Brigada dos Amaldiçoados

Brigada dos Amaldiçoados Vanessa Godoy

Resenhas - Escola de Magia: Brigada dos Amaldiçoados

Dante.Canova 12/07/2023

Gente que livro foi esse? Muitas sensações lendo, primeiro, o livro se passa aqui no Brasil, em campos do Jordão, na escola de magia e bruxaria EMB!
Hector, passa os 7 anos aprendendo a usar a magia deps de uma infância traumática, mas na casa das serpentes, ele vai ter que lutar entre ser igual a seus pais e seguir o caminho escuro ou tentar ser o melhor bruxo possível, ele se junta a alguns amigos e eles começam a tramar para vencer a taça das casas de formas obscuras, mas isso é só o começo, a trama se desenvolve durante os anos que são rapidamente descritos até seu último ano, onde seu amigo Petrus está cada vez mais poderoso e tô lado da magia das trevas, ele segue uma profecia antiga que diz que Apep, o rei das serpentes surgirá na escola em 1997, porém será mesmo que Petrus é o escolhido do mal? Ou alguém mais poderá ser?
O livro é bem rápido de ser lido, porém eu admito que achei tudo muito depressa, os anos passam rápido, a forma como os alunos se tornam mais inteligentes que os próprios professores e tramam um golpe de estado, o nascimento de um bruxo das trevas tão poderoso sem nem serem percebidos, a escola proíbe que andem a noite, porém todos alunos da casa serpentes fazem o que querem na hora q querem, sem se preocupar com as consequências, e qnd são flagrados sempre tem uma desculpa esfarrapada, claro que o livro é baseado em Hp, mas aqui parece que crimes, tramas, mortes, mentiras, não tem peso algum, o personagem Hector é tão burro e tão cego, ele vê que tudo está indo pior, mas ele confia que conseguirá sair de lá qnd quiser, resumindo, o livro tinha tudo para ser divertido e uma aventura sem igual, mas se tornou um saco de clichês e não acho que apresentou a escola emb como deveria, sabemos que o castelo é grande, mas não o conhecemos direito, parece um grande espaço vazio.
O final do livro trás algumas reviravoltas, fiquei interessado na continuação, mas em um capítulo, trazer todo desfecho tão rápido, foi difícil de engolir, recomendo sim para conhecer um pouco da escola que realmente existe em campos do Jordão, e tem épocas de aula durante o ano, mas espero que o livro melhore na continuação!!
???

Anna 19/10/2021

Como a narrativa faz TODA a diferença.
Esse livro tinha tudo pra ser perfeito, a idéia é maravilhosa, se passa no Brasil, inspirado em Harry Potter. Mas eu custei a ler. Os personagens não são muito bem desenvolvidos, o casal principal muito menos, e eu não gostei muito da narrativa. Eu queria muito que ele fosse aqueles livros gostosos de ler porque tem a continuação mas eu simplesmente não consigo ler outro livro arrastado como esse.
Sophia 30/06/2022minha estante
amg esse livro n é um livro comum, ele é a base pro universo da embescola, ele n é aprofundado pq os personagens são desenvolvidos na imersão, olha o instagram deles que vc vai entender.
o livro é meio q a base pra esse universo começar, é uma introdução, o desenvolvimento dele continua no mundo do bàdiu. E se vc gostou da ideia vc vai amar, pq na imersão vc literalmente vive com os personagens, é um universo fictício q vc pd fazer parte

Pilla 06/07/2022minha estante
esse livro é uma introdução pro universo da EMB!! lá você convive com os personagens desse universo e descobre mais sobre a história

fabi g c 06/08/2018

Viciante
Passei cada minuto dos dias que li pensando que precisava terminar de ler. Um livro bem estruturado, lindo, com ilustrações e musicas incríveis. A Magia no Brasil é real e muito diferente da do nosso bruxinho inglês favorito, ou nem tanto. Continuamos cercados por pessoas que acreditam que são superiores, assim como na realidade.
Anthony.Wiliam 09/08/2018minha estante
gostei da resenha e vou pegar o livro também

Liv 20/08/2020minha estante
Igualmente kkkk quase fiquei loca quando acabou

Liv 20/08/2020minha estante
Indico irem na emb ! Muito bom sério ??

Pri Paiva 24/07/2021

Um mergulho no mundo mágico brasileiro
Vanessa Godoy Criou a Escola de Magia e Bruxaria do Brasil em 2015, como um evento de imersão para fãs do mundo mágico. Desde o início focou em história e personagens originais para melhor situar os visitantes no castelo da escola, em Campos do Jordão. A história da Brigada dos Amaldiçoados e seus personagens principais, Hector Saião e Alma Damas, foram suas primeiras criações, e hoje ganham vida no castelo e têm sua história contada neste livro.

-----------
O livro é um presente aos fãs brasileiros do universo mágico que se originou com a saga Harry Potter.
O livro se inspira nesta saga, mas anda com as suas própria pernas. Rico em mitologia brasileira e cheio de reviravoltas, A Brigada dos Amaldiçoados prende o leitor do início ao fim.
O livro é preciso no enredo e muito bem desenvolvido em sua narrativa. Tem mistério, suspense, amizade e drama na medida certa.
Estou louca pra ler a continuação e saber o desenrolar dessa história maravilhosa.

Soliguetti 21/11/2018

A fanfic que virou livro
Não se pode culpar "A Brigada dos Amaldiçoados", de Albert Vaz e Vanessa Godoy, de ser uma cópia de Harry Potter. O leitor que se interessa pelo livro já está ciente de que a história é completamente inspirada e baseada na famosa saga criada por J.K. Rowling, com o intuito de criar um enredo original que se ambiente na Escola de Magia e Bruxaria do Brasil (EMB), que fica em um pequeno castelo em Campos do Jordão onde os alunos vivem uma experiência imersiva à la Hogwarts. O maior problema do livro não é ter se apropriado de diversos elementos criados por J.K. Rowling, mas sim de usá-los tremendamente mal.

Começamos pelos personagens. Os autores começam até fazendo bem seu papel, criando no leitor empatia pelo personagem principal, Hector Saião, que mora com os avôs depois de ter passado por uma infância difícil. O enredo até parece bem encaminhado, até que Hector ingressa na EMB. A partir daí, é só ladeira abaixo. Hector entra para a casa das Serpentes (oi Sonserina!) e começa a frequentar uma roda de amigos nada agradável. A personalidade de Hector começa a mudar e toda a empatia até então criada com o leitor se perde.

Essa, na verdade, foi uma coisa que me incomodou muito no livro. Se não podemos contar nem com o protagonista para fazer o bem, para ser o herói da história, o que se dirá do resto? O livro inteiro está repleto de pessoas ruins, com exceção talvez apenas dos avôs de Hector e de seu amigo Boris (que aparece raramente). Todos os outros, em algum momento, traem ou enganam Hector de alguma maneira. Esses personagens criam uma história terrivelmente pesada, difícil de tragar, na qual o leitor não se vê torcendo pelo protagonista. Na verdade, é difícil apoiar qualquer lado que seja. Se a turma de Hector é composta de pessoas ruins, os Prioris, que trabalham para o "governo bruxo" e deveriam zelar pela ordem, também são extremamente cruéis e mesquinhos.

As infinitas reviravoltas no enredo também cansam, especialmente no final. O livro poderia ter terminado pouco depois de o último ano letivo ter terminado, mas se estende desnecessariamente por mais alguns capítulos, apenas para criar situações inverossímeis e forçadas. Quando os alunos da Serpente se tornam um problema e começam a ser perseguidos, eles tentam encontrar um lugar novo pra se reunir? Não, claro que eles continuarão se encontrando no mesmo lugar, no castelo, bem debaixo dos narizes daqueles que os procuram. E que tal se nos prepararmos para uma batalha bem no meio de uma floresta proibida, cheio de criaturas perigosas?

A sensação que fica é de se estar lendo uma fanfic - embora eu já tenha lido fanfics de Harry Potter bem melhores. "A Brigada dos Amaldiçoados" ainda é o início de uma série que pode se revelar promissora, se os autores se encontrarem e criarem um enredo mais coeso, sem tantas reviravoltas na tentativa de parecer impactante, com mais personagens bons, que tornem a história mais leve, e que de fato nos dê heróis. Não são ajustes difíceis de se fazer, mas são essenciais.
Camila 07/09/2020minha estante
Exatamente o que senti.

Gabriela.Ribeiro 02/10/2021minha estante
Eu estou nas primeiras cinquenta e seis páginas e já concordo completamente! Continuarei minha leitura, mas acho cada vez mais difícil de separar A brigada dos amaldiçoados com Harry Potter!

MahElisabete 27/07/2020

Chocada
Não estava com muita vontade de ler esse livro, o medo batia toda vez eu eu tentava encaixar essa leitura, mas aí eu desistia. Enfim o dia chegou, e eu peguei esse livro na minha estante e falei: ?Desse ano você não passa?. Então estou eu aqui, dando minha humilde opinião, sobre esse livro que me surpreendeu do começo ao fim! No começo eu estava um pouco assustada, porque a escrita estava muito infantil, a personagem principal, o Hector, era apenas criança que estava entrando para a EMB (Escola de Magia e Bruxaria), mas mesmo assim eu estranhei a leitura.
Porémmm, o protagonista cresce muitooo ao decorrer da história, eu até me surpreendi com o quanto ele amadureceu em poucos capítulos. A história se desenrola muito fácil, com umas cinco reviravoltas em cada capítulo, é surpreendente. Amei a história e com certeza o final me chocou demais, estou ansiosa para a continuação dessa trama!

nicole 06/08/2022

Eu amei o livro, realmente muito bom!

Não existe ninguém que eu odeio mais que o Petrus, se eu pudesse eu mesma arrancava a cabeça dele.
Sinto muita compaixão por Hector, gostaria muito de abraçar ele!
Passei muita raiva e ódio, quando tudo parecia que iria dar tudo certo eu me estressava de novo. Amei, nota 10!

book eater 02/07/2021

ansiosa pro segundo entao vim panfletar
Bom hector é um garoto comum que mora com seus avós, uma familia tradicional de bruxos brasileiros
Aos 11 anos ele vai estudar na escola de magia e bruxaria do Brasil, a EMB.
La ele faz alguns amigos, alguns não tão bons quanto outros, Hector é colocado diversas vezes em posição de escolhas difíceis, em torno do livro ele tem que escolher entre o bem ou o mal, manipulado por um de seus amigos acaba nao escolhendo o lado mais correto.

É um livro cheio de mistérios e lendas envolvendo a EMB, para quem gosta de Harry Potter ou Percy Jackson, eu tenho certeza que vai adorar esse livro, infelizmente so tem um ainda mas tudo indica que vai ter continuação (espero de verdade).

Bom ele tem um romance e plot bem fraquinhos, mas isso nao torna o livro ruim.

Henrique.Andrade 20/08/2020

Brigada dos amaldiçoado
Uma história bem interessante, porém contém saltos temporais muito rápidos!

Will 20/02/2020

Uma história mal contada
A história do livro não é ruim, mas para mim foi mal contada. O diálogo, as ações dos personagens, principalmente das crianças não condizem com suas idades. Entendo que as pessoas podem ser complexas, mas aos onze anos isso é demonstrado via comportamento e não diálogos profundos. Outras coisa que me decepciona são os professores e a diretoras que se demonstram fracos, sem qualquer ponto que chame nosso interesse.
O final trás tanta coisa ocorrendo de um vez, que seria melhor ou colocar em mais livros, ou deixar certos pontos de lado.
Recomendo a leitura, pois apesar de tudo a história possui seus encantos.
Camila 07/09/2020minha estante
Eu já achei péssimo e não recomendo. :(

P.F.G. 30/09/2022

Brigada dos Amaldiçoados
Ideia boa, o problema é a trama, chata e cansativa, e os personagens, não há muita emoção?Você espera algo bom e é totalmente ao contrário.
Nem dá vontade de comprar o outro livro.

Gislaine 18/03/2021

Escola de magia brasileira ??
A magia de Harry Potter continua inspirando o mundo, e como é bom ter essa magia aqui pertinho de nós em Campos do Jordão interior de São Paulo, onde fica a Escola de Magia Brasileira (EMB); Em brigada dos amaldiçoados conhecemos Héctor Saião, Alma Damas e Petrus Romanov.
Héctor passa por vários dilemas e escolhas entre o bem e o mal. No final do livro surge uma nova situação que me deixou totalmente perplexa, é impossível não querer saber o que vem a seguir.
Deixem de lado as comparações inevitáveis e aproveite a magia brasileira.

luumazzucca 19/08/2022

A história é realmente boa e também temos que considerar que também existe a parte imersiva no local fisico em Campos do Jordão ? Mas assim, o único defeito na minha opinião, é que os autores podiam ser mais criativos ? Sabemos que a obra é inspirada no universo harry potter, mas os autores podiam ser um pouco mais criativos na descrição e nos nomes dos feitiços ? de uma forma que lembrasse HP, mas que não parecesse uma cópia ?

lubessrey 01/07/2021

Na real eu larguei antes das últimas 90 páginas, estava muito chato, estava levando para ver se dava em algo. Eu achei uma história meio sem nexo, nada que eu li me deixou tipo ?uau que incrível!? e era o que eu mais esperava?. Mas em geral a escrita é ótima e fala de um universo que eu amo!