My Year of Rest and Relaxation

My Year of Rest and Relaxation Ottessa Moshfegh

Resenhas - My Year of Rest and Relaxation

Mustafin 18/12/2023

Me faltou empatia
A premissa é ótima e foi o que me fez ter tanta vontade de ler, confesso que até criei uma expectativa apesar de sempre evitar.

O tipo de humor da narradora é algo que eu costumo gostar, mas do meio pro fim comecei a sentir falta de empatia pelos seus dramas. Vi muita resenha de gente que se irritava com ela, mas a mim não me causava nada, acho que se eu tivesse odiado suas opiniões ou atitudes, teria desfrutado mais. Mas eu simplesmente não tava nem aí, não queria saber como ela resolveria tal questão ou o que aconteceu no passado pra ela sentir tal coisa ou agir de tal maneira.

Foi um livro curto que eu senti como se fosse um calhamaço repetitivo e desinteressante.

O ponto mais positivo pra mim foi o último capítulo de meia página. Li algumas vezes e me pareceu bonito e estranho.

Se pudesse voltar no tempo não teria gasto dinheiro e tempo com esse livro, mas a escrita da autora me faz ter vontade de dar uma chance e tentar outra obra.

torikynes 14/12/2023

No começo eu achei levemente tóxico e não quis terminar, achei uma baboseira e inclusive falei mal nos stories mas eu nunca mais vou fazer isso pq no meio do livro eu entendi a proposta dele e que as vezes as coisas n devem ser do jeito q nós queremos

eu já esperava o final pq eu voltei a ler justamente por isso, mas toda a jornada até ele fez sentido pq a gente percebe que ele entra na categoria de unreliable narrator, vc n deve confiar na palavra da protagonista e os pensamentos dela pq a saúde mental dela mascara tudo, e os momentos em que ela não está lúcida por conta da amostra da pílula forte são os momentos em que ela se mostra de verdade, e isso não é mostrado no livro pq isso acontece quando ela acha que está dormindo, ela se importa com os amigos, ela tem uma vida social, ela se importa com o próprio trabalho, ela ama a amiga dela mais do que tudo, mas isso não é demonstrado na narração dela, e sim nas decisões que ela faz quando tá sob efeito de remédios, tanto que quando ela ?acorda? daquele estado, é aí que ela entra como narradora pra explicar o que aconteceu enquanto ela tava sonâmbula, ela não tinha planos de ir pro funeral da mãe da amiga dela, afinal de contas, ela odeia a amiga dela e pelo o que ela narra, ela só está ali por conveniência, mas ela toma uma pílula e só acorda quando está no trem indo pra casa da melhor amiga pra ajudar ela na situação que ela tá passando, com uma penca de presentes e mensagens amorosas no celular que ela não lembra de ter mandado.

a protagonista n vai viver por muito tempo e ela sabe disso, td mundo que leu o livro sabe disso, mas foi uma boa reflexão sobre saúde mental e que as vezes n tem nada que vc pode se segurar pra colocar o pé no chão e viver, ela literalmente n tem nada, a vida dela não foi feliz pra ela se segurar em memórias, e é muito difícil sair dessa situação.

o fim do livro pode ser o estopim pra ela finalmente sair daquela vida e se encontrar com todo mundo que um dia já foi importante para ela. não é um final feliz, mas pra protagonista pode ser considerado um.

amanda 11/12/2023

Ela é linda, ela é rica e ela é louca
Tava com muitas expectativas nessa leitura por ser um livro super comentado, mas sinceramente esperava mais. embora a escrita da autora seja muito boa e ela tenha criado personagens insuportáveis com maestria, foi muuuito difícil de passar do começo do livro porque era simplesmente chato. o ciclo repetitivo da personagem principal indo na psiquiatria, tomando os remédios, dormindo, falando sobre o passado dela, tudo isso durante 40% do livro tornou a essa parte maçante. mas, em compensação, dps dos 40% as coisas começaram a acontecer e fiquei mega animada pra ver qual seria o desfecho da história e: meh. achei que poderia ser mais desenvolvido, acabou ficando raso. foi uma leitura boa, acho que valeu a pena, mas foi extremamente cansativo.

laura3858 21/11/2023

Apenas não.
Eu nunca irei perdoar a internet por ter hypado esse livro e eu nunca irei me perdoar por ser influenciável.
Não dei meia estrela porque, infelizmente, já li coisas piores, mas esse não passa longe.

nhazusa 15/11/2023

Sensacional
Incrivelmente bem escrito, me fez simpatizar com a personagem principal mesmo ela sendo uma verdadeira 🤬 #$%!& . acho que dentro de todas as mulheres tem uma mulher que nem ela, que é má sem necessariamente a intuição de ser má, ou mesmo ligar pra isso. 10/10

Soares129 05/11/2023

Muito bom não recomendo (se eu tivesse lido esse livro 6 meses atras em uma condição mental minimamente pior tinha ido de arrasta

folk-eden 16/10/2023

Uma sátira do niilismo nos anos 200 que beira o horror
Sinceramente eu não consigo encontrar palavras pra descrever esse livro. Ele é um amontoado de nada que diz muita coisa. Achei tudo muito horroroso, desgastante, tedioso e ao mesmo tempo comovente, intrigante e peculiar. É uma leitura diferente de tudo que já vi antes.
A protagonista é uma cachorra de tão canalha, os outros personagens são bem terríveis. Acho que cada um representa uma figura muito tóxica da nossa sociedade. A Reva, a superficialidade e incorporação de tudo que há de errado com os padrões de beleza impostos na sociedade e como eles adoecem as pessoas. O Ping Xi é só o exemplo mais claro de mediocridade no mundo artístico e como a arte torna-se cada vez mais um produto ou experiência que deve ser vendida ao invés de ter um conteúdo verdadeiro. Trevor é a típica masculinidade doentia que oprime não somente as mulheres, mas também encarcera os homens. E a própria narradora que é um emaranhado de toda ansiedade, depressão, arrogância e perversidade humana.
Acho que não leria esse livro novamente pelo simples fato de que ele me deixou um pouco doente também. Em grande parte persisti na leitura mais pra descobrir como seria o desfecho da personagem e se o seu objetivo seria realmnte alcançado. Ela teve seu ano de descanso e relaxamento e eu terei uma vida em paz sem precisar colocar os olhos nisso novamente. Quando digo isso não falo que o livro é ruim, só não é uma leitura prazerosa. Quando tiver pensando em morrer talvez eu leia de novo.
Kamila.rebelo0 02/02/2024minha estante
Simplismete a melhor resenha que eu li, faço da sua resenha a minha, concordo com cada palavra kskdkdkdkksk

Luh 11/10/2023

My Year of Rest and Relaxation
O livro é a definição de: "nada acontece mas ao mesmo tempo MUITA coisa acontece".

A protagonista, se a gente pode mesmo dar esse título pra ela, é uma personagem totalmente grotesca, judiciosa e doente mental, que tenta o livro inteiro convencer os leitores de que ela é perfeitamente normal.

A personagem principal, que nem nome foi citado, não consegue lidar com pensamentos e emoções, então acaba se sucumbindo aos remédios e bebida para poder se "anestesiar" do cansaço do seu dia a dia, sendo uma mulher órfã, rica e com privilégios em sua aparência.

É um livro que definitivamente não é algo pra ser seguido e a personagem não é uma "it girl" que alguém devesse "copiar" ou tentar ser. Ele tenta romantizar a "síndrome de mulher triste" (sad girl syndrome), mas acaba atingindo um ponto em que você só se sente um desconforto e tristeza enquanto lê.

Esse livro foi uma experiência incrível e eu acho que todo mundo, na mentalidade certa, deveria dar uma chance de experimentar esse grotesco que a personagem proporciona.

"There she is, a human being, diving into the unknown, and she is totally awake."

iara 05/10/2023

O livro mais estranho do ano
Eu acredito que essa obra apresenta, de uma forma criativa e satírica, a realidade superficial de Nova Iorque nos anos 2000, me fazendo deduzir que parte de algumas das experiências da própria autora. Seguimos a história de uma narradora que decide, através de remédios psiquiátricos prescritos por uma psiquiatra extremamente irresponsável, dormir durante um ano inteiro. Aos poucos começamos a descobrir os motivos por trás da decisão, a ansiedade, a depressão, o luto, o medo, a necessidade insaciável de escapar de uma realidade muito dolorosa.

Todos os personagens são propositalmente péssimos, inclusive a narradora, o que eu acho incrível. Gostei do ritmo da escrita da autora, apesar de o livro se passar pelo menos oitenta por cento no quarto da protagonista. O final não foi tão forte e até me deixou um pouco confusa, mas tirando isso, foi uma boa leitura.

giovana 29/09/2023

Achei a história em si bastante repetitiva por conta da narração dos remédios e do sentimento que a protagonista não chegava a lugar algum, mas acho que esse era justamente o objetivo, já que ela queria descansar por um ano e então voltar a viver.
desde o começo sabia que o enredo levaria até o fatídico 11 de setembro pelas constantes menções, mas o impacto foi bem leve no fim. acabei ficando curiosa com o futuro da personagem (ela volta em algum momento com trevor? tudo fica bem de repente? ela nunca mais fala com a psiquiatra? todos os remédios que ela tomou não deram nenhuma reação ou overdose?)
no mais, é um bom livro. pela fama esperava muito mais, mas ainda assim gostei.

Ana Letícia 29/09/2023

Esse livro é uma experiência... agoniante e esquisito, a protagonista é bem chata sim, assim como todos os outros personagens. mas é bem desenvolvido e um retrato interessante do que é viver com depressão.

stephannesays 24/09/2023

O livro mais estranho que já li
Eu acredito veemente que para você conseguir escrever um livro desse tem que ter algo profundamente errado com você
Portanto estarei lendo tudo que essa autora escrever até o resto da vida (pois amo pessoas assim)

Tem livros que mudam a química do seu cérebro, e que fazem parecer que tudo antes dele estava errado, e agora você encontrou a coisa certa
Foi mais ou menos assim que eu me senti lendo esse livro
Nunca li nada tão estranho e maluco e genial e confortável e desconfortável e angustiante e complicado e brilhante quanto esse livro

A ideia de uma pessoa decidir passar um ano dormindo já é algo maluco por si só, mas a execução dessa história conseguiu entregar ainda MAIS do que o prometido
eu não sei explicar, só sei que nunca li algo assim

Também nunca vi uma personagem tão? ?morally grey? como essa
em determinado momento ela acha ruim o fato da amiga estar triste pq a mãe está com câncer, e na minha humilde opinião essa foi a atitude mais maldosa que eu já vi um personagem cometer em um livro (todos os vilões de fantasia que me desculpem, mas vocês nunca chegaram aos pés disso aqui)

A questão que esse não é o tipo de livro para ler e tentar torcer ou gostar da protagonista, e sim apenas entender (e me fez refletir que talvez todos os livros deveriam ser lidos assim, não para gostar do personagem, e sim entender)

E a graça desse livro é ler para descobrir porque essa protagonista é assim
Porque odeia tudo e todos, pq quer passar um ano dormindo e pensa coisas maldosas da suposta melhor amiga
E aí vai vendo que ela não necessariamente odeia tudo, nem é uma pessoa ruim
Ela apenas está com desgosto da vida, não vê graça em nada, e acha tudo? irritante e monótono (claramente sintomas de uma coisa aí né)

e são tão angustiantes e profundos os momentos em que ela em vez de procurar ajuda de verdade, decide dormir por um ano, e fica se entupindo de remédios
As cenas com descrições gráficas dela dopada ficarão para sempre na minha mente
Assim como a descrição HIPER MEGA DETALHADA da casa da amiga dela (essas páginas viraram minha coisa favorita da vida)

Enfim esse é um livro que divide opiniões, uns acham a coisa mais incrível do mundo, outros acham a maior bosta

Eu sinceramente odeio coisas básicas e neutras que todos amam

Assim como tudo no mundo, você precisa ter ?certas coisas dentro de você para compreender melhor algumas obras?
infelizmente faço parte das pessoas que acham esse livro incrível haha

ah, boatos que quem ama o seriado GIRLS vai gostar desse livro. Tem a vibe jovens hipsters complicados em NY

In conclusion:
The Girls that get it, get it, The Girls who don?t, don?t.

Outra observação: o único livro que me faria se sentir como esse seria meu livro ?Dentro do Buraco Negro?, caso eu focasse só na parte de Klaaoz trancado em casa no fundo do poço e cavando.

quotes favs:

I wasn?t nostalgic. But I was terrified. It was lunacy, this idea, that I could sleep myself into a new life. Preposterous. But there I was, approaching the depths of my journey.

At the end of my hibernation, I?d wake up?I imagined?and see my past life as an inheritance.

I could feel the certainty of a reality leeching out of me like calcium from a bone. I was starving my mind into obliqueness. I felt less and less.

sofia124 23/09/2023

Vi críticas terríveis a esse livro, e pra mim são todas sem pé nem cabeça. não gostar tudo certo, eu também não gosto de um monte de coisa boa: mas esse é bom! as críticas tem muitas nuances, acho que acabaram se perdendo para muitas pessoas. vi gente falando que a protagonista é insuportável e cheia de si, que não conseguiu aproveitar o livro por causa disso, sendo que é exatamente o ponto do livro: ela é insuportável e essa é a crítica. acho que é uma das minhas obras preferidas sobre a experiência feminina. eu amo tudo sobre isso, eu entendo isso, eu quero isso. um dos meus livros favoritos do ano.