Rosa de Versalhes #01

Rosa de Versalhes #01 Riyoko Ikeda

Resenhas - Rosa de Versalhes #1

16/04/2024

Inesperadamente eu gostei bastante desse mangá.
estou numa onda de querer ler vários mangás e HQs, deixando um pouco os romances de lado.

esse aqui me surpreendeu muito, tanto na história quanto nos traços.

a história é envolvente e os personagens parecem interessantes, nesse primeiro volume. fico ansiosa para ler os próximos

Andresa Costa 09/03/2024

Um Verdadeiro Clássico
Rodei muito para encontrar esse volume, mas valeu a pena. Mesmo depois de 52 anos da publicação original, ainda é possível ler e gostar. A história debate muitos temas atuais e o enredo é levemente intrigante.

Mas devo ressaltar que alguns recursos visuais de comédia utilizados nesse mangá ficaram um pouco ultrapassados com o tempo, além de que algumas cenas que tem o propósito de causar "drama" me dão crises de risos (culpa da indústria atual de mangás que utilizam o "traço shoujo" para gerar comédia).

jubs_tepes 29/01/2024

Lady Oscar casa comigo
Completamente apaixonada pela Lady Oscar (tal qual todas as mulheres da corte). Ela é de longe a minha personagem favorita, e embora no começo do volume eu torcesse por um romance entre ela e a rainha, já prefiro que ela tenha algo com a Rosalie, Maria Antonietta me irritou demais com tanta burrice. Difícil engolir que uma menina que foi treinada desde cedo pra viver na corte e governar sena tão burra e ingênua.

Lary 09/04/2023

Rinha de nobres, intriga, fofoca e o início de uma revolução
Muitas observações sobre o primeiro volume de Rosa de Versalhes.

É um shoujo que transcende a sua categoria editorial, muito mais que "mangá de menininha" é óbvio que tem todo aquele ar dramático e romântico, maaaass tem um fundo histórico brilhante.

Na primeira parte do mangá vemos o início da ascensão de Maria Antonieta, desde sua saída da Áustria com apenas 14 anos, para se casar com o Rei Luís XVI e se tornar Rainha Consorte da França, ela era filha de Maria Teresa de Habsburgo.

Também somos apresentados aos personagens Conde Axel de Fersen e a INCRÍVEL Oscar de François de Jarjayes que foi criada como um menino aprendendo todas as habilidades para substituir seu pai, o Capitão da Guarda Real.

Inicialmente, vemos como os novos Reis da França estavam se comportando a medida que os anos de reinado passavam, a esperança de dias melhores esperadas pelo povo francês têm se esvaindo. Fome e miséria nas ruas, nobres fazendo o que bem entendem e gastando todo o dinheiro do próprio povo com seus luxos e prazeres próprios.

O "Liberté, Egalité, Fraternité" tá vindo rs

Mas não é à toa que Riyoko Ikeda se tornou uma referência gigantesca tanto no shoujo quanto em qualquer outra demografia de mangás. Além de usar os acontecimentos históricos com maestria nas obras, criou personagens interessantes e revolucionários como Oscar. Considerando que a obra foi lançada em 1972.

Magnífico!!

laulau 02/01/2023

perfeito!
Além de um traço muito lindo, rosa de versalles tem uma história envolvente condizente em muitos aspectos com o que realmente aconteceu. Como estudante de moda, muitas vezes ouvi a história de Maria Antonieta e seus exageros na corte, o mangá retrata isso muito bem com ilustrações muito lindas !
Oscar é uma personagem muito bem construída e de personalidade marcante, ansioso para ler a continuação!

Conde André 25/02/2022

Acho os elogios a obra valem muito a pena, pelo menos pela experiência com esse primeiro volume. E acredito que a história pegue até às pessoas que torcem o nariz para shoujos. O contexto histórico aqui é muito interessante e a forma em que a autora desenvolve a trama é viciante e não dá vontade d empatar de ler!

maria 18/01/2022

querida lady oscar
simplesmente a melhor obra que comecei a ler! assisti o anime há um tempo atrás e é um dos meus favoritos, adoro tudo nele.
riyoko ikeda é minha mangaka predileta e já gosto de outras obras dela como oniisama e (meu favorito). o drama é intenso e você sofre junantamente aos personagens, é certo que vou continuar minha coleção esse ano.

Mili_ 10/01/2022

Muito lindo essa história.
Incrível saber que determinados elementos da história real estão sendo abordados nesse mangá
História linda e narrativa perfeita.

Denise 13/12/2021

Rosa de Versalhes
Sem palavras para esse mangá, amei, perfeito, agora pretendo logo comprar os próximos da série. Também procurei ler um pouco a história da Maria Antonieta e, apesar de ser ficção obviamente, muitas situações retratadas realmente aconteceram. Super recomendo a leitura.

Gabez 01/11/2021

Primeiro gostaria de dizer que, pelo menos o primeiro volume, é bem menos dramático do que a arte me passava a impressão. Hahaha
Dito isso, a história é muito boa começando com a vinda de Maria Antonieta para França e nesse primeiro volume vemos o começo do desenrolar do que virá a ser a revolução francesa, fico curiosa em saber em onde Oscar se encaixa nessa história que já conhecemos, será que ela conseguirá colocar algum bom senso na rainha ou acabará indo para o lado do povo?
Aguardo ansiosamente para ler o próximo volume!

PandaLoveBooks 07/07/2021

Uma obra incrível.
Nunca achei que iria me apaixonar tanto por essa história! Já tinha tentado ler duas vezes sempre parava e não sabia o motivo.

Peguei para ler novamente e fluiu tão bem!

Fiquei apaixonada pelos traços, os personagens e sabe que a história se passa na França, abordando o reinado de Maria Antonieta e até a Revolução Francesa que deixou tão animada.

Sou completamente apaixonada por shoujo e esse shoujo clássico me pegou de jeito. :)

aps 22/06/2021

O primeiro de muitos Mangás!
Não colocarei todos os Mangás que eu li aqui no skoob, pois foram muitos, mas gostaria de fazer uma menção honrosa ao primeiro mangá que eu li, Rosa de Versalhes, que conta a história da rainha Maria Antonieta, da sua chegada à França até sua morte.
Conta sobre Oscar também, uma soldada que foi criada como um "homem" daquela época, pois seu pai era o oficial do exército francês e queria um herdeiro.
é um romance com muitas reviravoltas, momentos dignos de lágrimas, e simplesmente incrível, recomendo muito, li em cerca de uma semana, tem 5 volumes.

fellipe! 24/05/2021

"Tretas da Nobreza"
24/05/2021

Uma espécie de "Guerra & Paz" em traços adocicados.
Assim é "Rosa de Versalhes", de Riyoko Ikeda, um mangá shoujo de 1972 que devia de estar a frente de seu tempo ao abordar certos temas, principalmente no que diz respeito ao papel da mulher na sociedade.
Oscar é uma das principais bases da vasta galeria de personagens, com sua ambiguidade de gênero e postura feminista; todos os eventos se entrelaçam com fluidez, página a página a história avança sem enrolação, dando até um quê 'literário' em certos pontos.
Os desenhos tem certo charme feminino, mas não são lá muito interessantes, embora sua estrutura narrativa seja certeira no contar dos eventos.

A série é longa tal como um Tolstói, sendo lançada no Brasil em 5 volumes (?) de umas 400 pgs cada, com bom acabamento da JBC.

Ao fim, conflitos da nobreza construídos de forma envolvente e açucarada, "Rosa de Versalhes" é uma clara influência para diversos mangás/animes shoujo que vieram depois -- vejo ecos até em obras distintas, como "Cavaleiros do Zodíaco".