spoiler visualizarKino 30/05/2022
INCRÍVEL, até me dá vontade de virar vegana
Olha, nunca tinha visto um tema tão sinistro e, ao mesmo tempo, interessante, que nos prende até seu âmago. Ok, essa resenha não vai ser tão detalhada, pois eu terminei esse mangá no final de 2019. Então, não vou lembrar com clareza tudo o que acontece, mas o plot, esse sim eu tenho muita coisa para falar.
Primeiro capítulo - como o primeiro episódio do anime -, 100% foda e com um plot-twist do [*****]. Você fica presa na história pelo primeiro capítulo???? Olha, isso raramente acontece, e, pelo que eu me lembre, acompanhei na época o mangá em 2017, e eu jurava que era um slice of life qualquer. Sabe, história de crianças em um orfanato e pronto, romance bobo e boas gargalhadas. Mas quando terminei o primeiro capítulo na época, fiquei de boca aberta, meu queixo caiu. Era tudo muito novo, o tema, o clima pesado que constrastava muito com o ar de alegria que vemos no começo do capítulo, onde todas as crianças só que o sabiam era sorrir, exclusivamente Emma. Mas tudo desmorona quando percebemos que nada daquilo é verdade, e que toda a vida dessas crianças foi uma mentira, suas esperanças, mentiras, suas crenças, mentiras, seus sonhos, impossíveis de se tornarem realidade.
E como o mangá te prende nesse mistério, nesse mundo complexo e perigoso. Muito cativante, com todos os lados da moeda, você conhece muitos personagens excelentes e alguns, nem tanto. Não vou citar o anime - principalmente sua segunda temporada - vou ficar no mangá, o qual, em minha concepção é uma obra prima. Está bem, tem alguns pontos negativos, como aquele arco específico que muita gente não curtiu, em que a Emma fica naquele projeto de jogos vorazes. Aquilo foi bem enjoativo, mas passa rápido, porque a leitura do mangá é maravilhosamente fluida e muito bem desenhada. Cara, os cenários, a arte, tudo é incrível. Sem contar a ambientação do mundo, senhor amado, é muito bommm! Fico até com vontade de reler.
Os três personagens principais são bem carismáticos e que possuem suas próprias motivações que, em um determinado momento, se tornam uma só. O grande objetivo: sair dessa juntos, e vivos. Norman, chorei com esse personagem, me emocionei, torci, fiquei pê da vida. Sério, ele é incrível, inteligente, e bem complexo. O Ray, outro personagem incrível, esperamos que ele seja uma espécie de Sasuke, mas ele é bem carismático e prestativo. E a Emma, cara, não sei porque as pessoas não gostam dela, eu amo essa personagem, ela é a emoção entre dois personagens racionais. Ela é o coração e a guia deles, o olhar da família e da união, o que falta nas motivações de Ray e Norman. Ray quer sair dessa com somente eles dois, o que torna a chance de saírem vivos mais elevada, visto que são os mais inteligentes, já Norman, quer sair dessa com Emma, ele a ama - está visível, obviamente. Já Emma, quer sair desse inferno com todos, com toda a sua família, e isso é admirável. Que mesmo com tantos motivos para desistir dessa missão suicid*, ela, ainda com a perna quebrada, quer fugir do orfanato.
E o processo de fuga, caramba, entrega um arrepio na espinha. É tudo muito bem pensado, nos entregando um jogo de mentes bem intrigante, as mamas que são inteligentes para [*****] contra as criança, suas crias, que pela sobrevivência ultrapassam a inteligência adulta. Claro são bem espertos pelos exames, afim de deixá-los mais suculentos para os demônios, que gostam do cérebro e pagam muito bem por eles, a parte mais valiosa e mais gostosa. O que é bem parecido com a vida real, em que pagamos mais caro pela boa qualidadeda carne. E todo essa jornada com o intuído de escaparem do orfanato é bem envolvente e frenética, vemos que tudo em volta do orfanato é um abismo, então a a próxima coisa que pensamos é: como vai fazer para ultrapassarem esse abismo? Também tem o Minerva, um sobrevivente? Ele deixou sua assinatura e códigos morse nos livros do orfanato, afinal, quem é ele???
A Mama então, bem mais profunda do que demonstra, trás um passado pesado e bem explorado; o que eu gostei muito, que no último momento, compreendemos a sua dor e seus pecados. Ela também está tentando sobreviver ali, como todos. Os demônios, que não só são seres maus, mas também bem mais interessantes e profundos, complexos, trazendo seus pontos de vista, como os humanos. E isso que eu gosto nesse mangá, essa mensagem, essa metáfora com a criação de gado. Trás toda essa filosofia da caça e do predador. As fazendas, que existem na vida real, só que com gado ao invés de crianças é claro kkkkkkkk, as fazendas extensivas - a que Emma, Norman e Ray são criados - e as intensivas, super pesadas, que viramos hipócritas ao termos pena das crianças, mas quando é na vida real, não ligamos para o gado. Tem também os demônios que não comem carne, fazendo uma metáfora com o veganismo, e também tem os demônios que caçam as crianças as colocando em um tipo de jogos vorazes, são seres que prezam pela caça tradicional onde os direitos são iguais e é mais, de alguma forma, justo.
Trás todos os lados da moeda em relação ao carnivorismo e todas as suas linhas complexas de ideais. Nossa, esse mangá é uma experiência única para quem lê e reflete sobre ele. O final, eu gostei, foi bem simples e rushado eu achei, mas ele não apaga - como o de SNK - o brilho de toda a obra, seu roteiro muito bem produzido e emocionante. Sou fã de YNN até hoje, e acho que supera muitas e muitas obras que tratam de temas pesados da atualidade de uma forma tão metafórica e envolvente.