Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis

Resenhas -

I.Cream.Sopa 30/04/2024

Esse livro é totalmente meu estilo de clássicos. Ele pesa dramaticamente mas isso apenas torna a estória mais encantadora. Um dos livros obrigatórios da escola que mais me chamou a atenção
tduad adnanref 01/05/2024minha estante
Ou seja é horrível kkk (te amo

sunny.girl2 06/03/2024

Úrsula
?Úrsula é um romance escrito por Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira e uma das primeiras escritoras negras do Brasil. Publicado em 1859, o livro conta a história de Úrsula, uma mulher que enfrenta diversas adversidades, como a escravidão e o preconceito racial, enquanto busca por sua liberdade e felicidade.

?A obra aborda temas como a luta contra a opressão e a busca pela igualdade, oferecendo uma visão única da sociedade brasileira do século XIX. Úrsula é um importante marco na literatura brasileira por sua abordagem pioneira de questões sociais e raciais, sendo o primeiro romance abolicionista do Brasil.

JAlia.Juju 18/01/2024

O drama vai te cativar
Li esse livro por causa dos vestibulares, então fui com a expectativa de que seria chato e enrolado. Grande erro?
Tá bom, ele realmente é enrolado e com um suspense que eu não entendi, no entanto, vai te prender!
A história é boa, mas poderia ter sido melhor trabalhada (óbvio que pode ser o estilo da época ou da Maria Firmina) e aprofundada, principalmente na Suzana que é a MELHOR personagem, uma verdadeira sábia.
Achei o final surpreendente e adorei a parte da confissão.

Karen453 08/11/2023

Livro importantíssimo
Fiquei deslumbrada ao descobrir que se trata de uma publicação de 1859 e que foi escrita por uma mulher negra, Maria Firmina dos Reis, sendo este o primeiro livro publicado por uma mulher no Brasil, até então. É importante que no momento atual livros como este sejam resgatados do apagamento que a academia os submeteu.

Gostei muito do livro pela sua importância histórica e pela maneira que a autora aborda a escravidão de maneira séria, manifestando sua posição antiescravista na narrativa através das personagens Suzana, Túlio e Antero. Para a época, foi revolucionário.

Entretanto, por ser uma história bem típica do romantismo e ter todo aquele drama sufocante dos protagonistas, extremamente caricatos, a história em si me deixou a desejar. É interessante como as personagens secundárias tomam a cena nessa leitura, como se Maria Firmina tivesse justamente esse objetivo! Portanto, foi uma experiência enriquecedora.
Vania.Cristina 09/11/2023minha estante
Também não tenho muita paciência com o Romantismo brasileiro, mas com os personagens secundários ela consegue ir além. Achei muito pioneirismo mesmo.

Karen453 09/11/2023minha estante
Eu penso o mesmo! Não imaginava que havia um livro anti escravista escrito ainda antes da abolição, sensacional

peachyworm 18/08/2023

Ursula
Bem legal!
acho que é o livro mais antigo que eu já li e provavelmente o primeiro romance (da escola literária romantismo) e achei mt interessante!
a leitura é densa e beeem detalhista, a maria narra muito cada espaço, você consegue imaginar tudo.
é uma linguagem bem mais antiguinha, então acaba ficando meio chatinho de ler. a barreira do tempo também dificulta a leitura, já que tudo em 1859 era diferente de hoje em dia (algumas coisas se tornam até besta)
dá pra ver claramente o caráter abolicionista da maria firmino, além de um q de feminisno (e movimentos femininas só surgiram mais tarde).
em geral, curti o livro!

lililu 15/04/2023

Triste e cruel
No começo fiquei bem perdida por que a Ursula era chamada por dois nomes e isso me fez com que eu pensasse em desistir da leitura.
Um dos clássicos da literatura nacional que estava sendo redescoberto pelos leitores.
É um ótimo livro que infelizmente nos faz refletir o quanto a sociedade ainda é preconceituosa.

...... 17/01/2023

No final, todos morrem
Úrsula era uma moça sofrida, que perdeu o pai quando ainda era criança, e teve que cuidar da mãe, que adoeceu logo depois. Quando poderia viver feliz e viver um amor, morreu louca, pq seu grande amor foi assassinado pelo seu tio, que a queria como esposa. Boa leitura e um lindo vocabulário.

Gabrielly 30/09/2022

????
"Frei Luiz de Santa Úrsula, ou antes o comendador Fernando P."

...

Kawana1 21/06/2022

Tão trágico que é bom
Úrsula é considerado o primeiro romance abolicionista brasileiro, Maria Firmina dos Reis "esconde" na trágica história da órfã Úrsula protestos e mostra como era a vida do escravizado, através da bela escrita ela leva o leitor a reflexão sobre o desenraizamento e o enraizamento. Não vejo a hora de ler novamente!

VictAria143 26/03/2022

Uma obra necessária, que precisa ser ressuscitada
Comecei esse livro sem saber bem o que esperar. E o que encontrei nele vai além das palavras. Úrsula é um romance que não tem o devido reconhecimento que ele merece. Discutindo com outros leitores que o leram comigo, cheguei à conclusão que simplesmente houve um projeto de silenciamento proposital com esta obra. Seja por sua importância histórica (foi o primeiro romance escrito por uma mulher negra no país) e cultural (ele dá voz aos oprimidos, coloca os negros em posição de protagonista de suas próprias histórias), é um livro que precisa sim estar mais presente na história da literatura nacional. Simplesmente é inaceitável que ele continue escondido. É uma pérola preciosa, tanto quanto A escrava Isaura de Bernardo Guimarães como também Iracema de José de Alencar.

Ludmila 28/11/2021

George R.R.Martin deve ter se inspirado na autora. Dica: não se apegue a nenhum personagem, ele pode morrer!

Cayo.Fellype 01/09/2021

?É horrível lembrar que criaturas humanas tratem a seus semelhantes assim, é que não lhes doa a consciência de levá-los à sepultura asfixiados e famintos!? É assustador ler esse fragmento de 1859 em pleno século XXI em 2021 e observar o quão atual é, um ótimo livro que infelizmente nos faz refletir o quando a sociedade ainda é preconceituosa e necessita de uma grande evolução como pessoas.