Salário, preço e lucro

Salário, preço e lucro Karl Marx

Resenhas - Salário, preço e lucro

Mariana113 24/04/2024

Essencial
Livro essencial para quem se diz marxista, ou até mesmo para quem se diz contra o marxismo.
Mesmo após quase 200 anos de sua escrita, continua atual, demonstra de forma bem clara as relações de trabalho e como o trabalho assalariado é constituído.
Acredito que em alguns momentos o livro é confuso de se ler, parece que o autor se limita à uma argumentação rasa, mas é compreensível e passível futuramente à uma análise mais profunda.
Trás reflexões atuais para a classe trabalhadora, muito bom ?

Pablo39 09/03/2024

Bom para um começo
Este livro é revelador pra quem tá começando a se aprofundar no assunto, como eu, tira totalmente você do conforto do senso-comum, de que tudo é regulado simplesmente pelo mercado e a lei da oferta e demanda, fiquei interessado em me aprofundar mais no conceito de valor mais futuramente.

luva 27/02/2024

Um ótimo e rápido livro para entender os mecanismos de mais valia e o salário dentro de nossa sociedade
Apenas me preparando para pegar o Capital

Jonatas65 31/10/2023

"Não deverá esquecer que está a lutar contra seus efeitos; e que está a retardar o movimento descendente, mas não a mudar a sua direção; que está a aplicar paliativos, mas não a curar a doença".(2020, P.94).

JoAo366 25/07/2023

Achei o livro mais complicado do que eu esperava pois realmente economia não é minha área, contudo, com um pouco de esforço, se torna uma leitura relativamente tranquila e interessante. Marx explica a conhecida "mais-valia" de maneira bastante aprofundada e contesta ideias de John Weston. Vale a pena a leitura, é um livro curto que diz muito sobre as ideias de Marx sobre economia política.

maffessoni 17/07/2023

Os anacronismos de Marx
Apesar de eu não ser uma pessoa que adora ler e discutir economia (odeio números), esse livro é bem explicativo e fácil de entender e aborda alguns aspectos muito importantes pra vida de qualquer trabalhador de hoje em dia (como a questão salarial e a exploração implícita de mão de obra).

Gosto muito do fato de que, apesar de Marx ter escrito seus textos há anos, as coisas abordadas em sua obra ainda se fazem presente nos dias de hoje. É triste pensar que mesmo depois de séculos de luta a situação dos operários continua a mesma, mas acho incrível como a gente consegue estabelecer esses anacronismos lendo Marx.

Jão 01/07/2023

Simples e instrutivo
Foi uma simples viagem por questões trabalhista e economicas voltadas todas para o esclarecimento da classe trabalhadora, resolução explendida

Vinana 27/03/2023

Salário, preço e lucro
Meu primeiro contato com um texto puramente do Marx, o livro inteiro é muito didático e conclui todos questionamentos que este levanta, não deixa de ser complexo, mas com algumas leituras pontuais em capítulos específicos é possível absorver tudo que Marx fala nessa palestra escrita.

_izz.1d 18/03/2023

Eu pensei que nada mais valia
"o operario nao faz mais que opor-se a depreciação do seu trabalho e à degeneraçao da sua raça"

eu ja sabia mt sobre mais valia antes de ler esse livro, e de forma mais facil de entender, entao adiei pra ler. alem disso, foi meio confuso nas partes que ele explica sobre dinheiro, ja que ele usa libras e xelins, e o raciocinio é longo
em compensação, as explicações dele sobre o sistema foram do c'aralh, com varios topicos importantes (como a classe operaria, aos olhos da burguesia, so precisa de artigos de primeira necessidade absolutamente indispensaveis, e se multiplicar), usando ate mesmo sarcasmo; "os honestos fazendeiros ingleses, a quem tratamos com tanto carinho num capitulo anterior"

indispensavel. dei 4 estrelas porque foi minha experiencia, mas o livro é obviamente 5 estrelas. no minimo, revolucionario

malu 05/03/2023

Leitura boa e prática mas a linguagem é bem complexa, nao sei se é porque eu sou burra ou se realmente tenho algum tipo de problema mas tive que reler algumas partes varias vezes pra entender qq tava dizendo
Marcelão 05/03/2023minha estante
Capaz. Filósofo escreve mesmo de modo complexo. Além de filosofia tem que entender de economia e essas coisas toda. Na faculdade eu me sentia assim numas 5 disciplinas que lia ele

Stelpha 05/03/2023minha estante
provavelmente vc teve uma certa dificuldade por causa da escrita, que é muito antiga...

Porpss 24/02/2023

Lindo
Um clássico do marx e da economia, ótimo para quem está começando no marxismo uma leitura velha porém ?atual? um dos melhores para começar a ler e entender a leitura marxista

Obika 07/02/2023

Instrumentalizante
A obra tem proposta de instrumentalizar a ciência e estudantes do marxismo.
Seus conceitos ajudam a se compreender e trabalhar a matéria até então conceitual.

Lyviah 06/02/2023

A leitura é bem complexa, algumas partes tive que ler mais de 3 vezes pra entender, mas no contexto geral a gente consegue compreender a proposta dele.
Não dou 5 estrelas pq realmente não é meu estilo e a leitura foi muito chata, mas não posso negar que terminei com muito mais conhecimento sobre capitalismo do que eu achava que eu tinha. Ah, é um ótimo livro pra entender o outro livro dele "O capital".
Quem gostar do gênero e quiser dar início aos estudos de Karl Marx então vale a pena ler

Luiz 04/02/2023

"A verdade científica é sempre paradoxal"
Não foi uma leitura tão difícil para mim, mesmo não sendo grande fã da parte econômica do marxismo, você entender o que é valor, preço, salário, lucro, etc é muito importante.

O livro é curtinho, vale a leitura

Miguel 24/01/2023

Esclarecedor
Realmente é uma leitura muito esclarecedora. Também, um massacre de falácias liberais da segunda metade do século 19. No decorrer do texto, Marx também fala sobre mais-valia, e ajuda em sua compreensão. Recomendo a todos interessados em entender a teoria econômica de Marx.