Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

jmelo1999 16/06/2024

Um misto de sensações
Nestas ?Memórias Póstumas?, com efeito Brás Cubas vê e acompanha a morte dos que o rodeiam, sendo que a sua morte, ainda que ?prenunciada?, é composta de outras mortes

Le 16/06/2024

Me senti meio atrasada lendo esse do alto dos meus 29 anos, mas acho que se eu tivesse lido antes não teria gostado tanto.
Achei um ótimo livro, muitíssimo bem escrito, com uma história divertida e personagens muito bons. Gostei.

Regine 16/06/2024

Quem sou eu para avaliar Machado de Assis, mas achei mediano
Quem sou eu para avaliar Machado de Assis, já li outros que gostei, como Dom Casmurro, mas este, em especial achei mediano. Aguardei a avaliação do Samer Agi mas também não tive grandes melhoras na avaliação. O personagem é um homem em que a vida passou sem deixar nenhum rastro. Muito vomitado só a si e olhando mulheres como objeto (ok, fazia parte da época). Entrou na vida e saiu sem nenhuma mudança.

Sun 16/06/2024

Incrível!
Já havia começado a ler este e outros livros do Machado algumas vezes, mas não havia concluído nenhum. Coloquei como meta este ano terminar ao menos um e Brás Cubas foi, oficialmente, meu primeiro Machado. Que leitura incrível! Gostei especialmente da construção do narrador e a sua própria relação com o texto e com a história que narra, intervindo a todo tempo e desenhando curvas e mais curvas na narração.

Karol com kah 15/06/2024

Machadaísmo é minha segunda religião ??
É muito legal ver que neste livro temos os futuros personagens das outras histórias de Machado de Assis.

Falar que a leitura foi sensacional é quase redundante quando se trata do nosso querido Machadão ?.

E quem não se arrepiou com a dedicatória inicial do livro, é pq já foi comido pelos vermes. ?????

Ana Letícia 15/06/2024

Clássico
Finalmente tive coragem pra ler esse livro.

Na obra há um enfoque no amor proibido de Brás Cubas com Virgília, que é a esposa de Lobo Neves, político e amigo de Brás Cubas. No decorrer do texto é fácil perceber que a história trata de uma pessoa comum, a qual comete muitos erros e tem uma visão pessimista.

"E imaginará mal; porque, ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: ? Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.?

Ketlin.Romansin 15/06/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Incrível. Uma das melhores histórias da literatura brasileira. O leitor fica
completamente imerso na leitura.

Hanma505 15/06/2024

Machado de Assis é simplesmente um dos maiores escritores que já pisou na terra! Simplesmente perfeito...

luluzão 15/06/2024

Eu ainda vou me acostumar e entender esse português mais formal. O livro é rapidinho de se ler e tem uma história bem legalzinha, me lembrei de "A Besta Humana" quem em certa parte acontece o mesmo lance dos amantes e do cara fazer a mulher ir de americanas, muito bom!! asmei?

Nathany 15/06/2024

Matamos o tempo; o tempo nos enterra.
Grande obra clássica brasileira! Durante a leitura, observei uma forte semelhança nos temas que surgem em muitos livros: traição, orgulho, arrogância e mediocridade. E o que mais poderia representar senão nós, seres humanos? Medíocres. Consideramo-nos donos de toda a razão e honra deste mundo, desejamos sempre o melhor e almejamos constantemente o impossível! Ao seguir a trajetória do nosso protagonista, o finado Brás Cubas, conhecemos sua vida e sua mediocridade em cada pequeno capítulo. Um homem atroz, que se apresenta como benfeitor e empático. Sempre almejando algo que não lhe pertence, uma pessoa medíocre que passava o tempo a julgar os outros, em vez de olhar para si mesmo. Viveu uma vida medíocre e morreu de forma igualmente medíocre!
lujin 15/06/2024minha estante
pfbr escreve mais resenhas, essa foi maravilhosa ??

Nathany 15/06/2024minha estante
Vou escrever amg, obrigadaa???

Allan255 15/06/2024minha estante
amo suas resenhas

Nathany 15/06/2024minha estante
Fico muito feliz????

tivivy 16/06/2024minha estante
amei sua resenha, ainda não li

Nathany 16/06/2024minha estante
Recomendo bastante, é bem envolvente??

jubs05 14/06/2024

Homem medíocre
Tudo o que Brás Cubas tentou emplacar na sua vida não deu certo! O emplasto, o cargo de ministro, o casamento, o jornal...
"-- Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Camila1647 14/06/2024

"Matamos o tempo. O tempo nos enterra"
O livro é bem filosófico, nos fazendo pensar muito sobre a vida e mais ainda sobre a morte. Não se trata de um drama, mas sim de uma biografia de um falecido. Não conta a história com muitas emoções e sim de uma forma objetiva (fora os capítulos que falam apenas de filosofia).

Ana Clô 14/06/2024

Um retrato do Brasil
Como pode Machado de Assis ser tão genial?
?Memórias Póstumas de Brás Cubas? desnuda completamente a realidade social brasileira.
E como é atual!!!!
A burguesia que se esconde atrás de suas hipocrisias.
Memórias de uma vida medíocre.
E é justamente nisso que Machado brinca conosco: o tempo todo ele atesta nossa mediocridade. (E porque não nossa ingenuidade também).
Um brasileiro médio, que sempre se enxergou como maior do que é e que esta sempre a justificar suas dissonâncias, preconceitos e egoísmos.
Esse é o Brasil.
Leiam essa obra genial!!!!

Gahcardozo 13/06/2024

O passado é vanguarda
Recentemente, retomei essa leitura que se tornou viral após uma trend do tiktok. Reler Machado é retornar à adolescência e aos momentos iniciais da minha formação enquanto leitor e enquanto pessoa.

Nesse romance, em belíssima edição ilustrada da Antofágica, redescubro o prazer de ouvir relatos de um narrador humano, demasiado humano.

Direto do túmulo, Brás Cubas não vive nenhuma odisseia, mas reconta uma vida cheia de lados e complexidades que refletem a época, mas também o futuro.

A seu modo, Machado consegue cativar o leitor por seu caráter experimental, também presente em outros romances, como Dom Casmurro, convidando o leitor para se aventurar e ditar, junto dele, o ritmo de cada capítulo.

Aqui, vemos a inversão da biografia contada do além túmulo, a vida do protagonista não é nada extraordinária, e por isso mesmo tão preciosa.

Redescobrir a potência e criatividade de Machado é como ressignificar a bandeira do Brasil. Cada vez que olhamos, vemos um novo formato e cor.