My Year of Rest and Relaxation

My Year of Rest and Relaxation Ottessa Moshfegh

Resenhas - My Year of Rest and Relaxation

vic 19/04/2022

MY YEAR OF REST AND RELAXATION
A quarta vez que leio. As três primeiras foram há dois anos, durante um período de uns três meses em que passei por um episódio maníaco. Um livro fundamentalmente feminino. Pela quarta vez na vida, sou lançada em uma espiral de questionamento. Achei que desta vez entenderia o livro por outros olhos, mas ainda penso que deveria eu tirar um ano de descanso e relaxamento, e ganhar de minha existência embaçada uma nova perspectiva de vida. Gostaria de poder lê-lo pela primeira vez de novo.

maria 29/11/2022

tenta desesperadamente ser transgressor mas só demonstra ter a profundidade de um pires.

a autora tenta chocar o leitor o tempo todo com os pensamentos da protagonista (que, sendo gentil, é intolerável) mas acaba na mesma situação das obras tão criticadas do Ping Xi.
Mei` 29/11/2022minha estante
Profundidade de um pires acabou cmg kkkkkkk

thomas 04/12/2022

bojack mulher
meu deus o que eu acabei de ler.

nesse livro não acontece nada, juro, são oito capítulos de nada. e ainda assim, me marcou. por cada capítulo ter entorno de 100 páginas, eu acabei bem rápido (não gosto de largar a leitura no meio do cap.)

eu gostei da narrativa, fiquei bem triste pela personagem... sinto que ela não se recuperou de verdade nesses 12 meses, apesar dela ter conseguido, pela primeira vez, dizer "eu te amo" para a melhor amiga dela.

falando nessa amiga, já esperava o final. nao fiquei nem feliz nem triste, a relação delas era tao esquisita que não sou capaz de dizer se foi melhor assim.

no mais, é um bom livro... diferente do que costumo ler. recomendo, mas só para quem não é muito sensível.

ps: incrível como TODAS as cenas com a mãe dela me deram gatilho.

Julia 12/07/2021

Gostei muito do jeito que foi escrito e amo qualquer livro que me faz simpatizar e entender os personagens então obviamente adorei. Ali pelo meio começou a ficar um pouco repetitivo e não me dava muita vontade de ler, por isso nao vou dar 4 estrelas, mas definitivamente um livro que me marcou e vai ficar na minha mente por um bom tempo. Ainda mais considerando que um dos meus sonhos sempre foi poder apagar por um tempinho.
Julia 15/10/2021minha estante
penso nesse livro literalmente toda semana, me marcou demais. acho q hoje em dia daria 4 quase 5 estrelas pra ele de tanto que me impactou.

Skye.James 24/07/2023

The best part of it is that it's over
I'll never be reading this again. It tries to be this smart critique of big pharma, bad mental health professionals, rich entitled privileged white girls, but just fails to do so, while the main character is supposed to be unlikable she is simply uninteresting and there were moments i really hoped that she would simply die already. This book is dull, boring, insufferable and i'm so happy that i'm done with it.

mari 13/06/2022

!!!
ao mesmo tempo que vc fica presa na leitura lendo os pensamentos e pontos de vista da protagonista, o livro não tem plot, e mesmo "presa" na leitura vc fica esperando alguma coisa acontecer pq fica meio repetitivo. no final,o livro é bom pela protagonista e não pelo plot, ela não é o tipo de protagonista "confort character" e que você seria amiga, mas é incrível ler sobre como ela ve as coisas, sobre a vida dela e como ela consegue tudo que ela quer. eu gostei bastante do livro só não recomendo pra pessoas que não gostam desse tipo de livro que não tem plot.

Aline | @42.books 29/05/2022

A premissa desse livro é bem particular, e foi o que me moveu a começar a leitura. Com uma história meio fantasiosa e uma personagem intrigante, esse livro é uma experiência bastante única. Gostei muito de como tem um tom de absurdo misturado com realidade, e de como as várias camadas dessa hibernação da protagonista são trabalhadas durante a leitura. Achei uma boa surpresa.

Kamila.Araujo 28/07/2023

Louca
No começo, a ideia de o objetivo maniaco dela de passar 1 ano dormindo ter dado certo, me incomodou. Mas então eu entendi que na verdade o que deu certo foi que ela finalmente cumpriu um objetivo, era o que faltava na vida dela, e uma vez que ela fez isso, as coisas fizeram sentido dnv mesmo que a vida em si não tenha mudado nada. Ela poderia ter ido alimentar pombos no parque sem passar 1 ano dormindo, sabe? mas ela n veria a beleza daquilo porque a vida dela não tinha um sentido.

no fim, ela é tão futil quanto todas as coisas que critica durante o livro, mas também mais genial do que acredita ser

una1 21/08/2023

Gostei muito, porém não mudou a minha vida.

a escrita é muito boa, apesar de um pouco cansativa, principalmente no começo do livro, mas depois que acostuma as coisas começam a ficar bem fluidas.
os personagens são todos passivos patéticos, todos conseguiram me irritar de alguma forma, e esse é justamente o ponto do livro, então parem de reclamar.
não acho que haja uma mensagem subtendida na história, é apenas uma mulher que sentiu que faltava algo na vida e resolveu se drogar pra dormir o ano todo e eu estou satisfeita com isso. as vezes tudo o que falta é, de fato, uma sonequinha!

Camomila4 14/05/2022

Descanso e relaxamento
A protagonista demonstra um ego intelectual inflado que lhe causa apenas agonia. Ela luta contra uma depressão que não sabe que está lá, seu escape é o sono enquanto seu corpo tenta desesperadamente sobreviver enviando sinais. O final é pacífico e trás consigo uma estranha calma. Ela não tem nada, é amarga e rude, tem comportamentos duvidosos mas em algum pequeno nível você se identifica com algo.

juju queen 27/01/2023

meu ano de descanso e relaxamento
simplesmente um livro que tem tudo pra ser chato mas nao consegue ser, eu mal conseguia largar ele de tanto que a escrita me cativou. se vc nao gosta de livros muito parados e reflexivos esse não é o livro pra vc. por sorte eu amo esse tipo de história e perspectiva feminina entao adorei. no momento é meu livro favorito.

bia 22/08/2022

me identifiquei com as duas personagens e é isso sinceramente não tenho muito o que dizer talvez eu devesse procurar uma terapia

Anna:) 24/07/2022

Don?t worry so much trying to be everybody?s favorite.
Se vc espera simpatizar com a personagem principal é melhor nem ler o livro. Eu vi muito gente aqui do App dizendo q abandonou o livro por que achou a personagem antipática.

Sim, ela é. Mas eu acho q o livro propõe uma análise mais profunda do que só apenas as vezes que ela foi uma escrota com as pessoas e, principalmente, com a melhor amiga dela. O livro fala sobre uma mulher com depressão q quer dormir o ano inteiro para n lidar com seus problemas.

Ele aborda relações complicas, familiares, amorosas e amigáveis. Tudo nesse livro tem um problema por trás, o comportamento da amiga( que eu simpatizei muito) é explicado nas entrelinhas, a personalidade da personagem é explicada diversas vezes.

Esse foi um livro que eu realmente me identifiquei com os problemas das personagens principais e ignorei muita coisa, simplesmente por que talvez eu faria a mesma coisa.

Óbvio que algumas coisas irritam muito como a médica péssima e o namorado, que ela insisti em relembrar os momentos com ele, mas fora essas poucas aparições dos dois, o livro em um todo é espetacular, íntimo e tocante.