O Tesouro

O Tesouro Selma Lagerlöf

Resenhas - O tesouro

Ricardo.Silvestre 04/01/2024

O tesouro
Num ano que se pretende recheado de boas leituras, com enfoque nas obras escritas por mulheres e em autores vencedores do Prémio Nobel de Literatura, nada melhor do que começar com um livro de Selma Lagerlöf. Autora sueca, com uma obra fortemente inspirada nas histórias e lendas populares do seu país, tornou-se a primeira mulher a ser galardoada com o Nobel (ao qual já tinha sido indicada 5 vezes). Corria o ano de 1909.

Mas não foi só na atribuição do Nobel que Lagerlöf foi pioneira. Apoiante dos primeiros movimentos feministas na Suécia, foi porta-voz ativa da Associação Nacional de Mulheres Sufragistas e deu a cara na campanha pelo sufrágio feminino, aprovado em maio de 1919.

Este ?O Tesouro?, originalmente publicado em 1904, é uma pequena pérola da literatura europeia. Romance inovador e moderno para a época, com uma forte presença do sobrenatural, onde a vingança e a justiça dão as mãos e percorrem grande parte da trama. Envolta num ambiente inóspito de águas geladas, onde criminosos parecem levar a melhor, a história desenrola-se até que na eterna luta entre o bem e o mal, o primeiro parece prevalecer. Mas a que preço? Talvez os fantasmas consigam ajudar a responder...

Gostei. Selma Lagerlöf é uma autora que pretendo continuar a descobrir.

Priscila (@priafonsinha) 25/03/2019

Uma gracinha
Este conto da 1ª mulher a ganhar o Nobel em Literatura (1909) faz lembrar aquelas histórias que se contam para uma criança antes de dormir, com mistérios, fantasmas, questões entre o bem e o mal, cenários de natureza e questões morais; tudo narrado de forma simples e ingenua.
Um trio de escoceses assaltam a casa do Senhor Arne, roubam o seu tesouro e o matam junto com sua família e funcionários, mas uma garota escapa e acaba por se apaixonar por um dos assassinos, e começam as questões interiores e os dilemas de como agir. Bonitinho de se ler. :)
coisas_lidas 26/03/2019minha estante
Síndrome de Estocolmo? ?