My Year of Rest and Relaxation

My Year of Rest and Relaxation Ottessa Moshfegh

Resenhas - My Year of Rest and Relaxation

francine124 16/04/2024

Perfeito
Melhor livro do ano até agora, no início achei um pouco entediante mas logo fiquei totalmente presa na leitura e n queria q acabasse
muito muito muito muito bom e o final me deixou triste e pensando por umas três semanas
ottessa moshfegh eu te vejo como uma irmã mais velha distante que foi separada de mim e eu sinto falta...

heloisa ð 10/04/2024

?Pain is not the only touchstone for growth?
I think it?s time for me to finally make a review in English. I gotta admit that this reading was not as easy as I would have hoped it would be, but just because it was agonizing in many ways.

This book describes the grief?s process on a woman who already was so fragile and had no one to help her with it. She treated people so badly because of her own suffering, that it was painful to read.

She was so deeply hurt and lost that I?d hope throughout every page that it would get better for her. And it took way too much from her for it to finally happen.

I don?t want to give you any spoilers, but to finally be able to see beauty in life again is such a reload of emotions and, especially, hope. If she could do it, I could and also could you.

julia 01/04/2024

Merece o hype
Não vou negar que foi bem difícil sair do começo do livro.... o primeiro capítulo durou uma eternidade! mas depois que a leitura engata fica muito bom!!

particularmente gosto bastante de personagens com caráter meio duvidoso, mas também acho que apesar de meio sádica, a tuttle tem um coração muito bom, só faltou carinho. e acho que é justamente isso que deixar ainda mais complexo toda a relação dela com as mulheres na vida dela, desde sua mãe, a reva ou as namoradas/ex namoradas de seus namorados.

é um livro muito feminino, por falar de coisas muito específicas dessa socialização, muito lindo e muito profundo; bom demais!

veneza. 01/04/2024

Não pesa minha consciência colocar apenas uma estrela para esse livro. tenho mania de ler livros que são comentados na minha frente sem antes ler a sinopse e, ok, ela dormirá por um ano inteiro. a história é melancólica em nível depressivo, o que pode ser divertido para quem se identifica, mas não para mim. alguns acham uma obra de arte, eu apenas acho um grande desperdício de tempo.

oliveiradearia 31/03/2024

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Why do we use it?
It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem I

cukis 23/03/2024

Divertido de ler, mas apenas isso.
Sabe aquele domingo que você pensa: Ah, queria dormir por uma semana inteira e acordar apenas no sábado! Este livro pegou essa ideia e a intensificou um pouco: E se eu dormir por um ano?
Comprei este livro pois a ideia me deixou muito curiosa, aliás, quem nunca quis dormir por dias? Entretanto, nossa protagonista me cansou muito? Sei que sua personalidade ?cansada e fria? é totalmente intencional, mas muitos de se seus pensamentos e falas me irritavam, sendo extremamente difícil ler um livro onde não se gosta do narrador!
Porém dei umas risadas com a loucura do livro e seus acontecimentos impossíveis, principalmente com os diálogos entre a psicóloga e a narradora.
Não me arrependo da leitura, mas não achei ?aquilo tudo?!

Intertextualizada 06/03/2024

Talvez a culpa tenha sido minha pelas expectativas erradas que criei por essa leitura, mas ela não funcionou para mim.

Todos os personagens são detestáveis em um nível que nem consigo considerar humano, só exagerado. Não consegui sentir empatia em momento algum.

A escrita até que é boa, mas acho que a temática da depressão foi tratada com pouco cuidado. Ou melhor, pouca noção.

Só consegui terminar de ler para descobrir se, no fim, quem sabe, eu me renderia pela leitura, entenderia os motivos e escolhas da autora. Mas isso não aconteceu.

Nic 29/02/2024

Triste
O livro traz a história da narradora, onde ela decide ficar em uma espécie de hibernação, um ano de relaxamento e descanso, onde ela não irá trabalhar, estudar ou fazer qualquer coisa que precise sair de casa. Assim, ela inicia sua jornada, assistindo TV durante o dia todo, dormindo muito pouco e indo ao psicólogo frequentemente, onde o mesmo a receita vários remédios que a deixam sedada de qualquer estímulo da vida. A segunda personagem presente é sua amiga Reva, uma amiga de infância que tem uma personalidade e estilo de vida muito diferente da narradora; ela possui uma vida saudável e ativa.

A amiga tenta animar a moça, indo à casa dela, limpando um pouco de toda a bagunça, solicitando que ela saia em festas também, porém isso não muda os pensamentos da narradora.

De forma geral, não gostei do livro, pois tem pouco sentido. Não tenho certeza se a intenção da autora era causar um sentimento de angústia e tristeza ao ler o livro, porém é isso que senti durante a leitura. Todos os pensamentos negativos vindos da personagem, falas sem necessidade, e etc. Muitas coisas poderiam ser cortadas do livro que dariam mais sentido do que somente falar sobre ocasiões que não acrescentam na história. Poderia ser ótimo, mas se rendeu a um diário adolescente muito prolongado.

Maysa66 21/02/2024

Depressivas se identificam
Essa foi minha primeira leitura em muito tempo e ainda bem que esperei o tempo necessário para começar!! A autora fez muito bem ao colocar o ponto de vista dessa personagem depressiva, cheia de defeitos e muitas vezes nenhum pouco identificável (dependendo do leitor),rancorosa, sarcástica e com muito raiva velada, é possível empatizar até com sua personalidade deturpada, através do seu humor e ponto de vista negativista. Ela não é ingênua!!! em nenhuma de suas questões, entende seu ao redor e a complexidade de sua relações, tornando a narrativa muito fiél ao seu propósito.
Através dela, consegui entender muito sobre a minha própria "destruição", de uma forma bem mais positiva do que eu esperava ao escolher a leitura.

Sara 14/02/2024

Quem nunca pensou em dormir um tempo e desejar que quando acordasse iria estar renovado?
Aqui é um pouco disso que vai acontecer ou o que a protagonista almeja,ao decidir que vai dormir por um ano para acordar renovada,suas células regeneradas e suas antigas memórias nebulozas estariam para traz. Ao achar uma psiquiatra pra lá de maluca e irresponsável na minha visão para conseguir suas pílulas para entrar em hibernação ela decidi que vai dormir por um ano ,mas não é bem isso que ela consegue ao visitar periodicamente a psiquiatra e mentir para conseguir mais medicamentos pesado ela acaba tendo blackouts e descobrindo que fez coisas que nem se lembra e em alguns períodos pensando sobre toda sua vida, nesse meio descobrimos seu passado alguns acontecimentos bem pesados e tóxicos onde descobrimos as pessoas tóxicas e situações que aconteceu com ela. Eu fiquei bem incomodada com tanta calamidade,a protagonista é super autodestrutiva e até sua relação com a única amiga que tem é pra lá de esquisita,mas vemos que na tentativa de relaxamento com as pílulas ela acaba descobrindo o amor que tem pela amiga e o que realmente importa. Trazendo o ponto talvez da autora o quão razoável a alienação pode ser. Não gostei muito do livro achei apressado,aberto e uma junção de coisas tóxicas e não sei bem qual era a reflexão do livro e estava esperando um diálogo interno da personagem mas acabou que tudo que ela fazia era autodestrutivo.

Maria15670 07/02/2024

?Não estou apta a ocupar um lugar no mundo. Me desculpe por estar viva.?

"Enquanto recitava meu discurso ensaiado, percebi que era um pouco verdade. Eu não era insone, era infeliz."

dani 04/02/2024

Ok?
Pensando bastante nisso aqui. a leitura pode ficar um pouco monótona, já que o desenvolver da história é focado no transtorno depressivo da personagem e como ela lida com ele (dormindo e tomando remédios, quando acordada). você vai sentir pena e concordar com ela muitas vezes. você vai ficar com raiva e pensar que ela é um ser humano horrível muitas vezes também. o livro divide críticas.

Kamila.rebelo0 02/02/2024

Livro tão pequenininho, mas demorei pra ler pelo fato de ele ser bastante cansativo, apesar disso acho que consegui aproveitar a leitura.
A escritora conseguiu por em cada personagem desse livro tudo de mais fútil, empático, mesquinho, perverso e interesseiro que um ser humano pode ser. Ainda sim fazendo eles serem personagens muito reais e identificáveis em muitos momentos, enfim, que atire a primeira pedra quem nunca ficou tão exausto do mundo que desejou sumir. Feliz por essa 🤬 #$%!& ter conseguido renascer.

emi 01/02/2024

My year of rest and relaxation
Tem anos que eu vinha enrolando pra ler esse livro. O motivo foi as opiniões divididas sobre ele, muitas boas, muitas ruins. No fim, eu gostei.

Não é um livro cheio de surpresas (seja lá se há alguma surpresa nele), ele é monótono, já que conta a história de uma mulher depressiva que resolve dormir por um ano. Ainda assim, não senti a leitura cansativa, era desgastante, mas pelo simples motivo que não é fácil ler sobre alguém com um transtorno mental tão difícil de interpretar. Cheguei a me sentir exausta cada vez que fazia uma pausa na leitura.

A personagem principal, que não tem nome, é difícil de por em palavras exatamente meus pensamentos sobre ela. Uma hora eu me identifico e sinto compaixão, em outra ela é o pior ser humano do mundo.

Em geral, é um bom livro e a escrita é brilhante. Recomendaria.