O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude Mackenzi Lee

Resenhas - O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude

Rodrigo.Pozzani 25/06/2021

Com sede ao pote
Sinceramente quando eu comecei o livro achei que era um romance e fiquei muito ansioso pelo o que nunca aconteceu, talvez essa frustração tenha sido causada por mim mesmo o que acabou me desapontando.
Por ser uma história de época eu gostei bastante, o personagem principal é muito engraçado e o desenrolar da trama é bom, mas queria ter visto mais do romance.

Lizuly 22/06/2021

Surpreendente ?
Eu jamais imaginária que este livro iria me tocar como tocou. Peguei ele pensando em ler algo leve e gostoso, um romances para aquecer o coração e talvez alguns problemas suaves para me fazer pensar. No entanto, esse livro desenvolveu um personagem tão bem, tão humano, que eu me vi envolvida com as problemáticas abordadas! O Monty (personagem principal) não é do tipo fácil, ele tem inúmeros problemas e sua jornada está aí para o fazer aprender com seus erros. E ele aprendeu, na marra, em meio a própria confusão, em meio as dúvidas, sentindo o gostinho amargo da realidade, ouvindo coisas difíceis. Só que para além de suas dificuldades, ele teve consigo companhia que lhe deu os devidos tapas na cara, que se mantiveram com ele mesmo em seu pior estado. Eu indico com ressalvas:

O livro é datado de 17- não sabemos o ano exato, nessa época os costume eram muito diferentes e por conta disso, problemáticas como a posição da mulher e do negro são retratadas de maneira incômoda. Existem diálogos onde aparecem essas questões e posicionamentos, até o próprio protagonista repassa esse pensamento que eu não concordo! Acredito que deve ser levado em consideração para quem for ler. Eu compreendi que esses pontos se davam pela época e o retrato das pessoas é de como eram nessa época e não de como gostaríamos que elas fossem. Caso o livro não tivesse tocado em mim como tocou, eu o daria 3,5 - 4 estrelas por conta disso!! Então para quem for ler, já saiba que encontrará esses pontos que incomodam!

Sobre a trama: a relação que Monty fez com sua irmã Felicity, que por sinal é perfeita (QUE MULHER), foi linda! O modo como ela conseguiu puxar coisas dele, mostrar a realidade, ao mesmo tempo que também expunha sua própria confusão para com ele, para o que ele deseja e o que ele quer, foi extremamente cativante! O Percy (melhor amigo e crush de Monty) foi impecável em seus posicionamentos, suas palavras e mais que isso, em sua gentileza. Inúmeras conversas desse livro foram importantes para mim, foi tocante, diferente e muito rico.

Alguns personagens que surgiram ao longo da trama também tiveram sua carga e valor. Foi indispensável a conversa que Monty teve quando estava pintando o barco (quem ler vai entender), aquele momento, onde o ensinam a como socar, a metáfora feita foi tão linda e profunda, me tocou tão no íntimo que eu não poderia dar uma pontuação menor do que 5 estrelas.
Nathalie 12/07/2021minha estante
Ai você falou absolutamenre tudo que eu pensei

charlie54 21/06/2021

Releitura duvidosa
Esse livro era um favoritado 5 estrelas meu, e eu resolvi reler ele pra poder continuar com o segundo livro. No entanto, o livro não chegou nem aos pés das lembranças maravilhosas que eu tinha.

Primeiramente, tem muitas partes que querendo ou não, soam racistas. Eu entendo que a autora quis realmente representar o racismo dentro do contexto da época, no entanto... não precisava ser no protagonista, do qual o love interest é uma pessoa negra, né? Tipo, ok, o Monty realmente era um babaca sem noção, mas não justifica.

Só informações relacionadas a isso pra posterioridade: a autora ressalta que a genética do Percy (personagem negro) tem nariz pequeno e ossos finos; diz que o cabelo dele (cacheado) "desafia a moda"; em dado momento o Monty manda o Percy servir bebidas (sim, só porque ele é negro); e pra complementar tem essa frase no livro "e Percy é escuro o suficiente para que às vezes sejamos barrados por causa dele". Sério isso. Não vou comentar.

O livro é sim divertido, no contexto geral. Me fez rir várias vezes e o plot é bastante interessante. Mas o Monty é INSUPORTÁVEL 65% do livro, e as brigas do casal principal são muito estúpidas e poderiam ter sido resolvidas com dois minutos de conversa. Eu estou tentando relevar esse fato, porque dá pra entender que a autora fez isso propositalmente, e talvez se de alguma forma eu conseguisse me ver nos personagens, ia aproveitar mais, mas apenas me irritou, porque o Monty é simplesmente inconsequente. As partes que eu mais gostei foi o fato da Felicity existir na história (ela é ótima) e as cenas engraçadas (porque embora o Monty seja meio babaca, acontece muita merda com ele por causa disso....)

Enfim, foi uma releitura que foi gostosinha de fazer, mas não consegui não me incomodar com certas coisas.

vivi 10/06/2021

interessante
o início é muito bom, porém mais para o meio a história perde um pouco da qualidade, sendo mais confusa e menos interessante. já no final, a qualidade do começo volta, e gostei muito de como o terminou.
em geral é um livro maneirinho, que foi bom para passar o tempo mas eu não leria de novo. algo que gostei muito é como monty é um personagem principal extremamente falho, com diversos defeitos que são reconhecidos, invés de desculpados ou ignorados do jeito que acontece na maioria dos livros.

Jôw 07/06/2021

Aventura leve e empolgante
Muito imersivo e empolgante, me prendeu do início ao fim, teve um otimo desenvolvimento de personagem, engraçado e divertido muitas vezes, e é muito legal a ambientação, ver como era a várias cidades da Europa naquela época, recomendo muito mas critico apenas que exitem muitas conveniências a favor do engatilhamentos da história e umas situações meio absurdas, e faltou mais do romamce, mas isso não prejudica muito, é isso recomendo muito, boa leitura ?

amêndoa 04/06/2021

Eu adoro esse livro, no começo ele é sensacional, mas da metade pro final da umas enroladas, mas não deixa de ser um livro muito bom. Tem partes sim que são arrastadas, mas a escrita é boa que simplesmente flui.
Os personagens são apaixonantes, apesar de que o principal ele me deixou um pouco com raiva pois ele fazia bastante burrada. Monty e Percy faz um casalzinho tão fofo, que eu lembro na época que eu li eu torcia muito para que as coisas entre eles dessem certo para que eles fiquem juntos.
É cheio de aventura, do começo ao fim, mas acho que a autora da umas perdida na trama.
No final é claro da tudo certo, lembro-me que fiquei muito triste com o que acontece com Monty.

Saulo.Esdras 03/06/2021

Bem escrito e ambientado
O livro é muito bem escrito e bem ambientado, realmente me senti em uma Europa do século XVIII.
A história é ótima e te deixa muito curioso o romance que se desenvolve ao mesmo tempo é lindo e muito especial.
Vou demorar pra esquecer Monty e Percy.

luisinho 03/06/2021

é um livro que começa gostoso pra passar o tempo e gera espectativas de um grande romance.
chega na metade quebra tudo, fica super enrolado e maçante, e o romance foi c deus.
gostei de alguns assuntos q foram abordados como a historia da Felicity e a doença do Percy.

Clarahsg3 31/05/2021

Pobre Monty....
Demorei um pouco para me acostumar com o ritmo e com Perc e Monty, mas acabei de apaixonando, por Monty e sua irresponsabilidade, por Percy e sua gentileza e sua obsessão pelo violino, Felicity e sua inteligência, absolutamente amei tudo.

Duda 28/05/2021

Sessão da tarde
Acho que esse livro poderia, facilmente, ser adaptado para um filme que passaria na Sessão da Tarde. A história é envolvente e tem Q de fantasia. Apesar de ser leve e divertido, aborda alguns temas sensíveis.

my stuff 27/05/2021

O Tour de Henry Montague
"Vivemos um romance de aventura em vez de um Tour."

Comecei esse livro de título grande com medo de ser uma fetichização TAMANHA, uma coisa que vem se tornando cada vez mais comum. Mas não. Me deparei com o mais pleno amor dos livros, um amor que todos gostaríamos de viver, no fundo.

Monty começa e termina o livro parecendo duas pessoas diferentes. O primeiro, irresponsável, egoísta, cachaceiro e vários outros adjetivos ruins. Mas terminamos com um Monty que mostra que aprendeu, que sofreu, que, na verdade, é alguém propenso a errar.

Toda a raiva contra a irmã ou o ser cheio de si que ele tinha/era foi abandonado pelo próprio Henry.

O livro mostrou de forma sutil como os anos preso ao pai fez mal ao protagonista, ficando com medo de agressões justamente por lembrar do pai e de seus xingamentos intensos, xingamentos que são mais absorvidos por ser de seu pai.

E eu adorei crescer com Henry. Adorei ver a trajetória de descoberta do amor e de si mesmo. Adorei ver como sua relação com Percy ficou mais forte, ou como se tornou bem mais empático e amigável com Felicity.

O ruim de livros que mostram relações aquileanas como esse é a fechitização. Medo de postar essa resenha e já ter garotas à porta esperando pra comprar o livro por ser 'BL'.

Mas é um livro que vale a pena ser lido. Mackenzi Lee conseguiu mostrar as emoções de Henry, nos deixando nervosos, felizes e apaixonados à cada página.

June 23/05/2021

Uma leitura gostosinha, apaixonada pelo meu trio ternura.
Eu estava de olho nesse livro a um tempinho, desde uma resenha (msm com essa capa kk) que fiquei doida pra ler, por ser exatamente a coisa que ansiava. Um romance histórico lgbtq+ e isso me encheu de expectativas e desejo. Mas passei por umas adversidades e mudanças que me fizeram esquecer muitos livros na lista, e esse foi um deles. Esse ano, tive uma chance de comprar e fazer renascer aql vontade gostosa da época. Confesso que esperei mais do que tive em certas questões, assim como fiquei positivamente surpresa em outras. Em certa parte o livro capengou um pouco e aí depois aqueceu dnv, mas nada que desse vontade de abandonar. Enfim, leitura gostosa, descontraída e engraçada, do jeito que gosto pra engatar e esquecer os problemas. Gostei dos pontos tratados, apesar de amar se tivesse ainda mais detalhes desses assuntos.

Estava procurando um romance lgbt de época e achei muito mais que isso. Aventura, situações de vergonha alheia que me tiraram ótimas risadas e tópicos muito necessários.

mi.sh 22/05/2021

juro que é bom apesar da capa horrível
Eu me neguei a per esse livro por aproximadamente um ano por causa da capa horrorosa. eu sei ?não julgue o livro pela capa? e etc, mas essa capa é tão feia que eu não acreditei que alguma coisa boa poderia vir dele. Na minha cabeça, essa história seria sobre gays fornicando na sujeira porque esse é basicamente o plot de todo livro de época pela europa (tirando pelos gays) mas surpreendentemente NÃO É. dando um resumão do livro, temos esses dois caras que vão fazer o grand tour pela europa e largar a irmã do protagonista numa escola mas dai tem uns probleminhas no caminho como:
Roubo;
Correr pelado por um palácio;
Ser quase morto;
Alquimia;
Piratas;
Caça ao tesouro;

E também ?obviamente? queers e sujeira porque estamos falando da europa.

Jonathan Marques 20/05/2021

A capa é ruizinha, mas o conteúdo é MARAVILHOSO!
Olá minhas anjas! Hoje tô meio borocoxô, e pra tentar dar uma animadinha, resolvi resenhar um livro que me deixou extremamente feliz quando terminei de ler.

Eu devorei ?O guia do cavaleiro para o vício e a virtude? num final de semana, no comecinho desse ano, e foi uma grata surpresa (eu e minha mania de julgar livros antes de ler né?!). Juro que a intenção era apenas ler uma coisinha despretensiosa pra passar o tempo, mas acabei trombando nessa obra maravilhosa (que aliás, minha amica Mari Biork me deu a ótima notícia de que se trata de uma série que está em curso! Olha que tudo!).

O guia narra à história de Monty (a.k.a. Henry Montague), jovem inglês que está preste a começar seu Grand Tour pela Europa e a partir daí finalmente começar a viver como o cavalheiro que foi educado para ser. Porém temos alguns pequenos problemas: Monty é bissexual, com alguns ?desvios de conduta?, sérios problemas de imprudência, além de ser apaixonado por seu melhor amigo Percy. E graças esses empecilhos, o que era pra ser uma voltinha de alguns dias pelo continente, acaba se tornando uma perseguição alucinante, cheia de armadilhas, alquimistas malucos e aprendizes de piratas.

Além da narrativa acelerada e dos mistérios intrigantes criados pela autora, a construção do trio de protagonistas (Monty, sua irmã Felicity e Percy) é fenomenal. Sua habilidade em tocar em assuntos como lgbtfobia, machismo e racismo, é AULAS CRIA! Vários tapas na nossa cara! Sei lá, o jeito que ela maltrata a gente é diferente sabe! Hahaha... Mesmo assim, o final consegue ser LINDIMAIS! Nos enche de esperança e da uma acalmadinha em nossos coraçõezinhos aflitos.

E vocês minhas lindas, precisando de um pouco de alegria? Então se joguem gostosas nessa aventura, pois vale muito a pena!!!