Todas as crônicas

Todas as crônicas Clarice Lispector

Resenhas - Todas as Crônicas

Marcinhow 31/01/2022

Crônista
Sou apaixonado por Clarice Lispector, já li seus romances e seus contos, mas ainda não tinha intimidade com suas crônicas.
Que grata surpresa, Clarice se mostra muito divertida e muito mais leve.

Sales31 26/01/2022

Um dos livros de uma de minhas vidas
Quando ganhei o livro em 12/10/18, pensei que jamais o leria, mas tenho a sensação de que nossos livros tem paciência com a gente. Eles não são desesperados, apenas esperam pacientemente por nós, por aquele momento que gostamos de chamar de "certo". Ao menos, foi assim que me senti com esse livro, que ele me alcançou na data certa.

Parafraseando Clarice, esse é a partir de agora, "um dos livros de uma de minhas vidas". Me acompanhou ao longo de alguns meses e foi o meu desafio, uma jornada concluída com alegria. Me senti mais próxima da autora, e tirei aquela ideia de que ela era difícil. Não é que eu entendi tudo, mas agora penso que se você estiver aberto pra receber Clarice ela também vai falar com você com carinho. ?
João 26/01/2022minha estante
ler clarice é uma eterna conversa, ela só nos diz algo quando aceitamos ouvir e quando a respondemos com a alma e coração ? que bom que você gostou da leitura!

Sales31 26/01/2022minha estante
É mesmo, João! Essa foi uma lição aprendida. ?

Patrícia.Bilibio 06/12/2021

Inclassificável
Primeira vez que leio Clarice Lispector como ela merece e não tenho a mínima possibilidade de fazer uma resenha.Irresenhavel.

Robert125 21/08/2021

Em "Todas as Crônicas" somos apresentados às diversas facetas de Clarice Lispector: hermética, poética, entrevistadora, romancista, cronista, crítica e política. Todas misturadas ao longo de 610 páginas...

Em diversas crônicas Clarice diminui o poder de sua escrita para meios de comunicação abrangentes, o que discordo, já que seu ofício encontra-se justamente na transmissão de mensagens que vão do compreensível ao incompreensível. Mais importante que entender é sentir! E lendo Lispector sinto-me constantemente vivo.

Fiquei extasiado quando aprendi que é só na sequência dos agoras que existimos. Quero existir ao lado das obras de Clarice.

Delano Delfino 05/08/2021

Que mistérios tem Clarice? Ninguém nunca pode ser desvendado em sua totalidade, assim como não podemos decifrar a esfinge. Cada ser humano é um mundo e guarda pra si a chave de todos os seus segredos como se disso dependesse a sua existência. Clarice, não é pra ser entendida. Ela nos pega pela mão e nos leva para uma viagem pelos meandros da alma. Como não se apaixonar? Como não querer mais?!?!

Vii 23/07/2021

Muito bom!
O inalcançável é sempre azul!

Para vermos o azul, olhamos para o céu. A Terra é azul para quem a olha do céu. Azul será uma cor em si, ou uma questão de distância? Ou uma questão de grande nostalgia? O inalcançável é sempre azul.

José Cláudio 16/06/2021

Estou num momento de descoberta de Clarice Lispector, e agora pude descobrir a parte cronista da autora, e fiquei apaixonado pelo jeito dela escrever? só digo pra vocês a lerem! ???

Pedro Matias 12/04/2021

Todas as Ideias
Clarice, plagiadora de si mesma, como já foi dito antes em uma dissertação, é acessada aqui na crueza e beleza de seus pensamentos. Por meio desse livro, vemos a mulher generosa e humana que era, admitindo até sua mesquinhez. Uma obra maravilhosa para quem quer conhecer a a autora ou o Brasil.

Edson Camara 10/04/2021

Clarice aborda todos os temas da vida e muitas outras coisas através do seu olhar peculiar.
Com tristeza conclui a leitura das crônicas de Clarice, aventura que me agraciou com o pensamento desta mulher maravilhosa durante 19 horas ao longo de 48 horas. E que já me deixou saudades ao fechar a última página.
Adorei reviver coisas de minha infância, adolescência e início da vida adulta entre os anos de 1963 quando eu tinha 6 anos e 1977 quando contava com 21 anos. Ano do nascimento da minha primeira filha.
Acompanhar as crônicas de Clarice além de ajudar a entender e descobri um pouco deste fantástico ser humano, ajuda também a entender o Brasil contemporâneo, Clarice conta com suas palavras a sua observação do cotidiano desta nação que parece nunca a prender com as próprias lições.
Clarice aborda todos os temas da vida, politica, artes, religião, entre outros. Também entrevistou pessoa bacanas como ela.
Este livro é a coleção de todas as suas cronicas e é imperdível para quem gosta de Clarice e para quem nunca leu nada dela, como eu antes de lê-lo.

Valéria 12/03/2021

Descobri Clarice ainda criança e o primeiro poema decorado (meu Deus me dê a coragem..) sem entender o significado me colocava a pensar, o que fazia clarice enquanto escrevia, o que ela via, o que sentia ao deslizar o lapis sobre a folha, o que se desnudava da sua mente, ou do teclar da maquina o que saia além das marcas no papel, pq parecia que ali tanto peso encontrava alívio. Ler clarice me faz voltar no tempo, não que eu queira revive-lo, gosto e prefiro sempre o aqui e o agora, mas fica um que de incredulidade daquela para esta Valéria. E pensar, como escrever ou ler sao parte de quem eu sou, me ajuda a viver.

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."

De todas, a minha favorita. Madrugada insone com Clarice, atemporal.

DTK 05/03/2021

As crônicas de Clarice são únicas, e tem personalidade própria.
Amei a organização cronológica das crônicas, é possível sentir a mudança de humor da Clarice conforme os meses passam. Temas e jeitos que chegam e passam.
Ela conta que uma vez ouviu que Rubem Braga, seu caro amigo e criador desse gênero que chamamos crônica, criticou seu trabalho nesse âmbito. Acredito que finalmente entendo a crítica, de fato, Clarice se apropriou do nome e dos espaços do jornal mas foi muito além do gênero, sua escrita agudamente pessoal e de assuntos variados é inédita, difícil classificar.

Enfim, graças aos céus ela desistiu da ideia de ser uma cronista tradicional, #goClarice

Didi 25/11/2020

Clarice era simplesmente genial. Cada parte era uma emoção diferente. Ela sabe como colocar sentimento, ela sabe como nos fazer sentir o que ela quer que sintamos lendo o que ela escreveu.

Mateus.Tosatti 13/08/2020

Qual autor(a) consegue te impressionar na primeira página do livro? Só poderia ser Clarice Lispector que faz, de umas "simples" crônicas, um aprofundamento na alma humana.

Marcus Oliver 05/06/2020

É estranho dizer...
Ler as crônicas de Clarice e ter que dizer algo é como disse no título: é estranho dizer... Estranho porque é uma vastidão de pensamentos, sentimentos, sensações, lembranças e tudo que envolve nosso emocional e racional. Falta-me palavras para dizer algo, pois este livro é inefável! Contudo me atrevo a apenas a dizer minhas impressões de leitura aqui. Foi uma leitura difícil, mas não por conta do que está escrito e sim por causa do que Clarice dizia e me fazia sentir. Senti pensamentos mórbidos, tristes, entrei em crises existenciais profundas e entrei em contato comigo de uma maneira diferente e imagino que seja a Clarice que há em mim e que se identificou de tamanha maneira que me faria ler tudo de novo, mas meu coração não aguenta tanta coisa de novo, esse livro te faz mais maduro e te empurra para seguir a outra leitura co rapidez, contudo fica sempre aquela saudades de ver o que ela fala de novo.
Tenho apenas uma ressalva sobre as crônicas de Clarice que é: algumas situações são meio ?problemas de gente brancas? kkkkkk não é bem um problema, mas as vezes parece uma banalidade tão grande que te tira um pouco o eixo, mas não invalida nunca a leitura das crônicas de Clarice.