A Arte Da Sabedoria

A Arte Da Sabedoria Baltasar Gracián

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Lucas1429 03/04/2024

Entenda que ele tem 500 anos.
O livro é datado mas ao mesmo tempo importante, pode ser considerado o pai de muitas obras futuras de auto-ajuda, o ritmo é lento para quem gosta de maratonar leitura, sugiro um máximo de tópicos por dia, para não ficar maçante.

Fer.ros 18/03/2024

Não necessariamente segue uma ordem, sinto que poderia começar a lê-lo a partir do meio que não teria um impacto negativo, contudo são conselhos lineares, não se tratando de um livro tão aprofundado. Porém, é bom.

Cleber.Laia 17/01/2024

Confuso
São muitos os bons conselhos, porém, todavia e entretanto em muitos momentos são conflitantes. É algo rápido de ler mas... Se puder tire suas conclusões.

Maria.Fatima 28/12/2023

Um livro maravilhoso, abre sua mente e te faz pensar em muitos aspectos da vida, um livro que quero ler a cada ano!

Michele206 12/10/2023

A arte da sabedoria
Um livro com pequenas frases que em alguns pontos até mesmo se contradizem.
Não foram frases que me trouxeram extensas reflexões. Leitura cansativa, maçante e repetitiva.

Lu Persuhn 05/10/2023

Inspiração
Inspiradores e incríveis oráculos de sabedoria de Baltasar Gracián com mais de 300 anos.
Uma companhia contínua para o saber, conhecimento que ultrapassa o tempo.

Calsbooks 23/08/2023

Aprendizado
É conteúdo puro de psicologia aplicada. Muito interessante! Discordo de algumas coisas, mas é ótimo o livro. Aprendi demais!!!

Leandro676 06/08/2023

Bom livro... Mas foi realmente escrito por Baltazar Gracian?
A arte da sabedoria é um livro que possui 6 capítulos com subdivisões, com comentarios e instruções sobre diversos tópicos, sempre relacionadso a conduta ideal do "homem sábio" o possui um caráter motivacional, nao sei se esse livro se categoriza como autoajuda porém me lembrou bastante o gênero, achei uma excelente companhia para o trabalho eu lia sempre alguns trechos antes de trabalhar e me sentia renovado e motivado após a leitura.

O livro faz diversas referências a Romero, Sócrates, etc porém o que chamou a minha atenção foi o fato de o livro mencionar o mundo corporativo e fazer referências a pessoas de um tempo futuro ao "autor" do livro um como por exemplo na parte II do livro, capítulo 2 faz referências a Rommel (1891-1944) Montgomery (1887-1976) na parte V capítulo 35 faz referência a Antônio Salieri (1750-1825) essas referências me levaram a deduzir que o livro na realidade não foi escrito por Baltazar Gracian (1601-1658) já que ele faleceu nos século XVII isso foi uma surpresa pra mim já que o livro se vende como um escrito dele, porém no final do livro existe uma nota onde Luis Roberto Antônik se intitula como autor do livro, e em seguida uma nota do tradutor dizendo ser um gesto de ousadia já que Antônik apenas traduziu o livro (???), o que me levou a crer que na realidade o livro é uma reflexão de Antônik em relação aos oráculos do Gracian, não possuindo uma separação clara entre um e outro. Confesso que fiquei um pouco confuso e decepcionado, se alguém puder me explicar melhor sobre a autoria desse livro eu ficarei muito grato. Apesar disso o livro mantém seu valor, sendo excelente para refletir sobre nossos relacionamentos, sentimentos e condutas, especialmente no meio corporativo.

jsilveira 31/07/2023

Muitos conselhos, alguma sabedoria. Apesar de muito curto, o livro se arrastou para ser terminado. O maior problema foi a repetição do conteúdo.

Maria.Barreto 31/07/2023

A arte da sabedoria
Um livro cheio de ensinamentos para todas as ocasiões da vida. Nos incentiva a refletir sobre como vivemos em sociedade.

Fabio 06/07/2023

Contraditório e chato
Um apanhado de aforismos contraditórios entre si, uma chatice de ler, principalmente depois que verificamos que tudo que se lê está em contradição com um ou mais tópicos futuros. É apenas o resultado de um "autor" preguiçoso que saiu catando aforismos diversos, juntou num livro com uma explicação pífia de cada um sem nem se preocupar com coerência.
Preguiça de ler livro de gente preguiçosa viu...

Marcos774 04/07/2023

O livro que inspirou Robert Greene
Esse livro inspirou Robert Greene a escrever 48 leis do poder,um livro que estava querendo muito ler ,Sobre esse livro apesar de só ter 126 páginas a leitura não e tão fluindo assim ,muito arrastando eu achei ,mais vale a pena cada tema abordado,as vezes parecia que eu estava conversando com um senhor de mais de 100 anos de idade ,eu pedindo conselho sobre , dinheiro/raiva/pessoas fofoqueiras etc,e esse senhor com toda a sua sabedoria e experiência de vida me falando como devo me comportar diante essas situações, fantástico muitas palavras novas conheci nesse livro ,esse e mais um livro que devemos ler pelo menos uma vez por ano ,para sempre nos lembra como devemos lidar com as situações que a vida coloca na nossa frente , recomendo 5 estrelas,mais e como já falei a leitura e um pouco arrastada.

eveaguiar 24/05/2023

Um livro com pequenos parágrafos, que fazem você refletir sobre comportamentos pessoais, a excelência humana, relacionamentos sociais e profissionais, entre outros. Você pode ler uma frase por dia ou quando achar que precisa refletir um pouco. Alguns textos não concordo mas muitos são ótimos.

Herbert Beauchamp 23/05/2023

Achei que fosse um livro mais filosófico. Sim é um livro com bons concelhos, mas por ser oráculos escritos a mais de 300 anos imaginei algo bem filosófico. Porém trás dicas importantes para viver bem. Não é muito o meu tipo de leitura.

Athenna 11/05/2023

É uma leitura que consigo boa, porque em vários tópicos eu concordei e marquei, porém em muitos outros eu achei que houve equívoco nas afirmações descritas, por isso não dei 5 estrelas.

1 | 2 | 3 | 4