Su cuerpo y otras fiestas

Su cuerpo y otras fiestas Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - O corpo dela e outras farras

hippiemusic 16/06/2022

comecei a ler com muita expectativa e acho que foi por isso que eu nao gostei tanto assim. claro, dentre os 8 contos eu gostei bastante dos primeiros mas conforme eu ia lendo foi ficando uma leitura meio chata e os contos igualmente. apesar de tudo, é um livro razoável mas eu nao leria novamente :/

Larissa1218 18/05/2022

Eu adorei a memoir ?Na casa dos sonhos? de Carmen Maria Machado, mas os contos dela simplesmente não foram pra mim. Esperava bem mais deles. O único que realmente gostei foi o primeiro. Os outros, com exceção de alguns, até cresceram no meu conceito depois que refleti sobre as críticas que fazem, mas não consigo negar que a experiência de lê-los não foi prazerosa nem instigante.

Clara 30/04/2022

não sei nem o que falar
não dei nota pq acho que quando é algo pessoal assim vc botar num ranking é estranho, mas eu não posso dizer que gostei pq me deu gatilho
por favor: pesquise antes pra vez os trigger warnings

LetAcia.Coimbra 19/04/2022

Só lembrei agora de fazer a resenha e apesar de meses, as histórias continuam na minha mente

Esse livro, cada conto nos mostra algo do corpo feminino msm, de verdade, um dos livros mais malucos que já li e tive o prazer lê-lo

Victor Hugo 06/04/2022

Que é original não tem como negar, mas não gostei das experimentações. Um dos contos é um monte de avaliações de episódios de Law and Order, por exemplo kkkkk
Achei as tramas muito abstratas e com um nível de alegoria, metáfora e sensibilidade que provavelmente não tiver maturidade pra digerir rs

Beatriz.Varela 02/04/2022

O corpo dela e outras farras - Carmen Maria Machado
Oito contos de ficção que misturam elementos macabros com o feminino. Me chamou a atenção por ser chamado de ?um black mirror feminista? e também por ser um dos livros que a Audrey Hope lê no reboot de Gossip Girl. O primeiro conto é sensacional, misturando fábulas violentas com a história de uma mulher que vive um casamento normal, e até bom, mas com um marido que sutilmente a obriga a compartilhar com ele cada pedaço de si, que não a deixa guardar um pequeno segredo para si mesma. Os outros contos também são bons, mas não fica melhor do que esse. Achei engraçado esse livro estar na estante de literatura nacional da livraria. O nome da autora soa brasileiro, mas ela é estadunidense.
jess :) 02/04/2022minha estante
li e o primeiro também foi o que mais gostei. demorei bastante pra terminar pq empaquei no capítulo das meninas desaparecidas.

Dionísio 25/03/2022

queria saber quais as farras pra participar, mas não achei
a nota é meramente uma média de cada um dos contos que eu comentei aos poucos por aí, a média ficou 3,3 estrelas

o corpo dela prometeu outras farras mas ficou na maioria das vezes no porre mesmo, e não são de bebidas das farras, pq essas não sei onde estão

notas dos contos individualmente:
7°: ?????
8°: ??

Lany Oliveira 20/03/2022

Leitura essencial.
Com oito contos narrados por oito mulheres distintas, com histórias diferentes, em cenários e tempo que não se cruzam, a autora liga as personagens ao expor seus sentimentos, estes dos quais não fogem da realidade, como medo, paixão, conflitos, confiança, traumas, arrependimento.
Além de garimpar os sentimentos, é abordado temas que fazem parte do cenário feminino, que por vezes não são levados em conta, tais eles: aborto, violência no parto e sexual, liberdade de expressão e sexual, padrões de beleza e comportamento. A narrativa de maneira nua e crua expõe o pecado da sociedade de considerar que o ser feminino, a criatura mulher é uma propriedade, que tudo pode ser imposto, que deve ser silenciada e se curvar ao que for ditado, que o corpo não somente pertence a ela, sem se importar com suas vontades e desejos.
De fato, este livro pertence ao tópico de leitura essencial, por sua abordagem fundamental, não apenas pelos temas já citados, mas principalmente por trazer um respiro para aquelas que precisam, porém, mesmo diante a essa obra, podemos refletir que muito ainda tem que ser feito para não silenciar as mulheres.

gio :) 10/03/2022

esperava mais
Comprei o livro porque gostei muito do primeiro conto (?The Husband Stitch?), porém o restante da leitura foi ladeira abaixo, a cada conto ia ficando mais difícil e os contos menos interessantes. Pode ser porque sou burra? Sim (kkkkkk), mas acredito que se esse for o motivo, a target audience do livro é de acadêmicos literários. É um livro que utiliza muitos recursos (como analogias, metáforas etc) e acredito que dê mais trabalho pra ler e, por isso, talvez um dia o dê mais uma chance e o releia.
Gostei bastante de como o livro retrata diversos tipos de violência que as mulheres sofrem, inclusive tornando a leitura bem perturbadora em alguns momentos, porém achei a leitura maçante e tive dificuldade em entender o ponto por trás de alguns dos contos (de novo, pode se tratar apenas da minha falta de intelectualidade kkkk).
Tábata 14/01/2023minha estante
Me senti assim também. Daqui uns anos leio de novo kkkk

gustav0 07/03/2022

com certeza o livro mais único que já li. a escrita da Carmen Maria Machado é incrível e as ideias por trás das histórias são geniais. alguns contos funcionaram melhor do que outros para mim, mas consegui retirar algo de todos. um livro muito memorável e com certeza eu vou voltar pra ele no futuro.

minhas notas pra cada conto:

o ponto do marido: 4?
inventário: 3.5?
mães: 3?
especialmente hediondas: 4?
mulheres de verdade tem corpos de verdade: 4?
oito bocados: 5?
a residente: 5? (o meu favorito)
difícil em festas: 3?

ananda 01/02/2022

comecei a leitura muito empolgada, pq gostei muito dos dois primeiros contos, mas conforme a leitura foi avançando eu fui gostando cada vez menos do livro. a maioria das histórias foi massante, repetitiva ou sem criatividade :/ mas quero destacar positivamente os contos "o ponto do marido" "inventário" "oito bocados" e "difícil em festas"

Mariana 31/01/2022

Leitura rápida porém profunda
A autora reflete nossa sociedade em situações absurdistas, com diversas analogias e representações perturbadoras de nossa realidade. Foi uma leitura perturbadora mas reconfortante.

JoAo366 16/01/2022

Farras
Eu achei esse livro bem interessante e crítico, mas alguns contos enrolaram demais para chegar no ponto culminante e outros eu nem consegui compreender. Tiveram uns que creio eu que não tiveram nem sequer mensagem por trás, mas estão ali para mostrar alguma estranheza ou coisa assim. Porém tiveram uns muito bons como "oito bocados", "inventário", que ajudaram o livro a ganhar uma nota aceitável.

Mhayra.Rhara 06/12/2021

não sei direito como resenhar um livro que me tocou tanto mesmo eu não tendo entendido por completo.

a imagem criada ao decorrer dos contos faz jus à obra que mais parece uma colcha de retalhos de experiências de violências nas mais distintas esferas, mas ao mesmo tempo as histórias se conversam de um forma muito sutil, e juntas criam uma verdadeira obra.

eu sinto que tem uma coisa muito peculiar na escrita dessa autora que me faz ter certeza de que realmente tem alguma coisa em comum unindo todas as mulheres, ou talvez nossas experiências só sejam ridiculamente parecidas.

pontos altos: a metalinguagem da protagonista feminina complexa-clichê em ?a residente? e as inúmeras camadas de metáfora em ?mulheres de verdade têm corpos?.

Kikibel 19/11/2021

Foi quase
Gostei muito dos três primeiros contos, principalmente "O ponto do marido" e "Inventário", esse segundo foi meu preferido (amei), mas a partir de Law & Order foi só ladeira abaixo. Alguns contos eram muito confusos, principalmente os finais. A questão não é a dos finais serem abertos pra gente ficar criando teoria e tal, isso é legal e o primeiro é um exemplo excelente de como isso pode ser executado com maestria, mas os outros são confusos mesmo, não parecem dar pista alguma pra gente. Os que não foram ruins, foram ok, legais e tal (mas, pra mim, pecaram nessa questão de não dar pistas). Muita gente amou, então por mais que não tenha sido amado por mim, pode ser que seja por você:). Não desanime!