Su cuerpo y otras fiestas

Su cuerpo y otras fiestas Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - O corpo dela e outras farras

Mari 05/09/2023

Li muitas obras de contos esse ano, mas esse foi o mais desafiador. Gostei bastante dos textos iniciais, mas outros extensos demais. É realmente um ?Black Mirror? feminista, com quase todas as personagens mulheres - muitas, lésbicas.

É uma leitura bem diferente, bom para experimentar e difícil de se adaptar.

tici 02/09/2023

Finalizado dia 02/09
Só não foi para mim. Todos os contos são sem pé nem cabeça, uma escrita muito chata, e o feminismo que vocês tanto falam só é mesmo presente em alguns, em outros só é algo tão supérfluo e escondido, que parecem algo separado a história que a autora quis jogar pra ter seu lacre. Bem decepcionada.

Nessa 07/08/2023

Não sei de onde veio a indicação deste livro , mas ele estava disponível no Ku o que me fez aproveitar a oportunidade.
Dos oito contos , abandonei 1 , dostei muito de 1 e achei os outros regulares .
Acho que criei expectativas demais do livro e/ou não entendi o objetivo do conto.
Um leitura irregular para mim. Recomendo com veemência o conto" O inventário ".

Sara Marinho 29/07/2023

Tem uns contos que são bem interessantes. Mas quando chega na parte de law and order pra mim foi doidera demais e chato, me perdeu ali. Acho que estava esperando mais desse livro. No final ele é bem esquecivel.

~Lu 15/07/2023

Não é fácil mas não desista
O livro é composto de várias histórias curtas sobre mulheres e suas relações com seus corpos. É um
livro confuso, violento e em partes, erótico. Sua escrita não é fácil de compreender e não é uma leitura rápida, é daquelas que você precisa de um tempo pra digerir cada uma das histórias e ler de novo e pesquisar e analisar pra entender MESMO. Repito, não é uma leitura fácil mas são histórias intrigantes invocaram emoções minhas enterradas no meu ser, como artista e como mulher.

jujuwithbooks0 10/07/2023

Instigante e provocante
Esse livro foi uma loucura do começo ao fim.
Geralmente quando procuro livros pra ler no kindle não leio as sinopses, só me aventuro pra descobrir coisas novas. Esse foi o caso com esse livro aqui, tava vagando procurando algo pra ler e já conhecia a autora pois tenho um livro dela na estante aguardando para ser lido, pensei: porque não?
E é assim que eu cai nessa loucura. O Corpo dela e Outras Farras é uma série de contos num estilo bem Black Mirror. Muitos deles sombrios, misteriosos, tristes e bizarros.
99% da leitura eu fiquei pensando que tudo era muito bizarro mas mesmo assim não conseguia parar de ler. Gostei muito dos contos (exceto o de Law & Order que eu admito que pulei kkkk).
A narrativa prende demais por ser tudo tão bisonho, sabe?
Meus contos preferidos foram: O ponto do marido; Mães; Mulheres de verdade têm corpos; A residente.
Enfim, gostei da leitura e to ansiosa pra conhecer outros trabalhos da autora.

júlia 08/07/2023

Os 3 primeiros contos valem o livro, o restante é bem monótono, começa a ficar repetitivo e pra eu ter terminado de ler foi uma tortura.

rafa 23/06/2023

Durante a leitura pensei "parece Black Mirror" antes de ver que chamam o livro de Black Mirror feminista mesmo.
O livro começa muito bem com os contos "O conto do Marido" e "inventário" mas daí pra frente é só pra trás.
(Pra ser justa ainda tem um ou dois bons dps, como Oito bocados)
O conto de Law e Order é completamente sem contexto se vc não viu a série, precisa dar 110% da sua capacidade mental pra entender migalhas. E os outros não achei muito superiores.
Queria mesmo ter gostado do livro todo.

J_Leberg 24/05/2023

São oito contos que exploram várias possibilidades narrativas e desafiam os limites de gêneros temáticos, enveredando inclusive pelo horror e pela ficção científica. Parecem pesadelos lynchianos.

É uma escrita singular, que consegue por vezes ser crua e refinada na mesma intensidade. Outra característica marcante é que quase todas as protagonistas da autora são lésbicas ou mulheres bissexuais, tendo seus desejos e relacionamentos expostos.

Um que me chamou particular atenção foi o conto intitulado Especialmente Hediondas, em que são narradas cenas ou resumos de episódios de Law & Order: SVU como se fossem uma mistura de David Lynch com Arquivo X. Acredito que tudo tenha saído da imaginação fértil da escritora, a exemplo de fan fics bizarras. O casal Stabler e Benson, principais personagens, existe mesmo, são os protagonistas da série.

Vou tentar sempre postar resenhas dos livros que leio, a partir de agora. Elas são originalmente postadas no meu twitter e no meu tumblr.

doselunar 16/04/2023

Contos importantes e válidos demais, mas...
Sinto que ela colocou os mais ousados e diferentes no meio, que consequentemente não prendem nossa atenção. se vc conseguir passar do que é uma releitura de Law & Order, prometo que fica melhor. o penúltimo alugou um triplex na minha cabeça, tanto que achei que era o último por tamanho impacto, hahah.

Bru 09/04/2023

"Você nunca vive com uma mulher, vive dentro dela".
Acho que não fui inteligente o suficiente para compreender tudo que o livro quis propor de reflexão, por isso me decepcionei um pouquinho com algumas histórias. Apesar disso, gosto muito do estilo de escrita da autora!

regifreitas 31/03/2023

O CORPO DELA E OUTRAS FARRAS (Her body and other parties, 2017), de Carmen Maria Machado; tradução Gabriel Oliva Brum.

Esta coletânea de contos foi uma das finalistas do National Book Award em 2017. E apesar do nome latino, a autora, ensaísta e crítica Carmen Maria Machado, é natural de Allentown, no estado da Pensilvânia, nos EUA. Os escritos de Machado enveredam pela mistura de gêneros, com elementos de ficção científica e terror, tal qual a grande maioria dos contos deste volume.

Iniciei a leitura muito surpreendido. Os dois primeiros textos - "O ponto do marido" e "Inventário" - são realmente muito bons. Entretanto, os demais acabaram me decepcionando bastante.

"Especialmente hediondas: 272 visões de Law & Order: SVU", o quarto conto, foi uma total frustração para mim. Pesquisando a respeito, descobri tratar-se de uma espécie de intertextualidade com os dois protagonistas da série americana mencionada em seu título, uma das mais longas (22 temporadas e ainda em exibição) da tevê daquele país. Então, para mim, que não cheguei a acompanhar a série, e tampouco tinha o mínimo de informação sobre ela, foram páginas e mais páginas que não me disseram absolutamente nada.

O desencantamento provocado por esse texto pode ter influenciado o restante da leitura a partir daí, pois o interesse na obra ia diminuindo conforme terminava cada conto subsequente.

Mesmo com uma experiência tão cheia de altos e baixos, consegui vislumbrar em Carmen Maria Machado um estilo peculiar. Ela parece uma escritora original e que tem o que dizer. Muito disso pode ser comprovado através das temáticas abordadas por ela aqui: a violência, as dores e horrores que orbitam o mundo feminino, tais como padrões inalcançáveis de beleza, relacionamentos abusivos e exploração da sexualidade.

Pode ser que não seja o estilo de escrita que caia no meu gosto futuramente. Mesmo assim, trata-se de uma autora que quero manter no radar por mais um tempo.

Oliver9 12/03/2023

Poderia ser melhor
Li por recomendação, alguns contos são bons, outros nem tanto. Foi bem desagradável esse livro, senti vontade de abandonar mas continuei pensando que fosse melhorar, o que claramente foi um engano.

Cicin 11/03/2023

Gostei do livro, há vários contos, mas são cansativos e longos, mas mesmo assim é um bom livro e a edição está lindíssima