Quem Matou o Caixeta?

Quem Matou o Caixeta? Rainer Petter...

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Idkatzx 14/08/2023

Então né...
Os gráficos são lindos e muito bem feitos. Eu -acho- que entendi a mensagem final desse hq, sendo uma crítica muita foda onde as vezes julgamos o outro e não estamos cientes das nossas próprias ações que muitas das vezes são piores daqueles as quais julgamos. É isso, a pessoa que mais apontamos o dedo e pontuamos defeitos pode ser, na maior parte, nosso reflexo no espelho.
Santos231 16/08/2023minha estante
Que livro é esse KKAKKKKDJD

Idkatzx 16/08/2023minha estante
Akjeakka ele é cultura

Jenni 17/08/2023minha estante
também queria saber :(

Enrique.Carvalho 28/07/2018

Atual
Um quadrinho muito bem ilustrado e que toca em assuntos atuais e como eles afetam o mundo ao seu redor.

Viviane.Oliveira 22/08/2018

HQ nacional abordando tema atual sobre os chamandos 'youtubers'
Estilo do desenho interessante, no qual se reconhece vários outros personagens de desenhos animados e narrativa atual abordando a realidade da internet como fonte de informação, expressão e comunicação. Aborda, sobretudo, o papel dos chamados 'youtubers' como influenciadores dentro dessa realidade, não rara vezes fomentando discurso de ódio, opiniões mal fundadas e conceitos rasos para milhares de seguidores. Esse fato é personificado no 'youtuber' Caixeta, o qual afirmar que o o mundo ficou chato pra "ca-ra-leo" com a onda do que ele chama de politicamente corretos. Pra crescer e conseguir cada vez mais 'likes' e seguidores, ele produz vídeos de conteúdo duvidoso, recebendo críticas e elogios. Porém, a pressão e as críticas agressivas que ele recebe pela internet dão o tom de mudança
à vida de Caixeta.
Ao longo da história, algumas passagens são capazes de causar desconforto.
É possível perceber que o comportamento do Caixeta é comum e praticado por outras pessoas. Seria tudo isso fruto de construção social? Será que estamos realmente desconstruindo esse cenário? Essa dúvida paira assim como a que dá titulo ao quadrinho.
O final da narrativa é desconcertante e com um quê hilariante.
Afinal, quem matou o Caixeta?
Eu, ele mesmo, você ou a sociedade?

Jaque Moreira 16/04/2020

Interessante
Muito legal o preconceitos abordados neste quadrinho. Uma leitura rápida e leve. Vale a pena o tempo investido.

fã do bolo de abacaxi 14/05/2020

recomendo pra todo mundo
a ilustração tá ótima. a história começa com aquele suspense de investigação, já que todo mundo quer saber né. quem matou o caixeta?

o hq é curtinho, na minha visão não prometeu o que não podia cumprir. inclusive adorei a sacada no final. eu gosto dessas coisas que fazem a gente pensar.

Mikael_13 25/05/2020

Uma hq muito legal, ela instiga o leitor a refletir e repensar suas atitudes.

Paula1735 06/09/2020

Interessante...
Uma hq brasileira que possui um formato diferente,mas bem criativo e que casa bem com a proposta, aborda temas polêmicos, como o machismo, preconceito e discriminação de ódio na internet.
Instiga o leitor a repensar algumas atitudes e seu comportamento.
Uma leitura bem rápida, em menos de 20 min pode ser concluída, mas vale a pena dar uma chance.

Dri 16/09/2020

Quem matou o caixeta? Foi você?
Uma hq muito bem construído enfatizando discursos de ódio, machismo, racismo e intolerância tão livres em tempos de internet. Recomendo!

sara440 04/10/2020

Afinal, quem é o culpado?
Quem Matou o Caixeta? É um HQ muito interessante, que aborda temas polêmicos.

Paulo 22/10/2020

A internet hoje se tornou um pequeno universo de como anda a nossa sociedade. Em um momento de extrema polarização, parece que as redes sociais oferecem um campo seguro de impunidade para revelarmos nosso lado mais obscuro. Instigar pessoas, perseguir pessoas, vitimizar pessoas. Tudo isso é possível em uma terra sem lei. Mas, às vezes o que fazemos nesse mundo acaba se refletindo na realidade. A narrativa contada por Rainer Peter vai buscar nos ícones negativos da internet uma maneira de pensar e refletir sobre o assunto e quem sabe através do choque de realidade, buscarmos uma solução para isso. Ou pelo menos debatê-la mais abertamente. Quem Matou o Caixeta é uma obra interessante sobre os tempos atuais.

Na narrativa temos uma espécie de documentário ficcional sobre um influenciador chamado Caixeta. Um indivíduo com uma fala polarizadora, uma postura reprovável e opiniões questionáveis, mas que tinha toda uma base de fãs que o idolatravam. Obviamente que ele também tinha uma outra base de pessoas que o detestavam. A internet se tornou a plataforma perfeita para que um Incel como ele se tornasse popular. Uma de suas atividades mais conhecidas era o de pegar frases ofensivas e usar com pessoas reais. Passar uma cantada abusiva em uma mulher, ofender integrantes de grupos LGBT, se colocar em situações surreais apenas para mostrar que podia. Só que ele acabou sendo morto por alguém. O protagonista está assistindo ao documentário ao lado de sua namorada que o colocou para que ele tivesse um choque de realidade para saber o que acontece a pessoas abusivas. Só que essa discussão entre os dois vai levar a uma situação ainda mais bizarra...

Preciso admitir que a arte do quadrinho não me agradou. Acho que se tratou da proposta em si da HQ de usar uma estética que se assemelha a um documentário com uma mistura de vídeo do Youtube. Para mim ficou artificial demais e tirou o foco do que era realmente importante. A proposta de um quadro por página também me soou estranho pelo menos da forma como foi feito. Por outro lado, preciso ressaltar o quanto o Rainer foi inteligente ao fazer várias brincadeiras com personagens famosos dos quadrinhos e das animações. Personagens que davam depoimentos sobre o Caixeta. Como Rainer criou um universo onde a estética das pessoas é estilizada não fica estranho você ver o Goku ou o Mickey sendo entrevistados pelo documentarista.

Sem dúvida alguma o ponto alto da HQ é a temática da intolerância social nos dias de hoje. A maneira como o autor explora esses pontos é um sinal do domínio narrativo. Isso porque ele não alivia nos golpes. Com um humor ácido e uma ironia latente presente nas páginas, ele vai torcendo o limão para nós. É incômodo. Mas, se pararmos para pensar um pouco é a maneira como muitos radicais atuam. A cultura Incel é essa, a da trollagem e do uso de uma impunidade que parece cercá-los que os torna onipotentes em suas pequenas redomas de vidro. Ao mesmo tempo a narrativa mostra o quanto eles são pequenos e insignificantes como pessoas. A necessidade do choque para a curtida ou para o compartilhamento. Eles vivem disso. É assustador pensar que esse tipo de pessoa tenha tanta espaço em nosso meio.

Por outro lado temos uma metanarrativa presente aqui. Isso porque a história do Caixeta é apenas um meio para o autor contar sua verdadeira história, a de um namorado abusivo com sua parceira. Mostrar o destino do Caixeta é uma metáfora para o que acontece ao protagonista. Pior é sua namorada compará-lo com o polêmico personagem, algo que ele nega veementemente. Ao vermos um comportamento tão escancarado como o do Caixeta não conseguimos distinguir se não fazemos o mesmo, e apenas negamos a nós mesmos que não somos dessa forma. O Caixeta pode ser o nosso lado mais sombrio. Tem uma cena final que corrobora com essa percepção que eu tive sobre a narrativa. E é uma cena de arrepiar.

Quem Matou o Caixeta é uma HQ experimental que vale o seu interesse. Pode não ter uma arte que tenha me agradado muito e os personagens são mais estereótipos em si do que personagens como um todo (mas tem a ver com a forma de apresentar o tema), mas falar de um assunto tão cabeludo como esse com a segurança que o Rainer teve é, no mínimo, elogiável. Sim, vai ser uma jornada incômoda para alguns, mas é necessária para deixarmos o tema pronto a ser debatido. Precisamos encarar o problema de frente e encontrarmos soluções para que a sociedade possa ter uma chance de sair desse contexto violento e polarizado atual.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Victoria967 16/04/2024

Eu só queria saber?. só queria saber quem matou o caixeta ?
Muito atual e criativo, foi be ruim de ler no kindle por causa do formato mas fazer oq né.
A quebra de paredes do livro foi tudo pra mim, diferenciou dos outros.
Todo mundo conhece um caixeta ?????

Gárgula 03/02/2021

Um quadrinho obrigatório e necessário
Eu não imaginava que ficaria tão impactado lendo o quadrinho Quem matou o Caixeta? De Rainer Petter e publicado pela AVEC Editora, essa é uma HQ muito importante de ser lida, principalmente pelos dias que vivemos onde um discurso conservadorista tenta se impor.

O impacto na reflexão
Usando uma mídia direta, apresentando quadro a quadro a história, Rainer Petter nos leva pelos fatos que tentam solucionar a estranha morte do vlogger Caixeta. Com um roteiro simples, vários assuntos profundos são citados: racismo, homofobia, machismo, discurso de ódio e relacionamentos tóxicos. Estes são alguns dos temas principais que permeiam a obra. Quantos Caixetas você conhece? Você vai se assustar ao descobrir que conhece muitos!

Impossível não fazer reflexões a cada página, onde vemos os relatos de diversas testemunhas mascaradas, dando ao leitor pistas do universo e da vida da vítima. Apesar do quadrinho trabalhar sua mensagem através de um discurso muito claro, imagino que muitos não perceberam a profundidade proposta. Uma pena pois é espetacular!

Eu cresci em uma época onde se ensinava e pregava muito do que li nessa história. Sou da década de setenta, crescido nos oitenta. Ao final, estava me vendo ali em vários momentos do passado e percebendo como todos podemos mudar nossa forma de agir e pensar. Essa desconstrução é importante para que possamos melhorar como indivíduos. Impactado talvez seja até pouco – uma mensagem importante e que deveria ser difundida muito mais!

Conclusões finais
Sei do poder que os quadrinhos têm de mexer com os leitores. Mas é sempre maravilhoso ler algo que mexe com você a partir de muitas reflexões!

Leiam esse quadrinho e busquem a resposta ao título. Afinal, Quem matou o Caixeta?

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Caverna do Caruso, na coluna Sexta-Feira 13, de Daniel Gárgula.

site: http://cavernadocaruso.com.br/sexta-feira-13-35-quem-matou-o-caixeta/

TainA 18/04/2021

Eu gostei da mensagem mas no final não descobri/entendi quem matou Caixeta kkk?

Yas (@vestigiosdesolitude) 25/07/2021

Vale muito a pena ler!
Uma HQ super atual, com uma estrutura bem criativa e diferente de tudo que havia lido até hoje, que aborda temas importantes demais de serem discutidos como machismo, racismo, discurso de ódio, homofobia e várias outras questões, trazendo reflexões incríveis sobre cada uma delas!!!

1 | 2 | 3 | 4