Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis

Resenhas -

b.evermore 30/05/2024

A primeira obra abolicionista do Brasil
O primeiro livro abolicionista escrito no Brasil, foi lançado em 1859, com o pseudônimo de "Uma maranhense", a quem mais tarde os pesquisadores recuperaram seu verdadeiro nome : Maria Firmina Dos Reis, a primeira mulher negra a lançar um livro anti escravista no Brasil. Seu romance foi esquecido e apagado da história da Literatura Brasileira, tendo outras obras reconhecidas como pioneiras do movimento antiescravista no Brasil, entretando a autora Maria Firmina já havia escrito a obra Úrsula anos antes.

Com uma narrativa ultrarromântica em que as características do romantismo são muito perceptíveis, Maria Firmina do Reis, vai além dos escritores da época ao escrever um livro que dá voz e humanidade aos personagens negros escravizados. Aqui nesse romance, os personagens, Suzana e Túlio, não são meros secundários, possuem voz, falam sobre sua terra, sua dor e sobre o sistema escravista da época.

"Úrsula" é um livro que indico a todos, principalmente a alunos, professores e demais entusiastas da Literatura Brasileira. Temos aqui uma obra rica que traz um Brasil como ele realmente é, e não um ideal romântico português.

I.Cream.Sopa 30/04/2024

Esse livro é totalmente meu estilo de clássicos. Ele pesa dramaticamente mas isso apenas torna a estória mais encantadora. Um dos livros obrigatórios da escola que mais me chamou a atenção
tduad adnanref 01/05/2024minha estante
Ou seja é horrível kkk (te amo

sunny.girl2 06/03/2024

Úrsula
?Úrsula é um romance escrito por Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira e uma das primeiras escritoras negras do Brasil. Publicado em 1859, o livro conta a história de Úrsula, uma mulher que enfrenta diversas adversidades, como a escravidão e o preconceito racial, enquanto busca por sua liberdade e felicidade.

?A obra aborda temas como a luta contra a opressão e a busca pela igualdade, oferecendo uma visão única da sociedade brasileira do século XIX. Úrsula é um importante marco na literatura brasileira por sua abordagem pioneira de questões sociais e raciais, sendo o primeiro romance abolicionista do Brasil.

JAlia.Juju 18/01/2024

O drama vai te cativar
Li esse livro por causa dos vestibulares, então fui com a expectativa de que seria chato e enrolado. Grande erro?
Tá bom, ele realmente é enrolado e com um suspense que eu não entendi, no entanto, vai te prender!
A história é boa, mas poderia ter sido melhor trabalhada (óbvio que pode ser o estilo da época ou da Maria Firmina) e aprofundada, principalmente na Suzana que é a MELHOR personagem, uma verdadeira sábia.
Achei o final surpreendente e adorei a parte da confissão.

Karen453 08/11/2023

Livro importantíssimo
Fiquei deslumbrada ao descobrir que se trata de uma publicação de 1859 e que foi escrita por uma mulher negra, Maria Firmina dos Reis, sendo este o primeiro livro publicado por uma mulher no Brasil, até então. É importante que no momento atual livros como este sejam resgatados do apagamento que a academia os submeteu.

Gostei muito do livro pela sua importância histórica e pela maneira que a autora aborda a escravidão de maneira séria, manifestando sua posição antiescravista na narrativa através das personagens Suzana, Túlio e Antero. Para a época, foi revolucionário.

Entretanto, por ser uma história bem típica do romantismo e ter todo aquele drama sufocante dos protagonistas, extremamente caricatos, a história em si me deixou a desejar. É interessante como as personagens secundárias tomam a cena nessa leitura, como se Maria Firmina tivesse justamente esse objetivo! Portanto, foi uma experiência enriquecedora.
Vania.Cristina 09/11/2023minha estante
Também não tenho muita paciência com o Romantismo brasileiro, mas com os personagens secundários ela consegue ir além. Achei muito pioneirismo mesmo.

Karen453 09/11/2023minha estante
Eu penso o mesmo! Não imaginava que havia um livro anti escravista escrito ainda antes da abolição, sensacional

peachyworm 18/08/2023

Ursula
Bem legal!
acho que é o livro mais antigo que eu já li e provavelmente o primeiro romance (da escola literária romantismo) e achei mt interessante!
a leitura é densa e beeem detalhista, a maria narra muito cada espaço, você consegue imaginar tudo.
é uma linguagem bem mais antiguinha, então acaba ficando meio chatinho de ler. a barreira do tempo também dificulta a leitura, já que tudo em 1859 era diferente de hoje em dia (algumas coisas se tornam até besta)
dá pra ver claramente o caráter abolicionista da maria firmino, além de um q de feminisno (e movimentos femininas só surgiram mais tarde).
em geral, curti o livro!

lililu 15/04/2023

Triste e cruel
No começo fiquei bem perdida por que a Ursula era chamada por dois nomes e isso me fez com que eu pensasse em desistir da leitura.
Um dos clássicos da literatura nacional que estava sendo redescoberto pelos leitores.
É um ótimo livro que infelizmente nos faz refletir o quanto a sociedade ainda é preconceituosa.

...... 17/01/2023

No final, todos morrem
Úrsula era uma moça sofrida, que perdeu o pai quando ainda era criança, e teve que cuidar da mãe, que adoeceu logo depois. Quando poderia viver feliz e viver um amor, morreu louca, pq seu grande amor foi assassinado pelo seu tio, que a queria como esposa. Boa leitura e um lindo vocabulário.

Gabrielly 30/09/2022

????
"Frei Luiz de Santa Úrsula, ou antes o comendador Fernando P."

...

Kawana1 21/06/2022

Tão trágico que é bom
Úrsula é considerado o primeiro romance abolicionista brasileiro, Maria Firmina dos Reis "esconde" na trágica história da órfã Úrsula protestos e mostra como era a vida do escravizado, através da bela escrita ela leva o leitor a reflexão sobre o desenraizamento e o enraizamento. Não vejo a hora de ler novamente!

VictAria143 26/03/2022

Uma obra necessária, que precisa ser ressuscitada
Comecei esse livro sem saber bem o que esperar. E o que encontrei nele vai além das palavras. Úrsula é um romance que não tem o devido reconhecimento que ele merece. Discutindo com outros leitores que o leram comigo, cheguei à conclusão que simplesmente houve um projeto de silenciamento proposital com esta obra. Seja por sua importância histórica (foi o primeiro romance escrito por uma mulher negra no país) e cultural (ele dá voz aos oprimidos, coloca os negros em posição de protagonista de suas próprias histórias), é um livro que precisa sim estar mais presente na história da literatura nacional. Simplesmente é inaceitável que ele continue escondido. É uma pérola preciosa, tanto quanto A escrava Isaura de Bernardo Guimarães como também Iracema de José de Alencar.

Ludmila 28/11/2021

George R.R.Martin deve ter se inspirado na autora. Dica: não se apegue a nenhum personagem, ele pode morrer!

Cayo.Fellype 01/09/2021

?É horrível lembrar que criaturas humanas tratem a seus semelhantes assim, é que não lhes doa a consciência de levá-los à sepultura asfixiados e famintos!? É assustador ler esse fragmento de 1859 em pleno século XXI em 2021 e observar o quão atual é, um ótimo livro que infelizmente nos faz refletir o quando a sociedade ainda é preconceituosa e necessita de uma grande evolução como pessoas.