My Year of Rest and Relaxation

My Year of Rest and Relaxation Ottessa Moshfegh

Resenhas - My Year of Rest and Relaxation

lui 17/05/2022

vale a pena o hype
terminei esse livro há uma semana e não consegui fazer a resenha na hora, precisei de um tempo pra absorver tudo isso? pq wow. é bem pesado e com bastante gatilhos, em alguns momentos tive que fechar no meio da leitura pelo choque. porém, por ele ser assim, é muito real e retrata com perfeição os sentimentos e pensamentos de uma pessoa com depressão e outras doenças mentais. além disso, é longe de entediante e te deixa sempre ansioso pela próxima página.
o único motivo de não ter dado 5 estrelas foi pelo final? mas nao vou discutir isso aqui porque nao quero dar spoiler! enfim, vale muito a pena a leitura!

Camomila4 14/05/2022

Descanso e relaxamento
A protagonista demonstra um ego intelectual inflado que lhe causa apenas agonia. Ela luta contra uma depressão que não sabe que está lá, seu escape é o sono enquanto seu corpo tenta desesperadamente sobreviver enviando sinais. O final é pacífico e trás consigo uma estranha calma. Ela não tem nada, é amarga e rude, tem comportamentos duvidosos mas em algum pequeno nível você se identifica com algo.

maria 14/05/2022

O sonho de dormir por 1 ano
É um tema que nunca tinha visto, e achei incrível. Sinto que algumas partes do livro e pensamentos da protagonista e sua amiga ficarão comigo por muito tempo. Algumas ações da protagonista achei um pouco forçadas para mostrar sua personalidade, me incomodou no começo, mas depois me acostumei e comecei a entender. A relação do livro com o 9/11 é bem surpreendente.

rafisreading 28/08/2021

gostei muito do livro, mas achei o final meio bleh.. adorei a crítica à cultura da psiquiatria de só receitar e não ouvir, a escrita também é muito boa. enfim, não tem muito o que falar, da pra entender pq muita gente faz esse livro a personalidade inteira.

carol 04/05/2022

não confiem no booktok
esse livro tinha uma proposta boa até pq quem nunca dormiu pra escapar dos seus problemas? mas o livro inteiro é a mesma coisa e a mesma personagem mesquinha com um ego e feminismo branco liberal ridículos. ainda por cima o final é pior q o resto do livro.

k4kiss 02/06/2022

o momento dessa leitura foi o que fez ser um dos meus livros favoritos.
uma protagonista privilegiada com uma mentalidade horrenda, mas como e o que ela descreve sobre a depressão chega a ser confortante. a gente só vê por ai uma versão romantizada, ninguém quer ver a realidade de uma pessoa depressiva, é nojento, incomoda, perturba.
acho que é mais sobre isso mesmo, então não leiam esperando um plot bom ou uma lição moral.

readingwithigor 23/04/2022

Isso foi um sátira?
| "Nasci no privilégio?, eu disse. ?Não vou jogar isso fora. Não sou idiota.? |

My Year Of Rest And Relaxation (Meu ano de descanso e relaxamento) é um livro narrado em primeira pessoa por uma personagem fictícia banhada em privilégios; ela é bonita, magra, branca e rica. Porém assim como qualquer outro, a narradora da história encontra dificuldades pessoais em seu caminho, traumas do passado, para ser mais exato. Então ela decide fazer a decisão mais óbvia: dormir por um ano, iniciando sua jornada de superação em julho.

Esse foi um dos livros mais doidos que eu já li ? contando com uma protagonista completamente maluca e desequilibrada ?, mas isso não me incomodou porque foi uma maluquice boa, bizarra porém intrigante. Você passa aí essas quase 300 páginas, completamente focado e entretido com cada palavra, é divertido você ver os pensamentos mais irracionais da protagonista, e ver o seu desenvolvimento após sua jornada, e também divertido ? assim como a protagonista também já diz ? ver os problemas superficiais da Reva. E também completamente instigante, ver o porquê desta protagonista estar totalmente depressiva, acompanhar seu passado é doloroso, mas muito legal de observar também, porque acaba analisando que todas as atitudes tomadas pelos pais, influenciam seus filhos; e notei isso vendo apenas algumas atitudes da mãe, e da filha. Um livro que me prendeu muito, e me fez me apaixonar muito pela história e a escrita de Ottessa Moshfegh.

vic 19/04/2022

MY YEAR OF REST AND RELAXATION
A quarta vez que leio. As três primeiras foram há dois anos, durante um período de uns três meses em que passei por um episódio maníaco. Um livro fundamentalmente feminino. Pela quarta vez na vida, sou lançada em uma espiral de questionamento. Achei que desta vez entenderia o livro por outros olhos, mas ainda penso que deveria eu tirar um ano de descanso e relaxamento, e ganhar de minha existência embaçada uma nova perspectiva de vida. Gostaria de poder lê-lo pela primeira vez de novo.

Laris | @larislendo 15/04/2022

totalmente viciante e um retrato realista da depressão. achei a protagonista insuportável mas me identifiquei com ela pois também estou cansada de tudo e todos e se pudesse passaria um ano inteiro dormindo.

alana 30/10/2021

Kyoto - Phoebe Bridgers
desde o comecinho eu gostei da narrativa por me identificar com ela, mas a sátira e o humor me conquistou de um jeito? Enfim gostei muito não queria ter me identificado com ela nem com a Reva mas acontece

O plot de Remember Me (2010) pqp

carolreadabook 03/04/2022

nao sei oq pensar, apenas sentir
eu amei as reflexões que esse livro me causou. odiei cada personagem com toda a força e me vi tbm querendo dar uma coisa pausa nas relações que tenho com outras pessoas assim como a pp.

acho que ~pra mim~ a maior lição é: você vai entrar e sair na vida de pessoas e não deve esperar que as coisas continuem sempre iguais. tu muda, a pessoa muda e a dinâmica da relação nunca poderia permanecer igual. oq leva a tu nunca exigir a pessoa que voltem a ser como era antes.

idkvixo 28/03/2022

exausta de tudo e todos omg tão eu!
Eu obviamente ja sabia que ia gostar muito porque vi muitas resenhas e videos sobre esse livro e queria muito conhecer essa escritora, por isso li o livro bem devagar e aproveitando bastante.
Sinceramente, eu gostei de tudo, de como a narradora reflete sobre ela mesma e sobre suas relações com seus pais (muito mommy e daddy issues) e de como ela vê as pessoas ao seu redor, principalmente sua terapeuta e sua melhor amiga Reva. Gostei de como ela retrata o seu ano de descanso e relaxamento e seus motivos para começar essa rotina. Além disso, uma das minhas coisas preferidas é que a narradora (a personagem principal né) não é nada confiável e nada admirável, mas quanto mais lia, mais eu entendia seu ponto de vista sobre tudo.
Eu achei a escrita fácil e viciante, me segurei muito para não devorar o livro. Amei muito as críticas e também o toque sutil de humor. Quero ler muito mais livros dessa autora.

"Life was fragile and fleeting and one had to be cautious, sure, but i would risk death if it meant i could sleep all day and become a whole new person"

Marina 01/11/2021

Muito bom. É estranho mas a leitura é fluida e interessante.
Acho que no meio do livro o ritmo se perde um pouco mas ainda gostei bastante.