Caderno de memórias coloniais

Isabela Figueiredo

Resenhas -

Andrei 22/03/2024

Qual é a sua terra?
A escrita de Isabela Figueiredo é única: suas orações curtas e o uso frequente de certas palavras criam uma sensação de proximidade e intimidade com o leitor. Descobri muito sobre o colonialismo português em Moçambique através desse incrível livro que me foi recomendado. Desde então, mergulhei na pesquisa sobre o país e sua história, ficando completamente fascinado.

Maria 28/01/2024

Li pela primeira vez esse livro em 2020 para o vestibular. reli agora para um trabalho da faculdade e devorei em poucas horas. incrível e doloroso

Pam 30/12/2023

Li para a faculdade
Foi minha leitura de uma disciplina do curso de Letras. Confesso que tive dificuldade de ler devido ao conteúdo. Tudo é muito pesado e é muito pesado porque é real. É o tipo de leitura que a gente precisa para cair na realidade.

Naiara Heres 16/11/2023

Esse livro me surpreendeu de uma maneira que eu nunca imaginei.
Não o conhecia, e pelo título achei que se tratava de outra coisa se não o colonialismo de Portugal na África. É um livro tocante, reflexivo, importante! Super recomendo!

babalu 25/10/2023

Achei o livro assim mais ou menos, muitas questões que não falo aqui mas q tenho uma opinião formada sobre, porem uma coisa que eu percebi logo no inicio além da obsessão com a sexualidade e o sexo em si, ela tinha uma obsessão extrema com o pai, isso me chamou atenção de cara, fora q é um livro um tanto quanto desorganizado outro ponto é ela ter desejado o proprio primo (????), me deixou desconfortável de verdade em muitos momentos do livro

Nick.Camps 24/10/2023

Leitura obrigatória
Leitura boa, fala sobre o 7 de setembro de 1974 lá em Moçambique, Isabela conta a história de vida dela.

Eduarda.Segatti 10/10/2023

Leitura ufrgs
Demorei muitooo para achar um PDF entoa quando achei li muito rápido mkkkkk, adorei a história como todas da seleção da UFRGS

Luiza Carvalho 06/10/2023

Me surpreendi com esse livro positivamente
juro, pelo nome eu não tava esperando absolutamente nada de bom
gostei de como a autora falou sobre as suas vivências quando criança dentro de um sistema colonial tão perverso e desumanizador, o que é muito maluco se se pensar, pq que tipo de adulto essa criança vai se tornar se ela foi criada em um contexto com tanta violência?

oliveiralauras 24/09/2023

Extremamente impactante, relato do colonialismo real. Alguns trechos me fizeram parar a leitura durante um pequeno tempo.

elli elli 19/09/2023

Leitura Obrigatória da UFRGS 5/11
Muito bom! Fico feliz que esse livro chegou até mim, porque não é uma leitura que eu escolheria normalmente. Meu conhecimento sobre a colonização em Moçambique ou no continente Africano em si era absolutamente nulo, se resumia a 'houve, né?', gostei de saber um pouco mais sobre, embora o livro não trouxe muita informação, muito teve de ser pesquisado para entender os ocorridos. A escrita é muito bonita, intimista, principalmente na relação dela com o pai. Um pai que ela amava, e um colonizador racista e violento, que ela odiava. Entendo que algumas pessoas talvez vejam esse livro e os momentos e interações dela como uma forma de 'limpar' a imagem dele, mas acho que é de uma coragem muito grande não se render aos simples titulos de 'bom' ou 'mau' quando se trata de pessoas. É um livro pesado, e com muito racismo que incomoda profundamente, mas algumas feridas devem ser mexidas para que sejam compreendidas. Recomendo a todos.

Isabella1563 05/09/2023

Interessante ver o ponto de vista da criança em relação a todo o contexto mas acredito que pra uma real compreensão seria bom ler antes ou seguido desse um livro com ponto de vista dos africanos. Fiz isso, e assim se consegue ver a diferença de realidades do colonizador e do colonizado

writtenbybe 03/09/2023

Relatos duros
Sob a perspectiva de uma criança branca filha de colonos, vemos de forma detalhada e muito dolorida os impactos do colonialismo e as marcas profundas, não só nos indivíduos, mas também em toda a sociedade, que adoecem, mas que permanecem intactas, ainda que ?escondidas?, nos dias de hoje. relatos duros, cruéis e tristes, mas necessários para o entendimento da história de Moçambique e, consequentemente, do racismo tão enraizado no mundo, claro, visto ?do lado de lá?.

PedroSF 29/07/2023

Caderno de memórias que ultrapassam a autora
Resgatando suas memórias de infância durante o período em que as revoltas anticoloniais na África eram ascendentes, Isabela Figueiredo mostra, a partir de sua história pessoal, o extrato das relações contemporâneas como um todo. Sendo filha de um colonialista e vivendo em Moçambique, vemos uma relação de pai e filha muito conturbada, onde os sentimentos de amor, repulsa e nojo se misturam em uma narrativa carregada das mais intensas emoções e descrições, elevando o que seriam apenas momentos corriqueiros do dia a dia para um patamar geral de eterno conflito. Socialmente falando, é um retrato dos mais crus e realistas que poderíamos ter sobre esse período histórico, que vemos ressoar em todos aqueles que são, diretamente ou não, impactados. Por não possuir uma linha cronológica realmente posta, além de sua linguagem muitas vezes contemplativa e cheia dos mais diversos significados, o leitor precisa estar sempre em alerta para não perder a essência da leitura. Para finalizar, não poderia deixar de recomendar para aqueles que gostariam de uma leitura intensa, mas real.

maria 13/07/2023

É um livro pesado, memória pessdas evidênciando preconceitos de raça e gênero, vistos pelo ponto de vista da Isabela, que tinha uma vida privilegiada. ótima leitura.

alice 19/06/2023

??era mais fácil um branco sentir prazer de viver.?
ótima leitura para quem quer se aprofundar em questões raciais, entretanto tem de ter a noção do limite e em que ponto se tornam falas de alguém que não passou pelas situações horrendas que os negros sofreram, tirando seus locais de expressão.
chocante de ler, tem que ter coragem para encarar alguns cenários que a Isabela relata.