História da Educação

História da Educação Mario Alighiero Manacorda

Resenhas - História da Educação

Celia 22/01/2012

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Livro interessantíssimo, e não apenas para professores.
A educação, desde o princípio, foi algo valorizado, mas o educador não, como se todo o mérito do aprendizado estivesse no aprendiz, jamais no mestre. Claro que houveram casos de valorização, mas são exceções no imenso universo dos mestres anônimos que procuraram transmitir seu saber e levar alunos a adquirirem seu próprio saber.
A pergunta que cabe aqui, mesmo eu sendo educadora, é: ensinar tem menor importância do que aprender? Sim, porque ninguém aprende sozinho, mas a aprendizagem não depende de uma única pessoa e sim de várias experiências de vida, dentro e fora da escola, com a sociedade como um todo. Mas o fato é que raríssimas pessoas se tornam autodidatas, a maioria necessitando da educação formal para o aprendizado.
A educação mudou muito de forma através dos anos; hoje ela leva em conta estudos e teorias e o mestre se tornou alguém que precisa aprender bem mais do que aquilo que vai transmitir, precisa atingir o aluno e levá-lo ao conhecimento. Será que veremos uma valorização, finalmente? Mas será que o aprendiz de hoje tem mais conhecimento porque o acesso a esse conhecimento é maior ou por que tantas pessoas têm acesso à educação formal? Eu gosto de acreditar que faço a diferença, que sou responsável pela aprendizagem de meus alunos. Já os fracassos, encontro algumas desculpas plausíveis, ou são, de fato, falhas no sistema e no processo como um todo?