Depois Daquilo

Depois Daquilo Vanessa Brunt

Resenhas - Depois Daquilo

IsaMiranda860 29/04/2024

Não é à toa que é premiado internacionalmente
Terminei ontem e descobri depois que o livro é premiado pelo mundo, com troféus na Suíça e em mais lugares. Faz todo o sentido. É muito inovador! A forma com que a autora faz jogos de palavras e conecta textos com aforismos, contos com poemas e mais, é definitivamente O livro de carreira de Brunt até aqui, mostrando um pouco de tudo o que ela é capaz.

LumaBarros 17/04/2024

Meu favorito da vida
Esse é o meu eterno livro de cabeceira e sempre será o meu favorito. Nunca me identifiquei tanto com algo na vida. Difícil algum livro superar.

@vetleitora 10/09/2020

《𝐃𝐞𝐩𝐨𝐢𝐬 𝐃𝐚𝐪𝐮𝐢𝐥𝐨》

Autora: Vanessa Brunt
Editora: Chiado Books

Livro recebido em parceria com a autora.

Que leitura encantadora, inspiradora, cada palavra lida foi como se tivesse sido escrita exclusivamente para mim. O livro é composto por crônicas e poemas, fazendo com que a leitura flua de forma leve e aconchegante, aqui não precisamos ler em uma sequência você pode abri lo e ler aleatoriamente, deixando a palavras te cativar.

A autora fala sobre tudo como o amor, amizade, confiança, solidão, família, impossível não se conectar com os sentimentos que transbordam, me apeguei tanto com esse livro e fiz muitas marcações e não tem como eu mostrar todas aqui, então arraste para o lado (instagram @leituratodososdias) e confira alguns trechos marcantes, e para saber de tudo na íntegra você precisa ler.

❝Quem vive como se fosse morrer amanhã, mas não cuida de tudo como se fosse viver para sempre, não acumula nada além de saudade do que não viveu❞.

❝Deixe fluir, deixe plantar o que for, mas só deixe ir, se puder ser flor❞.

❝Tem coisas que não digo. Só analiso, fico de olho❞.

Indico essa leitura para todos, mesmo após ter finalizado posso pegar o livro e abri-lo aleatoriamente e ler um trecho que já melhora meu dia, pois a autora sabe usar as palavras e nos conduzir para o melhor.

Como já disse e digo novamente, obrigada Vanessa por ter entrado na minha vida e por ter me presenteando com tamanha riqueza, suas palavras estão sendo de grande ajuda, você escreve muito bem e sei que sabe disso! Obrigada e Obrigada!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🍃Beijinhos da leitura e até a próxima!

CT dos Livros 14/07/2020

Resenha do @ctdoslivros !
Obra: Depois Daquilo
Autora: @vanessabrunt
Editora: @chiadobooks

O que fazemos depois daquilo que tanto nos marcou? Depois de uma experiência única na vida? Depois de ter notado todas as ramificações que aquilo deixou em você...? Esse livro vai te fazer refletir sobre todas essas grandes e pequenas coisas, de uma forma incrivelmente poética!

O livro é composto por crônicas e poemas permitindo uma leitura fluida, sem necessidade de seguir um enredo. Você pode abrir em qualquer página e começar uma leitura de uma nova crônica, ou simplesmente se encontrar em alguma poesia.

A autora tem um poder com as palavras, único e brilhante. Em alguns momentos ela brinca com frases e palavras que nos causam admiração por ser tão simples e profundo. Talvez por isso, tenhamos tantos quotes maravilhoso!

Abordando temas bem propícios e pessoais, ela fala sobre tudo! Amor, amizade, solidão, leitura, percepção do seu meio, tempo e muitos outros, são alguns dos temas pontuados pela autora de forma singular. Além disso, por ser uma obra tão reflexiva e imersiva, não tem uma só cronica ou poesia que não vá marcar em você nem que seja apenas dois versos! Te garanto!

Vou deixar alguns quotes para vocês também se deliciarem:
📖 “O nosso passado é carga, mas não precisa usar em tempo integral.”
📖 “O que deixamos, é o que ecoa, e o que recebemos, é o que depende, novamente de nós para ecoar.”
📖 “É isso que você faz comigo, planta um tulmulto que não sei aclarar no isolamento.”
📖 "Em um relacionamento, sofrer sem compartilhar já é ir embora."
📖"Quem me dá rio não ganha mar."
⠀⠀
Me li e me encontrei em muitas partes do livro, e acho isso de uma força absurda!
⠀⠀⚠ Leiam esse livro pois ele é esplêndido! ⚠

Disponível no site da @chiadobooks amazon ou diretamente com a autora.

Avaliação: ★★★★★

site: https://www.instagram.com/p/B9PLQ5ShseL/

Thami Gomes 02/06/2020

Melhor livro de cabeceira (para reler sempre)
Depois Daquilo é um livro para todos os gostos. Tem textos (crônicas e contos), frases soltas e pequenos poemas. A mistura de gêneros acaba se tornando bem alinhada pela escrita totalmente inovadora da autora, que parte palavras e mostra novos sentidos que podemos encontrar nelas. Enquanto Vanessa Brunt faz as brincadeiras com os termos, os conteúdos metafóricos e literais se misturam para tratar de dores de todos nós. O livro é uma cura para cicatrizes, é um momento de releitura para quem quer entender melhor o passado e fechar ciclos, é um mergulho de autoconhecimentos. Tem textos e frases que são muito do tipo tapa na cara, outros que nos deixam leves por serem também mais leves... e a obra vai desde questões amorosas até as da vida profissional. É lindo de ver como ele todo se completa e se interliga ainda que traga tantos conteúdos e tantas formas diferentes de usar dessa linguagem criativa para tratar dos vários temas. Depois Daquilo é um livro para se ler devagar, para se ter ao lado da cama e ir abrindo folhas aleatoriamente. É um livro para reler, marcar diversas frases, usar trechos por aí (na vida, em legendas e onde mais der). Depois Daquilo é aquele abraço para a sua criatividade e para a sua alma em qualquer tempo.

Giovanna - @leituraemsegredo 13/03/2020

Aquela leitura diária!
Um livro de crônicas, poemas, versos e textos escritos com base nas vivências e pensamentos da autora.

Foi um livro que li aos poucos, algumas partes por dia para aproveitar as mensagens e não só ler compulsivamente, já que é bem grandinho e pode dar a impressão que vai demorar para finalizar já que não é um história com ordem cronológica.

Um ótimo livro para presentear alguém que goste de gênero ou queira começar a ler, pois pode ser aquele livro para ler um capítulo por dia ou ser o "livro da sorte", onde você abre em uma parte aleatória todo dia.

A escrita da Vanessa é bem gostosa e tem um vocabulário bem rico porém fácil, e eu amei o jogo de palavras que ela faz em várias partes do livro, super indicado. No meu IG @leituraemsegredo tem uma resenha completinha.

Mari Santos 17/01/2020

Um dos melhores livros de não-ficção da atualidade
“Tem coisa que só vira flor quando a gente cor-ta.”

Este livro é um tesouro literário, onde Vanessa Brunt desnuda seus pensamentos através de uma mistura de frases, crônicas e poesias. A temática de suas reflexões intimistas passeia pelos relacionamentos humanos em suas diversas facetas e a busca constante pelo autoconhecimento.

É possível conhecer totalmente a si mesmo? Quais são as suas marcas? Quais são os seus depois? O que te molda? Suas indagações e lamentos são escritos baseados em suas vivências, o que torna tudo mais realista e atraente para o leitor, que pode se identificar a um nível pessoal com muitas delas. A chave desse livro talvez seja totalmente a escrita de Brunt, ela é ousada e ao mesmo tempo criativa e irreverente.

“Tão bom conversas longas, risos fáceis e cheiro de recomeço. Não! De começo. Porque quando estamos realmente recomeçando, esquecemos do “Re”."

Além de tudo que já falei, o bônus desse livro é o jogo de palavras que Vanessa faz como ninguém. Através deles, surgem termos peculiares, que tornam a leitura divertida e a forma de escrever inédita, ao menos para mim. Acho que para escrever um bom livro ou até um simples texto, além do talento natural, o escritor deve possuir o dom de saber traduzir os sentimentos e enxergar a alma humana. E Brunt, através de seus escritos mostra que possui esses requisitos e também, a sensibilidade para preencher os vazios que a vida cotidiana nos apresenta.

Sem dúvidas é um dos melhores livros de não-ficção da atualidade. É aquele tipo de livro que você precisa ter na cabeceira, para ser lido sem pressa. Quando você precisar de um conselho ou simplesmente um aconchego para um dia ou um acontecimento ruim, abra este livro!

— Resenha do @digaileitoresblog (Renata Pinheiro): uma das que mais expressou o que sinto sobre essa obra magnífica.

site: https://www.instagram.com/p/B7bbLhRlNs1/

@livrodores 09/01/2020

Depois Daquilo
Vocês sabem que eu sou apaixonada por palavras que carregam sentimentos, já cansei de falar por aqui o quanto esse coração trevoso ama o lado sentimental, aquele que poucos são capazes de fazer, transformar as palavras em emoções! Então poder conhecer essa obra que vem carregando exatamente isso entre uma mistura de frases, poemas, crônicas e pensamentos que são intensos e profundos foi tudo de bom que eu pude ler nos últimos tempos!
A autora é boa no que faz e sabe muito bem disso, ela brinca com as palavras, fazendo muitas vezes jogos com as mesmas, onde tira o sentido e a transforma em outra, ela quebra razões, parte letras, derrama suas mais dolorosas lembranças. A obra vem trazendo uma edição impecável, onde tem escritas com fontes, formas e padrões diferentes. Eu que amo fazer fotos e marcações desse tipo me deliciei completamente com elas.
Até as pessoas que não curtem esse tipo de leitura deveriam conhecer o impacto dessa obra, e da autora também que é igualmente linda como sua obra, uma pessoa de luz e toda atenciosamente que sabe conversar com uma parceira e entendeu bem meu prazo para leitura, eu amo parcerias assim, que há entendimento e compreensão!
O livro pode ser adquirido diretamente com a autora @vanessabrunt pelo direct e ainda ganha de brinde um autógrafo, que tal em? Ele se encontra também no site da editora @chiadobooka e outras livrarias! Em Salvador pode ser encontrado na @leiturasalvador do Bela Vista, @portodoslivros @livrarialdm @livrariabotocorderosa
Não vai perder a oportunidade de de se emocionar com essa leitura, ela é direta e traz vários tipos de reflexões, daquelas que vivenciamos, nos marcam e encontramos aqui em forma de palavras que falam por nós!

Lore Barreto 31/12/2019

O melhor livro de não-ficção da literatura contemporânea
Brunt é fora da curva. Consegue ser uma mistura da literatura contemporânea do Instagram ao mesmo tempo em que inova e lembra de tantos escritores que marcaram gerações. Ela não é parecida com nada, mas atinge a tudo! Incomparável.

• “Tem coisa que só vira flor quando a gente cor-ta.” | • “Transbordo em tudo. Fico onde couber.” | • “O amor, para ser amor, precisa de amizade. A amizade precisa de intimidade. A intimidade precisa de confiança. A confiança precisa de verdade. A verdade precisa de caráter. O caráter não precisa de nada: ou ele é ou não é.” | • “A dor faz parte de tudo. O que não faz parte é se acomodar com ela.” | • “Amar é planejar. Planejar é sempre limpar a janela por querer e não só após o embaçar pior da chuva.” | • “Paciência somente para o que der paz e ciência.” | • “Despedida. Despedir. Des-pedir. Parar de pedir e deixar o pé ir.”

Se você já viu qualquer um desses trechos do livro pela internet, saiba que não é nem 1% do quanto ele é incrível. O Depois Daquilo tem um estilo de escrita bem diferente do Entre Chaves e trata dos ganhos das perdas e das curas e sentidos de variados tipos de cicatrizes. São diversas as reflexões que fogem do óbvio e passeiam pelos temas da nostalgia visando uma diferente compreensão de amor, independência, sucesso, autoconhecimento e outros tantos termos.

É impressionante a maneira como Brunt parte/quebra palavras enquanto dá novos sentidos a elas em frases, textos (crônicas) e pequenos poemas. Ou seja, a obra é feito de escritos maduros que brincam com a língua portuguesa enquanto trazem reflexões totalmente fora do óbvio.

Brunt consegue trazer páginas com frases ou poemas bem curtos que chegam a lembrar do novo estilo que têm surgido por aí pelo Instagram. O diferencial, porém, é o seu poder de fazer algo totalmente diferente com isso, criando jogos sagazes de palavras com metáforas, paralelos e afins. Ela faz isso como nunca vi outro autor conseguindo e consegue fazer as mesmas brincadeiras em meio a textos mais longos.

Suas crônicas conseguem nos levar a cenas intensas e morrer de vontade de ler um romance da autora, enquanto os poemas são musicais e, em muitos casos, nos fazem sentir estar lendo a uma canção.

É o tipo de livro pra sair querendo colar trechos nas redes sociais, nas paredes, na alma. Mas, principalmente, é aquele livro que você quer reler, porque sabe que sempre vai encontrar uma nova frase ou reflexão que vai te fazer enxergar a vida por um outro ângulo.

Rita.BrandAo 31/12/2019

Um livro maduro e impossível de não se identificar | Crítica do site Cinema Sim
Apesar de jovem, Vanessa mostra uma escrita madura, com uso rico de linguagem, analogias, metáforas e paralelos para tratar os temas de seus textos. O livro, apesar de ter muitas páginas, possui a vantagem de não ter uma linearidade. O leitor pode ler os textos na ordem em que foram colocados ou de forma aleatória. É um ótimo livro de cabeceira para ler ao acordar ou antes de dormir, sem pretensão de estar comprometido a uma linha narrativa única, mas sempre oferecendo uma reflexão sobre algo.

Vanessa fala sobre assuntos como relacionamentos amorosos, cumplicidade e sucesso, por exemplo. E isso deixou a experiência até mais interessante. A visão de Vanessa sobre a vida é, em parte, crua e sem rodeios, mas também floreada por romantismo e paixão. Ela aborda assuntos presentes na vida de todos nós, mesmo que por apenas algum momento, e isso traz uma enorme identificação.

Com diversidade de assuntos e uma linguagem leve e interessante, Vanessa Brunt  oferece uma oportunidade de enxergar a vida através dos seus olhos e de refletir sobre nossas próprias experiências a partir disso.

Seja lendo na ordem ou de forma aleatória quando lhe convém, “Depois Daquilo” é amadurecer junto com a autora e perceber que é possível crescer ainda mais depois dessa experiência.

Gramatura Alta 14/01/2019

Como eu já mencionei em outros posts, resenhar poesias é complicado, porque é algo bastante subjetivo. Poesia depende de interpretação, depende de estado de espírito, depende do humor. Além disso, uma poesia pode significar algo para um leitor e algo totalmente diferente para outro leitor. Mesmo assim, eu recebi DEPOIS DAQUILO e resolvi escrever um pouco sobre a obra.

"E tudo que tenho a dizer
É que depois daquilo
Eu pego o lápis
E sigo em paz"

São mais de 200 textos de diferentes mensagens, diferentes conteúdos. Alguns são poesias, alguns são reflexões, alguns são pequenos contos, alguns são apenas frases em letras grandes que ocupam uma página inteira. Mas todos conversam com o leitor sobre algo, que pode ser trivial, ou pode ser importante.

"Tem pessoas que passam pelas nossas vidas apenas para que firmemos nossos princípios e vejamos o quão bom é não ser como elas"

Textos sobre como o tempo é implacável, as qualidades e os defeitos do amor, a dor das memórias de quem perdemos, as tentativas de fazermos algo e acertarmos, as cicatrizes das brigas e discussões que temos, a força de amizades que somem e voltam como se nunca tivessem ido, os diferentes níveis dos sentimentos, a importância do compromisso, o comportamento e o desejo das mulheres, a solidão real e a imaginária, fazer o que se deseja, a necessidade de se desistir em certos momentos, a limitação de se suportar qualquer coisa, não permitir que algo que não é normal, pareça normal.

"Não ter pressa não significa ter que aguentar o que está estagnado"

O conteúdo de DEPOIS DAQUILO é bastante extenso e atinge áreas suficientes para conversar com qualquer leitor. A autora não usa floreios, apenas diz o que sente de forma direta e com enorme sinceridade. Isso causa uma empatia instantânea e incentiva a leitura de página atrás de página.

"Caráter não se pinta não se fala bonito não se esconde. Quem tem atitude de mau caráter é porque sempre foi não porque pegou o bonde."

Por serem textos e poesias sem ligação, você tem a excelente liberdade de ler em qualquer ordem, quantos quiser, ou precisar, de uma só vez, nos dias que se sentir com mais vontade. Eu mesmo me peguei folheando e lendo aleatoriamente, no intervalo de uma série, de um filme, enquanto almoçava, a caminho do trabalho, antes de dormir, enquanto esperava na fila ou por alguém. É um livro que você pode levar com você, apesar do número de páginas, e ler sem compromisso.

"Tão bom conversas longas, risos fáceis e cheiro de recomeço. Não! De começo. Porque quando estamos realmente recomeçando, esquecemos do ‘re’"

DEPOIS DAQUILO é um livro companheiro, que pode ajudar você em momentos tristes, aumentar seus momentos alegres, entreter em momentos de ócio ou solidão. Muitos textos não dirão nada a você, mas os que disserem, você fará bom uso, com certeza.

site: http://gettub.com.br/2019/01/14/depois-daquilo/

Mile Mattos 08/01/2019

O MUNDO CONTEMPORÂNEO E A FORÇA DO BOM LEGADO NO LIVRO DEPOIS DAQUILO
O mais recente lançamento de Vanessa Brunt, a poetisa de todas as coisas (como é chamada pelo jornalismo baiano), traz uma mistura de textos, frases e poesias que brincam com toques de concretismo e do gênero ensaio – possível de ser percebido principalmente nas crônicas filosóficas. Apesar da mesclagem de estilos dos escritos, porém, o livro Depois Daquilo traz uma temática que une todas páginas: a importância de enxergar 'os ganhos das perdas' (como afirma a poetisa) e de, mesmo em meio às dores, tentar deixar o melhor de si para os outros.

Com críticas sobre as banalizações dos relacionamentos atuais, a autora passeia pela formulação de diversas metáforas em escritos confessionais que focam em diferentes tipos de relacionamentos humanos. Em algumas páginas, as chegadas; em outras páginas, as partidas. É assim que a escritora, já bastante conhecida pela web, traz sua rica veia lírica para leitores que estejam passando pela fase que for.

Brunt consegue contar uma história em quatro ou cinco páginas do Depois Daquilo, assim como resume, em outras vezes, toda uma trama em uma frase (em uma página). A sensação de que personagens bailam em cada folha continua mesmo quando o leitor não está conferindo um conto em si.

A famosa frase da autora: "Transbordo em tudo. Fico onde couber." só não resume melhor o livro do que o tesouro que vem depois: "Tem coisa que só vira flor quando a gente cor-ta", e é com mensagens assim, bem como com as entrelinhas dos textos repletos de detalhes para as cenas, que a escritora traz mais um mote principal para a obra, percebida ao seu final: o de que 'a maior fortaleza é sempre o quebrar de muros' (se permitir), como ela costuma colocar nos autógrafos dados e como simboliza desde a primeira frase do Depois Daquilo: "Maturidade é não desistir de sentir".
Rita.BrandAo 08/01/2019minha estante
Que lindeza de resenha! O livro é um tesouro.

douglaseralldo 05/01/2019

7 CONSIDERAÇÕES SOBRE DEPOIS DAQUILO, DE VANESSA BRUNT OU SOBRE AS PERGUNTAS QUE NOS MOVEM
1 - Depois Daquilo é uma profusa e prolífica seleção de textos que embora de certa unidade temática elemental e impulsional, passeia por diferentes gêneros, das crônicas ao lirismo da poesia e mesmo as linhas curtas e concisas dos aforismos, sendo que em muitas vezes isso se dá de forma fluída e intercambiante entre eles;

2 - Quanto à questão da certa unidade temática dá-se no sentido de que embora a autora aborde diferentes questões, de modo geral a roda que conduz os textos em suas diferenças é a unidade centrada em certo existencialismo em que se mergulha procurando refletir questões do cotidiano, que se dá com maior ou menor recurso da linguagem conforme o gênero presente;

3 - Nesse sentido vale dizer ainda que há em dezenas das centenas de textos reunidos certa herança do concretismo, pois que percebemos não só o trabalhar nas unidades da linguagem, suas palavras e períodos, mas também pela utilização da tipografia e do grafismo enquanto design, que em muitos dos textos, intencional ou não, desempenham papéis na publicação;
+:http://www.listasliterarias.com/2019/01/7-consideracoes-sobre-depois-daquilo-de.html

site: http://www.listasliterarias.com/2019/01/7-consideracoes-sobre-depois-daquilo-de.html
Ju Ferreira 08/01/2019minha estante
Que resenha maravilhosa! Só fiquei um pouco confusa porque no site está com quatro estrelas e aqui com três. Mas o livro é incrível (eu daria 5 mesmo) e a sua percepção crítica para as entrelinhas foi um recheio a mais para quem já está relendo.