando com um senhor de mais de 100 anos de idade ,eu pedindo conselho sobre , dinheiro/raiva/pessoas fofoqueiras etc,e esse senhor com toda a sua sabedoria e experiência de vida me falando como devo me comportar diante essas situações, fantástico muitas palavras novas conheci nesse livro ,esse e mais um livro que devemos ler pelo menos uma vez por ano ,para sempre nos lembra como devemos lidar com as situações que a vida coloca na nossa frente , recomendo 5 estrelas,mais e como já falei a leitura e um pouco arrastada.

Renata Lohani 17/04/2021

Livro muito interessante!
Foi meu primeiro audiobook, e a experiência foi bem legal, porém preciso desse livro físico pra sempre estar relendo.
Há muitos ensinamentos bons nesse livro, gostei muito e indico pra todos lerem, nos faz pensar e querer pôr em prática cada página.

Brenda Hévene 09/03/2020

Espetacular! Um livro rico, todos deveriam ler. Este tem que ser um daqueles livros de cabeceira. Princípios e valores sábios para se tornar uma pessoa cada vez melhor! Nos mostra que a prudência é essencial nas nossas vidas, em todos os âmbitos. Como disse Arthur Schopenhauer: "Absolutamente único... um livro feito para uso constante - um companheiro para a vida."

Lucas1429 03/04/2024

Entenda que ele tem 500 anos.
O livro é datado mas ao mesmo tempo importante, pode ser considerado o pai de muitas obras futuras de auto-ajuda, o ritmo é lento para quem gosta de maratonar leitura, sugiro um máximo de tópicos por dia, para não ficar maçante.

JanaAna90 27/03/2021

Reflexão e Aprendizado para a Vida
O livro trás mensagens com grandes reflexões para a vida de todos seja no aspecto moral como ético. Ensinando atitudes éticas da boa convivência na sociedade e nos faz pensar sobre nossos comportamentos diante de uma sociedade tão caótica em suas ações coletivas.
Embora o livro traga, em muitos dos seus ensinamentos, voltados para o empreendedorismo, mas pode sim ser aplicado no nosso dia a dia, tão carentes de bons gestos e atitudes mais humanitária. Mas a impressão que tenho que, é uma arma poderosa para dominar pessoas e isso em mãos erradas, sei não...
Enfim, vale a pena ser lido e relido.

Fabio 06/07/2023

Contraditório e chato
Um apanhado de aforismos contraditórios entre si, uma chatice de ler, principalmente depois que verificamos que tudo que se lê está em contradição com um ou mais tópicos futuros. É apenas o resultado de um "autor" preguiçoso que saiu catando aforismos diversos, juntou num livro com uma explicação pífia de cada um sem nem se preocupar com coerência.
Preguiça de ler livro de gente preguiçosa viu...

Bjlins 10/05/2021

Muito bom livro, edicão completa com oráculos inspiradores escrito há mais de 300 anos, obra clássica de baltasar gracián. Um livro pratico que apesar de tão antigo se torna tão atual para nossas vidas hoje.

Pablo Paz 10/11/2020

Tradução esquisita
O livro, curto e de linguagem fácil, é bom, mas a tradução, voltada para o meio empresarial, chega a ser estranha e até forçada em muitas passagens. Se fosse reler, pegaria outra edição.

Maria.Barreto 31/07/2023

A arte da sabedoria
Um livro cheio de ensinamentos para todas as ocasiões da vida. Nos incentiva a refletir sobre como vivemos em sociedade.

Bernardovsky 08/01/2022

O título tinha me chamado muita a atenção
Quando comprei esse livro, estava me introduzindo na literatura prazerosa e mergulhei de cabeça em águas rasas. Pensei que seria um livro com ensinamentos sólidos e que despertasse uma parte racial. Mas tudo que encontrei, foram ditados e um manual para se viver em sociedade do séc. XVII que, em maioria se aplicado hoje, colocaria o corpo social em movimento retrógado idelogicamente e cientificamente.

Geisalanis 12/07/2020

Livro interessante mas com linguagem difícil. Mtos conselhos para a vida. Mas não seria um livro que leria de novo. Leitura densa. Mas Extremamente util

Michele206 12/10/2023

A arte da sabedoria
Um livro com pequenas frases que em alguns pontos até mesmo se contradizem.
Não foram frases que me trouxeram extensas reflexões. Leitura cansativa, maçante e repetitiva.

Guinho 06/03/2023

Avaliação referente a edição
Eu estava gostando no começo da leitura, cheguei a elogiar o livro e às ideias, mas a medida que fui avançando, mudei drasticamente de opinião.

Essa edição está alterada. O "tradutor" (que chega a se auto-intitular autor no fim do livro) reescreveu o texto e aparentemente, mudou muitas das ideias abordadas nele. Entrei para ler um livro filosófico e caí em um manual de como ser aceito pelas pessoas na sociedade e no meio executivo.

Para disfarçar as alterações, ele tenta imitar a escrita do Gracian, e muitas vezes tenta se passar por ele, escrevendo sobre coisas que não existiam na época do Gracian, colocando nas notas de rodapé algo como: "Aqui Gracian faz menção a tal coisa".

Impressionante, eu não sabia que já haviam emails no século 17, porquê até mesmo os emails são mencionados aqui.

Escrita cansativa, lições medíocres que parecem ser feitas para criar uma mentalidade de rebanho. Ele usa virtudes presentes no texto original, como a virtude da prudência, para justificar conselhos absurdos que dizem que devemos imitar as outras pessoas, colocar a reputação acima de tudo, nós vermos como pessoas medíocres, etc.

E na capa não existe nada que indique ao leitor que esse não é o livro original, ou seja farsa. Desrespeito por parte da editora, e audácia do tradutor em se passar por alguém que já morreu. Quem leu nessa edição não leu a Arte da Sabedoria, ouvi dizer que 95% do texto foi alterado aqui.
Carolina 06/03/2023minha estante

aartemesalva-nat 06/03/2023minha estante
Só tenho uma expressão para esse livro, depois dessa resenha: passada.

Cyo 19/06/2023minha estante
EXATAMENTE! Em uma parte ele diz que Gracian faz referência a um soldado da 2° guerra mundial, sendo que isso é absolutamente impossível. Isso porque estou no comecinho, essa edição deve ser cheia dessas coisas

swaturno 07/04/2020

Sábio!
Incrível, um livro rico em conhecimento e que nos ensina a ser pessoas melhores!!!! Todos deveriam lê-lo. Livro para a sua cabeceira.

1 | 2 | 3 | 4