Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis




Resenhas -


30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karen453 08/11/2023

Livro importantíssimo
Fiquei deslumbrada ao descobrir que se trata de uma publicação de 1859 e que foi escrita por uma mulher negra, Maria Firmina dos Reis, sendo este o primeiro livro publicado por uma mulher no Brasil, até então. É importante que no momento atual livros como este sejam resgatados do apagamento que a academia os submeteu.

Gostei muito do livro pela sua importância histórica e pela maneira que a autora aborda a escravidão de maneira séria, manifestando sua posição antiescravista na narrativa através das personagens Suzana, Túlio e Antero. Para a época, foi revolucionário.

Entretanto, por ser uma história bem típica do romantismo e ter todo aquele drama sufocante dos protagonistas, extremamente caricatos, a história em si me deixou a desejar. É interessante como as personagens secundárias tomam a cena nessa leitura, como se Maria Firmina tivesse justamente esse objetivo! Portanto, foi uma experiência enriquecedora.
Vania.Cristina 09/11/2023minha estante
Também não tenho muita paciência com o Romantismo brasileiro, mas com os personagens secundários ela consegue ir além. Achei muito pioneirismo mesmo.


Karen453 09/11/2023minha estante
Eu penso o mesmo! Não imaginava que havia um livro anti escravista escrito ainda antes da abolição, sensacional




peachyworm 18/08/2023

Ursula
Bem legal!
acho que é o livro mais antigo que eu já li e provavelmente o primeiro romance (da escola literária romantismo) e achei mt interessante!
a leitura é densa e beeem detalhista, a maria narra muito cada espaço, você consegue imaginar tudo.
é uma linguagem bem mais antiguinha, então acaba ficando meio chatinho de ler. a barreira do tempo também dificulta a leitura, já que tudo em 1859 era diferente de hoje em dia (algumas coisas se tornam até besta)
dá pra ver claramente o caráter abolicionista da maria firmino, além de um q de feminisno (e movimentos femininas só surgiram mais tarde).
em geral, curti o livro!
comentários(0)comente



Manços 11/08/2020

Um achado
Muitos romances falam sobre o negro, poucos falam sob a ótica do negro. Mas esse é o primeiro, o que o torna ainda mais importante.
comentários(0)comente



JAlia.Juju 18/01/2024

O drama vai te cativar
Li esse livro por causa dos vestibulares, então fui com a expectativa de que seria chato e enrolado. Grande erro?
Tá bom, ele realmente é enrolado e com um suspense que eu não entendi, no entanto, vai te prender!
A história é boa, mas poderia ter sido melhor trabalhada (óbvio que pode ser o estilo da época ou da Maria Firmina) e aprofundada, principalmente na Suzana que é a MELHOR personagem, uma verdadeira sábia.
Achei o final surpreendente e adorei a parte da confissão.
comentários(0)comente



lililu 15/04/2023

Triste e cruel
No começo fiquei bem perdida por que a Ursula era chamada por dois nomes e isso me fez com que eu pensasse em desistir da leitura.
Um dos clássicos da literatura nacional que estava sendo redescoberto pelos leitores.
É um ótimo livro que infelizmente nos faz refletir o quanto a sociedade ainda é preconceituosa.
comentários(0)comente



Kawana1 21/06/2022

Tão trágico que é bom
Úrsula é considerado o primeiro romance abolicionista brasileiro, Maria Firmina dos Reis "esconde" na trágica história da órfã Úrsula protestos e mostra como era a vida do escravizado, através da bela escrita ela leva o leitor a reflexão sobre o desenraizamento e o enraizamento. Não vejo a hora de ler novamente!
comentários(0)comente



Heloisa 29/07/2019

Uma heroína da literatura brasileira
Romantismo brasileiro. Quem Nunca leu? No colégio ou no vestibular, com certeza. Mas de coração e alma abertos para o mergulho no século XIX você é capaz de escolher um clássico brasileiro?... Bem, assim é difícil, você pode dizer. Mas garanto que Úrsula é uma escolha incrível.
.
Olhei inicialmente como um desafio justamente pelo estilo tão diferente da fluidez contemporânea.
.
Mas sabia que ao abrir esta história o texto de Maria Firmina dos Reis seria brilhante, mesmo com todas as descrições exageradas, os sentimentos instantâneos, a donzela virginal, e todos os personagens, que a princípio, parecem caricatos.
.
Posso dizer que o ponto mais profundo do meu mergulho foi perceber que Maria Firmina dá aquela "sambada na cara" da sociedade brasileira da metade do séc. XIX, dando aos personagens negros a voz necessária para denunciar as mazelas da escravidão, sem para isso diminuir o romantismo literário.
.
Os inúmeros contrapontos que encontramos são também incríveis, a descrição da posição da mulher naquela sociedade altamente patriarcal, o sentido da liberdade e a desumanização causada com o processo da escravidão dão a obra valor inigualável.
.
Ponto também muito discutido é a própria biografia da Maria Firmina. Mulher, negra, autodidata, a frente de seu tempo, lutou muito contra os preconceitos e conceitos terminativos de sua época, dando a História de hoje razões para continuarmos a lutar pela liberdade, pela igualdade e pela educação.
.
Um livro em que ensina do início ao fim. Gratidão por essa nordestina, brasileira, heroína de nossa literatura.
comentários(0)comente



Hanna.Ramos 12/06/2020

Primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil - em 1859
Um romance perfeito escrito de uma forma por vezes poética e apaixonante. Maria Firmina dos Reis merece ser exaltada pela coragem da escrita a época e pela beleza da historia.
comentários(0)comente



...... 17/01/2023

No final, todos morrem
Úrsula era uma moça sofrida, que perdeu o pai quando ainda era criança, e teve que cuidar da mãe, que adoeceu logo depois. Quando poderia viver feliz e viver um amor, morreu louca, pq seu grande amor foi assassinado pelo seu tio, que a queria como esposa. Boa leitura e um lindo vocabulário.
comentários(0)comente



Gabrielly 30/09/2022

????
"Frei Luiz de Santa Úrsula, ou antes o comendador Fernando P."







.



























.

..




.


.







.






.

.


.



...
comentários(0)comente



Duda 23/05/2019

Úrsula e seu valor histórico
Esse é o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil, o que por si já trás um grande mérito histórico. Contudo, a primeira romancista brasileira é uma abolicionista e descendente de escravos. A narrativa rebuscada de Úrsula está impregnada de reflexões e condenações a escravidão e são nesses momentos que a obra apresenta uma riqueza literária. Ademais, a história trágica e muito novelesca pouco prende ou envolve apenas pela narrativa. A riqueza da obra está nos relatos pontuais dos negros e o protagonismo de suas falas sofridas, realistas e provocadoras para a época. Ao exprimir seu ponto de vista de forma combativa para seu tempo, Maria Firmina nos coloca a par de questões que ainda hoje nos parece absurdo ter que combater, de um racismo que sob outras roupagens, continua fazendo vítimas nessas terras.
comentários(0)comente



I.Cream.Sopa 30/04/2024

Esse livro é totalmente meu estilo de clássicos. Ele pesa dramaticamente mas isso apenas torna a estória mais encantadora. Um dos livros obrigatórios da escola que mais me chamou a atenção
tduad adnanref 01/05/2024minha estante
Ou seja é horrível kkk (te amo




b.evermore 30/05/2024

A primeira obra abolicionista do Brasil
O primeiro livro abolicionista escrito no Brasil, foi lançado em 1859, com o pseudônimo de "Uma maranhense", a quem mais tarde os pesquisadores recuperaram seu verdadeiro nome : Maria Firmina Dos Reis, a primeira mulher negra a lançar um livro anti escravista no Brasil. Seu romance foi esquecido e apagado da história da Literatura Brasileira, tendo outras obras reconhecidas como pioneiras do movimento antiescravista no Brasil, entretando a autora Maria Firmina já havia escrito a obra Úrsula anos antes.

Com uma narrativa ultrarromântica em que as características do romantismo são muito perceptíveis, Maria Firmina do Reis, vai além dos escritores da época ao escrever um livro que dá voz e humanidade aos personagens negros escravizados. Aqui nesse romance, os personagens, Suzana e Túlio, não são meros secundários, possuem voz, falam sobre sua terra, sua dor e sobre o sistema escravista da época.

"Úrsula" é um livro que indico a todos, principalmente a alunos, professores e demais entusiastas da Literatura Brasileira. Temos aqui uma obra rica que traz um Brasil como ele realmente é, e não um ideal romântico português.
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 16 a 30
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR