Su cuerpo y otras fiestas

Su cuerpo y otras fiestas Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - O corpo dela e outras farras

l a u r y n 04/03/2023

Não me entenda mal: O capítulo 1 é cinco estrelas.
Eu tô decepcionada. Não tem como descrever isso de outra forma. Os primeiros contos são muito bons, "O ponto do marido" machuca em sua sutileza e é algo que eu sinto que todas as mulheres, e somente mulheres, irão entender. "Inventário" também foi incrível e acho que muito por conta do sentimento da pandemia. E tenho uma opinião impopular: Eu amei o conto de Law Order, apesar de achar que durou mais do que deveria, mas achei muito engraçado imaginar esse novo lado dos personagens. Agora que entra a parte ruim, de intermináveis contos que falavam mais do mesmo e parecia até que eu estava me torturando enquanto lia. Acho que chegou um momento que o livro virou mais um diário de devaneios do que algo que realmente vale a pena falar sobre.

Bruna 26/02/2023

Eu estava adorando no começo, os três primeiros contos são muito bons mesmo, achei que esse livro viraria um favorito meu, mas perdi a fluidez da leitura depois do conto de law and order, não gostei nem um pouco dele e achei desconexo com o restante do livro. Os quatro últimos contos foram razoáveis, não achei ruins mas não são tão bons quanto os primeiros.

Mirele 26/02/2023

É um livro legal. Gostei principalmente dos primeiros contos, o da pandemia, nossa, muito bom. O dos episódios de série foi ZzzZzzZz. Os contos finais vão ficando cada vez mais psicológicos, não são ruins, mas gostei mais dos que tinham um toque de fantasia/Scifi

Bruna 25/02/2023

Os três primeiros contos valem o livro, o do law and order eu transcendi, achei incrível, a mente blindada da autora. O conto da fita verde também, muito bom, superou expectativas que eu ne sabia que eu tinha.

Jão.Silver 17/02/2023

O corpo dela e outras farras
Sendo um livro de contos alguns se destacam mais que outros. Todos eles giram em torno do mesmo tema trabalhado de diferentes formas, a vivência feminina e seus abusos.

Para mim, os dois primeiros contos "O ponto do marido" e "Inventário" são os melhores, com uma ótima narrativa e histórias que te prendem.
É um livro bem rápido e a escrita da autora é boa, mas tirando os dois que citei achei os outros terrivelmente medianos e cansativos em algumas partes, mas não me arrependo da leitura.

Milena | @aspaceforbooks 07/02/2023

Sobre o livro no geral eu achei interessante todos tem um toque de realismo mágico ou distopia, mas pra mim os contos foram decaindo ao longo do livro, comecei sem conseguir parar e depois estava só ok e meio sem sentido.
Mas de modo geral eu gostei.

Dri 05/02/2023

O corpo dela...
Aproveitei o KU para ler esse livro, e acabei me decepcionando um pouco.
Todas as resenhas que tinha visto eram compostas apenas de elogios, porém não me pegou.
O primeiro capítulo é o melhor dos 8, os outros são apenas medianos e o que resume vários caps de law & order é maçante demais.

Ludmila 24/01/2023

Está coletânea de contos é visceral, poética e não tem o menor pudor em escancarar os sentimentos mais profundos das mulheres. Recomendo ler com cautela e pensando, traçando paralelos com as vivências de cada uma.

Maria17758 23/01/2023

Invocou o mais puro female rage em mim
Esse livro é composto de contos sobre as mais diversas formas de violência contra o corpo (e a alma) das mulheres. O mais interessante, porém, é o fato de que os contos misturam realidade e fantasia - o meu tão adorado realismo fantástico - de uma maneira inovadora, bizarra (no bom sentido da palavra) e viceral. São contos fortes, potentes, que muitas vezes não se explicam ou não possuírem uma lógica definida, mas que me pegaram muito pela sensação que me causaram.

Com a exceção do conto sobre Law and Order (que eu não entendi um ?a? porque não assisto a série e cheguei até a pular umas partes), todos os contos são excelentes.

Vi alguém dizendo que é como um ?black mirror feminista?, mas, pra mim, chega mais longe: é como se o black mirror fosse feito pela A24 (a sensação de ler é IGUALZINHA à sensação de assistir os filmes mais malucos dela) com a temática das violências contra o corpo da mulher; com direito a female rage, loucura, femcel, muito ódio aos homens e mulheres fortes e difíceis e machucadas e um pouco malucas.
Não tenho palavras pra descrever como eu amei esse livro e como eu admiro a imaginação e escrita da Carmen Maria.

Meus contos favoritos foram: ?O ponto do marido?, ?Inventário? e ?Mulheres de verdade têm corpos?.

Mel Rodrigues 22/01/2023

Intenso e Caótico
Carmen Maria Machado transmite em oito contos as dores do corpo feminino de forma poderosa - mas a leitura é cansativa. Com um toque de Gabriel Garcia Marques, a autora passa por nuances da pressão da mulher na sociedade (no mundo, na casa, no casamento, no trabalho, na família), porém as histórias usadas para contar essas histórias não são tão cativantes quanto o tema em si. Provavelmente parte disso se deva a minha falta de gosto pessoal pelo gênero de contos. Porém a única certeza que esse livro me deixa é que eu jamais vou assistir Law & Order.

Mel Rodrigues 22/01/2023

Intenso e Caótico

Maria 15/01/2023

Eu nunca leio com a ganância de terminar logo só por terminar, mas esse aqui eu já não tava aguentando mais. Ao mesmo tempo que não conseguia abandonar, por curiosidade. As premissas são massas e a escrita é muito boa, só que eu achei muito cansativo (leia-se: achei que nunca mais ia terminar de ler o conto que são mais de 200 episódios de Law & Order reimaginados e isso esgotou minha sanidade pro restante do livro, mesmo eu tendo dado uma pausa pra ler em dias diferentes).

O primeiro conto e o conto das mulheres desaparecendo foram meus favoritos. Pensei bastante pensamentos e etc.

?"Uma esposa não deveria guardar segredos do próprio marido", diz ele.
"Não tenho nenhum segredo", digo.
"A fita."
"A fita não é um segredo; apenas é minha."
[...]
"Eu lhe dei tudo o que você sempre pediu", digo. "Não posso ter essa única coisa?"
"Eu quero saber."
"Você acha que quer saber, mas não quer", retruco.
"Por que você quer escondê-la de mim?"
"Não estou escondendo. Ela só não é sua."?

Anna.Beatriz 14/01/2023

A experiência corpórea feminina.
Este livro foi considerado o "black mirror feminista" e só essa descrição em três palavras já foi mais do que suficiente para que eu o colocasse imediatamente na minha lista de leitura, claro.

"O corpo dela e outras farras" é uma coletânea de contos que rompem com qualquer barreira ou caixinha rotulada, atravessando o real e o surreal, a comédia e o horror, o material e o etéreo. Borrando todas as chatas regrinhas lógicas esse livro tem toda a bagunça criativa pela qual sou apaixonada, com contos muito diversos mas explorando o tema central do corpóreo feminino, e todo horror e prazer que este carrega e experiencia na sua existência.

O livro já te conquista no primeiro conto, denominado "o ponto do marido" que conta a história de uma mulher com uma fita verde no pescoço e o seu marido insistente. Este, em minha humilde opinião, é o mais brilhante de todos, não a toa é a inspiração da capa. Qualquer mulher, que involuntariamente vive a experiência coletiva do ser mulher, vai sentir profundamente o realismo devastador no meio do surreal. Leiam e me contem.

Enfim, esse é o livro de estréia da autora Carmen Maria Machado e realmente foi um debut de respeito! Ansiosa para ler mais dela :)

Mari 14/01/2023

meio agridoce
her body and other parties foi meio agridoce pra mim. ao mesmo tempo que entendo que a intenção era que os contos gerassem a sensação incômodo, alguns foram até demais no sentido de ficar ruim. gostei bastante principalmento do "o ponto do marido", "mulheres de verdade tem corpos"e "oito bocados". o primeiro conto começa muito forte e bom, então você acaba se empolgando e esperando um pouco mais dos próximos - mas acabei me decepcionando um pouco com o que veio a seguir. teve o conto gigante de law & order que foi super anticlímax e longo. chegou a ser chato e bizarro ao ponto de nada fazer sentido mais.

entretanto, apesar de não ter curtido todos, me agradou muito as sutilezas dos contos, as críticas e os elementos surreais adicionados pela autora. achei muito criativo a forma que ela incorporava fantasmas e alucinações para representar coisas e acontecimentos horríveis que perseguiam as mulheres - uma forma muito clara de demonstrar emoções e traumas. apesar de ser surreal em vários momentos, os contos acabam sendo muito palpáveis.

por fim, adorei que em todos os contos temos, nem que seja sutilmente, relacionamentos entre mulheres. achei muito natural o jeito que ela incorporou essas relações ao mesmo tempo que abordou tantos outros temas sérios. acaba sendo só um detalhe em muitos contos, trazendo muita naturalidade para a coisa.

sendo gentil acho que o livro é 3 estrelas e talvez em algum momento eu dê mais uma chance para a autora.

Helen247 10/01/2023

Para ficar muito tempo pensando sobre
Possivelmente um dos livros mais poderosos que já li. Cada conto retrata, de forma metafórica ou não, as várias formas de violência ao corpo das mulheres, com uma pitada de realismo mágico. Tive meus favoritos, mas todos me fizeram refletir. Acredito que essas histórias ficarão muito tempo na minha mente, embora não tenha compreendido 100% algumas.

Particularmente gostei muito do de SVU. Tive que pesquisar sobre quando li, porque fiquei deslumbrada com a criatividade.